Boa noite prezados. Uma dúvida: todas as certidões (tanto para a transcrição de casamento, quanto para o processo de atribuição de neto de português) precisam ter sinal público? Obrigaod
Todas as certidões brasileiras precisam ser apostiladas, portanto o reconhecimento da assinatura do escrivão será feita no cartório autorizado para o apostilamento. Se a certidão for de outro estado e a assinatura do escrivão não estiver no sistema integrado o cartório providenciará o sinal público.
A primeira providência é levar para apostilar, o reconhecimento de firma faz parte do procedimento. Não deve ser uma preocupação de quem solicita a apostila.
Então... sobre a questão do sinal público... ainda é uma questão. Rezo pra que dê tudo certo, já que ainda estou esperando a certidão de nascimento do meu avô, conjuge brasileiro para chegar do interior de Minas. Nem sei a que ponto está (foi para o juiz autorizar). No caso, este cartório não está integrado nesse sistema online e me pediram para eles enviarem o sinal público via email. Isso ainda é um fantasma pra mim, já que é tão difícil o contato com eles.... tomara que dê tudo certo....
O correto seria o notário responsável pelo apostilamento solicitar o sinal público, mas alguns pedem para que o cliente providencie. Isto é um erro, pois não é legal que pessoas comuns recebam cartões com as assinaturas de escreventes.
@Mariza, pois é... Hoje, Aleluia! Minha mãe conseguiu falar com o dono do cartório de MInas! E, ele, muito educado, logo tratou de providenciar o documento (que já havia sido autorizado 1 semana atrás, assim ele disse, mas ele não sabia do caos que o cartório dele estava), foi sorte ele mesmo ter atendido o telefone. Disse que hoje mesmo colocava no correio! E confirmou que estaria enviando o sinal público diretamente para o cartório aqui do Rio, o qual passei antes e combinei (assim espero). Darei notícias. Espero que positivas!
Apesar do tópico ser mais antigo(achei ele em pesquisas do google), acho que vai ser de muita ajuda para o pessoal que ficar com dúvida e que queira conferir o documento para ter certeza. Foi de grande ajuda pra mim... Fiz o pedido da certidão da minha mãe a pouco no RJ. Para o pessoal que estava tendo problema em 2016, pelo que parece no RJ , ao menos os 2 cartórios que eu fui, já estavam ciente e já solucionaram todas as minhas duvidas na hora mesmo.
@Vilela Esses cartórios em que você foi são os aqueles que têm a guarda dos registros de onde serão extraídas as certidões reprográficas? Quais foram os cartórios? Será que eles emitem certidões de registros de outros cartórios?
Boa noite, pessoal! Preciso de uma ajuda!! Estava contente achando que tinha juntado todos os documentos, imprimi o Formulario, preenchi...quando me veio a duvida do meu documento "Certidão de inteiro teor por copia reprografica". O que seria a copia reprografica? É possivel eu mandar a vocês o meu documento para verem se é valido? Ele está escrito Certidão Inteiro Teor, indica o livro, a folha, menciona Registro de Nascimento, contempla todos os dados do meu nascimento, meus pais, meus avós e dados casamento, inclusive. Contempla também uma retificacao que fiz do sobrenome da minha avó que estava incompleto.Mas, lendo alguns posts vi que no verso teria que estar a minha Certidão de Nascimento. É isso? Como moro em Bsb e meu registro está em SP, ao requerer pelo site, não tem opção de cópia reprografica, apenas a Certidão de Inteiro Teor, com os dados que mencionei acima, por isso fiquei tranquila que estaria adequado. E agora?
@carinamb cópia reprográfica ou fotocópia é uma xerox da página do livro de registro de nascimento. A conservatória de Ovar não exige cópia reprográfica, somente de inteiro teor apostilada.
Ótimo tópico! Diferente do que o amigo @Vilela tive pedido de cópia reprografica negado nos cartórios de Quatis e Resende no Rio de Janeiro. O primeiro disse que apenas por mandato judicial (aquela velha história) é o segundo disse que não tinha, que o que tinha era uma segunda via com xerox do livro (que é exatamente o que preciso) mas que custa 190R$. Vou tentar usar as mesma informações passadas aqui para tentar obtê- las. Obrigada a todos que postaram seus modelos, acredito que serão de grande valia.
@mcarolinacps Boa noite. O cartório que emiti foi no município do RJ mesmo, no 4º registo civil. La os funcionários já tinham toda a preparação para emitir esse tipo de certidão, inclusive no painel já tinha até explicando o que cada certidão significava. A segunda ainda não emiti, mas já liguei para o cartório(5ª Circunscrição de Registro Civil das Pessoas Naturais) e la me informaram que fazem sim, sem problemas. Lá eles tem os livros das certidões originais e fazem todo o processo em pouco tempo.
Não sei lhe informar se emitem certidões de outros cartórios, mas creio que não, tendo em vista que os livros originais já estão lá, eles só tem o trabalho de editar as informações e tirar a copia da original .
Pessoal, após ler todas as dicas deste tópico, consegui o papel depois de me negarem 3x Só conseguimos depois que levamos os artigos da lei que o Nilton postou na 2 pagina. No nosso caso, o ultimo entrave que colocaram foi que só dariam a certidão sob ordem judicial pois o livro seria sigiloso. Como tinha alguma orientação de outro cartório na capital, batemos o pé e fizemos eles saber que osigilo é so em casos em que existe adopção.
A pouco tempo recebi um email da corregedoria sobre uma decisão a respeito de certidões reprográficas. Fica o link da decisão casa alguem nao tenha visto
ATENÇÃO! Tópico novo no fórum, criado por @Paulo Benith.
“Pessoal, a quem puder interessar: criei um tópico falando sobre o apostilhamento de documentos portugueses através da Procuradoria Geral da República Portuguesa. Por favor, compartilhem essa discussão, pois é muito últil para diversas pessoas que precisam retificar certidões aqui no Brasil!
Pessoal, solicitei a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe por cópia reprografica apostilada e o documento é uma xerox do registro de nascimento. É isto mesmo?? Vi no tópico alguns documentos diferentes e fiquei na duvida. Frente: https://drive.google.com/open?id=1UIP1L4x32oyj1GqtA1qMlCjKr7C3GTU2
@aaanaps É uma cópia em papel especial. Quanto ao nome incorreto no apostilamento, você terá que ir ao cartório e pedir a correção. Pelo o que eu entendi o nome está diferente do nome da certidão, então claramente o erro é deles, eles terão que consertar.
@aaanaps a certidão é essa mesmo que você postou. Se tem divergência na apostila volte no cartório e solicite a correção, você pagou (e se foi no estado de SP pagou bem caro) pelo serviço, exija que esteja tudo correto.
@aaanaps postou sua certidão reprográfica onde a frente (que é no lado onde tem a moldura bodosa) contém a imagem do assento no Livro. E no verso (liso) está a digitação de certidão de inteiro teor referindo-se à reprográfica, e a apostila. Modelos postados há tempos no fórum mostravam o contrário: o lado moldurado continha a digitação e o liso continha a reprográfica. Pelo visto, cada cartório faz de um jeito (alguns até fazem em duas folhas cobrando em dobro). Pode isso, Arnaldo?
@MAUROMB agora a tarde fui ao cartório buscar uma certidão e a atendente estava falando pra uma pessoa que tem 2 modelos a digitada e a reprográfia, que ele teria que ver qual o modelo seria necessário. Ele acabou falando pra fazer um de cada pois ele não sabia qual era e um iria servir. Pagou o valor 2 certidões. Lembro de ter visto uma por aqui no fórum que era na frente a versão digitada e no verso o xerox.
@Daniel%20Henriques quando fui no cartório (SP ) foi a mesma coisa, perguntei se faziam tudo na mesma folha, falaram que não, perguntei se eles iriam cobrar em separado pela cópia reprográfica e pela inteiro teor, e falaram que sim, e que também iria ter que fazer 2 apostilamentos (q em SP tem um valor absurdo). Acabei optando apenas pela reprográfica (estava datilografada, em boas condições de leitura).
@felipe, Já estava certo que seriam 2 diferentes (os cartórios não vão deixar de ganhar mais dinheiro as nossas custas), o valor aqui em SP é um assalto, estou esperando chegar a ultima certidão e vou mandar tudo pra MG apostilar que é muito mais barato.
@mauriciolopol Nesse caso como estão em 2 folhas e uma não é continuação da outra são considerados 2 documentos. A Mariza já me instruiu que se a reprográfica estiver ilegível pra anexar uma digitada junto mas para apostilar a reprográfica (que é a exigida), a outra é apenas para facilitar obtenção das informações.
Comentários
Todas as certidões brasileiras precisam ser apostiladas, portanto o reconhecimento da assinatura do escrivão será feita no cartório autorizado para o apostilamento. Se a certidão for de outro estado e a assinatura do escrivão não estiver no sistema integrado o cartório providenciará o sinal público.
A primeira providência é levar para apostilar, o reconhecimento de firma faz parte do procedimento. Não deve ser uma preocupação de quem solicita a apostila.
O correto seria o notário responsável pelo apostilamento solicitar o sinal público, mas alguns pedem para que o cliente providencie. Isto é um erro, pois não é legal que pessoas comuns recebam cartões com as assinaturas de escreventes.
Fiz o pedido da certidão da minha mãe a pouco no RJ. Para o pessoal que estava tendo problema em 2016, pelo que parece no RJ , ao menos os 2 cartórios que eu fui, já estavam ciente e já solucionaram todas as minhas duvidas na hora mesmo.
Esses cartórios em que você foi são os aqueles que têm a guarda dos registros de onde serão extraídas as certidões reprográficas?
Quais foram os cartórios? Será que eles emitem certidões de registros de outros cartórios?
Preciso de uma ajuda!!
Estava contente achando que tinha juntado todos os documentos, imprimi o Formulario, preenchi...quando me veio a duvida do meu documento "Certidão de inteiro teor por copia reprografica". O que seria a copia reprografica?
É possivel eu mandar a vocês o meu documento para verem se é valido?
Ele está escrito Certidão Inteiro Teor, indica o livro, a folha, menciona Registro de Nascimento, contempla todos os dados do meu nascimento, meus pais, meus avós e dados casamento, inclusive. Contempla também uma retificacao que fiz do sobrenome da minha avó que estava incompleto.Mas, lendo alguns posts vi que no verso teria que estar a minha Certidão de Nascimento. É isso?
Como moro em Bsb e meu registro está em SP, ao requerer pelo site, não tem opção de cópia reprografica, apenas a Certidão de Inteiro Teor, com os dados que mencionei acima, por isso fiquei tranquila que estaria adequado.
E agora?
Obrigada
Não sei lhe informar se emitem certidões de outros cartórios, mas creio que não, tendo em vista que os livros originais já estão lá, eles só tem o trabalho de editar as informações e tirar a copia da original .
Só conseguimos depois que levamos os artigos da lei que o Nilton postou na 2 pagina.
No nosso caso, o ultimo entrave que colocaram foi que só dariam a certidão sob ordem judicial pois o livro seria sigiloso. Como tinha alguma orientação de outro cartório na capital, batemos o pé e fizemos eles saber que osigilo é so em casos em que existe adopção.
https://drive.google.com/file/d/0By0Ozy8HfKujT2Z4aEhLcnlfQ1F2NmVQMjdZdWF0WkZESHZJ/view
“Pessoal, a quem puder interessar: criei um tópico falando sobre o apostilhamento de documentos portugueses através da Procuradoria Geral da República Portuguesa. Por favor, compartilhem essa discussão, pois é muito últil para diversas pessoas que precisam retificar certidões aqui no Brasil!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica
Abraços,”
Frente: https://drive.google.com/open?id=1UIP1L4x32oyj1GqtA1qMlCjKr7C3GTU2
Verso:
https://drive.google.com/open?id=1I5tlmenvriy_srEh5_fQGKNN_fRXdLSe
No apostilamento, o nome do titular (minha mãe) está incorreto! Tem uma letra errada no primeiro nome dela. Será necessário ir no cartório corrigir?
Obrigada!!
É uma cópia em papel especial. Quanto ao nome incorreto no apostilamento, você terá que ir ao cartório e pedir a correção. Pelo o que eu entendi o nome está diferente do nome da certidão, então claramente o erro é deles, eles terão que consertar.
Modelos postados há tempos no fórum mostravam o contrário: o lado moldurado continha a digitação e o liso continha a reprográfica.
Pelo visto, cada cartório faz de um jeito (alguns até fazem em duas folhas cobrando em dobro).
Pode isso, Arnaldo?
Peça a correção na apostila, nenhuma divergência entre a certidão e o apostilamento deve ser aceito.
A certificação na frente e a reprográfica no verso do papel moeda é mais comum e certamente mais estético.
Esse é o verso da certidão que o cartório emitiu (agora sem o apostilamento por cima)
https://drive.google.com/open?id=1BkF6d1dpKlwYVgmxAbOznO_rUHSVB8Lu
O apostilamento é por documento e não por folha. Estão querendo lhe enganar!
Já estava certo que seriam 2 diferentes (os cartórios não vão deixar de ganhar mais dinheiro as nossas custas), o valor aqui em SP é um assalto, estou esperando chegar a ultima certidão e vou mandar tudo pra MG apostilar que é muito mais barato.
@mauriciolopol
Nesse caso como estão em 2 folhas e uma não é continuação da outra são considerados 2 documentos. A Mariza já me instruiu que se a reprográfica estiver ilegível pra anexar uma digitada junto mas para apostilar a reprográfica (que é a exigida), a outra é apenas para facilitar obtenção das informações.