É, Raissa, tem cartório que faz assim. A tal folha anexa é em papel moeda de cartório? A reprográfica em papel comum grampeada nessa outra folha que deve ser a folha oficial do cartório, correto?
Entrei em contato com Ovar e estão aceitando mais de um processo, conforme email da Lourdes.
Documentos solicitados:
Bom Dia Fernando Salles Segue a relação dos docs a juntar. Cps Lurdes Dias
Artigo 1.1 alínea c)
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório);
- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);
Se for menor o requerimento tem se ser assinado por ambos os pais e tem de ser enviados cópia dos documentos de identificação de ambos os pais.
Se for menor- Processo GRATUITO
Se for maior – 175,00 euros em vale postal endereçado ao IRN,IP, Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar e documentos remetidos para Conservatória do Registo Civil de Ovar cujo a morada é a mesma do vale.
Boa tarde pessoal, mandei em um outro grupo de duvidas, mas vi que aqui esta mais movimentado entao acredito que alguem poderá me ajudar... Já li algumas coisas parecidas mas gostaria de perguntar para ver se entendi corretamente.
Estou indo a Porto para realizar a transcrição de casamento e a atribuição de nacionalidade minha e da minha irma.
Minha irma vai me passar uma procuração com plenos poderes para realizar a atribição dela lá. A minha duvida é, já que ela vai me passar a procuração o formulario 1C é assinado por mim lá na CRC ou ela tem que assinar e autenticar aqui no Brasil? obrigada
Alguém que tenha enviado "recentemente" transcrição de casamento junto com atribuição pra Ovar, gostaria de saber em quanto tempo ficou pronta! Vi casos aqui somente da atribuição, que está levando cerca de três meses. Gostaria de saber de um caso com transcrição de casamento e atribuição, para ver se vale a pena mandar os dois juntos .
@fesalles Claro que se forem dois processos de atribuição, aí sim pode mandar junto, pois um não depende do outro. Por exemplo, atribuição dos filhos de um mesmo português.
Boa tarde pessoal. Lendo os comentários recentes fiquei preocupada. Enviei todos os meus documentos para OVAR semana passada, eles receberam ontem. Mas agora vendo um e-mail da Sra. Lurdes para fesalles, achei que posso vir a ter problemas. Ela pede certidão de inteiro teor apostilada com reconhecimento de assinatura no CONSULADO PORTUGUÊS. Eu não fiz isso na minha certidão, mesmo porque não estava com essa exigência anteriormente. Alguém poderia me ajudar? Fiquei preocupada. Obrigada
@Maria da Gloria, fica tranquila, é isso mesmo. Hoje não tem mais necessidade de reconhecimento no consulado, a apostilha haia veio para isso. Tudo vai dar certo!
@Karina Barbosa, em agosto, enviei atribuição + casamento: A atribuição ficou pronta em novembro, e a transcrição em fevereiro. Meu primo enviou atribuição + transcrição de casamento (disse a ele que demoraria bastante) no final de fevereiro. Estou acompanhando para ver quanto tempo, mas acho que 2-3 meses por transcrição.
Ovar até aceita mais de um processo, mas… nem vale apena enviar transcrições pela demora.
@Maria da Gloria, seus documentos estão ok. Se trata de legalização / apostilhamento, que são a mesma coisa.
Pessoal, a moderação pede para não enviar e-mails tanto para não atrapalhar com informações que já temos e podemos dar, quanto para não gerar confusões que a diferença de escrita pode causar. Quando ela disse reconhecimento de assinatura no Consulado, ela quis dizer legalização, que foi substituída pela apostilha no Brasil.
Rebelo. Que bom. Muito obrigada pela informação. Vc é Rebelo de que local de Portugal? Também tenho o sobrenome Rebelo por parte de pai (Ilha Terceira).
Muito obrigada pela informação! Realmente nem vale a pena mesmo, acabei de fazer uma transcrição pelo Porto em 20 dias, e em Ponta Delgada há relatos de 1 semana...
Eu li nos comentarios anteriores que Ovar só está agendando presencialmente em setembro, certo? Alguém já conseguiu agendar para setembro ou eles ainda não abriram as datas?
GENTEE, Aqui no Brasil para se obter a atribuição é preciso mandar o comprovante de endereço de endereço neh, MASSS eu estou indo em Ovar presencialmente fazer o processo. É necessario tambem levar o comprovante de endereço aqui do Brasil ou nao precisa ? Obrigada
@KarinaBarbosa, é porque quando eu ia fazer aqui no Brasil nos consulados daqui eles pediram. Mas se la eles nao pedem menos um documento pra apostilar ... graças a Deus hahah Obrigadaa
Achei interessante vc perguntar, dessa informação eu não sabia! Consulado pedir comprovante de residência... que coisa hehehe! Realmente fazer fora Consulado é sempre a melhor opcao
@rodolfo e @Karina Eu nao sei se eles só estao agendando para setembro, mas nao é melhor ligar uns 2 ou 3 meses antes para agendar para essa data? Porque eu liguei em Janeiro para a CRC de Ovar para agendar para Maio, e consegui agendar para 22 e 23 de maio e agendei na CRC de Porto para 16 de maio.
Então, a orientação que eu e vários colegas aqui do grupo receberam por telefone é: neste momento, eles não estão agendando nada para ninguém, para data nenhuma
A orientação é começar a ligar para lá a partir de 01/09, e somente a partir desta data.
Aí sim, nessa ligação feita em setembro, a pessoa poderá agendar para a data que eles vão liberar (obviamente depois de setembro)
Comentários
Entrei em contato com Ovar e estão aceitando mais de um processo, conforme email da Lourdes.
Documentos solicitados:
Bom Dia Fernando Salles
Segue a relação dos docs a juntar.
Cps
Lurdes Dias
Artigo 1.1 alínea c)
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório);
- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);
Se for menor o requerimento tem se ser assinado por ambos os pais e tem de ser enviados cópia dos documentos de identificação de ambos os pais.
Se for menor- Processo GRATUITO
Se for maior – 175,00 euros em vale postal endereçado ao IRN,IP, Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar e documentos remetidos para Conservatória do Registo Civil de Ovar cujo a morada é a mesma do vale.
Já li algumas coisas parecidas mas gostaria de perguntar para ver se entendi corretamente.
Estou indo a Porto para realizar a transcrição de casamento e a atribuição de nacionalidade minha e da minha irma.
Minha irma vai me passar uma procuração com plenos poderes para realizar a atribição dela lá. A minha duvida é, já que ela vai me passar a procuração o formulario 1C é assinado por mim lá na CRC ou ela tem que assinar e autenticar aqui no Brasil?
obrigada
Não esqueça que Ovar exige todas as transcrições de casamento.
Se sua irmã irá fazer a procuração para você, quem deverá assinar o formulário é você.
Quanto a procuração, precisa ser específica para transcrição de casamento e atribuição de nacionalidade.
Não sei onde o email diz que estão aceitando mais de um processo ao mesmo tempo. Ela lhe disse isso especificamente?
Claro que se forem dois processos de atribuição, aí sim pode mandar junto, pois um não depende do outro. Por exemplo, atribuição dos filhos de um mesmo português.
Então está tudo tranquilo. Já vi feito assim (em MG) e não deu problema.
Lendo os comentários recentes fiquei preocupada. Enviei todos os meus documentos para OVAR semana passada, eles receberam ontem. Mas agora vendo um e-mail da Sra. Lurdes para fesalles, achei que posso vir a ter problemas. Ela pede certidão de inteiro teor apostilada com reconhecimento de assinatura no CONSULADO PORTUGUÊS. Eu não fiz isso na minha certidão, mesmo porque não estava com essa exigência anteriormente.
Alguém poderia me ajudar? Fiquei preocupada. Obrigada
fica tranquila, é isso mesmo. Hoje não tem mais necessidade de reconhecimento no consulado, a apostilha haia veio para isso. Tudo vai dar certo!
A atribuição ficou pronta em novembro, e a transcrição em fevereiro.
Meu primo enviou atribuição + transcrição de casamento (disse a ele que demoraria bastante) no final de fevereiro. Estou acompanhando para ver quanto tempo, mas acho que 2-3 meses por transcrição.
Ovar até aceita mais de um processo, mas… nem vale apena enviar transcrições pela demora.
@Maria da Gloria, seus documentos estão ok. Se trata de legalização / apostilhamento, que são a mesma coisa.
Pessoal, a moderação pede para não enviar e-mails tanto para não atrapalhar com informações que já temos e podemos dar, quanto para não gerar confusões que a diferença de escrita pode causar. Quando ela disse reconhecimento de assinatura no Consulado, ela quis dizer legalização, que foi substituída pela apostilha no Brasil.
Vc é Rebelo de que local de Portugal? Também tenho o sobrenome Rebelo por parte de pai (Ilha Terceira).
Muito obrigada pela informação! Realmente nem vale a pena mesmo, acabei de fazer uma transcrição pelo Porto em 20 dias, e em Ponta Delgada há relatos de 1 semana...
De acordo com a listagem que recebi deles, o RG só precisa ser autenticado mesmo. Talvez muita gente faça por precaução.
Eu li nos comentarios anteriores que Ovar só está agendando presencialmente em setembro, certo?
Alguém já conseguiu agendar para setembro ou eles ainda não abriram as datas?
Muito obrigado
Aqui no Brasil para se obter a atribuição é preciso mandar o comprovante de endereço de endereço neh, MASSS eu estou indo em Ovar presencialmente fazer o processo. É necessario tambem levar o comprovante de endereço aqui do Brasil ou nao precisa ?
Obrigada
Agora eles não estão agendando nada.
A partir de 01/09 é que devemos começar a ligar para lá para agendar uma data a partir de então.
Para atribuição em Ovar, seja pelo correio ou presencialmente, não há exigência alguma sobre comprovante de residência do Brasil.
Obrigadaa
Achei interessante vc perguntar, dessa informação eu não sabia! Consulado pedir comprovante de residência... que coisa hehehe! Realmente fazer fora Consulado é sempre a melhor opcao
Imagina! Eu também estou nessa espera aí!
Eu nao sei se eles só estao agendando para setembro, mas nao é melhor ligar uns 2 ou 3 meses antes para agendar para essa data?
Porque eu liguei em Janeiro para a CRC de Ovar para agendar para Maio, e consegui agendar para 22 e 23 de maio e agendei na CRC de Porto para 16 de maio.
Então, a orientação que eu e vários colegas aqui do grupo receberam por telefone é: neste momento, eles não estão agendando nada para ninguém, para data nenhuma
A orientação é começar a ligar para lá a partir de 01/09, e somente a partir desta data.
Aí sim, nessa ligação feita em setembro, a pessoa poderá agendar para a data que eles vão liberar (obviamente depois de setembro)