Certidão de inteiro teor por Cópia reprográfica

1131416181921

Comentários

  • @daniel%20henriques exato! uma dica é perguntar para eles se o livro está legível antes... ou eles mesmos olham ou quem sabe deixam vc olhar... no meu caso o cara do cartório perguntou o ano do nascimento, e falou que normalmente naquele ano já estava td datilografado... e qdo foi conferir estava mesmo, por isso só precisei da reprográfica...
  • @felipe, ótima dica, vou perguntar quando for solicitar. Estou na fase de transcrever o casamento de minha mãe então ainda não solicitei a inteiro teor reprográfica.
  • Olá, preciso de ajuda para tirar uma dúvida sobre a certidão de nascimento:

    Peguei a minha hoje - "CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR (na frente) CÓPIA REPROGRÁFICA (atrás). Porém a escrevente disse que não se fazia reconhecimento de firma da assinatura dela pois já tinha o "SELO DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICO" com um código (ECDH - XXXXX - ZPF).

    Isso confere? Cada hora vejo uma informação diferente e aqui mesmo no fórum ja vi relação de documentos escrito: Firma do oficial que a assina reconhecida.

    Teria que ter o selo e a firma reconhecida? É a mesma coisa ou um substitui o outro?

    No aguardo, desde já agradeço!

  • @Priscila78

    O reconhecimento será feito junto com o apostilamento
  • @Maria Nélida
    Entendido!!!

    Obrigada
  • editado November 2017
    Pessoal,
    Hoje emiti a certidão do meu sogro para o processo de atribuição de nacionalidade.
    Fiquei muito agoniada pois me entregaram uma certidão bem diferente das "normais". Na frente não vem praticamente nenhuma informação, e atrás vem a cópia reprográfica.
    Perguntei 3 x ao escrevente se aquela era realmente de inteiro teor, visto que não podemos errar nesses processos. Ele afirmou com veemência. Quando fui apostilar, perguntei novamente ao escrevente e ele tb confirmou com certeza.
    Quando cheguei à casa e vi as certidões aqui no fórum, constatei que são todas diferentes da minha, o que me fez quase voltar ao cartório agora pouco. Pesquisei um pouco mais e vi que a certidão é POR cópia reprográfica, ou seja, não é necessário que ela seja igual à antiga(frente) com a cópia do livro (verso). Não é COM cópia reprográfica!
    Ela é uma certidão com os dados e assinaturas igual ao do livro onde foi assentado o nascimento.

    Aqui no RJ os dois cartórios que fui estavam por dentro de tudo e me passaram confiança.
    Descobrir esse link e ele me ajudou bastante! Acho válido assistir, pois dura 2 minutos!


    Espero que seja de valia!
  • @Rafaela, relaxa, é assim mesmo!!
  • Pessoal,

    Estou dando entrada na atribuição da minha mãe, tenho a certidão dela de inteiro teor e outra como cópia reprografica.

    Devo apostilar as duas?

    Obrigado.
  • Só precisa apostilar uma, se for pra Ovar, que aceita a digitada, apostile esta senão apostile a reprografica.
  • Vou mandar pro ACP então somente a reprografica ne?

    Obrigado.
  • O apostilamento da certidão reprografica é feita no próprio cartório?
    A certidão de assento do português (nascido em 1906) tem a ser a original?
  • @Audrey sim o apostilamento é feito no cartório mesmo. Assento anterior a 1911 tem que ser o original mesmo, algumas conservatórias exigem que seja certificado.
  • @Audrey complementando o que o Daniel falou, o assento do português deve ser o original para o pedido de atribuição/aquisição da nacionalidade. Para a transcrição do casamento, basta uma copia do assento.
  • @Daniel @Marco
    Obrigado pelas informações. É processo de atribuição do meu avô português para o meu pai. Já solicitei assento ao arquivo distrital, deve chegar essa semana. O que é ser certificado? Pretendo dar entrada no processo por Porto ou Tondela
  • Assento certificado normalmente vem com marca da conservatória / arquivo distrital e uma declaração certificando que é autêntico.
  • A que pedi do ADB veio com papel timbrado e um carimbo com partes preenchidas à mão. Acredito que isso seja o "certificado"...

    Até o envelope era timbrado.
  • Oi pessoal! No caso da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprografica eu devo pedir já no mesmo cartório o apostilamento (já solicitei a emissão com tudo) ou posso juntar os documentos e fazer em um cartório diferente depois?
  • @talmeida

    Poderá fazer o apostilamento em qualquer cartório habilitado para tal. Alguns Cartórios de registro Civil estão fazendo também.
  • Bom dia, um amigo ao pedir a certidão de inteiro teor com cópia reprográfica, na parte digitada, consta a averbação do seu primeiro casamento. Entretanto, eles já se divorciaram e não tem filhos. Ele já casou novamente e com a segunda esposa tem filhos. Ele irá requerer a atribuição de nacionalidade e gostaria de saber se por constar esse primeiro casamento na certidão há algum registro em Portugal, se ele precisará fazer a transcrição e divórcio ou essa informação é irrelevante?
  • @monique para a atribuição de nacionalidade num primeiro momento é irrelevante ele ter se divorciado e casado novamente. Futuramente se ele for pedir agrupamento familiar para a segunda esposa, aí sim ele terá q transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio e transcrever o segundo casamento. Penso q a diretriz é essa.
  • Estou achando que me deram a certidão errada. Alguém pode me dizer se essa é a Certidão de inteiro teor por Cópia reprográfica?

    https://postimg.org/image/n8yz4ktwv/
    https://postimg.org/image/bjuzglv8f/

    Obrigado
  • @LucasLeo sim, está certo. Dependendo do ano os assentos eram datilografados. O meu é assim também.
  • editado January 2018
    ==
  • Oi @Vlad, dependendo da época os livros são datilografados. Quando fui solicitar certidões no começo do mês perguntei se estaria bem legível pois senão teria que pedir a certidão digitada também. No cartório aonde está o meu registro de nascimento a escrevente até pegou o livro de registros pra verificar e me mostrou o meu assento de nascimento no livro, era datilografado. No meu caso não existe um registro manuscrito. O da minha irmã, que é 6 anos mais velha que eu, é manuscrito. Não tenho minha certidão aqui pois ainda não voltou do apostilamento em BH mas, se quiser, quando eu receber posto pra você ver.
    Fica algo estranho ser reprográfica e você olhar e estar digitado mas é assim mesmo. pode reparar na imagem que o Lucas postou que tem manuscrito o valor das taxas, na margem esquerda.
  • @Daniel..entendi..nunca tinha visto reprográfica digitada.
  • Entendi.. Obrigado @Daniel e @Vlad
  • Pessoal lendo aqui, vi que são comuns as datilografadas, munha dúvida é a seguinte, a certidão de vcs veio em uma folha verde, tipo papel moeda, ou folha branca comum mesmo?
    Há alguma problema, ou tanto faz?
  • @Murilo Silva nos dois cartórios de registro civil aqui da minha cidade são emitidas no papel próprio para certidões (papel moeda com o mãos do Brasil, etc...) mas já vi aqui no fórum certidões reprografiacas feitas em papel comum.
  • Certo @Daniel,
    A funcionária do cartório me disse que já emitiu algumas assim e não teve problemas, e também outro cartório me confirmou que apostila essa folha sem problemas. Espero que não tenha mesmo nenhum problema. Obrigado!
  • @Daniel Henrique , hoje eu peguei a certidão por cópia reprográfica da minha filha e em primeiro momento também estranhei, pois a original já era digitada, mas em baixo tem até a minha assinatura como declarante.
    Inclusive foi rápido, fizeram a certidão e o apostilamento na hora. Entrei, pedi, paguei, e já saí com a certidão na hora, cerca de 15 minutos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.