A questão da validade da certidão varia de conservatória para conservatória. Quando fiz transcrição pelo Porto, a funcionária disse que uma vez apostilada, não há validade. Claro que essa informação muda de conservatória para conservatória, mas validade de 6 meses eu não tinha ouvido falar... no mínimo 1 ano.
@maria Adelaide muito obrigada pela confirmação. Nós ficamos sempre muito com pe atrás de esquecer de fazer algo ou deles nao aceitarem neh. Mas espero que tudo dê certo. Mais uma vez obrigada....
@moacir Vasconcelos todas tem menos de 6 meses... comecei a tirar elas em janeiro para nao ter este problema mesmo. Já ouvi falar aqui no forum igual a @karina Barbosa disse que uma vez apostilado eles não tem validade. Mas pra nao ter problema peguei tudo com menos de 6 meses. E marquei a transcrição com 1 semana de antecedência das atribuições para da um tempo bom para ficar pronta. Espero que de certo!!!
Muito obrigada a todos. E eu vou contando aqui de acordo que eu for fazendo o processo la.
Prezados, boa noite!!! Enviei 3 processos para a conservatória de OVAR em 01/11/2016, são eles: transcrição do casamento de meus avós portugueses, e a transcrição de óbito de ambos, avô e avó!!! A documentação foi recebida na data de 22/11/2016 pois é a data que consta no aviso de AR...Até o momento não recebi nenhum comunicado, se já possui numero os processos, se eles sacaram o vale postal, se tem algum erro, se está tudo certo, etc, etc...Estou ficando preocupado, pergunto aos amigos que já passaram por essa situação, isso é normal ou devo entrar em contato com eles??? Muito grato a quem dedicar um comentário...
Assis , vc pode tentar pelo CTT, estou repassando a dica do Nilton Hessel q postou em outro tópico ,mas eu ainda tentaria direto na Conservatória.
Para consultar o status do VALE POSTAL o envio e então vá á página da ctt.pt...abrindo *CONTATOS* na parte inferior da página você encontra um espaço destinado para tirar dúvidas/perguntas frequentes...etc...preenche então esse campo com sua solicitação de consulta do *Status de Vale Postal Internacional*...Coloque TODOS os dados do VALE em questão...
***É importante colocar na solicitação TODOS os dados do Vale Postal...
Pessoal, Vou transcrever o casamento do meu pai (brasileiro, nascido em junho de 1950, com assento português emitido em Fev de 2017), como faço para preencher os dados de nacionalidade dele no documento de transcrição?
Ficaria dessa forma? Ex.: Eu, Danilo, em nome de meu pai "Fulano de tal", brasileiro, nascido em 1950, com nacionalidade portuguesa emitida em xx/xx/2017, sob o numero de registo XYZ002, venho REQUERER A V. EXª A TRANSCRIÇÃO DO SEU CASAMENTO etc...
Obs.: quando fiz a transcrição da minha avó neste mesmo modelo foi fácil, pois ela era nascida em Portugal, agora com o meu pai que tem dupla cidadania fiquei em dúvida...
Por favor, quem puder esclarecer se é preciso declarar o registo português na transcrição do casamento e também sugerir o termo mais usual para isso eu agradeço muito.
@Danilo O contrário. Não precisa dizwer que é brasileiro. Diga "português, nascido em ..." Afinal, ele quer que seu casamento seja transcrito no assento de nascimento português. Para a conservatória de Portugal, ele ser brasileiro também é irrelevante.
Você pode citar o número de assento se quiser, no pedido. O que fazemos em geral é mandar uma xerox simples do assento de nascimento junto, assim não tem erro. Porém, se você não tiver o assento, aí seria bom escrever "Fulano, portugués, com registo de nascimento XZY/2017 da Conservatória dos Regostos Centrais de Lisboa, nascido em 5 de julho de 1950..."
Pessoal, estou tentando ligar para a conservatória de OVAR, porém, uma gravação diz: "não possível completar a sua chamada, verifique o numero discado", estou tentando da seguinte forma: 00+XX+351+256574933 (onde XX é a operadora) alguém sabe se mudou o telefone ou tem alguma coisa errado???
Theresa Lima, bom dia!!! Peço que leia meu post logo acima, depois do exposto acima tenho a acrescentar o motivo de não responderem as minhas mensagens, já mandei 3 mensagens espaçadas de 1 semana entre elas, e nada, isso está me deixando preocupado e ansioso!!! Afinal já estamos indo para 6 meses!!! Grato por sua ajuda, só tenho a agradecer pela ajuda de todos nesse fórum!!!
Theresa Lima, Estou replicando minha mensagem anterior no fórum para sua opinião!!! segue abaixo:
"Prezados, boa noite!!! Enviei 3 processos para a conservatória de OVAR em 01/11/2016, são eles: transcrição do casamento de meus avós portugueses, e a transcrição de óbito de ambos, avô e avó!!! A documentação foi recebida na data de 22/11/2016 pois é a data que consta no aviso de AR...Até o momento não recebi nenhum comunicado, se já possui numero os processos, se eles sacaram o vale postal, se tem algum erro, se está tudo certo, etc, etc...Estou ficando preocupado, pergunto aos amigos que já passaram por essa situação, isso é normal ou devo entrar em contato com eles??? Muito grato a quem dedicar um comentário"...
@Assis cada processo em ovar é demorado, a transcrição de casamento demorou 5 meses para minha mãe. Ligue diretamente para lá! Use o skype existe um plano de 7 reais por mês para ligação ilimitada para Portugal. Provavelmente o primeiro casamento já foi feito + na dúvida envie um email para outra conservatória vazia e pergunte como se encontra o casamento de seus avós. Uma pesquisa de Assento é de graça e feita na hora, aconselho q a conservatória original na qual eles nasceram.
Para saber se o Vale Postal foi postado é só preencher o item 2 do formulário da CTT informando o número do VP, o valor em euros, o nome do Remetente, o Destinatário com o endereço completo, a data da postagem e a Agência de Correios onde foi postado (nome e endereço completo - Brasil) no link
Irão te responder em alguns dias. Quando os processos são numerados é feito os saques dos VP. Você também pode telefonar aos Correios ou comparecer na agência em que postou os VP para saber se eles retornaram (se não retornaram é porque já foram sacados).
É uma boa a dica do @Moacir de enviar e-mails para às conservatórias responsáveis pelos assentos dos seus avós, perguntando sobrea as transcrições (eles poderão consultar no sistema). Contudo, telefonar para a LR não surtirá efeito já que a LR só tem acesso aos processos de nacionalidade.
A insistência para não telefonar reside no fato da sra. Lurdes ser a única a tratar dos processos de nacionalidade e é por isso que desestimulamos os telefonemas.
Um outro detalhe importante é que normalmente Ovar não remete numeração de processos e cada transcrição dura cerca de 4 meses para ser concluído. Assim, calcule cerca de 9 meses para finalização. Teria sido melhor ter enviado para Ponta Delgada que cada transcrição conclui em cerca de 20 dias.
Por favor, sabem me dizer se Ovar aceita cópia reprográfica das certidões de IT?
No meu processo decidi tirar as certidões por copia reprográfica, pois no processo do meu pai tive muitos problemas com erros de digitação do pessoal do cartório... foi um inferno...
@Cynthia e @Theresa, obrigado pelas orientações e esclarecimentos acima.
Olá pessoal boa tarde. Eu quero fugir do serviço dos correios. Eu tenho um amigo que mora em Londres eu posso colocar o endereço dele no pedido da cidadania da minha mãe, do averbamento, e da minha cidadania para Portugal mandar para Londres ? Porque eu acredito que seria bem mais rápido do que a espera aqui pq só para a receita federal autorizar o envio do documento vindo do estrangeiro são 40 dias. Alguém pode me informar se posso fazer isso ? Obrigadoo
@augusto1370 Olha eu indicaria DHL express custa do rio para ovar por volta de 240 reais com seguro de docs que paga ate 1000 se acontecer algo com os documentos por + 10 reais só. Não viaja via DHL são 6 dias uteis se n estou enganado.
Lembrando que você precisa dos números e não dos documentos ou seja, transcreve o casamento e envia o próximo processo só lembra que os processos estão demorando 4-5 meses para terminarem.
Muito Obrigado pessoal. Lurdes de Ovar só me pediu a certidão nascimento da minha mãe apostilada, a certidão de nascimento da minha avó integral com o casamento transcrito veio de Portugal aqui pro Brasil mas esta presa na receita federal esperando a liberação.
Telefone para os Correios e reclame. Não demora tudo isso, não. Acontece que os Correios ficaram numa greve branca (operação tartaruga) até a poucos dias atrás e não devem ter atualizado ainda o status no sistema. Ou então extraviou. Abra uma reclamação. É tempo demais.
Quem precisar fazer Transcriçao de casamento que façam em Ponta Delgada, tá super rápido . Eu fiz lá graças às dicas das super meninas do fórum....mas não demorem pq daqui a pouco se tornará mais demorada.
Comentários
Mais uma vez obrigada....
@moacir Vasconcelos todas tem menos de 6 meses... comecei a tirar elas em janeiro para nao ter este problema mesmo. Já ouvi falar aqui no forum igual a @karina Barbosa disse que uma vez apostilado eles não tem validade. Mas pra nao ter problema peguei tudo com menos de 6 meses. E marquei a transcrição com 1 semana de antecedência das atribuições para da um tempo bom para ficar pronta. Espero que de certo!!!
Muito obrigada a todos. E eu vou contando aqui de acordo que eu for fazendo o processo la.
Fez certo, na dúvida, fazer tudo com as certidões bem novinhas!!!!
Boa sorte pra você!!!
Para consultar o status do VALE POSTAL o envio e então vá á página da ctt.pt...abrindo *CONTATOS* na parte inferior da página você encontra um espaço destinado para tirar dúvidas/perguntas frequentes...etc...preenche então esse campo com sua solicitação de consulta do *Status de Vale Postal Internacional*...Coloque TODOS os dados do VALE em questão...
***É importante colocar na solicitação TODOS os dados do Vale Postal...
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Vou transcrever o casamento do meu pai (brasileiro, nascido em junho de 1950, com assento português emitido em Fev de 2017), como faço para preencher os dados de nacionalidade dele no documento de transcrição?
Ficaria dessa forma? Ex.:
Eu, Danilo, em nome de meu pai "Fulano de tal", brasileiro, nascido em 1950, com nacionalidade portuguesa emitida em xx/xx/2017, sob o numero de registo XYZ002, venho REQUERER A V. EXª A TRANSCRIÇÃO DO SEU CASAMENTO etc...
Obs.: quando fiz a transcrição da minha avó neste mesmo modelo foi fácil, pois ela era nascida em Portugal, agora com o meu pai que tem dupla cidadania fiquei em dúvida...
Por favor, quem puder esclarecer se é preciso declarar o registo português na transcrição do casamento e também sugerir o termo mais usual para isso eu agradeço muito.
O contrário. Não precisa dizwer que é brasileiro. Diga "português, nascido em ..."
Afinal, ele quer que seu casamento seja transcrito no assento de nascimento português. Para a conservatória de Portugal, ele ser brasileiro também é irrelevante.
Complementando a @Cynthia, você encontrará instruções completas para o preenchimento do 1C em
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#p1
Só ligamos para as conservatórias em ÚLTIMO caso. O que você precisa saber? No que podemos ajudá-lo?
"Prezados, boa noite!!! Enviei 3 processos para a conservatória de OVAR em 01/11/2016, são eles: transcrição do casamento de meus avós portugueses, e a transcrição de óbito de ambos, avô e avó!!! A documentação foi recebida na data de 22/11/2016 pois é a data que consta no aviso de AR...Até o momento não recebi nenhum comunicado, se já possui numero os processos, se eles sacaram o vale postal, se tem algum erro, se está tudo certo, etc, etc...Estou ficando preocupado, pergunto aos amigos que já passaram por essa situação, isso é normal ou devo entrar em contato com eles??? Muito grato a quem dedicar um comentário"...
Para saber se o Vale Postal foi postado é só preencher o item 2 do formulário da CTT informando o número do VP, o valor em euros, o nome do Remetente, o Destinatário com o endereço completo, a data da postagem e a Agência de Correios onde foi postado (nome e endereço completo - Brasil) no link
https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
Irão te responder em alguns dias. Quando os processos são numerados é feito os saques dos VP. Você também pode telefonar aos Correios ou comparecer na agência em que postou os VP para saber se eles retornaram (se não retornaram é porque já foram sacados).
É uma boa a dica do @Moacir de enviar e-mails para às conservatórias responsáveis pelos assentos dos seus avós, perguntando sobrea as transcrições (eles poderão consultar no sistema). Contudo, telefonar para a LR não surtirá efeito já que a LR só tem acesso aos processos de nacionalidade.
A insistência para não telefonar reside no fato da sra. Lurdes ser a única a tratar dos processos de nacionalidade e é por isso que desestimulamos os telefonemas.
Um outro detalhe importante é que normalmente Ovar não remete numeração de processos e cada transcrição dura cerca de 4 meses para ser concluído. Assim, calcule cerca de 9 meses para finalização. Teria sido melhor ter enviado para Ponta Delgada que cada transcrição conclui em cerca de 20 dias.
Por favor, sabem me dizer se Ovar aceita cópia reprográfica das certidões de IT?
No meu processo decidi tirar as certidões por copia reprográfica, pois no processo do meu pai tive muitos problemas com erros de digitação do pessoal do cartório... foi um inferno...
@Cynthia e @Theresa, obrigado pelas orientações e esclarecimentos acima.
Converse na DHL, pois um forista conseguiu uma entrega em 2 dias úteis.
@daniloroberti
Ovar aceita as certidões reprográficas desde que legíveis e devidamente apostiladas.
Esse forista que a Theresa se referiu sou eu rsrsrs.
Envie por DHL.
Sou de SP, enviei na sexta-feira meus docs de tarde e segunda-feira de manhã estava entregue em Portugal.
Valor R$ 185,00 com seguro se extraviar.
Eu tb achei viu, ótimo custo x benefício.
Telefone para os Correios e reclame. Não demora tudo isso, não. Acontece que os Correios ficaram numa greve branca (operação tartaruga) até a poucos dias atrás e não devem ter atualizado ainda o status no sistema. Ou então extraviou. Abra uma reclamação. É tempo demais.