@Izadora Paula por favor mande notícias depois de ligar na LR. O meu processo também foi numerado em maio... Vamos torcer pra finalizarem o quanto antes hehehe...
Pessoal, gostaria ja de antemào agradecer todas as dicas e informações que recebi aqui no Fórum. Estava sofrendo desde o inicio do ano por acreditar que teria que fazer tudo pelo Consulado, o qual fui uma vez e em 3 horas só atenderam 1 pessoa. É inacredita'vel!
Depois que entrei no fórum, em menos de 1 semana, juntei os documentos necessarios, e hoje despachei nos Correios, conforme orientações recebida aqui, para Ovar.
Agora resta ter paciencia e esperar maiores informações. Vcs tem atualizado alguma planilha para controle?
Agradeço novamente toda a atenção! E vamos que vamos!
Olá senhores, queria saber se algum de vocês pode me mostrar onde tem o passo a passo (mais atualizado possível). Aparentemente já tenho os documentos...
Só para contextualizar o caso, o requerente é filho do português. A mãe não é portuguesa, na certidão de nascimento quem declarou foi o pai (como português). E o pai está morto. Sendo assim: - É necessário fazer a transcrição de casamento? - É necessário fazer a transcrição de óbito?
@mcmartin bom dia; seu caso é o mesmo que o meu; minha mão é brasileira, meu pai é português nato, porém já falecido. Eu fiz a transcrição do casamento via Consulado aqui em Porto Alegre, e a consul informou que para minha atribuição, não era necessário fazer a transcrição do óbito em Portugal.
Boa tarde, alguem poderia me ajudar? Gostaria de saber alguma informação se o vale postal que enviei em 10/07/2017 foi sacado uma vez que não recebi qualquer informação a respeito, existe algum link que poderia ter essa informação.
@robertamachado tomara... ainda preciso dar entrada na minha atribuição! @mcmartin o pessoal aqui costuma fazer pelas conservatórias em Portugal. Me indicaram algumas que não precisam de transcrição, já que meu pai (português) foi quem me registrou... gente, me corrijam se eu estiver falando besteira!
Foi nesse fórum que descobri a possibilidade de realizar o processo da cidadania portuguesa através de um CRC em Portugal. Pois bem, entrei em contato via telefone com o CRC de Ovar, peguei todas as instruções e inclusive as recebi por e-mail. Juntei toda a documentação, devidamente apostilada, enviei por correio e paguei o Vale Postal. Custo de cartório mais vale postal excedeu um pouco a casa dos mil reais. Acontece que eu fiz isso em Abril/2017, até hoje não tive um retorno e o CRC de Ovar não atende mais telefone e nem responde e-mail. Estou com a sensação de que perdi dinheiro e tempo.
@Baruch primeiro como vale passou de mil reais considerando q nacionalidade é 175 euros e atribuição 120, no forum aconselhamos a todo tempo manter o processo separado. Ovar esta atolado, ligue para LR e confirme se seu processo foi enumerado. Até o momento você não disse quando deu entrada existe uma planilha e datas aonde acompanhamos. Ovar para transcrição não é recomendada pois demora muito. Não adianta ligar para Ovar muito menos mandar email, acompanhe pela LR aconselho via skype por 10 reais vc liga ilimitado para Portugal. Você não perdeu tempo nem dinheiro, o problema de Ovar que é lento todo processo se vc enviou atribuição + transcrição no mesmo processo se prepare para um ano para conclusão em média.
O vale deu em torno de 700 reais. Os custos totais passou de mil reais por conta dos documentos que precisam ser apostilados. Eu dei entrada em Abril/2017. O que é LR? Como entro em contato? Posso ligar pelo celular mesmo, meu plano consome os minutos normais da franquia quando a ligação é para alguns países da Europa (Portugal incluso).
@Moacir quanto a transcrição do casamento, sim, é exigida e a enviei, inclusive anexei ao processo; digo quanto a transcrição do óbito; a mesma não é exigida.
@Gabriel Espindola Pereira eu sei que é exigida, porém algumas pessoas postaram alegando que com o Português sendo o declarante não precisava por isso falei que não posso assegurar o correto é transcrever sim! Todo nacional Português nascido em território ou fora de território nacional deve informar.
Boa tarde a todos, Ligamos na LR para saber o status do processo de nacionalidade da minha mãe (do mês de Maio). E a informação que o rapaz passou é que, segundo as palavras dele, "já está em despacho para o conservador". Alguém com experiência saberia nos dizer se isto é sinal de que logo finaliza o processo ?
@OVicente esta igual ao meu, provavelmente na mesa do conservador para ele dar a ultima olhada assinar. Deste ponto volta para Lurdes e ela lança no sistema.
Comentários
O meu processo também foi numerado em maio... Vamos torcer pra finalizarem o quanto antes hehehe...
Estava sofrendo desde o inicio do ano por acreditar que teria que fazer tudo pelo Consulado, o qual fui uma vez e em 3 horas só atenderam 1 pessoa. É inacredita'vel!
Depois que entrei no fórum, em menos de 1 semana, juntei os documentos necessarios, e hoje despachei nos Correios, conforme orientações recebida aqui, para Ovar.
Agora resta ter paciencia e esperar maiores informações. Vcs tem atualizado alguma planilha para controle?
Agradeço novamente toda a atenção! E vamos que vamos!
Sendo assim:
- É necessário fazer a transcrição de casamento?
- É necessário fazer a transcrição de óbito?
@mcmartin o pessoal aqui costuma fazer pelas conservatórias em Portugal.
Me indicaram algumas que não precisam de transcrição, já que meu pai (português) foi quem me registrou...
gente, me corrijam se eu estiver falando besteira!
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Foi nesse fórum que descobri a possibilidade de realizar o processo da cidadania portuguesa através de um CRC em Portugal.
Pois bem, entrei em contato via telefone com o CRC de Ovar, peguei todas as instruções e inclusive as recebi por e-mail.
Juntei toda a documentação, devidamente apostilada, enviei por correio e paguei o Vale Postal. Custo de cartório mais vale postal excedeu um pouco a casa dos mil reais. Acontece que eu fiz isso em Abril/2017, até hoje não tive um retorno e o CRC de Ovar não atende mais telefone e nem responde e-mail. Estou com a sensação de que perdi dinheiro e tempo.
Como devo proceder?
Não adianta ligar para Ovar muito menos mandar email, acompanhe pela LR aconselho via skype por 10 reais vc liga ilimitado para Portugal.
Você não perdeu tempo nem dinheiro, o problema de Ovar que é lento todo processo se vc enviou atribuição + transcrição no mesmo processo se prepare para um ano para conclusão em média.
O vale deu em torno de 700 reais. Os custos totais passou de mil reais por conta dos documentos que precisam ser apostilados.
Eu dei entrada em Abril/2017.
O que é LR? Como entro em contato? Posso ligar pelo celular mesmo, meu plano consome os minutos normais da franquia quando a ligação é para alguns países da Europa (Portugal incluso).
Aguardo, e desde já, muito obrigado.
Fala que vc deu entrada no processo nome e dia de nascimento
Ligamos na LR para saber o status do processo de nacionalidade da minha mãe (do mês de Maio).
E a informação que o rapaz passou é que, segundo as palavras dele, "já está em despacho para o conservador".
Alguém com experiência saberia nos dizer se isto é sinal de que logo finaliza o processo ?
Obrigado