Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

1568101125

Comentários

  • @thiagobrito1,

    O que o@RogerCardoso quis dizer é que não há necessidade da passagem de retorno para quem tem nacionalidade da UE, infelizmente.


    http://www.sef.pt/portal/v10/pt/aspx/apoiocliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4351
    CARTÃO DE RESIDÊNCIA, PARA CIDADÃO DE ESTADO TERCEIRO, FAMILIAR DE NACIONAL DA UE/EEE/SUÍÇA
    Se julgar conveniente, escreva para: gricrp.cc@sef.pt.
  • Só para confirmar.
    Me surgiu algumas duvidas para pedir a residência da minha esposa brasileira sendo eu portugues, para o dia agendado no SEF.
    1 - Não precisa de antescedentes criminais?
    2 - Não precisa de comprovativo de rendimentos e de subsistência?
  • editado October 2017
    @mjrjunior,

    1. não
    2. precisa de "documento que comprove que está a cargo dos cidadãos da UE/EEE/Suíça que acompanham ou aos quais se reúnam" apenas para os casos aplicáveis. Não é o caso de cônjuge.
  • Bom dia,
    alguém sabe me informar quais os documentos e formulário para nacionalidade de menores de idade maiores de 14 anos em Tondela? Se Tondela é a conservatória mais rápida para nacionalidade de menores? Ou se é em Ovar ou em Arquivo Central do Porto onde eu fez a minha por dar prioridade a filhos? Quero ir em Janeiro e dependo da nacionalidade dos meus filhos para tirarmos o cartão cidadão para não termos que ir como turistas.
    Muito Grata.
  • Oi, também gostaria de obter informação como alugar moradia, burocracia (documentos) mas algo pequeno já mobilhado, equipado...barato, pode ser um T0, um pouco afastado, mas em Lisboa. Uma amiga mora em Amadoura, Lisboa...
    Grata.
  • editado October 2017
    @Rita os documentos para atribuir menores são

    Assento de nascimento do pai ou mãe portuguesa (assento português)
    Certidão de nascimento de inteiro teor (do menor)
    Cópia do R.G autenticado dos pais e do filho menor .
    Formulário 1C para menores preenchido com assinatura reconhecida por autenticidade dos pais.
    O processo é gratuito.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • @Rita de Cássia, dependendo de onde for ficar, os aluguéis estão realmente caros. O centro de Lisboa e de Porto são quase impossíveis de se conseguir algo sem comprometer muito do orçamento.

    Dê uma olhada nas imobiliárias e no imovirtual https://www.imovirtual.com/
    Uma outra opção é reservar um mês de Airbnb para poder procurar casa para arrendar com mais tranquilidade quando já estiver em Portugal.
  • Oi, boa noite,
    alguém poderia me informar qual a conservatória mais rápida para nacionalidade de atribuição para menores de 18 anos e maiores que 14 anos? Vlad Pen informou que Tondela está fechada temporariamente. Preciso enviar a documentação dos meus filhos, estou indo em janeiro e tenho receio de não sair a tempo :(
  • Oi, boa noite,
    alguém poderia me informar qual a conservatória mais rápida para nacionalidade de atribuição para menores de 18 anos e maiores que 14 anos? Vlad Pen informou que Tondela está fechada temporariamente. Preciso enviar a documentação dos meus filhos, estou indo em janeiro e tenho receio de não ficar pronta a tempo alem do que acho que o formulário é especifico de cada conservatória.
  • @Rita, ja respondi em outro tópico.
  • Muito obrigada!
  • @Vlad Pen,
    boa noite, sabe me dizer se para solicitar a nacionalidade de menores de 18 anos e maiores de 14 anos por Tondela realmente tem que ser a Identidade ou pode ser outro documento, tenho passaporte brasileiro, carteira de motorista, CIR de marítima mercante, etc. E meus filhos de 16 anos e 14 anos também é necessário identidade? Fomos furtados e levaram nossos documentos...meu filho de 16 anos tem uma identidade de quando tinha 10 anos e o de 14 anos não tem nada só a certidão de nascimento mesmo. Aqui no RJ o Detran está em greve e não está agendando nem recebendo quem tem ocorrência de furto ou roubo. Pensei no passaporte apesar do gasto ser maior eles vão te que tirar mesmo porque eles ainda não tem, apenas eu. Ah, o formulário não é específico de Tondela ou todos são da Conservatória do Registro Central?
    grata.
  • editado October 2017
    @Rita, no caso do seu documento, pode ser CNH ou Passaporte q conste a filiaçao.No caso dos filhos , o de 16 o R.G é valido por 10 anos e o de 14 é necessário a copia do R.G. ou a copia do Passaporte para os dois O requerimento de menores é padrão para todas Conservatórias.
  • Olá pessoal. Boa noite.
    Estou indo morar em Portugal no mês que vem, com minha esposa. Possuo a nacionalidade Portuguesa e meu Cartão Cidadão ficará pronto semana que vem. Eu comprei minha passagem de ida, e a de minha esposa. Ainda não comprei a passagem dela de volta, pois gostaria de saber:
    - A passagem de volta dela precisa ser para obrigatoriamente o Brasil?
    - Por que é melhor transcrever o casamento antes de sair do Brasil? Eu ainda não consegui realizar a transcrição, minha intenção é faze-lo ao chegar lá.

    Obrigado.
  • Existe um tempo mínimo de casado para que o cônjuge possa morar lá pelo reagrupamento familiar, certo?
    Alguem sabe qual é esse tempo mínimo?
    No caso, tenho união estável há 3 anos mas tenho medo de fazer a conversão para casamento e a transcrição e eles levarem em conta apenas o tempo de casamento.
  • @leticiafernandespr eu tmb estou com este medo, apesar de que na minha transcrição, consta o inicio da minha união estável (fiz a conversão de U. Estável em Casamento).
    Estou receoso de quando for pedir a cidadania pela regra dos 5 anos, pois até agora não vi nenhum caso real de que este procedimento é garantido. Assim vamos ter que arriscar.
    Se vc for pedir só o cartão de residência, acho que não tem essa de tempo minimo não.
  • @thiagobrito1 até onde eu sei acabou essa história de pedir passagem de ida e volta.
    Se puder fazer a transcrição, beleza, mas se não puder, faça quando vc chegar aqui, vc sendo portugues, viajando com a sua esposa, não há porque se preocupar. Leva na bagagem de mão a certidão de casamento por desencargo.
  • Pessoal, mais duvidas:
    Tenho conhecidos em Vizeu que estão conseguindo agendamento para o SEF em poucos dias.
    Pela documentação que vi na primeira página do forum, não se pede comprovativo de residência, assim mesmo morando no Porto, posso pedir o agendamento em Vizeu?
    Se eu conseguir um endereço em Vizeu, posso tira o cartão de residencia da minha esposa e depois pedir atualização de residência?
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado October 2017
    @mjrjunior você precisa da declaração de residencia da junta de freguesia onde vai morar. para poder ir ao SEF de Viseu, precisa de provar que sua residencia é abrangida por este concelho. se conseguir otimo.
  • @Cristina Reis por essas e outras que eu não confio nas informações do site do SEF. Lá não diz que precisa de comprovante de morada.
    Isso só me gera mais duvidas, no site diz:

    Documentos e requisitos:
    1. Agendamento prévio;
    2. Documento de identificação do cidadão que acompanhem ou ao qual se reúnam (Certificado de Registo, Cartão de Residência ou Bilhete de Identidade);
    3. Duas fotografias tipo passe com fundo branco;
    4. Fotocópia das páginas com movimentos do passaporte válido e atualizado;
    5. Prova de familiares a cargo (quando aplicável);
    Se forem casados:
    6. Certidão de narrativa completa de nascimento ou assento de casamento;

    Alem do comprovante de morada que não está nessa lista, tem mais algum outro documento?
    Prova de meios de subsistência/renda?
    Antecedentes criminais emitido pelo consulado?
  • Cristina ReisCristina Reis Member
    editado October 2017
    @mjrjunior, precisa apresentar extratos bancários de conta portuguesa e tive noticia que começaram a pedir certificado de antecedentes criminais. o comprovante de residencia também é pedido. se conseguir comprovante destes locais abaixo nao precisa agendar
    BALCÕES SEF
    - Com dispensa de marcação prévia -


    Açores
    Bragança
    Figueira da Foz
    Guarda
    Madeira
    Vila Real

    Os cidadãos residentes nas áreas indicadas devem dirigir-se diretamente aos locais de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, junto da Direção / Delegação ou Departamento Regional do SEF, na sua área de residência, para atendimento, sem necessidade de marcação prévia.

  • @caiodib, td bem? Reli o tópico inteiro e vi que vc foi como turista e fez seus docs aí. Ou seja, vc foi com passagem de volta, seguro saúde, tudo nos conformes, certo?
    Também farei isso, mas estou em dúvida se o PB4 me isenta do seguro particular. Vi relatos que sim e relatos que não.
    Outra pergunta: Em quanto tempo vc conseguiu resolver os trâmites dos docs e onde fez?

    Obrigada!
  • editado November 2017
    Existem outras formas de comprovativo de residência, tais como contas domiciliadas (agua, electricidade, etc...).

    @cteixeira18, fui ao Porto em setembro do ano passado, e fiquei 25 dias. Entrei como brasileiro e com todos os comprovantes de hospedagem, passagem de volta e seguro. Realmente aconselho fazer seguro, pois precisei ficar internado e fazer exames, e teria gasto uma bela grana se não tivesse seguro.

    Quanto ao seguro, tanto faz. O seguro particular vai geralmente para hospitais particulares, e recomendo fugir de seguros de banco / cartão de crédito, pois eles lhe vão deixar na mão. O seguro PB4 vai permitir o tratamento na saúde pública. As duas formas são válidas e permitidas, e a saúde pública em Portugal é considerada boa, mas podem haver filas.

    Eu fiz o CC no Porto na 4ª CRC. Existem muitos lugares no Porto para se fazer o CC. Veja o que for mais perto de onde estiver. Eu pedi o CC urgente, e demorou 3 dias para chegar a carta PIN. Será necessário indicar morada com número de porta (isso exclui hotéis).
    Eu acabei deixando para fazer o Passaporte quando retornei ao Brasil, e fiz pelo Consulado de BH, que demorou 6 dias para entregar no pedido normal (outubro de 2016).

    Espero ter ajudado.

    --- EDIT ---
    Falo que seguros de banco / cartões de crédito deixam na mão por experiencia de outros, sejam de pessoas que foram comigo fazer o curso, seja de foristas que precisaram e ficaram a ver navios.
  • GLOBONEWS ESPECIAL Sair do Brasil. Vale a pena?

    Dados da Receita mostram que o número de Declarações de Saída Definitiva do país em 2017 já é duas vezes maior do que o de 2014. Flavia Bartholo está vendendo tudo para ir para o Canadá no fim do ano com o marido e os dois filhos pequenos. Um casal de aposentados que, depois de sofrer dois assaltos, decidiu ir para Portugal. Fenômeno na internet, Leon Martins dá dicas de como é viver no Canadá.
  • @caiodib
    Que bom que consigo resolver no Porto, pois estarei lá. Foi bem rápido. Pelos relatos ficou parecendo que só em Lisboa conseguiria resolver rápido assim. Eu ia aproveitar o seguro do cartão de crédito!rs
    Muito obrigada novamente, vc sempre ajuda bastante!
  • Pessoal, para quem for fazer o PB4, penso que esse vídeo pode auxiliar:
  • editado November 2017
    @cteixeira18, se optar pelo PB4, tenha em atenção o seguinte:
    Se sua entrada na Europa não ocorrer em Portugal ou na Itália, será necessário fazer um seguro saúde.
    Se for entrar por outro país, faça um seguro saúde por 2-3 dias, que não terá problemas. Pode até ser o do cartão de crédito mesmo.
  • Cacei aqui a minha duvida, mas nao achei!
    Meu processo de cidadania esta quase finalizando e tenho planos de ir morar em Portugal em breve (com meu companheiro que nao possui cidadania, é mexicano).
    como que funciona para ele poder ficar tranquilamente em Portugal e conseguir um trabalho legal ?
  • Meu irmao e neto de portugues e possui 32 anos. teria como levar ele dizendo que ele e meu dependente?
  • Só se ele for portador de necessidade especial.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.