Certidão de inteiro teor por Cópia reprográfica

11517192021

Comentários

  • Murilo Silva,
    Eu pedi minha certidão através do site do cartório no RJ, pois moro em SP. Enviei o pedido, explicando que era cópia reprográfica com Haia. Recebi uma certidão datilografada, cheia de carimbos, e em papel verde, tipo casa da moeda. Fiquei na dúvida pois não parecia um xerox, ou os modelos que tinha visto aqui no fórum. Mas mesmo assim levei os documentos para Portugal e entreguei-os lá. A atendente que recebeu disse que parecia tudo ok, mas se houvesse exigência, eu receberia comunicado aqui no Brasil. Seis meses após o início do processo, recebi o registro de atribuição em minha casa. Conclusão: se a certidão for datilografada e possuir todos os carimbos certos, não precisa ser reprográfica. Acredito que são equivalentes.
  • Isto pode não valer para todas as conservatórias.
  • Boa noite!
    Estou tentando tirar cidadania através do meu bisavô materno. Então o despachante nos orientou que seria mais fácil tirar primeiro a cidania da minha avó, depois minha mãe e por último a minha.
    Estive no cartório do RJ hoje p/ solicitar a certidão de nascimento reprografica da minha avó (nascida em 1935), não houve nenhum problema p/ o cartório fornecer o documento, porém a página do livro de registro tem um furo no meio, onde menciona sobre o avô da minha avó. O cartório alertou que o consulado as vezes recusa quando isso acontece, mas que a outra opção seria fazer uma restauração que, também poderá ser recusada pelo consulado. Por favor, alguém que entenda do assunto ou já tenha passado por isso tem uma solução?

  • @Caroline, acho que o documento mais importante por enquanto é o assento de nascimento do seu bisavô português.Vc já tem ele em mãos?
  • Alguém me ajuda me tirando uma dúvida?
    Vou entrar com processo de atribuição (pai português) e no que tange a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, eu tenho que enviar a original ou tiro uma xerox (fotocópia) dessa original e mando ela autenticada?
  • @Andressa certidão original com até 6 meses.
  • @andressamarr você vai ao cartório onde foi registrada e solicita a "certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada", a certidão por cópia reprográfica é uma cópia do livro de registro e tem que ser emitida pelo cartório, original. Você precisa apostilar, que é basicamente "transformar" o documento em internacional. Tem que apostilar a cópia autenticada do RG também!
  • Obrigada pela ajuda gente!
  • Boa noite!!
    Alguem que tenha feito a certidão reprográfica e a mesma ficou com 3 paginas?
    Solicitei a dos meus filhos e vieram 3 folhas, a primeira com as descrições dos dados (achei normal) mas a cópia do livro veio numa segunda e terceira folhas (na segunda vieram as informações integras do assento e na terceira a continuação das informações e assinaturas).
    Achei estranho e não sei como vai ser no apostilamento. Alguem com caso semelhante??
  • editado February 2018
    @acff12 normalmente os cartórios tiras cópias reprográficas de todas as páginas do livro de registro referentes ao nascimento.O apostilamento é feito apenas uma vez em uma das vias da certidão onde é feita a assinatura do tabelião.
  • Oi, Pessoal!
    Excelente fórum, parabéns aos envolvidos! Dá pra entender todo o processo só lendo as instruções para outras pessoas!

    Recebi (finalmente) pelo correio minha certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica. Veio em papel moeda: na frente o texto da certidão e atrás a cópia do registro no livro, que no caso da minha é manuscrita e não digitada. Eu deixei para apostilar tudo junto depois em outro cartório porque vou fazer o processo da minha irmã tb e ela nasceu em outro estado. Li em outro lugar por aqui que é preciso o reconhecimento de firma do tabelião? Isso procede?
    Abraços e obrigada desde já,
    Ta


  • @talmeida, quando for feito o apostilhamento, o sinal público do escrivão/tabelião que exarou a certidão será reconhecido.
  • @talmeida a minha apostilha não veio com reconhecimento, pelo menos não percebi isso, então, por via das dúvidas, reconheci no cartório a assinatura da pessoa que assinou a certidão. No meu caso, todos os funcionários do cartório possuíam firma aberta em um cartório de notas próximo ao do registro, então foi bem tranquilo o processo. Eu te aconselho a reconhecer, não é caro e não dá tanto trabalho assim!
  • A certidão de inteiro teor por cópia reprografica e apostilhada de haia precisa ter sido emitida há menos de um ano para enviar para os cartórios de portugal?
  • @Livia..sim, precisa.
  • Transcrevo aqui algo que me foi enviado por um forista amigo e que é muito bom ter conhecimento:

    PROCESSO DE SUPRIMENTO DA CERTIDÃO DE REGISTO

    Está previsto nos Art. 266 a 270 do Código do Registo Civil.
    http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?tabela=leis&artigo_id=&nid=682&ficha=301&pagina=&nversao=&so_miolo=

    Orientações da Joana sobre o processo de suprimento de certidão:
    "Bom dia,
    Para transcrever o casamento tem de, obrigatoriamente, juntar a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.
    Caso não consiga obtê-la deverá dar entrada em um processo de suprimento de certidão de registo; terá de enviar o requerimento, juntar cópia dos documentos que tiver do referido senhor, o valor de 100,00€, bem como referir o porquê de não conseguir a certidão de nascimento.
    Deverá apresentar uma certidão emitida pelo Registo Civil Brasileiro a declarar a inexistência do registo de nascimento e a cópia simples do assento de nascimento que tem.
    Este processo corre juntamente com o processo de transcrição de casamento.
    Cumprimentos,
    Joana Duarte da Costa"

    O requerimento é para supressão de documentos de qualquer estrangeiro, ou seja, qualquer um que não seja português.

    O processo de suprimento serve sempre quando um dos cônjuges não apresenta certidão por ela ter se extraviado e não ser possível a emissão atualizada. O Conservador pode requerer diligências para comprovar os fatos alegados, por isso é sempre bom documentar bem. E pode ser usado também por português.

    Como dito, eu recomendo sempre enviarem uma missiva com esclarecimentos, junto ao processo da transcrição e o processo de suprimento. Nesta missiva, pedimos para ser notificados acerca da aceitação do suprimento, para fins de envio do pagamento da transcrição + emolumento do suprimento.
    Caso contrário, se algo der errado, perdemos todo o dinheiro pago.
  • Alguém já pediu essa certidão via Central de Certidões?? Sei que eles cobram mais caro, mas estou com dificuldades de solicitar no cartório onde fui registrada devido a à distância e aparente precariedade da região (eles não dispõe de site e nem atendem telefone).
    Alguma Central confiável vocês recomendam??
  • @ShanaHorta, pesquise no google e veja uma confiável
  • Era isso que eu queria evitar, @vlad... Pelo google não consigo certeza de confiança nenhuma...
    Estou há 3 dias tentando contato com o cartório da minha certidão sem sucesso...
  • @ShanaHorta, vc já tentou em algum cartório da cidade que vc mora? me parece que eles fazem o pedido para cartórios de outras cidades.
  • A certidão de inteiro teor só precisa se apostilada né? não precisa de autenticação, correto?
  • @Livia basta só o apostilamento.
  • Boa tarde Pessoal, me ajudem!
    Eu liguei para o cartório pra saber o valor da certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica), a moça me pediu a idade da pessoa q os valores são por idade, passei, me deu o Valor de R$ 159 e perguntou se eu queria de inteiro teor ou por copia reprográfica, eu disse pra ela que era de inteiro teor por copia reprográfica, ela disse pra eu escolher uma ou outra, ou seja, não é as duas em uma só? Teve alguém q postou o modelo aqui, mas não acho pra levar!
    Alguém teria um modelo, pois estou sem saber o q falar.
  • Obrigada @wsteles por sanar minha dúvida!
    Não abusando, mas tirando outra dúvida, tenho visto varia pessoas comentar aqui sobre a finalização do processo e dizendo q o processo está concluído, após esse processo concluído eles mandam algo por correios? é necessário eu mandar comprovante de residencia? pois como as correspondências não têm chegado onde moro, então sempre coloco endereço da minha caixa postal, tenho q mandar o comprovante desse endereço ou eles mandam de acordo com o endereço q tá no envelope q mandamos a documentação?
  • Bom dia a todos! Sou novo por aqui e estou meio perdido no que se refere a documentos! Eu iria tentar a cidadania como neto, porém não tenho nenhuma ligação afetiva com Portugal. Então decidi solicitar a cidadania do meu pai que é filho, para depois solicitar a minha! Não sei se é uma boa estratégia, mas achei que seria a mais provável de ser aceita! O problema é que não consegui entender sobre os dicumentos exigidos para o meu pai. A certidão de inteiro teor apostilada eu já entendi! O próprio cartório já confecciona apostilada?
  • @gvgrussai

    Fazer a atribuição do seu pai e depois fazer a sua, é a melhor opção com certeza

    Antes de passar os documentos para a atribuição do seu pai é necessário saber se seus avós (pais do seu pai)

    - São ambos portugueses?Se casaram em Portugal ou no Brasil?
  • Boa tarde Pessoal, podem me ajudar por favor?

    Solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor, por copia reprográfica no cartório e ela veio escrita, parece cópia do livro. Está correto? É essa mesma que tenho que enviar para a conservatória?

    Segue imagem da certidão:

    https://www.dropbox.com/s/pgvr17nn9d4v0qp/Cert. nasc. Inteiro teor.pdf?dl=0



  • @Maria Nélida
    Obrigado por responder meus questionamentos!
    Meu avô nasceu em portugal, mas minha vó não é portuguesa e se casaram no Brasil!
    Na certidão de óbito do meu avô consta os nomes de meus bisavós portugueses, endereço em Portugal, cidade e etc...
    Eu ainda estou meio perdido em meio a muita informação e ainda não consigo assimilar tudo.
    Preciso de um ponto inicial para iniciar o processo do meu pai!!!
  • Pessoal, me ajudem por favor, estou numa dúvida absurda, fui no cartório pedir uma certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica, eu não sei anexar aqui como algumas pessoas anexam, mas a minha veio nesse papel q muitos estão postando ai meio amarelinho e verde, com o mapa do lado direito, na frente diz ser de inteiro teor por copia reprográfica, e atrás tem a copia do livor, porém nesse mesmo papel q vi até no google, ta lá em cima do lado esquerdo pequeno 2° via, isso me intrigou. Me ajudem por favor. Será q essa é a certidão certa. Não sei postar a imagem aqui
  • FigueiredoFigueiredo Member
    editado May 2018
    Pessoal, vê se dá pra vcs verem a imagem?
    Me ajudem, atrás dela ta a copia do livro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.