Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

191012141525

Comentários

  • boa noite, gostaria de saber se posso viajar para Portugal apenas com a passagem de ida sem a passagem de volta.
    Tenho a nacionalidade Portuguesa, porem não tirei cc nem pep
    Possuo apenas passaporte brasileiro e assento de nascimento Portugues, aquele que a conservatoria envia após o término do processo de nacionalidade.
  • editado February 2018
    @EDSON o assento de nascimento não lhe dá o direito de entrar em Portugal como cidadão português e por isso creio q terá q comprar passagem de ida e volta como turista .
  • @EDSON MARTINS, a única forma de viajar sem passagem de volta no seu caso, é viajando pela TAP e com voo direto para Portugal. Não sei se com outra empresa que faça voo direto para Portugal permitirá viajar sem algum documento europeu.
    Sei que a TAP permite, pois conversei com eles. Ao chegar, terá de entrar na fila de turistas.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado February 2018
    Entendi que a imigração considerou o passaporte brasileiro e não o assento como o documento para a entrada em Portugal. Apenas com o assento, como muitos acham possível, não conseguiria.
  • Sim, tem que sempre ter um Passaporte... brasileiro preferencialmente. pois a PF anda implicando com brasileiro que sai do Brasil com Passaporte estrangeiro.
    O caso que acompanho, a pessoa não tem cidadania portuguesa, mas vai morar com familiares portugueses.
  • Obrigado a todos pala gentileza de responderem.

    No caso a minha duvida é : Sendo cidadão Portugues(ATRIBUIDO) e tendo a certidão portuguesa de nascimento
    provando que sou portugues, qual a necessidade da exigencia da passagem de retorno?
    Viajarei com passaporte e identidade brasileira.
  • @Edson Martins é preciso pelo menos o cartão cidadão para poder se identificar como cidadão português. Tem casos de pessoas que conseguiram apenas com o assento mas não é garantido, consideramos excessão.
  • @Edson se vc quer tirar seus documentos lá pq é mais rápido emita a passagem de volta para constar na imigração e cancele antes de 24 horas junto a companhia aérea sem custo algum e viaje com os docs brasileiros.
  • Pessoal, bom dia, estive afastado do forum devido a toda correria com a mudança mas gostaria de deixar um breve relato da minha chegada em Lisboa para tentar ajudar quem está planejando fazer o mesmo.

    No meu caso foram duas fases, primeiro vim sozinho para alugar um apartamento, depois voltei para o Brasil e na sequencia retornei com esposa, bebê e dois gatos (os animais são um tópico a parte, vou deixar de fora do relato, mas se alguém tiver dúvidas pode me enviar mensagem no privado).

    Em resumo na primeira fase minha situação a seguinte: eu tinha meu assento de nascimento mas como precisava iniciar no trabalho tive que entrar como se fosse turista mesmo. A imigração foi simples, me perguntaram o objetivo da visita e eu informei simplesmente que estava com meu assento de nascimento e que iria fazer meus documentos portugueses em Lisboa. Não houve questionamento, nem pediram pra ver nada. De qualquer modo eu estava preparado pra mostrar todos os documentos necessários, passagem de volta, estadia, etc.

    Chegando em Lisboa fui ao Espaço de Registros do Campus da Justiça ( https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7164 ), aconselho a chegar cedo para pegar a senha, mas no geral foi tranquilo. Fiz o pedido de extrema urgência. No mesmo dia no fim da tarde voltei e peguei meu CC e a carta PIN (dica, se vc informar um endereço fiscal em Portugal, o CC já sai com NIF e Utente o que facilita muito a vida. No meu caso pedi emprestado o endereço de um amigo pois ainda não tinha alugado meu apartamento, mas na sequencia fiz a alteração para o correto - isso é feito via internet mesmo).

    No dia seguinte, já com o CC em mãos, voltei no mesmo local e fiz a solicitação normal do Passaporte que levou uma semana pra ficar pronto. Depois apenas retornei para buscar. Em uma semana já estava com tudo ok.

    Nessa primeira fase a parte mais difícil foi alugar um imóvel. Os preços das rendas em Lisboa estão muito altos. Depois de muito tentar, achei um t2, caro, mas viável, em São Domingos de Rana. No meu caso tinha a facilidade de ter um amigo fiador o que facilitou muito, mas sei que essa não é a realidade de todos, nesse caso é possível tentar negociar rendas adicionais com o locatário.

    Fase 2: como só eu tinha cidadania, resolvi que era melhor voltar para o Brasil e vir junto com a esposa, filha e gatos. Minha esposa e filhas vieram com a passagem de volta comprada. Na imigração fomos direto para o guichê prioritário por conta da bebê. Mostrei meu passaporte PT e os dois Brasileiros. O funcionário fez uma brincadeira do tipo "estão mudando não é?" eu apenas confirmei. Ele perguntou se éramos casados (o que eu confirmei), ele então disse que ia demorar um pouco pra conseguir a cidadania da esposa mas que tudo bem, podia entrar, e foi isso.

    Agora estou na fase de pedir o reagrupamento familiar e a cidadania da esposa e filha.

    Esse foi um breve relato da minha experiência pessoal. Se puder dar um conselho para quem está pensando em fazer o mesmo é: faça as coisas do jeito certo, diga a verdade sempre na imigração e tenha uma reserva financeira. As coisas aqui não são tão fáceis quando os vídeos no youtube e os grupos de facebook pintam. Vale a pena sim, mas não é fácil. Faça seu planejamento, siga o plano e terá sucesso.

    Grande abraço a todos e muito obrigado pela ajuda que todos me deram nesta jornada :)

  • Obrigado @Vlad Pen, você foi um dos que fez parte dessa história!! abs
  • Obrigado @Mei, vc tb!!!
  • @Paulopacheco Primeiramente parabéns pela conquista. Estou pretendo ir no meio do ano que vem para morar , eu e filhos menores uma de 1 ano e outro de 9 anos, ja iremos com cc e passaporte português, meu marido irá com processo de cidadania já enviado a Lisboa , mas entrará como turista, minha pergunta é de quantos aluguéis adiantados voce acha que seria suficiente tendo em vista que não teremos fiador. Estamos planejando a mudança e iremos com uma boa quantia mas estou um pouco receosa de quanto poderemos levar , a principio irei alugar uma casa no airbnb ate encontrarmos uma moradia. Se tiver alguma observaçao ou detalhe agradeço...
  • @amandacorreia, tive uma experiência com base na que escreveu acima e vou deixar meu relato, pois talvez lhe possa ser útil:
    Cheguei com minha mãe ao Porto em janeiro e tinha reservado airbnb, porque diziam ser complicado arranjar arrendamento... e é… visite e olhe bem as casas.
    Arrendar no centro do Porto ou de Lisboa é muito caro… vai ter de desembolsar um bom dinheiro.
    Para quem não tem emprego e nem fiador, o costume é pedir entre 6 até 12 rendas adiantadas, dependendo de cada proprietário.
    Em meu caso particular, deixei as imobiliárias de lado e passei a procurar em sites onde o proprietário anuncia e toda a negociação é feita diretamente com ele. Tive a sorte de encontrar um que não pediu fiadores e apenas duas rendas adiantadas mais uma calção.
    Apenas por precaução, e não por desconfiança, pedi para que um conhecido que trabalha na área fizesse uma leitura do contrato e me indicasse se estava bem.

    Espero ter ajudado.
  • @caiodib Ajudou de mais sua expêriencia, realmente estou pretendendo ja ir preparada para desembolsar uns 6 alugueis de caução. Ainda não sei em que cidade vamos se Lisboa ou Porto..mas vamos ficar mais afastados do centro justamente pelos preços de arrendamento que está muito alto. Voce tem algum "bairro" para indicar com boa localização , escolas...
  • @amandacorreia, não consigo indicar nada em Lisboa. No Porto, pode buscar no Concelho de Matosinhos, Maia, Gondomar (preferencialmente Rio Tinto), ou Vila Nova de Gaia.
    Matosinhos tem as freguesias de São Mamede, Senhora da Hora, Leça do Balio e Guifões que são bem tranquilas e com transportes. As freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira são bem na praia e são mais caras, mas muito sossegadas também. Lavra, Santa Cruz do Bispo e Perafita são zonas mais afastadas e sem muitos serviços públicos.
    Maia tem um espaço muito vasto e o Concelho é muito grande. Existem partes onde tem transportes e outras que não. Tem mesmo de ver ao buscar casa lá. Maia é o concelho que menos conheço.
    O Rio Tinto tem metro e muitos transportes que vão ao Porto. Já nas outras freguesias, os transportes são mais escaços, mas com muitos serviços.
    Vila Nova de Gaia tem o problema do congestionamento nas horas de ponta. Atravessar a ponte para o Porto pode levar uma hora. Busque casas próximas a linha do metro. O concelho em si é muito bom, moderno e muito bem servido de todo tipo de serviços.

    No geral, toda localidade tem uma escola primária e secundária nas proximidades. Geralmente os anúncios dizem também.

    Espero ter ajudado.
  • @amandacorreia, concordo com o que o @caiodib escreveu. Eu vim preparado para oferecer 6 rendas adiantadas, dei sorte de acabar não precisando, mas como ele relatou, depende te cada locatário. Não é fácil, mas também não é impossível.
  • @Caiobid Muito obrigado...viu dar uma pesquisada nesses lugares que você indicou..acho q vamos para o Porto e a principio não vamos comprar carro então a questão de ter transportes proximo vai ser primordial. @PauloPacheco isso na verdade meu marido quer ir preparado para ter ate 12 para não termos problemas porque vamos estar com crianças... voces sabem dizer com quantos euros podemos ir sem declarar? Ou seria melhor abrir uma conta estando aqui e depositar o valor
  • editado March 2018
    @amandacorreia
    Sem declarar o equivalente a R$ 10.000,00. Para sair com mais, basta informar à Receita. Procure informações no site da Receita.
    Abrir conta em banco português é vantagem para não ficar aí andando com dinheiro em espécie, sempre pode acontecer algo... No Rio e em SP tem escritório do Millennium BCP https://ind.millenniumbcp.pt/ (podem haver outros, mas nesse eu sei que é possível, tenho conta lá), você entrega a documentação aqui e eles abrem a conta na sucursal que você escolher. Tem que agendar um horário para abrir a conta.
  • @jhmelman Que legal,depois que tirar meu CC e passaporte vou agendar em SP. Obrigado
  • Pessoal, uma informação relevante que achei a pouco: se vc tem cidadania portuguesa ou de qualquer outro país da UE, vc não solicita reagrupamento familiar, vc solicita o cartão de residência para seus familiares, reagrupamento é para os casos em que o responsável tem um visto ou autorização de residência.



  • @Paulopacheco E como faria a solicitação? Via consulado ou já em Portugal, no meu caso irei com minha cidadania e dos meus dois filhos menores mas meu marido iremos apenas ter dado entrada no processo de aquisição pelo casamento..
  • @amandacorreia direto em Portugal, tem que agendar no SEF.
  • @amandacorreia no SEF como o Daniel já disse. abs
  • editado March 2018
    @Daniel e @PauloPacheco ,acho q há um equívoco...processos de aquisição de nacionalidade pelo casamento , a entrada do processo é pela CRC Lisboa.No caso de visto de residência para o marido ou esposa do português ai sim é no SEF.Me corrijam se eu estiver errado.
  • @Vlad Pen acredito que tanto o @Paulo Pacheco como eu entendemos que a @amandacorreia queria saber sobre a autorização de residência para cônjuge de nacional português.
    @amandacorreia se sua dúvida for sobre a autorização de residência é solicitada direto no SEF, em Portugal. O português tem que estar presente também.
    Se sua dúvida for sobre nacionalidade, como o @Vlad Pen disse o processo só por Lisboa.
  • @VladPen Isso mesmo, devo ter me expressado mau. Ainda estando no Brasil vou enviar para Lisboa o processo dele de aquisição, mas vamos para Portugal ele sendo turista ,pois sei que o processo de aquisição é demorado e por isso estando lá pediremos no Sef o cartão de residencia dele até sair o assento...estou certa ? Seria isso mesmo?
  • editado March 2018
    @amandacorrea sim , o visto de residência no SEF, o Processo de Aquisição na CRCLisboa.
  • Pessoal, alguém sabe informar quanto tempo tem levado para conseguir agendamento para reagrupamento familiar em Lisboa, no caso de cônjuge de brasileiro com visto de estudante?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.