Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

18687899192151

Comentários

• @Celina, VNGaia e ACP não exigem nesse seu caso específico.
  • Boa tarde, gente! Gostaria de saber com certeza se Ovar está aceitando os documentos de atribuição e transcrição de casamento da mesma pessoa. Os documentos para a transcrição expiram em dezembro e estou com medo de esperar sair a atribuição e só então poder enviar os docs pra transcrição e assim eles passarem do prazo de 180 dias... Procurei e aparentemente Ovar era a única que aceitava. Procede?
  • @Celinagv, quando não existe casamento, nenhuma Conservatória vai exigir, mesmo porque não tem o que transcrever se seus pais nunca se casaram.
    Se optar por Ovar, poderá enviar sem problemas.

@Larissa Morelli, Ovar ainda aceita receber processos assim, mas esteja ciente de que vai demorar muito (mais de 6 meses) para conclusão dos dois processos.
  • @caiodib Obrigado!!! Ainda assim, vamos optar por fazer desse jeito por precaução!
  • Bom dia ! Estou querendo enviar o processo da minha sobrinha para Ovar hoje ou amanha , mas estou em duvida quanto a validade do vale postal . Tao proximo do dia 01 , alguem sabe dizer se seria mais correto enviar no inicio do mes ? Obrigada
  • editado August 2017
    @Larissa Morelli não aconselho a dar entrada em processos juntos o prazo para conclusão vai ser de quase 1 ano. A atribuição esta demorando uns 5-6 meses so dar uma olhada na planilha e a transcrição por Ovar demorou no meu caso de 2 de janeiro a dia 28 do mês 5. Tem locais q a transcrição sai em 20 dias.
    Não sei qual é a sua urgência em relação a cidadania, ovar no momento não é das melhores se não tiver pressa sem problemas.
  • CarollaCarolla Member
    editado August 2017
    @Larissa morelli , fiz a transcricao de casamento da minha irma em Ponta Delgada . Foi concluido em 20 dias corridos , agora em julho , apos a chegada . Ja recebi a certidao e estou dando entrada na atribuicao da minha sobrinha em Ovar . Acho que vc ganha tempo enviando para Ponta Delgada , pois uma vez finalizado eles te enviam um e-mail com o numero da certidao de casamento e com ele vc ja encaminha sua atribuicao.
  • Olá @Carolla, eles te enviaram email sinalizando o final do processo ? Isso seria ótimo no meu caso, pois nao perderia o enorme tempo de deslocamento do documento até aqui, mas o pessoal nao costuma receber email, só o documento por correio mesmo...
  • @flavioswerts , como ja fiz a transcricao dos meus pais e a minha em PD , sei que sao bem ageis . Assim depois que a documentacao chega la , espero passar uns 20 dias e se , ate entao eles nao escrevem , eu escrevo questionando. Em todas as vezes o retorno foi em ate 24 hs , positivo , e com o numero da certidao.
  • Entendi @Carolla.. Obrigado.
  • Obrigada @Moacir e @Carolla! No meu caso é a atribuição primeiro, depois a transcrição da mesma pessoa (e não dos pais dela). Como estou fazendo com a família e estava muita confusão e minha mãe estava com medo de até sair a atribuição os documentos que ela pediu para a transcrição expirarem, mandamos juntos. Pode ser que tenhamos que tirar tudo de novo de uma maneira ou de outra, mas pelo menos ela já entregou e agora não fica mais naquela perturbação. Por mim mesmo, eu esperava sair a primeira e mandava correndo pra PD, como foi sugerido no fórum
  • Boa tarde a todos ! Alguém pode confirmar, devido a experiências anteriores rs ... se a partir de setembro os processos de atribuição começarão a serem concluídos?

Tenho lido tópicos do ano passado desta mesma época, e é o que parece acontecer após finalizar as férias dos nossos amigos "tugas" kkk
  • @OVicente Não tem como saber. O número de processos parecem estar aumentando cada vez mais, até da Venezuela estão enviando processos pelos relatos.

O melhor é enviar, e ter paciência, que tudo no final dá certo.
  • @vinicius3 verdade, não há outro jeito além de esperar com paciência. Vai dar tudo certo sim :)

o meu processo foi numerado dia 20/05 e já fazem uns 2 meses que está "em despacho" ...
  • Tudo bem pessoal,
    Preciso de uma orientação do grupo, entrei com o processo de naturalização da minha mãe na CRC de Ovar em 30/06, e que ainda não tenho informações de ter sido enumerado.
    Vendo que constam divergências de sobrenomes entre as certidões de nascimento do meu bisavó (português), do meu avô (falecido) e da minha mãe nascidos aqui no Brasil.
    Lendo vários tópicos aqui no fórum sobre os critérios e procedimentos nas análises dos processos pelos conservadores e exigências caso tiver alguma divergência entre nomes ou sobrenomes entre os assentos dos ascendentes e também agora a exigência para idosos prova de vida de maiores de 65 anos.
    Por essas divergências os conservadores poderá pedir exigências?
    Seria necessário a transcrição da certidão de nascimento do meu avô e da minha mãe aqui no Brasil e como isso seria feito?
    Precisaria solicitar cópias digitalizadas ou repográficas das certidões em inteiro teor apostilada (Haia) dos meus bisavós de nascimento e casamento em Portugal( seria possível por correio) e solicitar a transcrição (correção) no cartório das certidões de nascimento do meu avô e da minha mãe aqui no Brasil?
    Sobre a prova de vida solicitar em cartório e apostilar, está certidão teria o aceite de algum prazo de validade correto entres as CRC de Ovar, sabendo-se do avalanche de processos agora superlotado e muito mais morosos.
    E posteriormente Ovar aceita o recebimento pelo correio destes documentos e podemos anexar antes da análise e possível solicitação de exigência desses documentos para não atrasar ainda mais a conclusão do processo?

Certidão casamento Jose Bento Martins:
    Pai: Joaquim Martins
    Mãe: Joanna Ferreira
    Avós Paterno: Jose Martins / Joanna Martins Fraga
    Avós Materno: João Carvalho / Joanna D`Almeida
    Certidão casamento Maria Rodrigues Feitais:
    Pai: Francisco Rodrigues Feitais
    Mãe: Felicidade Rodrigues Feitais
    Avós paterno: Leandro Rodrigues Feitais / Custódia Ribeiro
    Avós materno: João Rodrigues Feitais / Maria Alves Rodrigues
    Certidão nascimento Carlos Martins:
    Pai: Jose Bento Martins
    Mãe: Maria *Martins Feitaes* (Retirou *Rodrigues* e Acrescentou *Martins*) ( *Feitais* erro de fonética tolerável?)
    Avós paterno: Joaquim Martins / Joanna Ferreira *Fontellas*(Acrescentou *Fontellas*)
    Avós materno: Francisco Rodrigues *Feitaes* e Felicidade Rodrigues *Feitaes* ( *Feitais* erro de fonética tolerável?)
    Certidão nascimento Mabel Martins:
    Pai: Carlos Martins
    Mãe: Nara Tacchi Martins
    Avós paterno: Jose Bento Martins / Maria *Martins Feitaes*
    Avós materno: Dante Tacchi / Vercilia Tacchi

Obrigado a todos e desde já agradeço a valiosa atenção.

• @OVicente Seu processo deve estar sendo concluído em setembro. ACP Porto concluiu um processo de maio agora, primeira notícia de conclusão depois de meses. Agora deve voltar a caminhar tudo normalmente.
  • @OVicente

Então vc reparou que também teve esse mesmo "vácuo" em julho/agosto do ano passado? Eu espero de coração que tudo volte ao normal semana que vem (setembro)! Eu necessito que esse negocio saia, Jesussssss
  • @vinicius3 puxa tomara que sim! Vamos torcer pra não somente o meu, mas os outros que estão na expectativa comecem a concluir.

@Karina Barbosa, sim andei lendo as informações de atribuição em Ovar nesta mesma época (julho/agosto) do ano passado e houve uma boa diminuída nas conclusões dos processos e inclusive na numeração dos mesmos, os vales eram sacados antes do vencimento mas não recebiam imediatamente a numeração, somente depois...rsrs

Mas é como o Vinicius comentou, o volume de processos de lá pra cá aumentou bastante, não tem como ter certeza que será igual este ano ... vamos torcer que sim, acredito que logo começaremos a receber boas notícias!
  • Valeu @OVicente!
    Não vejo a hora de pelo menos os processos voltarem a ser finalizados!
  • @OVicente, os processos começam a sair no começo de setembro, mas a partir da segunda quinzena que as coisas começam a voltar a normalidade.
    Ano passado, alguns processos enviados nesta época foram concluídos fora da ordem de chegada, mas todos estavam finalizados até final de novembro.
  • editado August 2017
    @Marlo, só poderão ser feitas adições quando, e se seu processo cair em exigência.
    Receberá uma carta no endereço indicado ou um e-mail informando dela.

Quanto as retificações, existe uma seção dedicada a isso aqui no fórum. Sugiro dar uma lida nela, e se informar dos procedimentos a serem feitos caso isso seja necessário.
    Erros fonéticos, ou fora da ascendência portuguesa não serão passíveis de retificação.
    Erros em nomes de avós podem (existe a possibilidade ou não) ser tolerados desde que as datas estejam corretas.

Em seu caso, terá de aguardar posição da Conservatória.
  • @caiodib que bom! Vamos aguardar e torcer, se Deus quiser vai dar tudo certo! Obrigado
  • @caiodib obrigado pela atenção
  • Olá pessoal só uma dúvida mandei o processo de atribuição de minha mãe começo de Julho, recebido dia 10/07/17, CTT informou que o vale foi sacado dia 19/07, porém até hoje não foi NUMERADO, enfim alguém mais nessa situação?
  • @Silvio Custodio, todos que enviaram nesta época terão seus processos enumerados em setembro.
  • @caiodib Muito Obrigado, haja paciência kkk
  • Muito bem-vindo setembro! ;)
  • Bom dia Pessoal, alguém tem alguma forma de acompanhar a enumeração dos processos? O meu chegou em Ovar dia 15/07. Li em alguns posts que existe uma lista de consulta. Existe mesmo?
  • MachadoRJMachadoRJ Member
    editado September 2017
    Obrigado @Vlad Pen, realmente parece não estar atualizado. Este número de processo deve ser um número de controle deles certo? Até aparece meu sobrenome como "família machado" mas não sei se é o meu rs...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.