Alguém sabe dizer se a certidão de nascimento tem validade? Por exemplo a minha foi emitida em 01/2017 e apostilada agora em 05/2017, até quando posso dar entrada com ela no processo de atribuição? Vale a data da emissao ou a data do apostilamento?
Apenas uma dica pras pessoas que não estão conseguindo a cópia reprográfica porque o cartório alega que não tem máquina de xerox tamanho A3: No cartório onde eu fiz também não tinham, aí eles fizeram a cópia no sentido horizontal (duas folhas A4 na horizontal equivalem a uma página do livro A3 na vertical). Além disso, anexaram uma folha com "Translado de Certidão", assinado pelo tabelião, mencionando o número do livro, do termo e da folha. A xerox foi feita em papel comum e o Translado de Certidão em papel moeda.
Boa tarde, pessoal! Minha mãe foi hoje ao cartório solicitar a certidão de nascimento dela de inteiro teor mas acabo de ler aqui essa questão da copia reprográfica. Li algumas respostas dizendo que eles aceitam inteiro teor apostilada. Essa informação confere? Qual conservatória ideal para enviar nessas condições?
@Vlad Pe tenho quase certeza que para aquisição as certidões são de inteiro teor.. Pra atribuição são repograficas em TONDELA. Enviei as minhas inteiro teor..
@Denise,pelo q li o processo da Raissa é de Atribuição, então seria reprográfica ,mas Tondela aceita certidão de inteiro teor para Processos de Aquisição.. se constar os tais selos Funarpem ,Arpem..Deve ter sido assim que vc mandou....São muitos detalhes e temos que ficar atentos.
Pessoal, Apenas para esclarecer os diversos tipos de certidões que os cartórios brasileiros emitem: 1 - Inteiro Teor digitada e apostilada; 2- Inteiro Teor cópia reprográfica e apostilada; 3 -Cópia autenticada e apostilada. 4 - O apostilamento pode ser ou não requerido. 5 - Reconhecimento de firma presencial por autenticidade. Tudo depende da exigência da Conservatória para onde se vai encaminhar o processo; Por isso que se deve ficar atento aos documentos requeridos, atualizados e legalizados para não cair em exigência implicando em custos e tempos adicionais. Sds
Boa tarde a todos. O registro de nascimento da minha avó, filha de portuguesa, foi feito com vários erros. O nome dela está sem o sobrenome, o nome do pai está faltando um dos sobrenomes, o nome dos avós paternos tb faltam sobrenomes e o dos avós maternos estão com um sobrenome que, embora fosse o sobrenome utilizado pela minha bisavó, nao aparece na certidao de batismo de minha bisavó portuguesa, apenas no nome do seu avô paterno. Não sei se era comum naquele tempo suprimir sobrenomes, mas a minha pergunta eh se seria possível solicitar a atribuição da minha avó com a certidão de inteiro teor do jeito que está, visto que se trata de equívoco evidente, comprovado por outras certidões e documentos, e, caso não possa, de que forma eu deveria pedir a certidão com cópias reprograficas após as retificações? De que forma os cartórios de Portugal aceitariam tais retificações, visto que a cópia reprografica está com a grafia errada?
Boa tarde pessoal. Recebi a certidão reprográfica da minha avó impressa em papel comum, com carimbo, chanfro e assinatura da escrevente? Está correto? Deveria sem no papel moeda, ou o chanfro, carimbo e apostilamento suprem essa necessidade? Muito obrigado!
Bom dia! Estou iniciando o processo de atribuição da minha mãe e o cartório não emite a certidão de inteiro teor juntamente com a cópia reprográfica na parte posterior, ou seja, serão emitidas duas certidões. Por receio/dúvidas, optamos em não emitir desta forma (certidões em folhas separadas), pois não sabemos se serão aceitas separadamente na conservatória. O funcionário nos aconselhou a fazer as duas certidões, e, posteriormente, o apostilamento das mesmas. A minha dúvida é: - As conservatórias aceitariam as certidões da minha mãe separadas, porém apostiladas?
@Felipe,pode ser só a de Inteiro teor por cópia reprográfica apostilada, (não precisa ser as duas) , a não ser que a reprográfica esteja de difícil leitura.
Boa tarde, Li o tópico mas continuo confuso quanto a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada, para a atribuição de filho de português nas conservatórias: 1- Basta uma cópia xerox em papel comum da certidão no livro, e apostilada, sem a página onde mencione Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica? 2- Se o cartório fizer frente e verso, onde arranjarão espaço para por a Apostila da Haia? (ver exemplo da @Letícia Guedes, aqui no post página 1). 3- Como podemos saber que conservatórias exigem a reprográfica e quais a que aceitam a velha e boa certidão de inteiro teor por digitação, com selo público e apostilada no verso? Alguém tem informação atualizada ou um site para se pesquisar?
@MAUROMB, 1- de um lado " Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica" e no verso a cópia do livro(pelo menos as que fiz foi assim) 2- Apostila de Haia é um papel a parte que fica colado em uma das extremidades.Dá perfeitamente para fazer 3- Veja aqui as regras para todas as conservatórias
@nilson, excelente seu relato, dados e exemplo.. Eu estava olhando o seu modelo e é justamente no mesmo cartorio que eu... Vc teve problemas com eles ou foi facil ?
Boa tarde Tenho algumas dúvidas Solicitei a certidão de inteiro teor porém ela não veio com a parte da copia reprográfica do livro Essa cópia reprográfica é possível solicitar separadamente da de inteiro teor? Outra questão, a cópia de inteiro teor tem que ser a original a ser enviada , ou pode ser uma cópia dela autenticada e apostilada?
@edulasnou, vou tentar responder mas aguarde um mais experiente confirmar ok ? Estou aprendendo.. Sobre a copia reprográfica, entendo que é possivel sim pedir separadamente, mas acho que vc vai pagar o mesmo valor que se fosse pedir inteiro teor + copia reprografica, e se isso for verdade, sugiro pedir tudo novamente na mesma folha, é mais aconselhavel.
Sobre a copia autenticada nao, tem que enviar a original.
@edulasnou, "Certidão de Inteiro Teor por Cópia Reprográfica do Livro": isso é o que deve ser pedido ao cartório onde o Livro está depositado (pra diferenciar da inteiro teor por digitação). O cartório que sabe trabalhar bem fará a certidão numa só folha de papel especial deles: no lado timbrado, os dizeres de inteiro teor fazendo referência à cópia reprográfica do Livro, que vai no verso. E é este verso com a cópia do Livro que deve ser apostilada. Outros cartórios emitem as duas, e cobram em dobro às vezes. Se o cartório se negar a emitir outra corretamente, peça só a Reprográfica com o selo público do tabelião e a apostila de Haia nela. Grampeie as duas e mande.
@Mauromb e pessoal, minha certidao chegou, e como andei ouvindo muita conversa sobre detalhes a respeito dela, gostaria de uma ajuda pra garantir que a minha esta correta... A principio ela esta como o @Mauromb comenta acima, ou seja, na frente aparecem os dizeres "inteiro teor", mas o conteudo nem parece uma certidao, ele mais faz referencia ao verso. No verso, é a repográfica com apostila, mas a assinatura do notório esta por semelhança, e acho que a parte da Apostila esta em cima de algum carimbo....
Comentários
No cartório onde eu fiz também não tinham, aí eles fizeram a cópia no sentido horizontal (duas folhas A4 na horizontal equivalem a uma página do livro A3 na vertical). Além disso, anexaram uma folha com "Translado de Certidão", assinado pelo tabelião, mencionando o número do livro, do termo e da folha.
A xerox foi feita em papel comum e o Translado de Certidão em papel moeda.
Minha mãe foi hoje ao cartório solicitar a certidão de nascimento dela de inteiro teor mas acabo de ler aqui essa questão da copia reprográfica.
Li algumas respostas dizendo que eles aceitam inteiro teor apostilada.
Essa informação confere? Qual conservatória ideal para enviar nessas condições?
Obrigada!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Apenas para esclarecer os diversos tipos de certidões que os cartórios brasileiros emitem:
1 - Inteiro Teor digitada e apostilada;
2- Inteiro Teor cópia reprográfica e apostilada;
3 -Cópia autenticada e apostilada.
4 - O apostilamento pode ser ou não requerido.
5 - Reconhecimento de firma presencial por autenticidade.
Tudo depende da exigência da Conservatória para onde se vai encaminhar o processo; Por isso que se deve ficar atento aos documentos requeridos, atualizados e legalizados para não cair em exigência implicando em custos e tempos adicionais. Sds
Recebi a certidão reprográfica da minha avó impressa em papel comum, com carimbo, chanfro e assinatura da escrevente?
Está correto? Deveria sem no papel moeda, ou o chanfro, carimbo e apostilamento suprem essa necessidade?
Muito obrigado!
A do meu bisavô (português) já está comigo também.
Estou iniciando o processo de atribuição da minha mãe e o cartório não emite a certidão de inteiro teor juntamente com a cópia reprográfica na parte posterior, ou seja, serão emitidas duas certidões.
Por receio/dúvidas, optamos em não emitir desta forma (certidões em folhas separadas), pois não sabemos se serão aceitas separadamente na conservatória.
O funcionário nos aconselhou a fazer as duas certidões, e, posteriormente, o apostilamento das mesmas.
A minha dúvida é:
- As conservatórias aceitariam as certidões da minha mãe separadas, porém apostiladas?
Desde já, agradeço!
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Li o tópico mas continuo confuso quanto a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada, para a atribuição de filho de português nas conservatórias:
1- Basta uma cópia xerox em papel comum da certidão no livro, e apostilada, sem a página onde mencione Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica?
2- Se o cartório fizer frente e verso, onde arranjarão espaço para por a Apostila da Haia? (ver exemplo da @Letícia Guedes, aqui no post página 1).
3- Como podemos saber que conservatórias exigem a reprográfica e quais a que aceitam a velha e boa certidão de inteiro teor por digitação, com selo público e apostilada no verso? Alguém tem informação atualizada ou um site para se pesquisar?
1- de um lado " Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica" e no verso a cópia do livro(pelo menos as que fiz foi assim)
2- Apostila de Haia é um papel a parte que fica colado em uma das extremidades.Dá perfeitamente para fazer
3- Veja aqui as regras para todas as conservatórias
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
Só lembrando que Ovar e Tondela exigem a transcrição de casamento mesmo quando o pai portugues é o declarante
Tenho algumas dúvidas
Solicitei a certidão de inteiro teor porém ela não veio com a parte da copia reprográfica do livro
Essa cópia reprográfica é possível solicitar separadamente da de inteiro teor?
Outra questão, a cópia de inteiro teor tem que ser a original a ser enviada , ou pode ser uma cópia dela autenticada e apostilada?
Sobre a copia reprográfica, entendo que é possivel sim pedir separadamente, mas acho que vc vai pagar o mesmo valor que se fosse pedir inteiro teor + copia reprografica, e se isso for verdade, sugiro pedir tudo novamente na mesma folha, é mais aconselhavel.
Sobre a copia autenticada nao, tem que enviar a original.
"Certidão de Inteiro Teor por Cópia Reprográfica do Livro": isso é o que deve ser pedido ao cartório onde o Livro está depositado (pra diferenciar da inteiro teor por digitação). O cartório que sabe trabalhar bem fará a certidão numa só folha de papel especial deles: no lado timbrado, os dizeres de inteiro teor fazendo referência à cópia reprográfica do Livro, que vai no verso. E é este verso com a cópia do Livro que deve ser apostilada. Outros cartórios emitem as duas, e cobram em dobro às vezes.
Se o cartório se negar a emitir outra corretamente, peça só a Reprográfica com o selo público do tabelião e a apostila de Haia nela. Grampeie as duas e mande.
A principio ela esta como o @Mauromb comenta acima, ou seja, na frente aparecem os dizeres "inteiro teor", mas o conteudo nem parece uma certidao, ele mais faz referencia ao verso. No verso, é a repográfica com apostila, mas a assinatura do notório esta por semelhança, e acho que a parte da Apostila esta em cima de algum carimbo....
É assim mesmo ? rs
Os reconhecimento de assinatura do escrivão é por semelhança. Por autenticidade é presencial.