Saudações a todos. Tenho uma dúvida e talvez algum participante do fórum possa me ajudar com a sua experiência. Dei entrada no pedido de nacionalidade no consulado de São Paulo, entregando minha documentação rigorosamente como me fora solicitado, em agosto de 2016. Estava aguardando a incorporação do processo na conservatória de Lisboa. Na semana passada, recebi um email do consulado e fiquei feliz da vida, acreditando que estariam me informando da conclusão do processo, afinal já haviam se passado mais ou menos 6 meses, que é o prazo médio informado para a incorporação. Tive uma surpresa desagradável, porque o email solicitava o envio de nova certidão de nascimento, desta vez com cópia reprográfica e apostilamento, além da cópia do RG também com a tal da Apostila de Haia. Já providenciei as certidões (mais 280 reais, além dos 2.000 reais que eu já havia pago ao consulado...) Minha dúvida é: Ao entregar essas novas certidões apostiladas ao consulado, o meu processo em Lisboa volta para o final da fila? Será que vou ter que aguardar novamente o prazo médio de 6 meses ??? Alguém já teve experiência semelhante? Obrigado
Boa tarde Fabio! Aconteceu também com o processo do meu pai, dei entrada em junho 2016 e entrou no sistema em Julho 2016,antes da necessidade de apostilamento;em janeiro 2017 solicitaram os mesmos documentos que solicitaram pra você.Já faz um mês e meio que enviei os documentos e estou aguardando a conclusão.Questionei a CRC Lisboa mas não deram informações referente ao prazo.Estou aguardando e espero que não demore os 6 meses.
Obrigado pela resposta, Claudio. No meu caso, havia enviado também a minha certidão de casamento, e esta não foi solicitada novamente com apostilamento. Achei estranho. Espero que não venham me solicitar daqui a 6 meses novamente. E o pior é não conseguir falar com a pessoa responsável pelo meu processo no consulado. Não atendem telefone e não respondem email. E paguei 2000 reais por esse serviço.
Pelo que li no tópico cada cartório vem emitindo de uma forma diferente a certidão por cópia reprografica. Alguém saberia me informar se Tondela aceita apenas a cópia do livro sem a outra certidão de inteiro teor? Sendo emitido as duas certidões, a cópia reprografica pode ser em papel normal, sem ser papel moeda? Estou questionando pois o cartorio está me cobrando pelas duas certidões em separado mais o apostilamento de cada um, também em separado. Obrigada
Boa tarde a todos, estou tendo um problema quanto a retirar a certidão com a cópia reprografica, o cartório se nega informando que apenas com pedido de um juiz, o maior problema é que estou em São Paulo e o cartório é em Pernambuco. Neste caso minha mãe é quem resolveria este problema para mim. Entrei em contato com a corregedoria responsável pelo cartório e a mesma me disse que de forma informal iria pedir para a responsável emitir a certidão de inteiro teor por copia reprografica, bem já deu um nó daqueles pois quando a corregedoria entrou em contato a responsável não se encontrava, daí que ela falou com outra funcionária e me pediu pra falar com a mesma, tendo ela falado que ia ver se conseguia porque a responsável não estava e enfim, resumindo esse livro todo, quem poderia me auxiliar com este problema?
Estou com o mesmo problema. O cartório está me cobrando duas certidões, uma de inteiro teor e uma reprográfica. Tondela aceita dessa forma ou tem que ser frente e verso?
Ja vi muitas dúvidas quanto a isso em outras discussões mas ainda não sei o que fazer.
Recebi a seguinte exigência: "Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros"
- No processo eu já havia enviado a Original da certidão de nascimento de inteiro teor, só não enviei por cópia reprográfica do livro (fotocópia). Nesse caso, eu teria que novamente pedir outra certidão (frente) e a reprografia do livro (verso) ou poderia ser somente a cópia reprográfica?
- Após a entrega dessa exigência via correio, a previsão de espera é mais 9 meses para o recebimento da certidão de Nascimento Portuguesa? Alguém já passou por isso? Depois do envio das exigências, qual foi o prazo da resposta deles?
sim. Deve pedir nova certidão, a do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assinar e apostilada. Quanto ao tempo de espera, depende para onde você enviou seus documentos. Mas, 9 meses? Enviou para Lisboa?
GustavoS Eu passei pela mesma situação recentemente. Já havia enviado tudo como foi exigido pelo consulado na época, e agora fui surpreendido pela novas exigências. Mandei apenas a cópia reprográfica com apostilamento. É apenas uma folha. A cópia do livro na frente e a apostila no verso. Segundo a informação do cartório, não é necessário o reconhecimento de firma do escrevente, uma vez que a apostila contém essa certificação. Pediram-me também uma cópia do RG apostilada. Fique atento para isso. Quanto ao prazo, também estou na dúvida. Receio que o meu processo volte para o final da fila e precise aguardar todo o prazo novamente.
Mas confesso que fiquei confuso, pois o comentário da Marcia diverge do comentário do FabioHenrique. Eu realmente gostaria de saber se será necessário pedir outra certidão de inteiro teor? Acredito que não, né? Somente a cópia reprográfica com apostilamento, correto? Quanto ao prazo, podíamos ser mais persistentes, pois eles precisam nos dar uma posição. Não é possível que tenhamos que aguardar mais 6/9 meses para receber o registro.Obrigado!
Gustavo, o que a Márcia disse é que vc tem que pedir uma nova certidão, porém é a certidão do tipo reprográfica. Nisso estamos de acordo. Vc não precisaria pedir uma nova certidão de inteiro teor, como a anterior que vc enviou + a certidão reprográfica. É somente a reprográfica, que já é de inteiro teor, porque vai mostrar tudo que está escrito no livro. E tem que ser apostilada. A divergência entre o meu comentário e o da Márcia é apenas com relação ao reconhecimento de firma do escrevente na certidão reprográfica. A informação que eu recebi foi que, uma vez que a certidão é apostilada, não é necessário o reconhecimento de firma do escrevente, porque na apostila já consta um código que é atribuído ao cartório (ou ao oficial/escrevente, não tenho certeza) que é reconhecido internacionalmente.
Quanto ao prazo, o consulado me orientou a entrar em contato com a conservatória do registo civil em Lisboa, responsável pelo meu processo, pedindo prioridade. Caso tenha uma resposta positiva por parte de Lisboa, eu teria que avisar ao consulado.Foi o que me sugeriram. Não fiquei muito empolgado com essa possibilidade. Como não tenho urgência, ainda não tentei entrar em contato com eles.
Esses cartórios realmente não facilitam. Ontem fui buscar a certidão do meu pai para fazer a atribuição dele e depois a minha. Depois de 2 semanas ligando para o cartório que fica em Barra do Pirai, tentando conseguir uma única certidão (de inteiro teor por cópia reprográfica) eles insistiram veementemente que isso não seria possível. Como o cartório fica em outra cidade, fui para tentar resolver pessoalmente mas eles continuaram dizendo que o que eu queria era impossível. Por fim, resolvi aceitar o que eles queriam e paguei por duas certidões. Como Tondela não está mais conseguindo verificar os documentos previamente, minha dúvida persiste e não me deixa dormir. Será que eles vão aceitar mandando as duas certidões???? A de inteiro teor e uma reprográfica. Alguém tem algum relato de que será aceito dessa forma?
Pessoal então certidão de inteiro teor por copia repografica é somente para atribuição? O meu vai ser por aquisição. Preciso apostilar meu RG também? Liguei no cartório e eles cobram inteiro teor por cópia repografica, o valor de 2 certidões. R$ 134,00 achei um absurdo. Desculpa a insistência mas vou no cartório amanhã e não quero solicitar documento errado. Obrigada
@Andressa, a Conservatoria de Ovar por enquanto não exige cópia reprográfica e nem apostilamento do R.G. ,mas eu disse " por enquanto," porque tudo muda de uma hora para outra sem aviso prévio.
@Vladipen muito obrigada. Estava querendo mandar para Tondela. Eles exigem? Mais uma dúvida... Recebi por e-mail a certidão do meu avô português, posso imprimir e enviar ou precisa ser original? Li várias discussões aqui do fórum mas ainda me restaram algumas dúvidas.
@Andressa Gouveia, Se seu avô português nasceu antes de 1911, precisará pedir uma cópia certificada na conservatória e terá um custo . Se nasceu após esse ano bastam os dados ou a cópia desse e-mail.
Eu liguei no cartório e eles disseram que não podem fazer a cópia reprográfica no verso da certidão de inteiro teor, mas falaram que me entregam dois documentos separados. A certidão de inteiro teor e a cópia reprográfica autenticada. Achei que estão me entregando duas certidões e fazendo isso para me cobrar mais. A conservatória aceita apenas a cópia reprográfica autenticada e apostilada como certidão ?
Pessoal, é preciso cópia reprográfica da certidão de casamento e nascimento da cônjuge brasileira para fins de transcrição de casamento em Ponta Delgada? Já vi pessoas dizendo que sim e outras dizendo que não. Alguém tem algum parecer final???? Mandei e-mail para a conservatória citada, mas estou ansioso demais para esperar hehehe
Vou fazer o processo de transcrição do casamento dos meus sogros por PD. O Cartório onde meu sogro foi registrado não quer fornecer a certidão de nascimento por cópia reprográfica, será que Portugal aceita somente a certidão de inteiro teor apostilada?
Comentários
Tenho uma dúvida e talvez algum participante do fórum possa me ajudar com a sua experiência.
Dei entrada no pedido de nacionalidade no consulado de São Paulo, entregando minha documentação rigorosamente como me fora solicitado, em agosto de 2016. Estava aguardando a incorporação do processo na conservatória de Lisboa. Na semana passada, recebi um email do consulado e fiquei feliz da vida, acreditando que estariam me informando da conclusão do processo, afinal já haviam se passado mais ou menos 6 meses, que é o prazo médio informado para a incorporação. Tive uma surpresa desagradável, porque o email solicitava o envio de nova certidão de nascimento, desta vez com cópia reprográfica e apostilamento, além da cópia do RG também com a tal da Apostila de Haia. Já providenciei as certidões (mais 280 reais, além dos 2.000 reais que eu já havia pago ao consulado...)
Minha dúvida é: Ao entregar essas novas certidões apostiladas ao consulado, o meu processo em Lisboa volta para o final da fila? Será que vou ter que aguardar novamente o prazo médio de 6 meses ???
Alguém já teve experiência semelhante?
Obrigado
No meu caso, havia enviado também a minha certidão de casamento, e esta não foi solicitada novamente com apostilamento. Achei estranho. Espero que não venham me solicitar daqui a 6 meses novamente.
E o pior é não conseguir falar com a pessoa responsável pelo meu processo no consulado. Não atendem telefone e não respondem email. E paguei 2000 reais por esse serviço.
Obrigada
Ja vi muitas dúvidas quanto a isso em outras discussões mas ainda não sei o que fazer.
Poderiam me ajudar na dúvida abaixo?
Recebi a seguinte exigência: "Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros"
- No processo eu já havia enviado a Original da certidão de nascimento de inteiro teor, só não enviei por cópia reprográfica do livro (fotocópia). Nesse caso, eu teria que novamente pedir outra certidão (frente) e a reprografia do livro (verso) ou poderia ser somente a cópia reprográfica?
- Após a entrega dessa exigência via correio, a previsão de espera é mais 9 meses para o recebimento da certidão de Nascimento Portuguesa? Alguém já passou por isso? Depois do envio das exigências, qual foi o prazo da resposta deles?
Aguardo ajuda! Rs... Obrigado!
sim. Deve pedir nova certidão, a do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assinar e apostilada.
Quanto ao tempo de espera, depende para onde você enviou seus documentos. Mas, 9 meses? Enviou para Lisboa?
Eu passei pela mesma situação recentemente. Já havia enviado tudo como foi exigido pelo consulado na época, e agora fui surpreendido pela novas exigências.
Mandei apenas a cópia reprográfica com apostilamento. É apenas uma folha. A cópia do livro na frente e a apostila no verso.
Segundo a informação do cartório, não é necessário o reconhecimento de firma do escrevente, uma vez que a apostila contém essa certificação.
Pediram-me também uma cópia do RG apostilada. Fique atento para isso.
Quanto ao prazo, também estou na dúvida. Receio que o meu processo volte para o final da fila e precise aguardar todo o prazo novamente.
Mas confesso que fiquei confuso, pois o comentário da Marcia diverge do comentário do FabioHenrique. Eu realmente gostaria de saber se será necessário pedir outra certidão de inteiro teor? Acredito que não, né? Somente a cópia reprográfica com apostilamento, correto?
Quanto ao prazo, podíamos ser mais persistentes, pois eles precisam nos dar uma posição. Não é possível que tenhamos que aguardar mais 6/9 meses para receber o registro.Obrigado!
A divergência entre o meu comentário e o da Márcia é apenas com relação ao reconhecimento de firma do escrevente na certidão reprográfica. A informação que eu recebi foi que, uma vez que a certidão é apostilada, não é necessário o reconhecimento de firma do escrevente, porque na apostila já consta um código que é atribuído ao cartório (ou ao oficial/escrevente, não tenho certeza) que é reconhecido internacionalmente.
Quanto ao prazo, o consulado me orientou a entrar em contato com a conservatória do registo civil em Lisboa, responsável pelo meu processo, pedindo prioridade. Caso tenha uma resposta positiva por parte de Lisboa, eu teria que avisar ao consulado.Foi o que me sugeriram. Não fiquei muito empolgado com essa possibilidade. Como não tenho urgência, ainda não tentei entrar em contato com eles.
Ontem fui buscar a certidão do meu pai para fazer a atribuição dele e depois a minha. Depois de 2 semanas ligando para o cartório que fica em Barra do Pirai, tentando conseguir uma única certidão (de inteiro teor por cópia reprográfica) eles insistiram veementemente que isso não seria possível. Como o cartório fica em outra cidade, fui para tentar resolver pessoalmente mas eles continuaram dizendo que o que eu queria era impossível. Por fim, resolvi aceitar o que eles queriam e paguei por duas certidões.
Como Tondela não está mais conseguindo verificar os documentos previamente, minha dúvida persiste e não me deixa dormir. Será que eles vão aceitar mandando as duas certidões???? A de inteiro teor e uma reprográfica. Alguém tem algum relato de que será aceito dessa forma?
Se seu avô português nasceu antes de 1911, precisará pedir uma cópia certificada na conservatória e terá um custo . Se nasceu após esse ano bastam os dados ou a cópia desse e-mail.
Aceitam. Porém, se a reprográfica estiver indecifrável envie a digitada também.
Não há exigência de certidões reprográficas para transcrição de casamento, apenas as digitadas de inteiro teor apostilada.
http://www.cartorio4zona.com.br/site/?page_id=26
Vou requerer a cidadania para minha esposa, pelo casamento. A certidão de nascimento dela tem que ser por cópia reprográfica ?
não, certidão de inteiro teor apenas, apostilada.