@machadorj normalmente é no site dos correios de portugal o CTT, você entra no site, preenche com as informações e depois eles entram em contato com a data que o vale postal foi sacado.
@fesalles siiim, acho que até o final do mês sai, fase de despacho é rápido, depois vem registro e acabou, o que demora é todo o processo até chegar em despacho.
@machadorj são várias etapas que o processo passa, uma delas é a de despacho, que tudo é analisado pelo conservador e ele dá o OK se o processo está tudo direitinho ( no caso de aquisição ) e no caso de atribuição ele verifica tudo e depois assina. ai os papeis voltam para conservatória para registrar tudo no sistema deles e ai depois seu processo conclui. isso tudo se consulta ligando para a linha de registros.
Boa tarde pessoal, Continuo aguardando meu processo. Estou indo para seis meses de espera, sendo que está para despacho desde 06 de abril, sendo que acho que meu processo não tem qualquer tipo de problema. Cada vez mais ansiosa.
Pessoal, alguém sabe dizer, ou tem alguma ideia, sobre o tempo que está levando para o término de cada processo, um processo de atribuição está levando quanto tempo? e uma transcrição de casamento está levando quanto tempo? e quando os processos seguem juntos, atribuição + transcrição de casamento, está levando quanto tempo? Essa informação se torna necessária para que tenhamos mais paciência em aguardar o término dos nossos processos!!! HAJA CORAÇÃO!!!
A planilha está atualizada, sim. Os processos estão demorando mesmo. Não tem o que fazer além de esperar. Estou lá com 2 processos, meu e do meu irmão.
@Assis, por Ovar eu assumiria que HOJE está demorando uns 200 dias pelo menos. Já temos processos com quase 180 dias sem conclusão.
Não mande junto os processos. Transcrição de casamento faça sempre por Ponta Delgada, leva uns 20 dias para ficar pronto. Ou, se for do RJ, a conclusão via consulado do Rio é dada no mesmo dia (complicado é agendar rsrs).
@Assis, os processos têm demorado mais e mais a cada período de tempo. Os últimos processos concluídos são de fevereiro/março se não me engano. Uma transcrição em Ovar demora pelo menos 3 meses para fazer, então se enviou processos juntos, some este tempo, pois a transcrição só será iniciada após o fim do processo de atribuição. Só para se ter uma ideia, meu primo enviou o processo de atribuição dele mais o casamento em janeiro. A atribuição ficou pronta em maio, e o casamento em agosto. Tenho outro primo com processo de atribuição mais transcrição enviados em junho, e vou acompanhando também.
Mandei a atribuição de minha mãe em 7 de junho de 2017 para OVAR, e a documentação foi recebida por uma pessoa chamada Margarida em 14 de junho de 2017, ainda não sei como anda esse processo, já fiz a transcrição de casamento de meus avós em OVAR, na minha visão esse processo não deveria demorar pois me parece muito simples, o que está pegando é o numero muito grande de processos que chegam a OVAR todos os dias!!! HAJA CORAÇÃO!!!
Meus docs. foram recebidos em Ovar 26/06 e o vale sacado em 28/06; sabendo do período de férias em Portugal, não verifiquei nada ainda na linha de Registos e nem liguei nem e-mail para Conservatória, conforme sempre solicitado. Meu processo é relativamente fácil, é somente a minha atribuição, visto que meu pai era português.
Será que esse tempo estipulado de 200, 180 dias se aplica para cada processo? Pois vejo que a maioria do pessoal precisa sempre atribuir a mãe, pai, avós.. No meu caso, sendo somente do meu pai para mim, já com o casamento averbado em Portugal, será que seria esse o prazo também???
Se for assim, começo a ficar apreensivo e um pouco arrependido de não ter enviado para outra Conservatória mais tranquila, como Mangualde hehe.. Acho que resta aguardar, estando com meu passaporte até Março, está o, se for antes solto foguetes.
Bom dia pessoal! Tenho boas notícias!!!! Liguei para a Linha de Registros há alguns minutos atrás e recebi a notícia que meu processo já foi despachado e encontra-se agora na elaboração de registro. Sinal que com a chegada de setembro as coisas começaram a ser resolvidas!!!!!!!!!!
@Maria da Gloria Muito boa a noticia.. Ainda bem que as coisas estao andando por la.. Tentei ligar la tambem para saber do processo da minha avo, mas ainda esta para despacho. Espero que em breve tenha novidades no processo dela tambem
Bom dia pessoal. Acabo de ligar na Linha de Registros para pegar a numeração do processo da minha mãe, que foi enviado dia 29/06, porém infelizmente ainda não consta o número no sistema. Já enviei e-mail para o pessoal do CTT para saber se o vale postal já foi, ao menos, sacado, mas não me retornaram também. Pelo que eu li aqui, vi uma pessoa em uma situação parecida com a minha, dizendo que o vale postal já foi sacado mas o processo ainda não foi numerado. To começando a ficar preocupada, alguém me diz se é isso mesmo? Não quero ficar ligando nem enviando e-mails para não atrapalhar o andamento deles, mas essa situação de não saber o que está acontecendo me deixa mega apreensiva! Alguém sabe me dizer se eles enviam um e-mail com o número do processo ao ser iniciado? Vamos torcer para que agora em setembro as coisas comecem a andar! Obrigada e desculpa a mensagem gigante, rs. Beijos!
@Gabriel Espindola Pereira, seu processo deverá ser concluído em novembro / dezembro, e as coisas estarão prontas antes de março. Não existe uma Conservatória tranquila, ou mais vazia. Todas estão abarrotadas de processos e os consulados nem agendam mais processos de nacionalidade para este ano. A tendência é que os processos demorem um pouco mais, mas se os documentos estão todos corretos, não tem com o que se preocupar.
@Maria da Gloria, seu processo já está no final. Se já foi despachado favoravelmente, significa que já é portuguesa, necessitando apenas de aguardar a feitura do registo. Prepare o bacalhau e o vinho.
@julianafernandes__ Meu caso é parecido com o seu, mandei o processo de atribuição de minha mãe começo de Julho, recebido dia 10/07/17, CTT informou que o vale foi sacado dia 19/07, porém ainda não foi numerado. Liguei ontem para linha de registros e a atendente me perguntou quando eu enviei e ela me disse que essa demora para numerar pode ser devido as férias mesmo, portanto infelizmente é esperar, o que me faz pensar que o processo só anda com ele já numerado nesse caso ao meu entender é como se tivesse perdido , julho e agosto, enfim torcendo para eles numerarem o quanto antes!!!
Boa tarde, @Gabriel Espindola Pereira meu processo foi recebido e datado no final de março e para despacho no dia 06 de abril e era só minha atribuição. Com certeza o seu estará pronto no final do ano conforme caiodib falou para você. Caiodib com certeza vou preparar o bacalhau!!. rsrs
@caiodib Tens razão, essa era minha previsão inicial, Novembro / Dezembro, com o numero do assento, já dou entrada no CC aqui no consulado, o que acho que leva mais uns 40 dias, certo? Aí o passaporte é jogo rápido, questão de 1 semana aí.
Sobre transcrição de casamento, a quem for faze-la, eu fiz a minha pelo Consulado mesmo aqui em Porto Alegre e ficou pronta em aproximadamente 20 dias, metade do tempo estimado.
Permanecemos no aguardo para aquele bacalhau com vinho e correr pro abraço.
@Silvio Custodio acho que foi o seu caso mesmo que eu vi que era parecido com o meu. Como você conseguiu a informação de que seu vale postal foi sacado?
Bom dia @julianafernandes Também entrei na mesma data 29/06 com o processo da minha mãe representado por uma advogada...e nenhuma posição...todos dizem mesma coisa...período de ferias... poucos funcionários nas conservatórias...milhares de processos... muita desordem nos protocolos dos processos... prazos sem fim... e milhares de euros entrando para Portugal... portanto só temos uma certeza...muita fé em Deus.
Comentários
Meu processo ainda continua em despacho desde do dia 20/05, aguardando.
Vamos ver neste mês, se teremos novidades. Imagino a pilha de processos que devem ter por lá. Porem ainda acho rápido esse prazo de 4 a 6 meses.
Continuo aguardando meu processo. Estou indo para seis meses de espera, sendo que está para despacho desde 06 de abril, sendo que acho que meu processo não tem qualquer tipo de problema.
Cada vez mais ansiosa.
00(+351)(211 95 05 00) digite 1 e depois 1 novamente
A planilha está atualizada, sim. Os processos estão demorando mesmo. Não tem o que fazer além de esperar. Estou lá com 2 processos, meu e do meu irmão.
@Assis, por Ovar eu assumiria que HOJE está demorando uns 200 dias pelo menos. Já temos processos com quase 180 dias sem conclusão.
Não mande junto os processos. Transcrição de casamento faça sempre por Ponta Delgada, leva uns 20 dias para ficar pronto. Ou, se for do RJ, a conclusão via consulado do Rio é dada no mesmo dia (complicado é agendar rsrs).
Uma transcrição em Ovar demora pelo menos 3 meses para fazer, então se enviou processos juntos, some este tempo, pois a transcrição só será iniciada após o fim do processo de atribuição.
Só para se ter uma ideia, meu primo enviou o processo de atribuição dele mais o casamento em janeiro. A atribuição ficou pronta em maio, e o casamento em agosto.
Tenho outro primo com processo de atribuição mais transcrição enviados em junho, e vou acompanhando também.
Meus docs. foram recebidos em Ovar 26/06 e o vale sacado em 28/06; sabendo do período de férias em Portugal, não verifiquei nada ainda na linha de Registos e nem liguei nem e-mail para Conservatória, conforme sempre solicitado. Meu processo é relativamente fácil, é somente a minha atribuição, visto que meu pai era português.
Será que esse tempo estipulado de 200, 180 dias se aplica para cada processo? Pois vejo que a maioria do pessoal precisa sempre atribuir a mãe, pai, avós.. No meu caso, sendo somente do meu pai para mim, já com o casamento averbado em Portugal, será que seria esse o prazo também???
Se for assim, começo a ficar apreensivo e um pouco arrependido de não ter enviado para outra Conservatória mais tranquila, como Mangualde hehe.. Acho que resta aguardar, estando com meu passaporte até Março, está o, se for antes solto foguetes.
Abraço
Tenho boas notícias!!!! Liguei para a Linha de Registros há alguns minutos atrás e recebi a notícia que meu processo já foi despachado e encontra-se agora na elaboração de registro. Sinal que com a chegada de setembro as coisas começaram a ser resolvidas!!!!!!!!!!
boa noticia! Seu processo estava datado de quando? era somente a sua atribuição?
Obrigado
Muito boa a noticia.. Ainda bem que as coisas estao andando por la..
Tentei ligar la tambem para saber do processo da minha avo, mas ainda esta para despacho.
Espero que em breve tenha novidades no processo dela tambem
Já enviei e-mail para o pessoal do CTT para saber se o vale postal já foi, ao menos, sacado, mas não me retornaram também.
Pelo que eu li aqui, vi uma pessoa em uma situação parecida com a minha, dizendo que o vale postal já foi sacado mas o processo ainda não foi numerado.
To começando a ficar preocupada, alguém me diz se é isso mesmo? Não quero ficar ligando nem enviando e-mails para não atrapalhar o andamento deles, mas essa situação de não saber o que está acontecendo me deixa mega apreensiva!
Alguém sabe me dizer se eles enviam um e-mail com o número do processo ao ser iniciado?
Vamos torcer para que agora em setembro as coisas comecem a andar!
Obrigada e desculpa a mensagem gigante, rs. Beijos!
Não existe uma Conservatória tranquila, ou mais vazia. Todas estão abarrotadas de processos e os consulados nem agendam mais processos de nacionalidade para este ano.
A tendência é que os processos demorem um pouco mais, mas se os documentos estão todos corretos, não tem com o que se preocupar.
@Maria da Gloria, seu processo já está no final. Se já foi despachado favoravelmente, significa que já é portuguesa, necessitando apenas de aguardar a feitura do registo. Prepare o bacalhau e o vinho.
Liguei ontem para linha de registros e a atendente me perguntou quando eu enviei e ela me disse que essa demora para numerar pode ser devido as férias mesmo, portanto infelizmente é esperar, o que me faz pensar que o processo só anda com ele já numerado nesse caso ao meu entender é como se tivesse perdido , julho e agosto, enfim torcendo para eles numerarem o quanto antes!!!
@Gabriel Espindola Pereira meu processo foi recebido e datado no final de março e para despacho no dia 06 de abril e era só minha atribuição. Com certeza o seu estará pronto no final do ano conforme caiodib falou para você.
Caiodib com certeza vou preparar o bacalhau!!. rsrs
Sobre transcrição de casamento, a quem for faze-la, eu fiz a minha pelo Consulado mesmo aqui em Porto Alegre e ficou pronta em aproximadamente 20 dias, metade do tempo estimado.
Permanecemos no aguardo para aquele bacalhau com vinho e correr pro abraço.
Não tô nem acreditando! Tudo voltou ao normal na paz de Jesus kkkkkk
Parabéns! Já já será oficialmente tuga!!!
@julianafernandes
Também entrei na mesma data 29/06 com o processo da minha mãe representado por uma advogada...e nenhuma posição...todos dizem mesma coisa...período de ferias... poucos funcionários nas conservatórias...milhares de processos... muita desordem nos protocolos dos processos... prazos sem fim... e milhares de euros entrando para Portugal... portanto só temos uma certeza...muita fé em Deus.