Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

18384868889151

Comentários

• Nenhuma novidade ?
  • @augusto1370

Tem mais ou menos um mês que eu não vejo conclusão de processos por Ovar.
  • Bom dia pessoal,
    Obrigada caiodib.
    Obrigada Karina Barbosa e desculpe minha pergunta anterior, desconhecia que não poderia perguntar sobre isso.
    Meire no meu caso estou tirando a atribuição, pois meus pais eram portugueses, e pelo que consta está para despacho desde março (acredito que já esteja no fim do processo, se Deus quiser), mas ainda não fiz a transcrição de casamento pois aguardo meu assentamento. Logo que tiver o assento irei transcrever meu casamento e fazer a atribuição de minhas filhas maiores. Por isso já estou tratando dos documentos.
  • @Maria da Glória

Sem problemas :)
  • Prezados, primeiramente gostaria de pedir desculpas caso tenha desrespeitado alguma norma do fórum, embora, não tenha postado nenhum nome e ou indicação de qualquer profissional via fórum, o que se daria de forma privada e caso houvesse interesse!!! Fica aqui registrado meu pedido de desculpa!!!
  • Boa noite,
    Alguma novidade sobre os processos?
    Obrigada
  • A gente tenta ficar tranquilo? A gente tenta! Mas um mês sem nenhuma finalização de processo dos colegas do grupo, é tenso.
  • acho que quando vier também vai ser um atrás do outro. pelo menos assim espero.
  • Ta complicado mesmo.. a ansiedade só aumenta.. espero que agora em agosto saiam os processos.
    Boa sorte para nós
  • A Lurdes deve estar de férias no Algarve...rsrsrs
  • E o senhorzinho conservador deve estar de boa na lagoa por Portugal também hehe
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado August 2017
    @PessoALL,

Dedsde julho que a CNH vencida pode ser utilizada como documento de identificação.
    http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/07/carteira-de-motorista-vencida-vale-como-documento-de-identificacao
    Assim, seria bom questionar à conservatória sobre a aceitação da mesma enviando o link acima.

Recentemente foi concluído o processo de um parente de 55 anos cuja emissão do RG datava de 1981. Como na época do envio do processo o Detran estava em greve e pelo fato desse parente residir no interior (onde os cartórios ainda não faziam apostilamento), foi enviado para Tondela a xerox apostilada do RG antigo, a xerox autenticada da CNH emitida em 2016 e a CNH original vencida em 2016 juntamente com uma carta explicativa de toda a situação.

É claro que para requerentes idosos, nada melhor do que um RG super recente para eliminar a necessidade da Prova de Vida
  • Pessoal, boa tarde!
    Fui para Portugal no mês de julho. No dia 14/07 estive em Ovar, pois meu processo de atribuição está lá desde março deste ano. Conheci pessoalmente a Sra. Lurdes, uma pessoa muito educada e atenciosa. Ela me disse que eles estão recebendo uma média de 200 processos por dia, só do Brasil, fora os de outros países, e não estão conseguindo atender mais a demanda no tempo de 4 messes e que possivelmente esse prazo aumentará muito. Precisam dar prioridade para quem está trabalhando ou estudando em Portugal. E a estimativa para o meu processo (que foi numerado em 30/03) é ficar pronto por volta de setembro/outubro. Disse ainda que a nova lei aprovada para atribuição de netos fez com que multiplicasse o numero de pedidos, estes estão sendo enviados para a CRC Lisboa, pois obrigatoriamente precisam ser finalizados por lá. Não adianta enviá-los para Ovar.
    No dia em que estive lá eles estavam analisando os processos de 14/03/2017, ainda. A Conservatória tem muitas outras atividades, como efetuar Cartão Cidadão, Passaporte, além das normais de um cartório. Contei 9 funcionários atendendo ao publico. Considero não ser mais viável mandar para Ovar eles estão extremamente sobrecarregados.
  • eita jesus amado :/ só restar ter paciência
  • Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda do fórum, dei entrada em Ovar ao processo de atribuição do meu sogro e quando finalizar darei entrada ao processo do meu marido e posteriormente a de nossos filhos. Antes de iniciar o processo em abril tirei algumas dúvidas coma Lurdes, muito simpática, ainda conseguia responder e-mails. Na época perguntei se era obrigatória a transcrição do casamento do meu sogro após o processo dele finalizado e obtive a seguinte resposta:

"Depende que dos anos de nascimento dos filhos. Se for anetes de 01/04/1978 será sim de transcrever o casamento,; se os filhos tiveram nascidos depois de 01/04/1978 depende de quem prestou a declaração e se foi prestado logo a seguir ao nascimento (como menos de um ano).
    Cps
    Lurdes Dias"

Meu esposo nasceu em 1983, logo pelo e-mail que recebi não seria necessária a transcrição, porém muita coisa está mudando, já estou com agendamento confirmado para outubro, caso o processo do meu sogro finalize até lá. Será que terei que fazer a transcrição do casamento dele realmente, ou posso ir tranquila apenas os documentos do meu marido para iniciar o processo dele? Caso contrário tenho que ir logo atras das certidões necessárias para realizar a transcrição e os custos irão aumentar, aqui no meu estado cada certidão custa R$295,00.
  • @FamiliaMachado sobre o q vc disse " Disse ainda que a nova lei aprovada para atribuição de netos fez com que multiplicasse o numero de pedidos, estes estão sendo enviados para a CRC Lisboa, pois obrigatoriamente precisam ser finalizados por lá. Não adianta enviá-los para Ovar"

Esses processos encaminhados a Lisboa não são os que deram entrada pela lei antiga 6.4 certo?.

• Eu estou aguardando o processo de minha mãe finalizar (numerado em abril) e já tenho agendado pro meu em novembro. Ainda tendo que fazer uma transcrição de casamento no meio dos dois processos. Agora, sinceramente, não sei nem mais o que fazer.
  • Meu Deus! Estou de mudança no meio de Dezembro para lá. E ainda tenho que transcrever o casamento e conseguir junto ao Consulado do Rio de Janeiro o cartão cidadão e o passaporte! Não vai dar tempo!!!!!!!!!!!!
  • editado August 2017
    @Vlad Pen, é possível enviar processos de atribuição de netos para qualquer Conservatória, mas como não possuem competência, remetem para Lisboa.
    Os que se encaixam no artigo 6.º 4, continuam da mesma forma.
  • Estou na mesma situação que vc, @Maria da Gloria!
  • @Maria da Gloria, e @Karina Barbosa, vão preparando os documentos da transcrição de casamento para enviar assim que receberem o número do Assento. O importante é que tenham pelo menos o CC em mãos quando forem para Portugal.
    Tudo será muito corrido, mas vai sim dar tempo.
  • @FamiliaMachado Ja que estão superlotados voce teria algum outro conservatório para indicar ? Eu acabei de mandar um email pedindo mais detalhes sobre a naturalização por atribuição. Mas se tiver algum outro conservatório ja ajudaria muito. Muito obrigado.
  • Enviei meus processos (2 filhos menores) para Ovar, que foram numerados 22/05. Há tempos não acessava esse fórum e vi que agora existe uma planilha. Coloquei meus dados na planilha, na posição 44, mas acho que fiz alguma besteira. Alguém pode consertar? Grato!
  • @caiodib

Já está tudo pronto por aqui, só aguardando a conclusão de Ovar. Caso sigam o que a colega @Familia Machado falou, infelizmente não vai dar tempo pra mim. Estou marcada presencialmente em Ovar em 09/11 e até lá a cidadania e a transcrição de casamento de minha mãe deverão estar prontos. Infelizmente terei de entrar em contato com eles pra saber o que será possível fazer.
  • editado August 2017
    @Vlad Pen, correto. Segundo a Lurdes, os processos enviados com base na LEI NOVA de atribuição para netos estão sendo todos remetidos para Lisboa, pois as Conservatórias não podem dar a palavra final em virtude de exigências específicas. Então mandar para a Conservatória atrasa não só o processo de quem envia, como dá mais trabalho para os funcionários das Conservatórias que terão que separá-los e enviá-los para Lisboa.
  • PESSOAL,
    Como estive hospedada em Braga, fiquei sabendo por lá, por meio de brasileiros que conheci, que BRAGA está fazendo em até 30 dias, para quem vai fazer o processo pessoalmente . Não aceita processos enviados pelo correio. Para quem vai a Portugal, uma boa opção é fazer pessoalmente em Braga. Se eu soubesse disso antes não teria enviado a documentação para OVAR e teria feito por Braga.
  • editado August 2017
    @PauloPaganJr
    A mais rápida no momento é a Conservatória de Mangualde e recebe pelos correios. Pessoas que mandaram para lá na mesma data em que eu enviei para Ovar já receberam o assento de nascimento e eu ainda não.
  • editado August 2017
    @Karina Barbosa, se o processo de sua mãe ficar pronto muito em cima da hora, leve os documentos da transcrição para fazer lá mesmo, em alguma CRC do Porto 3ª ou 4ª. Se o processo de transcrição não estiver concluído até a data de sua atribuição, explique a situação a Ovar, e farão toda a análise, e o deferimento assim que o de casamento ficar pronto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.