Os processos tanto de Atribuição quanto de Transcrição estão demorando para serem finalizados devido ao grande número de processos que entram pessoalmente no Balcão que tem prioridade em relação aos processos enviados pelo correio. Então quem enviou os processos pelo correio pode esperar um bom tempo, a Transcrição de Casamento de meus pais já está preste a completar 5 meses e não foi finalizada.
@M Adelaide Velloso, e @caiodib, acabou que responderam a minha pergunta, obrigado. Eu realmente não sabia do que se tratava a transcrição de certidao de casamento...
Quando eu tiver que pedir a minha atribuição a partir do meu pai brasileiro, terei que fazer a transcrição aqui do Brasil da certidão de casamento dos meus pais, certo?
Alguém que foi recentemente a Ovar tem noticias se os processos presenciais estão entrando na mesma fila que os enviados pelos correios? Agendei para 18 de maio e queria MUITO que não demorasse horrores! (como todos aqui.)
@IZADORA PAULA, se for fazer por Ovar, a resposta é sim, pois exigem todas as transcrições, independentemente do declarante ter sido o português.
Os processos feitos presencialmente, mediante agendamento prévio, ficam pronto mais rapidamente. Todos dias e horários até junho estão marcados. Julho / agosto não atendem, e voltarão a atender só por setembro, que já está enchendo também.
@Raissa Bahia Guedes, envie esta cópia junto ao processo, por se tratar de certidão anterior a 1911. Sei que Tondela exige a certificada original, mas quanto a Ovar, não sei. Se disseram bastar a cópia simples, faça isso.
@Raissa, essa pergunta também me deixou com a pulga atrás da orelha, uma vez que meu bisavô nasceu na Freguesia de Castro Vicente, Concelho de Mogadouro antes de 1911, e provavelmente sua certidão também não estava informatizada.
@Raissa Bahia Guedes, e @Paulo Benith, Geralmente, vem escrito em qual Conservatória o registo foi lavrado. Se for certidão de batismo, não haverá esta menção. Sugiro confirmar com a Conservatório do respetivo Concelho, ou através do arquivo distrital no qual esta certidão está.
Povo, Ovar ainda não voltou a abrir agendamento para atendimentos presenciais. A orientação é que as pessoas liguem para lá a partir de setembro, a fim de marcar horário para depois disso.
Bom dia!! Encaminhei os documentos para atribuição dos meus 2 filhos maiores via SEDEX EMS no dia 20/03 para Ovar. Quero informar que fiz tudo(Vale Postal e SEDEX) na agencia central de SP e sem o menor problema.Agora é esperar. Passando aqui para agradecer imensamente esse grupo especial, sem o qual essa missão seria impossível . Muito Obrigada e SORTE a todos!!!
Pessoal, uma dúvida.. . Enviei os documentos dpara atribuição do meu pai na semana retrasada, via EMS Correios, como já faz um tempo que o status do rastreio não atualiza mandei um e-mail para a CRC para confirmar s eles receberam os docs. A resposta foi que o processo já foi despachado e foi atribuído um número XXX/2017 ... isso quer dizer que não teve nenhum problema com os docs É que ja etaa em vida de... ou que eles ainda irão verificar?
Olá amigos boa tarde. Dei entrada no meu processo de atribuição pelo consulado do RJ. Mas me arrependi, pois está demorando 8 meses. Alguem sabe se posso dar entrada diretamente em alguma conservatória e cancelar meu pedido no Consulado? Vou viajar para portugal no mes que vem e pensei em dar entrada direto por lá. Alguém pode me dar uma ajudinha! agradeço muito.
Pessoal, estou com tudo pronto para enviar a transcrição do casamento da minha avó para Ovar, mas lendo o relato do @victor olivcosta fiquei insegura! No formulário selecionei a opção "Casamento católico", sugerido por algum membro aqui do grupo. Devo alterar, antes de enviar, para casamento civil? Visto que estou enviando a certidão de inteiro teor...
Pessoal, boas noticias. O processo de minha Avó foi concluido com sucesso! Para vocês acompanharem a duração, enviei a documentação em 15/dez! Agora preciso fazer a transcrição de casamento e o processo do meu pai. Preciso esperar receber o Assento de minha Avó em casa? Alguem sabe qual esta sendo o melhor CRC para fazer o processo atualmente!!
Acredito que a melhor CRC para fazer a transcrição do casamento seja Ponta Delgada e a 4a CRC Porto. Em relação ao pedido de transcrição, sem o número do assento, acredito que não tenha problema, pois penso que basta você informar qual a Conservatória ele está registrado e a outra conservatória consulta pelo sistema próprio deles. Mas deixe os moderadores ou os mais experientes te responderem. Abc
@theresa lima, confesso que assim como a Raissa, tb fiquei confusa com esse novo modelo! Nos dados iniciais (primeiro parágrafo), insiro os meus dados? E quanto a parte que diz "separados consensualmente", a quem se refere? Eu vou fazer a transcrição da minha avó!
Quanto ao formulário antigo, o casamento da minha avó foi realizado na igreja, por um padre...será que posso marcar no formulário casamento civil? Seria mais fácil, já está todo preenchido! Obrigada
@theresa lima, pensei em outra coisa! No formulário modelo consulado, que foi o que já preenchi e acho mais claro, o campo "Casamento" tem as seguintes opções pra marcar: Casamento: □ civil □ católico □ religioso não católico
Pensei em retirar essas opções civil, católico e religioso não católico e substituir por "Religioso com efeito Civil". Deixo claro que o casamento foi na igreja, porém tb civil, e não fere o tipo de informação do campo no formulário. O que acha?
Boa tarde! Ovar está andando! Acabei de receber um e-mail da Senhora Lurdes Dias, informando que o processo de minha mãe foi concluído com sucesso, e que a certidão segue para sua morada. Documentos enviados para Ovar em 20.12.2016, indo para despacho na data de 06.01.2017, concluído hoje. Obrigado a todos do forum!
@Raissa, então, foi exatamente esse que preenchi e está pronto pra enviar! Achei ele bem mais prático! Fiquei na dúvida apenas do que marcar no campo: Casamento: □ civil □ católico □ religioso não católico
Como o casamento da minha avó foi na igreja, marquei "católico", porém parece que Ovar exigiu uma certidão da igreja, neste caso....
@raissa tb pretendo marcar casamento civil, pois tb tenho a certidão do cartório! Mas o casamento se deu na igreja, realizado pelo padre...o seu caso tb é assim?
Olá amigos boa tarde. Dei entrada no meu processo de atribuição pelo consulado do RJ. Mas me arrependi, pois está demorando 8 meses. Alguem sabe se posso dar entrada diretamente em alguma conservatória e cancelar meu pedido no Consulado?
Comentários
Então quem enviou os processos pelo correio pode esperar um bom tempo, a Transcrição de Casamento de meus pais já está preste a completar 5 meses e não foi finalizada.
Eu realmente não sabia do que se tratava a transcrição de certidao de casamento...
Quando eu tiver que pedir a minha atribuição a partir do meu pai brasileiro, terei que fazer a transcrição aqui do Brasil da certidão de casamento dos meus pais, certo?
Os processos feitos presencialmente, mediante agendamento prévio, ficam pronto mais rapidamente. Todos dias e horários até junho estão marcados. Julho / agosto não atendem, e voltarão a atender só por setembro, que já está enchendo também.
@Raissa Bahia Guedes, envie esta cópia junto ao processo, por se tratar de certidão anterior a 1911. Sei que Tondela exige a certificada original, mas quanto a Ovar, não sei. Se disseram bastar a cópia simples, faça isso.
Alguém nos ajude!! kk
Abraços,
Tudo normal sim!
Dei entrada no meu processo de atribuição pelo consulado do RJ. Mas me arrependi, pois está demorando 8 meses. Alguem sabe se posso dar entrada diretamente em alguma conservatória e cancelar meu pedido no Consulado? Vou viajar para portugal no mes que vem e pensei em dar entrada direto por lá. Alguém pode me dar uma ajudinha! agradeço muito.
Para o Victor solicitaram uma certidão paroquial.
Se a certidão é do casamento civil é preciso marcar a opção de casamento civil.
Sugiro o modelo de Transcrição de Casamento conforme
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/78813/#Comment_78813
onde consta "Religioso com efeito Civil".
O ideal não é enviar Transcrição de Casamento para Ovar. Demora MUITO. Em Ponta Delgada é concluída em cerca de 12 dias.
Agora preciso fazer a transcrição de casamento e o processo do meu pai. Preciso esperar receber o Assento de minha Avó em casa? Alguem sabe qual esta sendo o melhor CRC para fazer o processo atualmente!!
Obrigado pela ajuda de sempre!
Acredito que a melhor CRC para fazer a transcrição do casamento seja Ponta Delgada e a 4a CRC Porto.
Em relação ao pedido de transcrição, sem o número do assento, acredito que não tenha problema, pois penso que basta você informar qual a Conservatória ele está registrado e a outra conservatória consulta pelo sistema próprio deles. Mas deixe os moderadores ou os mais experientes te responderem.
Abc
Eu vou fazer a transcrição da minha avó!
Quanto ao formulário antigo, o casamento da minha avó foi realizado na igreja, por um padre...será que posso marcar no formulário casamento civil? Seria mais fácil, já está todo preenchido!
Obrigada
Casamento: □ civil □ católico □ religioso não católico
Pensei em retirar essas opções civil, católico e religioso não católico e substituir por "Religioso com efeito Civil".
Deixo claro que o casamento foi na igreja, porém tb civil, e não fere o tipo de informação do campo no formulário.
O que acha?
Ovar está andando!
Acabei de receber um e-mail da Senhora Lurdes Dias, informando que o processo de minha mãe foi concluído com sucesso, e que a certidão segue para sua morada.
Documentos enviados para Ovar em 20.12.2016, indo para despacho na data de 06.01.2017, concluído hoje.
Obrigado a todos do forum!
Processo de atribuição concluído hoje. Acabo de receber e-mail da Lurdes!!!!! :-)
Documentos enviados em Dez/2016
Pº 7xx/2017
Fiquei na dúvida apenas do que marcar no campo:
Casamento: □ civil □ católico □ religioso não católico
Como o casamento da minha avó foi na igreja, marquei "católico", porém parece que Ovar exigiu uma certidão da igreja, neste caso....
Dei entrada no meu processo de atribuição pelo consulado do RJ. Mas me arrependi, pois está demorando 8 meses. Alguem sabe se posso dar entrada diretamente em alguma conservatória e cancelar meu pedido no Consulado?
Parabéns!! Felicidades!