@Rodrigo as duas pessoas que conheço não agendaram, foram pessoalmente e conseguiram a atribuição em duas semanas. Inclusive aqui no forum já postaram isso. Mas vc pode fazer um contato, os dados de lá são: 4ª Conservatória do Registo Civil do Porto R. Sá Bandeira 257, 1º 4000-434 Porto Telefone: 223406008 Fax: 222085082 Porto – Porto – Portugal 4crc.porto@dgrn.mj.pt
Pessoal, preciso de informações Tenho data agendada em Ovar para inicio de junho para fazer o processo de cidadania da minha mãe e após a conclusão entregar o meu. Gostaria de saber se HOJE tem alguma outra conservatória que faria pelo menos o primeiro processo num prazo de 10 dias , pois fico em Portugal do dia 01 ao dia 17 de junho somente e precisaria voltar de lá coseguido dar entrada no meu processo. Vi que falaram da 4 conservatória de Porto, lá tem que agendar???
Estarei nessa semana enviando para OVAR a documentação para minha atribuição, possuo todas a certidões necessárias, mas identifiquei um erro no meu RG, na minha filiação era para estar escrito:
Filiação Manoel Gonçalves Duarte e Carmem Servilha #Gonçalves#.
Mas no documento está:
Filiação Manoel Gonçalves Duarte e Carmem Servilha #Duarte#.
Existe algum empecilho em enviar com esse erro de digitação? Ou no lugar de enviar o RG, posso enviar a cópia da CNH onde todas as informações estão corretas?
Pelo que li @mariza OVAR está sendo mais rápido que Tondela, mas tenho a documentação necessária para atender os dois processos. Tondela tinha recusado meu processo por causa da falta de transcrição de casamento, mas mandei a documentação para PD e a transcrição já está pronta, vou apenas enviar o numero no processo.
Amanhã, estarei finalmente enviando os documentos da Atribuição de minha mãe . Quase 1 ano após iniciar as buscas pelo assento de meu avô. E claro, sem ajuda de todos vocês , eu jamais conseguiria !
E agora, revendo todos os documentos, tirados à custa de tantas retificações e tantos outros problemas que foram surgindo ao longo desse caminho , nem acredito que consegui reunir tudo para enviar !!!
Acho até que há documentos demais rss.
Porém ficou apenas uma dúvida.
Como precisa enviar cópia autenticada da Certidão de Casamento para provar a mudança de nome de minha mae eu apostilei a Original e quiz apostilar também a xerox hoje, mas não consegui. O atendente disse que não precisava.
Posso enviar assim apenas autenticada ?? Aparece na xerox o apostilamento da original.
Na certidão de nascimento da sua mãe não tem o casamento averbado com a informação de mudança de nome? Se tiver é o que basta. Se não tiver envie o xerox autenticado.
Você apostilou a original para a futura transcrição?
@Mariza , tem sim eu pedi quando terminou a retificação. Pedi para averbar.
Sim , a postilei logo para transcrição futura. Tomara dê tempo né. Já estou juntando tudo para transcrição. Eu mesma assinalei o requerimento. Agora está tudo bonito e nomes corrigidos !! Ufa que trabalheira. Mas consegui, com sua brilhante ajuda e da @Márcia, obrigada , vou enviar a xerox autenticada.
Se o casamento está averbado na certidão de nascimento com a observação de mudança de nome não precisa enviar o xerox da certidão de casamento. O meu caso foi assim.
vi em um post bem no inicio deste tópico sobre um rapaz que não precisou transcrever o casamento em Ovar devido a ser muito antigo. Como meu bisavô nasceu em 1888 e só tem certidão de batismo e não de nascimento, e nesses casos é obrigatório enviar a certidão de casamento dele para provar o sobrenome, resolvi mandar um email para Ovar perguntando se haveria necessidade de transcrever o casamento dele. A dona Lourdes me respondeu hoje, de que NESTE CASO especifico não seria necessário. Então se o português tiver nascido antes de 1911 onde só tem certidão de batismo, vale a pena explicar o caso para eles antes e perguntar da necessidade.
Boa tarde pessoal Já estou organizando a documentação para enviar a OVAR.
A certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor está com a data de 22 de Agosto, estou indo essa semana fazer o apostilamento em cartório, dúvida: Como tinha tirado essa certidão ano passado ela já passou da validade ? Ou posso mandar assim mesmo???
Mandei minha documentação para Ovar no dia 07/04. Foi entregue no dia 19/04 mas, até agora não consegui confirmar o saque do vale postal. Já mandei mensagem semana passada pelo site do CTT, responderam que encaminharam minhas informações para o setor de verificação, mas até agora não recebi retorno. Quero evitar mandar e-mails para a conservatória de Ovar, mas se ficar sem informações serei obrigado a fazê-lo.
@Roberto Rocha o CTT demora uns dias pra responder de fato, cito por exemplo que mandei mail pra CTT no dia 17/04 e só recebi a resposta no dia 26/04, entregue no dia 19/04 está muito recente, aguarde mais um pouco e ligue na LR...
Quem está querendo saber se o VP foi sacado é só ligar para a LR uns 15 dias após chegar à conservatória e verificar se o processo já foi numerado. Os processos só serão numerados após o resgate do VP.
Linha de Registo 00 XX 351. 211 95 05 00 Opção 1 Informe o nome e data de nascimento.
Obs: Usando o 41 da Tim sai a R$ 0,60 o minuto. Porém usando o Skype sai ainda muito mais barato.
@Mariza Guerra, ainda não sei se ficou pronta, vc disse q eles nao avisam ..espero q até segunda esteja concluida..e não va sumir não pq o forum depende de vc , da Marcia, da M Adelaide ,da Thereza Lima, do Kleber , da Sandrafig e outros que ajudam.
@Mariza Guerra, obrigada, vai dar tudo certo sim! Já está indo a documentação a caminho de Ovar, agora só ter muita paciência e torcer pra não pedirem a prova de vida dela, senão mais um tempinho, rs
Olá a todos, passei por aqui somente para dar um status do andamento do processo do meu marido e cunhado. Processos enviados de São Paulo para Ovar em 05/04 e 06/04 via EMS; recebidos em Ovar em 13/04 e 15/4. Liguei na linha de registros ontem, conforme informação da Theresa Lima acima, e me deram o número dos processos 178XX/17 e 182XX/17. A diferença de um para outro é de cerca de 420 processos e isto de um dia para o outro somente. Acredito que vai demorar mesmo cerca de uns 4 meses para concluirem mas, vale muito a pena esperar e agradeço a todos pela ajuda dada aqui.
Ganhe tempo enquanto isso. Alguns cartórios exigem exame de sanidade para fazer a prova de vida. Procure os cartórios próximos da residência da idosa para saber o nível de exigência e ir se preparando,caso tenha que realmente fazer a Prova de Vida.
Comentários
4ª Conservatória do Registo Civil do Porto
R. Sá Bandeira 257, 1º
4000-434 Porto
Telefone: 223406008 Fax: 222085082
Porto – Porto – Portugal
4crc.porto@dgrn.mj.pt
Tenho data agendada em Ovar para inicio de junho para fazer o processo de cidadania da minha mãe e após a conclusão entregar o meu.
Gostaria de saber se HOJE tem alguma outra conservatória que faria pelo menos o primeiro processo num prazo de 10 dias , pois fico em Portugal do dia 01 ao dia 17 de junho somente e precisaria voltar de lá coseguido dar entrada no meu processo.
Vi que falaram da 4 conservatória de Porto, lá tem que agendar???
Estarei nessa semana enviando para OVAR a documentação para minha atribuição, possuo todas a certidões necessárias, mas identifiquei um erro no meu RG, na minha filiação era para estar escrito:
Filiação
Manoel Gonçalves Duarte e Carmem Servilha #Gonçalves#.
Mas no documento está:
Filiação
Manoel Gonçalves Duarte e Carmem Servilha #Duarte#.
Existe algum empecilho em enviar com esse erro de digitação?
Ou no lugar de enviar o RG, posso enviar a cópia da CNH onde todas as informações estão corretas?
Pode enviar cópia da CNH válida autenticada para Ovar. Em Tondela teria que ser apostilada.
Não sei como funciona Ovar, mas em Tondela, eu enviei a CNH para o processo do meu pai, foi aceita e o processo já foi inclusive concluída.
Mas sobre Ovar, eu não sei mesmo. Vamos esperar outros relatos.
Abraços,
Pelo que li @mariza OVAR está sendo mais rápido que Tondela, mas tenho a documentação necessária para atender os dois processos.
Tondela tinha recusado meu processo por causa da falta de transcrição de casamento, mas mandei a documentação para PD e a transcrição já está pronta, vou apenas enviar o numero no processo.
att
Amanhã, estarei finalmente enviando os documentos da Atribuição de minha mãe . Quase 1 ano após iniciar as buscas pelo assento de meu avô. E claro, sem ajuda de todos vocês , eu jamais conseguiria !
E agora, revendo todos os documentos, tirados à custa de tantas retificações e tantos outros problemas que foram surgindo ao longo desse caminho , nem acredito que consegui reunir tudo para enviar !!!
Acho até que há documentos demais rss.
Porém ficou apenas uma dúvida.
Como precisa enviar cópia autenticada da Certidão de Casamento para provar a mudança de nome de minha mae eu apostilei a Original e quiz apostilar também a xerox hoje, mas não consegui. O atendente disse que não precisava.
Posso enviar assim apenas autenticada ?? Aparece na xerox o apostilamento da original.
Muito obrigada a todos!
Na certidão de nascimento da sua mãe não tem o casamento averbado com a informação de mudança de nome? Se tiver é o que basta. Se não tiver envie o xerox autenticado.
Você apostilou a original para a futura transcrição?
Sim , a postilei logo para transcrição futura. Tomara dê tempo né.
Já estou juntando tudo para transcrição. Eu mesma assinalei o requerimento.
Agora está tudo bonito e nomes corrigidos !! Ufa que trabalheira.
Mas consegui, com sua brilhante ajuda e da @Márcia, obrigada , vou enviar a xerox autenticada.
Se o casamento está averbado na certidão de nascimento com a observação de mudança de nome não precisa enviar o xerox da certidão de casamento. O meu caso foi assim.
Sucesso! Vai dar tudo certo.
vi em um post bem no inicio deste tópico sobre um rapaz que não precisou transcrever o casamento em Ovar devido a ser muito antigo. Como meu bisavô nasceu em 1888 e só tem certidão de batismo e não de nascimento, e nesses casos é obrigatório enviar a certidão de casamento dele para provar o sobrenome, resolvi mandar um email para Ovar perguntando se haveria necessidade de transcrever o casamento dele. A dona Lourdes me respondeu hoje, de que NESTE CASO especifico não seria necessário. Então se o português tiver nascido antes de 1911 onde só tem certidão de batismo, vale a pena explicar o caso para eles antes e perguntar da necessidade.
Já estou organizando a documentação para enviar a OVAR.
A certidão de nascimento da minha mãe em inteiro teor está com a data de 22 de Agosto, estou indo essa semana fazer o apostilamento em cartório, dúvida: Como tinha tirado essa certidão ano passado ela já passou da validade ? Ou posso mandar assim mesmo???
Alguém pode me ajudar, obrigada!
Tinha questionado o prazo de certidão em Ovar e me responderam com a seguinte informação:
CRC Ovar
27 de mar
Boa tarde
Se tiver até um máximo de 5/6 anos aceitamos.
Cps
Lúcia João
Conservatória do Registo Civil de Ovar
www.irn.mj.pt
Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar
Voip: 723191 Telefone: 256580980 Fax: 256580989
E-mail: civil.ovar@irn.mj.pt
Primeiro post desse tópico.
Quem está querendo saber se o VP foi sacado é só ligar para a LR uns 15 dias após chegar à conservatória e verificar se o processo já foi numerado. Os processos só serão numerados após o resgate do VP.
Linha de Registo
00 XX 351. 211 95 05 00 Opção 1
Informe o nome e data de nascimento.
Obs: Usando o 41 da Tim sai a R$ 0,60 o minuto. Porém usando o Skype sai ainda muito mais barato.
A transcrição que enviou ficou pronta?
Você sente a falta de todos! Vou dar uma sumida e quero ver.
Já está indo a documentação a caminho de Ovar, agora só ter muita paciência e torcer pra não pedirem a prova de vida dela, senão mais um tempinho, rs
Processos enviados de São Paulo para Ovar em 05/04 e 06/04 via EMS; recebidos em Ovar em 13/04 e 15/4. Liguei na linha de registros ontem, conforme informação da Theresa Lima acima, e me deram o número dos processos 178XX/17 e 182XX/17. A diferença de um para outro é de cerca de 420 processos e isto de um dia para o outro somente. Acredito que vai demorar mesmo cerca de uns 4 meses para concluirem mas, vale muito a pena esperar e agradeço a todos pela ajuda dada aqui.
Ganhe tempo enquanto isso. Alguns cartórios exigem exame de sanidade para fazer a prova de vida. Procure os cartórios próximos da residência da idosa para saber o nível de exigência e ir se preparando,caso tenha que realmente fazer a Prova de Vida.
Confesso que até pensei e achei que esse processo longo da cidadania de minha mãe me deixou caducando...esperando por mais problemas.
Obrigada !!