Boa tarde, gente! Gostaria de saber com certeza se Ovar está aceitando os documentos de atribuição e transcrição de casamento da mesma pessoa. Os documentos para a transcrição expiram em dezembro e estou com medo de esperar sair a atribuição e só então poder enviar os docs pra transcrição e assim eles passarem do prazo de 180 dias... Procurei e aparentemente Ovar era a única que aceitava. Procede?
@Celinagv, quando não existe casamento, nenhuma Conservatória vai exigir, mesmo porque não tem o que transcrever se seus pais nunca se casaram. Se optar por Ovar, poderá enviar sem problemas.
@Larissa Morelli, Ovar ainda aceita receber processos assim, mas esteja ciente de que vai demorar muito (mais de 6 meses) para conclusão dos dois processos.
Bom dia ! Estou querendo enviar o processo da minha sobrinha para Ovar hoje ou amanha , mas estou em duvida quanto a validade do vale postal . Tao proximo do dia 01 , alguem sabe dizer se seria mais correto enviar no inicio do mes ? Obrigada
@Larissa Morelli não aconselho a dar entrada em processos juntos o prazo para conclusão vai ser de quase 1 ano. A atribuição esta demorando uns 5-6 meses so dar uma olhada na planilha e a transcrição por Ovar demorou no meu caso de 2 de janeiro a dia 28 do mês 5. Tem locais q a transcrição sai em 20 dias. Não sei qual é a sua urgência em relação a cidadania, ovar no momento não é das melhores se não tiver pressa sem problemas.
@Larissa morelli , fiz a transcricao de casamento da minha irma em Ponta Delgada . Foi concluido em 20 dias corridos , agora em julho , apos a chegada . Ja recebi a certidao e estou dando entrada na atribuicao da minha sobrinha em Ovar . Acho que vc ganha tempo enviando para Ponta Delgada , pois uma vez finalizado eles te enviam um e-mail com o numero da certidao de casamento e com ele vc ja encaminha sua atribuicao.
Olá @Carolla, eles te enviaram email sinalizando o final do processo ? Isso seria ótimo no meu caso, pois nao perderia o enorme tempo de deslocamento do documento até aqui, mas o pessoal nao costuma receber email, só o documento por correio mesmo...
@flavioswerts , como ja fiz a transcricao dos meus pais e a minha em PD , sei que sao bem ageis . Assim depois que a documentacao chega la , espero passar uns 20 dias e se , ate entao eles nao escrevem , eu escrevo questionando. Em todas as vezes o retorno foi em ate 24 hs , positivo , e com o numero da certidao.
Obrigada @Moacir e @Carolla! No meu caso é a atribuição primeiro, depois a transcrição da mesma pessoa (e não dos pais dela). Como estou fazendo com a família e estava muita confusão e minha mãe estava com medo de até sair a atribuição os documentos que ela pediu para a transcrição expirarem, mandamos juntos. Pode ser que tenhamos que tirar tudo de novo de uma maneira ou de outra, mas pelo menos ela já entregou e agora não fica mais naquela perturbação. Por mim mesmo, eu esperava sair a primeira e mandava correndo pra PD, como foi sugerido no fórum
Boa tarde a todos ! Alguém pode confirmar, devido a experiências anteriores rs ... se a partir de setembro os processos de atribuição começarão a serem concluídos?
Tenho lido tópicos do ano passado desta mesma época, e é o que parece acontecer após finalizar as férias dos nossos amigos "tugas" kkk
Tudo bem pessoal, Preciso de uma orientação do grupo, entrei com o processo de naturalização da minha mãe na CRC de Ovar em 30/06, e que ainda não tenho informações de ter sido enumerado. Vendo que constam divergências de sobrenomes entre as certidões de nascimento do meu bisavó (português), do meu avô (falecido) e da minha mãe nascidos aqui no Brasil. Lendo vários tópicos aqui no fórum sobre os critérios e procedimentos nas análises dos processos pelos conservadores e exigências caso tiver alguma divergência entre nomes ou sobrenomes entre os assentos dos ascendentes e também agora a exigência para idosos prova de vida de maiores de 65 anos. Por essas divergências os conservadores poderá pedir exigências? Seria necessário a transcrição da certidão de nascimento do meu avô e da minha mãe aqui no Brasil e como isso seria feito? Precisaria solicitar cópias digitalizadas ou repográficas das certidões em inteiro teor apostilada (Haia) dos meus bisavós de nascimento e casamento em Portugal( seria possível por correio) e solicitar a transcrição (correção) no cartório das certidões de nascimento do meu avô e da minha mãe aqui no Brasil? Sobre a prova de vida solicitar em cartório e apostilar, está certidão teria o aceite de algum prazo de validade correto entres as CRC de Ovar, sabendo-se do avalanche de processos agora superlotado e muito mais morosos. E posteriormente Ovar aceita o recebimento pelo correio destes documentos e podemos anexar antes da análise e possível solicitação de exigência desses documentos para não atrasar ainda mais a conclusão do processo?
Certidão casamento Jose Bento Martins: Pai: Joaquim Martins Mãe: Joanna Ferreira Avós Paterno: Jose Martins / Joanna Martins Fraga Avós Materno: João Carvalho / Joanna D`Almeida Certidão casamento Maria Rodrigues Feitais: Pai: Francisco Rodrigues Feitais Mãe: Felicidade Rodrigues Feitais Avós paterno: Leandro Rodrigues Feitais / Custódia Ribeiro Avós materno: João Rodrigues Feitais / Maria Alves Rodrigues Certidão nascimento Carlos Martins: Pai: Jose Bento Martins Mãe: Maria *Martins Feitaes* (Retirou *Rodrigues* e Acrescentou *Martins*) ( *Feitais* erro de fonética tolerável?) Avós paterno: Joaquim Martins / Joanna Ferreira *Fontellas*(Acrescentou *Fontellas*) Avós materno: Francisco Rodrigues *Feitaes* e Felicidade Rodrigues *Feitaes* ( *Feitais* erro de fonética tolerável?) Certidão nascimento Mabel Martins: Pai: Carlos Martins Mãe: Nara Tacchi Martins Avós paterno: Jose Bento Martins / Maria *Martins Feitaes* Avós materno: Dante Tacchi / Vercilia Tacchi
Obrigado a todos e desde já agradeço a valiosa atenção.
@OVicente Seu processo deve estar sendo concluído em setembro. ACP Porto concluiu um processo de maio agora, primeira notícia de conclusão depois de meses. Agora deve voltar a caminhar tudo normalmente.
Então vc reparou que também teve esse mesmo "vácuo" em julho/agosto do ano passado? Eu espero de coração que tudo volte ao normal semana que vem (setembro)! Eu necessito que esse negocio saia, Jesussssss
@vinicius3 puxa tomara que sim! Vamos torcer pra não somente o meu, mas os outros que estão na expectativa comecem a concluir.
@Karina Barbosa, sim andei lendo as informações de atribuição em Ovar nesta mesma época (julho/agosto) do ano passado e houve uma boa diminuída nas conclusões dos processos e inclusive na numeração dos mesmos, os vales eram sacados antes do vencimento mas não recebiam imediatamente a numeração, somente depois...rsrs
Mas é como o Vinicius comentou, o volume de processos de lá pra cá aumentou bastante, não tem como ter certeza que será igual este ano ... vamos torcer que sim, acredito que logo começaremos a receber boas notícias!
@OVicente, os processos começam a sair no começo de setembro, mas a partir da segunda quinzena que as coisas começam a voltar a normalidade. Ano passado, alguns processos enviados nesta época foram concluídos fora da ordem de chegada, mas todos estavam finalizados até final de novembro.
@Marlo, só poderão ser feitas adições quando, e se seu processo cair em exigência. Receberá uma carta no endereço indicado ou um e-mail informando dela.
Quanto as retificações, existe uma seção dedicada a isso aqui no fórum. Sugiro dar uma lida nela, e se informar dos procedimentos a serem feitos caso isso seja necessário. Erros fonéticos, ou fora da ascendência portuguesa não serão passíveis de retificação. Erros em nomes de avós podem (existe a possibilidade ou não) ser tolerados desde que as datas estejam corretas.
Em seu caso, terá de aguardar posição da Conservatória.
Olá pessoal só uma dúvida mandei o processo de atribuição de minha mãe começo de Julho, recebido dia 10/07/17, CTT informou que o vale foi sacado dia 19/07, porém até hoje não foi NUMERADO, enfim alguém mais nessa situação?
Bom dia Pessoal, alguém tem alguma forma de acompanhar a enumeração dos processos? O meu chegou em Ovar dia 15/07. Li em alguns posts que existe uma lista de consulta. Existe mesmo?
Obrigado @Vlad Pen, realmente parece não estar atualizado. Este número de processo deve ser um número de controle deles certo? Até aparece meu sobrenome como "família machado" mas não sei se é o meu rs...
Comentários
Se optar por Ovar, poderá enviar sem problemas.
@Larissa Morelli, Ovar ainda aceita receber processos assim, mas esteja ciente de que vai demorar muito (mais de 6 meses) para conclusão dos dois processos.
Não sei qual é a sua urgência em relação a cidadania, ovar no momento não é das melhores se não tiver pressa sem problemas.
Tenho lido tópicos do ano passado desta mesma época, e é o que parece acontecer após finalizar as férias dos nossos amigos "tugas" kkk
O melhor é enviar, e ter paciência, que tudo no final dá certo.
o meu processo foi numerado dia 20/05 e já fazem uns 2 meses que está "em despacho" ...
Preciso de uma orientação do grupo, entrei com o processo de naturalização da minha mãe na CRC de Ovar em 30/06, e que ainda não tenho informações de ter sido enumerado.
Vendo que constam divergências de sobrenomes entre as certidões de nascimento do meu bisavó (português), do meu avô (falecido) e da minha mãe nascidos aqui no Brasil.
Lendo vários tópicos aqui no fórum sobre os critérios e procedimentos nas análises dos processos pelos conservadores e exigências caso tiver alguma divergência entre nomes ou sobrenomes entre os assentos dos ascendentes e também agora a exigência para idosos prova de vida de maiores de 65 anos.
Por essas divergências os conservadores poderá pedir exigências?
Seria necessário a transcrição da certidão de nascimento do meu avô e da minha mãe aqui no Brasil e como isso seria feito?
Precisaria solicitar cópias digitalizadas ou repográficas das certidões em inteiro teor apostilada (Haia) dos meus bisavós de nascimento e casamento em Portugal( seria possível por correio) e solicitar a transcrição (correção) no cartório das certidões de nascimento do meu avô e da minha mãe aqui no Brasil?
Sobre a prova de vida solicitar em cartório e apostilar, está certidão teria o aceite de algum prazo de validade correto entres as CRC de Ovar, sabendo-se do avalanche de processos agora superlotado e muito mais morosos.
E posteriormente Ovar aceita o recebimento pelo correio destes documentos e podemos anexar antes da análise e possível solicitação de exigência desses documentos para não atrasar ainda mais a conclusão do processo?
Certidão casamento Jose Bento Martins:
Pai: Joaquim Martins
Mãe: Joanna Ferreira
Avós Paterno: Jose Martins / Joanna Martins Fraga
Avós Materno: João Carvalho / Joanna D`Almeida
Certidão casamento Maria Rodrigues Feitais:
Pai: Francisco Rodrigues Feitais
Mãe: Felicidade Rodrigues Feitais
Avós paterno: Leandro Rodrigues Feitais / Custódia Ribeiro
Avós materno: João Rodrigues Feitais / Maria Alves Rodrigues
Certidão nascimento Carlos Martins:
Pai: Jose Bento Martins
Mãe: Maria *Martins Feitaes* (Retirou *Rodrigues* e Acrescentou *Martins*) ( *Feitais* erro de fonética tolerável?)
Avós paterno: Joaquim Martins / Joanna Ferreira *Fontellas*(Acrescentou *Fontellas*)
Avós materno: Francisco Rodrigues *Feitaes* e Felicidade Rodrigues *Feitaes* ( *Feitais* erro de fonética tolerável?)
Certidão nascimento Mabel Martins:
Pai: Carlos Martins
Mãe: Nara Tacchi Martins
Avós paterno: Jose Bento Martins / Maria *Martins Feitaes*
Avós materno: Dante Tacchi / Vercilia Tacchi
Obrigado a todos e desde já agradeço a valiosa atenção.
Então vc reparou que também teve esse mesmo "vácuo" em julho/agosto do ano passado? Eu espero de coração que tudo volte ao normal semana que vem (setembro)! Eu necessito que esse negocio saia, Jesussssss
@Karina Barbosa, sim andei lendo as informações de atribuição em Ovar nesta mesma época (julho/agosto) do ano passado e houve uma boa diminuída nas conclusões dos processos e inclusive na numeração dos mesmos, os vales eram sacados antes do vencimento mas não recebiam imediatamente a numeração, somente depois...rsrs
Mas é como o Vinicius comentou, o volume de processos de lá pra cá aumentou bastante, não tem como ter certeza que será igual este ano ... vamos torcer que sim, acredito que logo começaremos a receber boas notícias!
Não vejo a hora de pelo menos os processos voltarem a ser finalizados!
Ano passado, alguns processos enviados nesta época foram concluídos fora da ordem de chegada, mas todos estavam finalizados até final de novembro.
Receberá uma carta no endereço indicado ou um e-mail informando dela.
Quanto as retificações, existe uma seção dedicada a isso aqui no fórum. Sugiro dar uma lida nela, e se informar dos procedimentos a serem feitos caso isso seja necessário.
Erros fonéticos, ou fora da ascendência portuguesa não serão passíveis de retificação.
Erros em nomes de avós podem (existe a possibilidade ou não) ser tolerados desde que as datas estejam corretas.
Em seu caso, terá de aguardar posição da Conservatória.
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=07765f646c744639&page=view&resid=7765F646C744639!129&parId=7765F646C744639!105&authkey=!AJfPooMrXkl1TPA&app=Excel