Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

15152545657151

Comentários

• Rodolfo, estava numa média de 3,5 a 4 meses.
  • @RodolfoSantander, são de 3 a 4 meses para finalizar. Lá para junho o seu deve ficar pronto.
  • @Rodolfo Santander qual o telefone da linha de registos?
  • @Familya Machado, segue o tel da linha de registo:

00.xx.351. 211 95 05 00. Opção 1, 1 novamente
    Linha de Registo Portugal
  • Obrigado @eduardofranco1979 e @Maria Adelaide!

@Familya Machado é esse mesmo que a Maria mandou.

• @Mariaadelaide e @rodolfosantader muito obrigada pelas informações.
  • Obrigado, @caiodib, porém ainda permanece a dúvida: É preciso transcrever divórcios, ou se eu transcrever apenas o casamento funciona do mesmo jeito?
  • @Paulo Benith, não precisará homologar divórcios se for o primeiro casamento, mas se o requerente for fruto de um segundo casamento, precisará transcrever o primeiro, homologar o divórcio, e transcrever o segundo casamento.
  • Prezados e prezadas informo que meu processo foi concluído dia 12 de abril. Sua numeração foi feita em 9 de janeiro de 2017. Estive em.Ovar e há diversos processos para serem despachados. O senhor Conservador tem diversas atividades e verifica cada documento do processo antes de assinar. Cada pessoa que pede a cidadania tem verificado seu passado criminal em.Portugal, o que é feito por outro órgão, fora de Ovar. Um dos motivos dos atrados. Osenhora Lurdes é de uma simpatia ímpar.
  • @Alberto Gawryszewski,

parabéns!
  • Isso explica o porquê de os processos de crianças saírem mais rapidamente. Não é necessário fazer checagem criminal.
  • Bom dia a todos. Feliz Páscoa!!
    Gostaria de pedir uma ajuda. Enviei minha documentação em 22/03/2017, Ovar recebeu em 27/03/2017. Enviei um e-mail para o CTT perguntando se a Conservatória havia sacado o vale postal, mas não recebi resposta. O que devo fazer?
    Outra pergunta: sei que deve demorar em torno de 4 meses para conseguir minha atribuição, assim que receber minha documentação quero fazer a das minhas duas filhas maiores. Imagino que deverá demorar até mais de 4 meses pq estará nas férias, penso que talvez fosse mais rápido pedir a um parente que irá em Portugal para fazer pessoalmente a minha transcrição de casamento e dar a entrada na documentação das minhas filhas também pessoalmente. Seria mais rápido dessa forma? Muito obrigada pela ajuda.
  • Pessoal,

Analisando muita cosia aqui no fórum, decidi enviar o pedido de atribuição da minha avó para Ovar pois a certidão de nascimento de inteiro teor dela que temos não é reprográfica e sim foi digitada e tem selo digital e pelo que vi nesta discussão http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest Ovar é o único que aceita certidão assim.

Mas tenho umas dúvidas e quero tirar por aqui já que pedem para a gente não mandar emails para as conservatórias.

1) No registro de batismo do meu bisavô portugues que se chama ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA (mas na certidão consta apenas como ANTONIO), consta que o nome da mãe é CAROLINA GOMES, na certidão de casamento dele aqui no brasil também consta como CAROLINA GOMES, mas na certidão de nascimento da minha avó consta como CAROLINA NUNES DE OLIVEIRA. Em nenhum destes documentos consta o nome do pai dele. Vocês acham que isso será problema?

2) No tópico que linkei acima diz assim "nos documentos - as cópias das carteiras de identidade, que agora são os únicos documentos que se pode juntar, não necessitam de ser apostiladas, basta que seja autenticadas num Cartório Brasileiro." Isto quer dizer que basta autenticarmos de forma simples como fazemos geralmente com qualquer documento no dia a dia ou é algum tipo de autenticação especial?

3) Solicitei do ACPorto cópia autenticada do assento de batismo do meu bisavô, tanto em papel quanto em digital. Eu queria guardar a de papel como registro pessoal e enviar a digital. Sabe se eles aceitam isso e como seria o procedimento formal para enviar?

Obrigado!
  • @Maria, mesmo os processos q dão entradada presencialmente seguem o mesmo tempo dos outros processos que dão entrada via Correio.
  • @Kim, na parte sobre nomes diferentes, acredito q vc tenha q retificar a o acento de nascimento de sua avó para ficarem iguais ao assento de nascimento e casamento de seu bisavô.Aconteceu um caso parecido comigo , e não teve jeito.Tentei em 3 Conservatorias a possibilidade de ser aceito e foi recusado.
  • @KIM Assento e não acento,desculpe
  • @Maria da Glória mande o email de novo, pois quando enviei o email solicitando uma posição sobre o vale recebi a resposta no mesmo dia . O link é:
    https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3 ou pode mandar para nformacao@ctt.pt
  • @RenataMachado, e na certidão de nascimento do seu pai, como está?
    Vc já fez a transcrição do casamento do seu avô? Ovar exige transcrição
  • @RenataMachado, Ovar não é muito chata com isso!! Como na certidão está correta, não acredito que dê problema!!
  • Após a finalização do processo de atribuição é enviado uma cópia da "certidão de nascimento" para o endereço que consta no formulário de DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA ?
  • Pessoal, tenho uma dúvida:

Enviei a documentação para o processo de atribuição para a Conservatória de Ovar.
    Eles enviam algum e-mail informando que receberam a documentação e deram entrada no processo? Ou preciso entrar em contato com alguém para solicitar essa confirmação?
  • @ Robertorocha, Eles não enviam email acusando recebimento. O que você pode fazer é depois de uns 20 dias ligar para a linha de registos e verificar se já tem número de processo. Você também pode mandar um email para o CTT e ver se o vale foi sacado. O link é:
    https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3 ou pode mandar para nformacao@ctt.pt
    Foi exatamente isso que fiz com o meu processo.
  • @Robertorocha, Eles não enviam email acusando recebimento. O que você pode fazer é depois de uns 20 dias ligar para a linha de registos e verificar se já tem número de processo. Você também pode mandar um email para o CTT e ver se o vale foi sacado. O link é:
    Foi exatamente isso que fiz com o meu processo.
  • Pessoal., preciso de uma orientação. Minha mãe é filha de portugueses (casados em Portugal), e já providenciei toda a documentação para dar entrada no processo dela:
    1) Certidão de nascimento de inteiro teor atualizada, com cópia reprográfica e apostila de Haia;
    2) Cópia autenticada de documento de identidade, apostilhada;
    3) Certidão narrativa de nascimento dos pais portugueses (fiz do pai e mãe, pois ambos nasceram antes de 1911 - Arquivo Distrital de Braga e Arquivo Alfredo Pimenta, de Guimarães);
    4) Requerimento Modelo 1-C, com reconhecimento presencial de assinatura.

Agora preciso encaminhar, mas estou em dúvida em qual Conservatória. Poderiam me indicar a que está indo mais rápido?
    Agradeço a ajuda,
  • @Silvana , Tem 5 Conservatórias q fazem e o pessoal recomenda. Tondela, Vila Nova de Gaia, ACP Porto, Ovar e 4 CRC Porto q recebe e encaminha para a 3 Crc Porto.Todas +ou- mesmo prazo.
  • editado April 2017
    Pessoal, infelizmente como última alternativa, tive que enviar um email para Ovar para tirar a dúvida da necessidade da minha retificação. Eles disseram que no meu caso não será necessário retificar. Segue abaixo o email:

----------------------------------------------------------------------------

Bom Dia Kim Tiago
    Expondo o seu caso ao Sr. Conservador, ele deu luz verde ao seu processo sem ter de retificar nada.
    Cps
    Lurdes Dias

Conservatória do Registo Civil de Ovar

www.irn.mj.pt
    Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar
    Voip: 723191 Telefone: 256580980 Fax: 256580989

E-mail: civil.ovar@irn.mj.pt
    De: Kim Tiago [kimtiago@gmail.com]
    Enviado: segunda-feira, 17 de Abril de 2017 23:36
    Para: CRC Ovar; CRPCom Ovar
    Assunto: Pergunta - Necessidade de retificação?

Saudações ilustríssimos!

Peço desde já desculpas pelo incomodo. Sei que todos tem muito serviço na conservatória, mas preciso tirar uma dúvida crucial.

Vamos dar entrada na cidadania portuguesa nesta conservatória da minha avó, ela é brasileira e se chama THEREZINHA NUNES DE OLIVEIRA.

No assento de baptismo do pai dela que é portugues nascido em 1888, ele está com o nome de ANTONIO, sem sobrenomes, e a mãe consta como CAROLINA GOMES, e o nome do pai dele não consta no assento.

Na certidão de casamento dele consta o nome já com sobrenomes que é ANTONIO NUNES DE OLIVEIRA e a mãe continua como CAROLINA GOMES.

Porém na certidão de nascimento da THEREZINHA NUNES DE OLIVEIRA, o nome de sua avó está como CAROLINA NUNES DE OLIVEIRA.

Minha pergunta é: Isto será um impeditivo?

Envio imagem dos documentos em anexo para consulta se acharem necessário.

Lhes desejo tudo de bom em suas vidas pessoais e profissionais!

Atenciosamente,
    Kim Tiago Baptista
  • editado April 2017
    Boa tarde, estou para enviar os documentos para a conservatória de Ovar, Poderiam me tirar algumas dúvidas? como deve ser preenchido o vale postal? qual tipo de vale preciso comprar? Eu posso comprar direto no correio? quanto custa?

poderiam me passar o endereço da conservatória de ovar para qual devo enviar a documentação?

estou fazendo o processo para mim e para meu irmão, os documentos podem ser enviados juntos no mesmo envelope, e com os 2 vales postais?

no formulário 1C ( aquele rosa ) no final vem dizendo para colocar o numero do vale postal, preciso preencher ali o número ou não? pois no tópico que vi aqui como preencher o formulário somente dizia para marcar no X

agradeço a ajuda

cps
    Alex Nunes
  • @Alex, para toda as suas questões ,ja foram respondidas exaustivamente aqui no fórum.. deu uma pesquisada e encontrará as respostas q precisa.
  • Boa noite pessoal. Enviei um e-mail para a CTT para saber sobre o meu Vale Postal que foi enviado no dia 20 do mês passado para Ovar. O primeiro e-mail não me responderam. Enviei um segundo e-mail para o CTT e hoje responderam que direcionaram minha pergunta para outro setor. Pelo que li aqui no fórum eles me dariam a resposta afirmativa ou não. Não entendi pq redirecionaram minha pergunta. Alguém saberia me responder se tem outra maneira de como saber se a Conservatória de Ovar já sacou meu vale Postal? Ele só terá validade até dia 28 deste mês, que será semana que vem. Obrigada pela ajuda
  • Maria da Glória

O procedimento é esse mesmo.
    Quando você preenche um formulário no CTT, manda para um setor geral e lá eles separam as solicitações, dependendo de cada tipo.
    Aí nós recebemos um e-mail dizendo que encaminharam para o setor responsável.

Fique tranquila que este é o procedimento, pelo menos comigo foi exatamente assim e, após este e-mail, recebi o retorno em um dia ou dois no maximo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.