@baruch, Ovar começou a concluir alguns processos de abril. Penso que o seu esteja para sair. Ligue na LR e aguarde mais um pouco. O tempo que as Conservatórias tem levado para concluir os processos tem aumentado consideravelmente, mas ainda levam a metade do tempo do Consulado.
Boa noite pessoal. Atualizando os dados. A carta com meu assento chegou hoje!! Foi postada no dia 13/09 em Ovar, chegou em Lisboa dia 14/09, no mesmo dia seguiu para o Brasil, Curitiba recebeu no dia 22/09 e hoje no Rio.
@caiodib, também é possível que algumas pessoas não estão atualizando a planilha ou simplesmente pararam de vir ao fórum , quando receberam o assento. Pode ser que estejam quase acabando ABRIL , esperança .....
Olá, O processo do meu avô está na Planilha (José Rodrigues Pereira). Entrou para despacho no dia 20/04 e até agora não recebi nenhuma informação de que foi concluído. Liguei na LR no começo da Semana passada, o rapaz disse que estava para ser concluído e me pediu para esperar mais um pouco. Assim que for concluído eu devo ser notificado por e-mail, certo? Para que a minha mãe (Filha do José) possa tirar a cidadania por atribuição é preciso transcrever o casamento do meu avô?
Boa noite @juniorssz. A planilha é colaborativa, ou seja, qualquer um pode editar incluindo/atualizando seus próprios processos. Porém, se tiver dificuldade em incluir, pode mandar os dados por aqui mesmo que eu adiciono no excel.
Bom dia pessoal, Após várias tentativas consegui marcar o Consulado Português para o dia 27 de novembro para fazer o cartão cidadão., para confirmar a marcação preciso pagar até amanhã, e pagando não poderei mais mudar o dia agendado. Receio que o cartão cidadão não fique pronto em dezembro para minha viagem, embora algumas pessoas no fórum digam que o tempo é de 20 dias, quando meu sobrinho pediu o cartão cidadão em abril o prazo dado foi 20 dias, mas só ficou pronto em 40 dias!!! Vcs acham que consigo agendar uma data mais perto, por conta de uma desistência? Para início de novembro? Sei que é imprevisível, mas alguém no fórum teve uma experiência de conseguir um agendamento mais rápido??? Obrigada pela dica.
@Maria da Gloria não sei qual objetivo de sua viagem, se sair do Brasil com passaporte do brasileiro é necessario passagem de ida e volta. Tem um relato no forum de uma pessoa que Tirou o CC em portugal em 1 dia com taxa extra. http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/54247/#Comment_54247 Direto de Lisboa em um dia. Maria Acredito que isso não atrapalhe a viagem o ruim é ter q comprar passagem de volta e um custo extra. Uma dúvida saindo a nacionalidade o primeiro passo é dar entrada no cartão cidadão? Começando a pesquisar agora, a dúvida é como funciona a carta PIN e o CC.
@Maria da Glória. Três dias depois que você pagar o boleto vai aparecer para você a opção de alterar a data. Você poderá continuar tentando antecipar. O pagamento garante o agendamento feito e permite uma possível alteração. Pra mim já apareceu essa opção de datas para a mudança.
Obrigada Família Machado e Moacir Vasconcelos Junior.
Moacir a minha viagem é para morar em Portugal, por isso não quero ter que sair com o passaporte brasileiro.
Quanto a sua dúvida o passo após a aquisição de nacionalidade é fazer o cartão cidadão no Consulado Português no Rio ou São Paulo (não sei a sua residência), e que só é feito com agendamento ou caso queira e esteja indo passear em Portugal fazer por lá mesmo. No caso de mulheres casadas que mudaram o nome é necessário fazer a transcrição do casamento primeiro para então fazer o cartão cidadão (por conta da alteração do sobrenome) e principalmente no caso de ter filhos para poder passar a nacionalidade para eles. Com os homens não é tão necessário já que não há mudanças no sobrenome (embora as conservatórias digam que precisam dizer quando casam), Mas alguém com mais experiência pode me corrigir se estiver errada!!
Aconteceu exatamente comigo, quando marquei pra minha mãe. Agendei um dia qualquer, paguei boleto, e depois disso fiquei acompanhando pra ver se tinha data mais próxima. Na quinta feira passada, consegui agendamento logo para o dia seguinte. Antes do processo da minha mãe ficar pronto, eu já acompanhava, e por dois momentos entrei e vi agendamento pro dia seguinte. Tente, vc conseguirá! Todas as vezes que vi, por coincidência ou não, foram após a meia noite, até no máximo 00:40!
Sobre ir pra Portugal, até onde sei não precisa de passaporte, apenas o CC, não?
Olá a todos, É com muita felicidade que lhes digo que acabei de falar com a Isabel na LR e fui informado que o processo de meu avô José Rodrigues Pereira foi concluído! A carta me foi enviada no dia 21 deste mês (Quinta Feira). Então o Processo foi para despacho no dia 20/04 e foi finalizado no dia 21/09, ou seja, 5 meses. Muito Obrigado a todos que me ajudaram durante o Processo, peço por gentileza que alguém atualize na planilha. Seguimos agora para o processo da minha mãe! Abraços a todos.
Pelo que estou vendo, já estão finalizando os do mês de Abril, pela lógica (tomara) já começam os do mês de Maio e se tudo der certo, eu assim como todo mundo aqui, receberemos logo aquele e-mail salvador da Lurdes, no meu caso acho que em Novembro! Está andando!!!
Aproveitando que o pessoal está falando sobre CC, segue abaixo notícia de hoje, dia 28/09/2017:
Há novas regras para o cartão de cidadão
A partir de segunda-feira, o cartão de cidadão passa a ser válido por dez anos para maiores de 25 anos e a renovação vai poder ser feita pela internet. Para os mais pobres, o cartão vai ser gratuito.
Há novas regras para o cartão de cidadão. Segundo a portaria publicada em Diário da República, a partir de segunda-feira (2 de outubro) quem com mais de 25 anos fizer o cartão de cidadão vai pagar mais, mas também vai poder manter o mesmo cartão por mais tempo: dez anos. A renovação vai passar a poder ser feita pela internet.
A última alteração à lei que criou o cartão de cidadão, em 2007, foi feita em junho e veio estabelecer, entre outras novidades, que o cartão de cidadão é obrigatório para todos os cidadãos portugueses até 20 dias após o seu registo de nascimento. Agora, as alterações introduzidas aqui trazem mudanças no acesso informático ao cartão, à sua validade — estendendo-a de cinco para dez anos para cidadãos com mais de 25 anos — e permitindo a sua renovação através da internet em qualquer lugar (isto só a partir de dezembro). Mais. Vão ser introduzidas novas formas de alterar o PIN, isto por 5 euros.
As novidades têm um preço, fixado nesta portaria , mas não para todos. Segundo a lei, vai haver situações de redução de preço, isenção ou mesmo gratuitidade nos casos em que o requerente comprove insuficiência económica ou se encontre internado em instituição de assistência ou de beneficência.
A emissão ou renovação de um cartão de cidadão vai custar 15 euros quando válido por cinco anos e 18 quando a validade for de dez (isto com entrega normal). Com entrega urgente o preço duplica no primeiro caso e passa a 30 euros para cartões de cidadãos com mais de 25 anos e com validade de dez anos. Os preços também variam quando a entrega é feita no estrangeiro, para os cidadãos emigrantes, por exemplo. São mais cinco euros do que o estabelecido para a entrega em território nacional em ambos os cartões e em entregas normais.
@Maria da Gloria, verifique com a companhia que for viajar a possibilidade de comprar somente passagem de ida mesmo sem o CC (caso não seja possível fazer cá). Explique a eles a situação, pois o SEF já se manifestou que a exigência da volta fica a cargo da companhia aérea.
Hoje enfim consegui o número do processo do meu sogro. Alguém pode colocar na planilha por favor. Processo 40xxx/2017 está para despacho. Foi recebido em Ovar dia 29/05 e o Vale foi sacado dia 22/06. Não sei dizer a data que ele foi numerado. Agora é só aguardar para dar entrada no processo do meu esposo e filhos.
Sim @Assis como tenho uma agendamento para a próxima semana para prosseguir com o processo resolvi mandar email, pois sempre que ligava para a linha de registros era informada que o processo não havia sido numerado. Escrevi um e-mail para a Lurdes em cima da confirmação do agendamento, solicitando informações a cerca do processo e ela me repassou todos os dados e confirmou o agendamento, demorou mais de 10 dias para responder.
Pessoal, bom dia! Meus processos chegaram dia 26/06 em Ovar. Lurdes confirmou que a documentação estava certinha... Até o momento não foi gerado número de processo. Alguém tem alguma novidade quanto ao andamento dos processos de lá? Grata.
Comentários
https://excel.officeapps.live.com/x/_layouts/mobile/mXL.aspx?Fi=SD7765F646C744639!146&H=emul&C=5_810_BN1-SKY-WAC-WSHI&ui=pt-BR&rs=en-US&wdo=1&wde=xlsm&wdp=3&su=537722090438280761&ad=en-US&sc=host=&cy=canary&ak=t=0&s=0&v=!AJfPooMrXkl1TPA&aid=0bc4455d-a22d-4ad1-bdf2-5b4bc1ca7447&m=pt-br&wdMobileHost=2
Estamos na mesma situação, meu processo foi aberto em 18/05 e esta pra despacho.
Atualizando os dados. A carta com meu assento chegou hoje!! Foi postada no dia 13/09 em Ovar, chegou em Lisboa dia 14/09, no mesmo dia seguiu para o Brasil, Curitiba recebeu no dia 22/09 e hoje no Rio.
A sua abriu !! Obrigada
O processo do meu avô está na Planilha (José Rodrigues Pereira). Entrou para despacho no dia 20/04 e até agora não recebi nenhuma informação de que foi concluído. Liguei na LR no começo da Semana passada, o rapaz disse que estava para ser concluído e me pediu para esperar mais um pouco. Assim que for concluído eu devo ser notificado por e-mail, certo?
Para que a minha mãe (Filha do José) possa tirar a cidadania por atribuição é preciso transcrever o casamento do meu avô?
Após várias tentativas consegui marcar o Consulado Português para o dia 27 de novembro para fazer o cartão cidadão., para confirmar a marcação preciso pagar até amanhã, e pagando não poderei mais mudar o dia agendado. Receio que o cartão cidadão não fique pronto em dezembro para minha viagem, embora algumas pessoas no fórum digam que o tempo é de 20 dias, quando meu sobrinho pediu o cartão cidadão em abril o prazo dado foi 20 dias, mas só ficou pronto em 40 dias!!! Vcs acham que consigo agendar uma data mais perto, por conta de uma desistência? Para início de novembro? Sei que é imprevisível, mas alguém no fórum teve uma experiência de conseguir um agendamento mais rápido???
Obrigada pela dica.
Direto de Lisboa em um dia. Maria Acredito que isso não atrapalhe a viagem o ruim é ter q comprar passagem de volta e um custo extra.
Uma dúvida saindo a nacionalidade o primeiro passo é dar entrada no cartão cidadão?
Começando a pesquisar agora, a dúvida é como funciona a carta PIN e o CC.
Moacir a minha viagem é para morar em Portugal, por isso não quero ter que sair com o passaporte brasileiro.
Quanto a sua dúvida o passo após a aquisição de nacionalidade é fazer o cartão cidadão no Consulado Português no Rio ou São Paulo (não sei a sua residência), e que só é feito com agendamento ou caso queira e esteja indo passear em Portugal fazer por lá mesmo. No caso de mulheres casadas que mudaram o nome é necessário fazer a transcrição do casamento primeiro para então fazer o cartão cidadão (por conta da alteração do sobrenome) e principalmente no caso de ter filhos para poder passar a nacionalidade para eles. Com os homens não é tão necessário já que não há mudanças no sobrenome (embora as conservatórias digam que precisam dizer quando casam), Mas alguém com mais experiência pode me corrigir se estiver errada!!
Aconteceu exatamente comigo, quando marquei pra minha mãe. Agendei um dia qualquer, paguei boleto, e depois disso fiquei acompanhando pra ver se tinha data mais próxima. Na quinta feira passada, consegui agendamento logo para o dia seguinte. Antes do processo da minha mãe ficar pronto, eu já acompanhava, e por dois momentos entrei e vi agendamento pro dia seguinte. Tente, vc conseguirá! Todas as vezes que vi, por coincidência ou não, foram após a meia noite, até no máximo 00:40!
Sobre ir pra Portugal, até onde sei não precisa de passaporte, apenas o CC, não?
É com muita felicidade que lhes digo que acabei de falar com a Isabel na LR e fui informado que o processo de meu avô José Rodrigues Pereira foi concluído! A carta me foi enviada no dia 21 deste mês (Quinta Feira). Então o Processo foi para despacho no dia 20/04 e foi finalizado no dia 21/09, ou seja, 5 meses. Muito Obrigado a todos que me ajudaram durante o Processo, peço por gentileza que alguém atualize na planilha. Seguimos agora para o processo da minha mãe! Abraços a todos.
Sim, também acho que só precisa do CC para ir para Portugal.
Há novas regras para o cartão de cidadão
A partir de segunda-feira, o cartão de cidadão passa a ser válido por dez anos para maiores de 25 anos e a renovação vai poder ser feita pela internet. Para os mais pobres, o cartão vai ser gratuito.
Há novas regras para o cartão de cidadão. Segundo a portaria publicada em Diário da República, a partir de segunda-feira (2 de outubro) quem com mais de 25 anos fizer o cartão de cidadão vai pagar mais, mas também vai poder manter o mesmo cartão por mais tempo: dez anos. A renovação vai passar a poder ser feita pela internet.
A última alteração à lei que criou o cartão de cidadão, em 2007, foi feita em junho e veio estabelecer, entre outras novidades, que o cartão de cidadão é obrigatório para todos os cidadãos portugueses até 20 dias após o seu registo de nascimento. Agora, as alterações introduzidas aqui trazem mudanças no acesso informático ao cartão, à sua validade — estendendo-a de cinco para dez anos para cidadãos com mais de 25 anos — e permitindo a sua renovação através da internet em qualquer lugar (isto só a partir de dezembro). Mais. Vão ser introduzidas novas formas de alterar o PIN, isto por 5 euros.
As novidades têm um preço, fixado nesta portaria , mas não para todos. Segundo a lei, vai haver situações de redução de preço, isenção ou mesmo gratuitidade nos casos em que o requerente comprove insuficiência económica ou se encontre internado em instituição de assistência ou de beneficência.
A emissão ou renovação de um cartão de cidadão vai custar 15 euros quando válido por cinco anos e 18 quando a validade for de dez (isto com entrega normal). Com entrega urgente o preço duplica no primeiro caso e passa a 30 euros para cartões de cidadãos com mais de 25 anos e com validade de dez anos. Os preços também variam quando a entrega é feita no estrangeiro, para os cidadãos emigrantes, por exemplo. São mais cinco euros do que o estabelecido para a entrega em território nacional em ambos os cartões e em entregas normais.
http://observador.pt/2017/09/28/ha-novas-regras-para-o-cartao-de-cidadao/
Processo 40xxx/2017 está para despacho.
Foi recebido em Ovar dia 29/05 e o Vale foi sacado dia 22/06.
Não sei dizer a data que ele foi numerado.
Agora é só aguardar para dar entrada no processo do meu esposo e filhos.
Obrigada caiodib, irei tentar junto a companhia aérea.
Meus processos chegaram dia 26/06 em Ovar. Lurdes confirmou que a documentação estava certinha...
Até o momento não foi gerado número de processo.
Alguém tem alguma novidade quanto ao andamento dos processos de lá?
Grata.
Alguém na mesma situação ???
civil.ovar@irn.mj.pt