Bom dia pessoal, Obrigada caiodib. Obrigada Karina Barbosa e desculpe minha pergunta anterior, desconhecia que não poderia perguntar sobre isso. Meire no meu caso estou tirando a atribuição, pois meus pais eram portugueses, e pelo que consta está para despacho desde março (acredito que já esteja no fim do processo, se Deus quiser), mas ainda não fiz a transcrição de casamento pois aguardo meu assentamento. Logo que tiver o assento irei transcrever meu casamento e fazer a atribuição de minhas filhas maiores. Por isso já estou tratando dos documentos.
Prezados, primeiramente gostaria de pedir desculpas caso tenha desrespeitado alguma norma do fórum, embora, não tenha postado nenhum nome e ou indicação de qualquer profissional via fórum, o que se daria de forma privada e caso houvesse interesse!!! Fica aqui registrado meu pedido de desculpa!!!
Recentemente foi concluído o processo de um parente de 55 anos cuja emissão do RG datava de 1981. Como na época do envio do processo o Detran estava em greve e pelo fato desse parente residir no interior (onde os cartórios ainda não faziam apostilamento), foi enviado para Tondela a xerox apostilada do RG antigo, a xerox autenticada da CNH emitida em 2016 e a CNH original vencida em 2016 juntamente com uma carta explicativa de toda a situação.
É claro que para requerentes idosos, nada melhor do que um RG super recente para eliminar a necessidade da Prova de Vida
Pessoal, boa tarde! Fui para Portugal no mês de julho. No dia 14/07 estive em Ovar, pois meu processo de atribuição está lá desde março deste ano. Conheci pessoalmente a Sra. Lurdes, uma pessoa muito educada e atenciosa. Ela me disse que eles estão recebendo uma média de 200 processos por dia, só do Brasil, fora os de outros países, e não estão conseguindo atender mais a demanda no tempo de 4 messes e que possivelmente esse prazo aumentará muito. Precisam dar prioridade para quem está trabalhando ou estudando em Portugal. E a estimativa para o meu processo (que foi numerado em 30/03) é ficar pronto por volta de setembro/outubro. Disse ainda que a nova lei aprovada para atribuição de netos fez com que multiplicasse o numero de pedidos, estes estão sendo enviados para a CRC Lisboa, pois obrigatoriamente precisam ser finalizados por lá. Não adianta enviá-los para Ovar. No dia em que estive lá eles estavam analisando os processos de 14/03/2017, ainda. A Conservatória tem muitas outras atividades, como efetuar Cartão Cidadão, Passaporte, além das normais de um cartório. Contei 9 funcionários atendendo ao publico. Considero não ser mais viável mandar para Ovar eles estão extremamente sobrecarregados.
Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda do fórum, dei entrada em Ovar ao processo de atribuição do meu sogro e quando finalizar darei entrada ao processo do meu marido e posteriormente a de nossos filhos. Antes de iniciar o processo em abril tirei algumas dúvidas coma Lurdes, muito simpática, ainda conseguia responder e-mails. Na época perguntei se era obrigatória a transcrição do casamento do meu sogro após o processo dele finalizado e obtive a seguinte resposta:
"Depende que dos anos de nascimento dos filhos. Se for anetes de 01/04/1978 será sim de transcrever o casamento,; se os filhos tiveram nascidos depois de 01/04/1978 depende de quem prestou a declaração e se foi prestado logo a seguir ao nascimento (como menos de um ano). Cps Lurdes Dias"
Meu esposo nasceu em 1983, logo pelo e-mail que recebi não seria necessária a transcrição, porém muita coisa está mudando, já estou com agendamento confirmado para outubro, caso o processo do meu sogro finalize até lá. Será que terei que fazer a transcrição do casamento dele realmente, ou posso ir tranquila apenas os documentos do meu marido para iniciar o processo dele? Caso contrário tenho que ir logo atras das certidões necessárias para realizar a transcrição e os custos irão aumentar, aqui no meu estado cada certidão custa R$295,00.
@FamiliaMachado sobre o q vc disse " Disse ainda que a nova lei aprovada para atribuição de netos fez com que multiplicasse o numero de pedidos, estes estão sendo enviados para a CRC Lisboa, pois obrigatoriamente precisam ser finalizados por lá. Não adianta enviá-los para Ovar"
Esses processos encaminhados a Lisboa não são os que deram entrada pela lei antiga 6.4 certo?.
Eu estou aguardando o processo de minha mãe finalizar (numerado em abril) e já tenho agendado pro meu em novembro. Ainda tendo que fazer uma transcrição de casamento no meio dos dois processos. Agora, sinceramente, não sei nem mais o que fazer.
Meu Deus! Estou de mudança no meio de Dezembro para lá. E ainda tenho que transcrever o casamento e conseguir junto ao Consulado do Rio de Janeiro o cartão cidadão e o passaporte! Não vai dar tempo!!!!!!!!!!!!
@Vlad Pen, é possível enviar processos de atribuição de netos para qualquer Conservatória, mas como não possuem competência, remetem para Lisboa. Os que se encaixam no artigo 6.º 4, continuam da mesma forma.
@Maria da Gloria, e @Karina Barbosa, vão preparando os documentos da transcrição de casamento para enviar assim que receberem o número do Assento. O importante é que tenham pelo menos o CC em mãos quando forem para Portugal. Tudo será muito corrido, mas vai sim dar tempo.
@FamiliaMachado Ja que estão superlotados voce teria algum outro conservatório para indicar ? Eu acabei de mandar um email pedindo mais detalhes sobre a naturalização por atribuição. Mas se tiver algum outro conservatório ja ajudaria muito. Muito obrigado.
Enviei meus processos (2 filhos menores) para Ovar, que foram numerados 22/05. Há tempos não acessava esse fórum e vi que agora existe uma planilha. Coloquei meus dados na planilha, na posição 44, mas acho que fiz alguma besteira. Alguém pode consertar? Grato!
Já está tudo pronto por aqui, só aguardando a conclusão de Ovar. Caso sigam o que a colega @Familia Machado falou, infelizmente não vai dar tempo pra mim. Estou marcada presencialmente em Ovar em 09/11 e até lá a cidadania e a transcrição de casamento de minha mãe deverão estar prontos. Infelizmente terei de entrar em contato com eles pra saber o que será possível fazer.
@Vlad Pen, correto. Segundo a Lurdes, os processos enviados com base na LEI NOVA de atribuição para netos estão sendo todos remetidos para Lisboa, pois as Conservatórias não podem dar a palavra final em virtude de exigências específicas. Então mandar para a Conservatória atrasa não só o processo de quem envia, como dá mais trabalho para os funcionários das Conservatórias que terão que separá-los e enviá-los para Lisboa.
PESSOAL, Como estive hospedada em Braga, fiquei sabendo por lá, por meio de brasileiros que conheci, que BRAGA está fazendo em até 30 dias, para quem vai fazer o processo pessoalmente . Não aceita processos enviados pelo correio. Para quem vai a Portugal, uma boa opção é fazer pessoalmente em Braga. Se eu soubesse disso antes não teria enviado a documentação para OVAR e teria feito por Braga.
@PauloPaganJr A mais rápida no momento é a Conservatória de Mangualde e recebe pelos correios. Pessoas que mandaram para lá na mesma data em que eu enviei para Ovar já receberam o assento de nascimento e eu ainda não.
@Karina Barbosa, se o processo de sua mãe ficar pronto muito em cima da hora, leve os documentos da transcrição para fazer lá mesmo, em alguma CRC do Porto 3ª ou 4ª. Se o processo de transcrição não estiver concluído até a data de sua atribuição, explique a situação a Ovar, e farão toda a análise, e o deferimento assim que o de casamento ficar pronto.
Comentários
Tem mais ou menos um mês que eu não vejo conclusão de processos por Ovar.
Obrigada caiodib.
Obrigada Karina Barbosa e desculpe minha pergunta anterior, desconhecia que não poderia perguntar sobre isso.
Meire no meu caso estou tirando a atribuição, pois meus pais eram portugueses, e pelo que consta está para despacho desde março (acredito que já esteja no fim do processo, se Deus quiser), mas ainda não fiz a transcrição de casamento pois aguardo meu assentamento. Logo que tiver o assento irei transcrever meu casamento e fazer a atribuição de minhas filhas maiores. Por isso já estou tratando dos documentos.
Sem problemas
Alguma novidade sobre os processos?
Obrigada
Boa sorte para nós
Dedsde julho que a CNH vencida pode ser utilizada como documento de identificação.
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/07/carteira-de-motorista-vencida-vale-como-documento-de-identificacao
Assim, seria bom questionar à conservatória sobre a aceitação da mesma enviando o link acima.
Recentemente foi concluído o processo de um parente de 55 anos cuja emissão do RG datava de 1981. Como na época do envio do processo o Detran estava em greve e pelo fato desse parente residir no interior (onde os cartórios ainda não faziam apostilamento), foi enviado para Tondela a xerox apostilada do RG antigo, a xerox autenticada da CNH emitida em 2016 e a CNH original vencida em 2016 juntamente com uma carta explicativa de toda a situação.
É claro que para requerentes idosos, nada melhor do que um RG super recente para eliminar a necessidade da Prova de Vida
Fui para Portugal no mês de julho. No dia 14/07 estive em Ovar, pois meu processo de atribuição está lá desde março deste ano. Conheci pessoalmente a Sra. Lurdes, uma pessoa muito educada e atenciosa. Ela me disse que eles estão recebendo uma média de 200 processos por dia, só do Brasil, fora os de outros países, e não estão conseguindo atender mais a demanda no tempo de 4 messes e que possivelmente esse prazo aumentará muito. Precisam dar prioridade para quem está trabalhando ou estudando em Portugal. E a estimativa para o meu processo (que foi numerado em 30/03) é ficar pronto por volta de setembro/outubro. Disse ainda que a nova lei aprovada para atribuição de netos fez com que multiplicasse o numero de pedidos, estes estão sendo enviados para a CRC Lisboa, pois obrigatoriamente precisam ser finalizados por lá. Não adianta enviá-los para Ovar.
No dia em que estive lá eles estavam analisando os processos de 14/03/2017, ainda. A Conservatória tem muitas outras atividades, como efetuar Cartão Cidadão, Passaporte, além das normais de um cartório. Contei 9 funcionários atendendo ao publico. Considero não ser mais viável mandar para Ovar eles estão extremamente sobrecarregados.
"Depende que dos anos de nascimento dos filhos. Se for anetes de 01/04/1978 será sim de transcrever o casamento,; se os filhos tiveram nascidos depois de 01/04/1978 depende de quem prestou a declaração e se foi prestado logo a seguir ao nascimento (como menos de um ano).
Cps
Lurdes Dias"
Meu esposo nasceu em 1983, logo pelo e-mail que recebi não seria necessária a transcrição, porém muita coisa está mudando, já estou com agendamento confirmado para outubro, caso o processo do meu sogro finalize até lá. Será que terei que fazer a transcrição do casamento dele realmente, ou posso ir tranquila apenas os documentos do meu marido para iniciar o processo dele? Caso contrário tenho que ir logo atras das certidões necessárias para realizar a transcrição e os custos irão aumentar, aqui no meu estado cada certidão custa R$295,00.
Esses processos encaminhados a Lisboa não são os que deram entrada pela lei antiga 6.4 certo?.
Os que se encaixam no artigo 6.º 4, continuam da mesma forma.
Tudo será muito corrido, mas vai sim dar tempo.
Já está tudo pronto por aqui, só aguardando a conclusão de Ovar. Caso sigam o que a colega @Familia Machado falou, infelizmente não vai dar tempo pra mim. Estou marcada presencialmente em Ovar em 09/11 e até lá a cidadania e a transcrição de casamento de minha mãe deverão estar prontos. Infelizmente terei de entrar em contato com eles pra saber o que será possível fazer.
Como estive hospedada em Braga, fiquei sabendo por lá, por meio de brasileiros que conheci, que BRAGA está fazendo em até 30 dias, para quem vai fazer o processo pessoalmente . Não aceita processos enviados pelo correio. Para quem vai a Portugal, uma boa opção é fazer pessoalmente em Braga. Se eu soubesse disso antes não teria enviado a documentação para OVAR e teria feito por Braga.
A mais rápida no momento é a Conservatória de Mangualde e recebe pelos correios. Pessoas que mandaram para lá na mesma data em que eu enviei para Ovar já receberam o assento de nascimento e eu ainda não.