@daniel%20henriques exato! uma dica é perguntar para eles se o livro está legível antes... ou eles mesmos olham ou quem sabe deixam vc olhar... no meu caso o cara do cartório perguntou o ano do nascimento, e falou que normalmente naquele ano já estava td datilografado... e qdo foi conferir estava mesmo, por isso só precisei da reprográfica...
@felipe, ótima dica, vou perguntar quando for solicitar. Estou na fase de transcrever o casamento de minha mãe então ainda não solicitei a inteiro teor reprográfica.
Olá, preciso de ajuda para tirar uma dúvida sobre a certidão de nascimento:
Peguei a minha hoje - "CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR (na frente) CÓPIA REPROGRÁFICA (atrás). Porém a escrevente disse que não se fazia reconhecimento de firma da assinatura dela pois já tinha o "SELO DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICO" com um código (ECDH - XXXXX - ZPF).
Isso confere? Cada hora vejo uma informação diferente e aqui mesmo no fórum ja vi relação de documentos escrito: Firma do oficial que a assina reconhecida.
Teria que ter o selo e a firma reconhecida? É a mesma coisa ou um substitui o outro?
Pessoal, Hoje emiti a certidão do meu sogro para o processo de atribuição de nacionalidade. Fiquei muito agoniada pois me entregaram uma certidão bem diferente das "normais". Na frente não vem praticamente nenhuma informação, e atrás vem a cópia reprográfica. Perguntei 3 x ao escrevente se aquela era realmente de inteiro teor, visto que não podemos errar nesses processos. Ele afirmou com veemência. Quando fui apostilar, perguntei novamente ao escrevente e ele tb confirmou com certeza. Quando cheguei à casa e vi as certidões aqui no fórum, constatei que são todas diferentes da minha, o que me fez quase voltar ao cartório agora pouco. Pesquisei um pouco mais e vi que a certidão é POR cópia reprográfica, ou seja, não é necessário que ela seja igual à antiga(frente) com a cópia do livro (verso). Não é COM cópia reprográfica! Ela é uma certidão com os dados e assinaturas igual ao do livro onde foi assentado o nascimento.
Aqui no RJ os dois cartórios que fui estavam por dentro de tudo e me passaram confiança. Descobrir esse link e ele me ajudou bastante! Acho válido assistir, pois dura 2 minutos!
@Audrey sim o apostilamento é feito no cartório mesmo. Assento anterior a 1911 tem que ser o original mesmo, algumas conservatórias exigem que seja certificado.
@Audrey complementando o que o Daniel falou, o assento do português deve ser o original para o pedido de atribuição/aquisição da nacionalidade. Para a transcrição do casamento, basta uma copia do assento.
@Daniel@Marco Obrigado pelas informações. É processo de atribuição do meu avô português para o meu pai. Já solicitei assento ao arquivo distrital, deve chegar essa semana. O que é ser certificado? Pretendo dar entrada no processo por Porto ou Tondela
Oi pessoal! No caso da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprografica eu devo pedir já no mesmo cartório o apostilamento (já solicitei a emissão com tudo) ou posso juntar os documentos e fazer em um cartório diferente depois?
Bom dia, um amigo ao pedir a certidão de inteiro teor com cópia reprográfica, na parte digitada, consta a averbação do seu primeiro casamento. Entretanto, eles já se divorciaram e não tem filhos. Ele já casou novamente e com a segunda esposa tem filhos. Ele irá requerer a atribuição de nacionalidade e gostaria de saber se por constar esse primeiro casamento na certidão há algum registro em Portugal, se ele precisará fazer a transcrição e divórcio ou essa informação é irrelevante?
@monique para a atribuição de nacionalidade num primeiro momento é irrelevante ele ter se divorciado e casado novamente. Futuramente se ele for pedir agrupamento familiar para a segunda esposa, aí sim ele terá q transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento. Penso q a diretriz é essa.
Oi @Vlad, dependendo da época os livros são datilografados. Quando fui solicitar certidões no começo do mês perguntei se estaria bem legível pois senão teria que pedir a certidão digitada também. No cartório aonde está o meu registro de nascimento a escrevente até pegou o livro de registros pra verificar e me mostrou o meu assento de nascimento no livro, era datilografado. No meu caso não existe um registro manuscrito. O da minha irmã, que é 6 anos mais velha que eu, é manuscrito. Não tenho minha certidão aqui pois ainda não voltou do apostilamento em BH mas, se quiser, quando eu receber posto pra você ver. Fica algo estranho ser reprográfica e você olhar e estar digitado mas é assim mesmo. pode reparar na imagem que o Lucas postou que tem manuscrito o valor das taxas, na margem esquerda.
Pessoal lendo aqui, vi que são comuns as datilografadas, munha dúvida é a seguinte, a certidão de vcs veio em uma folha verde, tipo papel moeda, ou folha branca comum mesmo? Há alguma problema, ou tanto faz?
@Murilo Silva nos dois cartórios de registro civil aqui da minha cidade são emitidas no papel próprio para certidões (papel moeda com o mãos do Brasil, etc...) mas já vi aqui no fórum certidões reprografiacas feitas em papel comum.
Certo @Daniel, A funcionária do cartório me disse que já emitiu algumas assim e não teve problemas, e também outro cartório me confirmou que apostila essa folha sem problemas. Espero que não tenha mesmo nenhum problema. Obrigado!
@Daniel Henrique , hoje eu peguei a certidão por cópia reprográfica da minha filha e em primeiro momento também estranhei, pois a original já era digitada, mas em baixo tem até a minha assinatura como declarante. Inclusive foi rápido, fizeram a certidão e o apostilamento na hora. Entrei, pedi, paguei, e já saí com a certidão na hora, cerca de 15 minutos.
Comentários
Peguei a minha hoje - "CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR (na frente) CÓPIA REPROGRÁFICA (atrás). Porém a escrevente disse que não se fazia reconhecimento de firma da assinatura dela pois já tinha o "SELO DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICO" com um código (ECDH - XXXXX - ZPF).
Isso confere? Cada hora vejo uma informação diferente e aqui mesmo no fórum ja vi relação de documentos escrito: Firma do oficial que a assina reconhecida.
Teria que ter o selo e a firma reconhecida? É a mesma coisa ou um substitui o outro?
No aguardo, desde já agradeço!
O reconhecimento será feito junto com o apostilamento
Entendido!!!
Obrigada
Hoje emiti a certidão do meu sogro para o processo de atribuição de nacionalidade.
Fiquei muito agoniada pois me entregaram uma certidão bem diferente das "normais". Na frente não vem praticamente nenhuma informação, e atrás vem a cópia reprográfica.
Perguntei 3 x ao escrevente se aquela era realmente de inteiro teor, visto que não podemos errar nesses processos. Ele afirmou com veemência. Quando fui apostilar, perguntei novamente ao escrevente e ele tb confirmou com certeza.
Quando cheguei à casa e vi as certidões aqui no fórum, constatei que são todas diferentes da minha, o que me fez quase voltar ao cartório agora pouco. Pesquisei um pouco mais e vi que a certidão é POR cópia reprográfica, ou seja, não é necessário que ela seja igual à antiga(frente) com a cópia do livro (verso). Não é COM cópia reprográfica!
Ela é uma certidão com os dados e assinaturas igual ao do livro onde foi assentado o nascimento.
Aqui no RJ os dois cartórios que fui estavam por dentro de tudo e me passaram confiança.
Descobrir esse link e ele me ajudou bastante! Acho válido assistir, pois dura 2 minutos!
Espero que seja de valia!
Estou dando entrada na atribuição da minha mãe, tenho a certidão dela de inteiro teor e outra como cópia reprografica.
Devo apostilar as duas?
Obrigado.
Obrigado.
A certidão de assento do português (nascido em 1906) tem a ser a original?
Obrigado pelas informações. É processo de atribuição do meu avô português para o meu pai. Já solicitei assento ao arquivo distrital, deve chegar essa semana. O que é ser certificado? Pretendo dar entrada no processo por Porto ou Tondela
Até o envelope era timbrado.
Poderá fazer o apostilamento em qualquer cartório habilitado para tal. Alguns Cartórios de registro Civil estão fazendo também.
https://postimg.org/image/n8yz4ktwv/
https://postimg.org/image/bjuzglv8f/
Obrigado
Fica algo estranho ser reprográfica e você olhar e estar digitado mas é assim mesmo. pode reparar na imagem que o Lucas postou que tem manuscrito o valor das taxas, na margem esquerda.
Há alguma problema, ou tanto faz?
A funcionária do cartório me disse que já emitiu algumas assim e não teve problemas, e também outro cartório me confirmou que apostila essa folha sem problemas. Espero que não tenha mesmo nenhum problema. Obrigado!
Inclusive foi rápido, fizeram a certidão e o apostilamento na hora. Entrei, pedi, paguei, e já saí com a certidão na hora, cerca de 15 minutos.