Grato! Era só para eu ter uma idéia. O meu chegou lá em Ovar no dia 11/02/2017, então estou estimando que o mesmo seja concluído no final de abril/2017. Bom, já passei da metade!
Só retificando, o meu processo chegou em Ovar no dia 11/01/2017. Daí cálculo que será concluído no final de abril ou início de maio, com base na média dos processos que estão sendo analisados naquela CRC.
Boa tarde a todos! O processo do meu avô foi concluído tem cerca de 1 mês, me passaram o número do assento por email e disseram que enviaram o documento. Mas eu nunca recebi nada, demora assim mesmo?
@Diogo Utest, as vezes demora um pouco. Enviou transcrição de casamento junto a atribuição? Se sim, vão enviar só quando tudo ficar pronto. Só precisa do nº do assento de nascimento para dar continuidade aos processos. Parabéns pelo seu avô!
Boa noite pessoal, estou muito feliz pois minha mãe acaba de virar portuguesa, como não conhecia esse fórum entrei pelo consulado do RJ, liguei hoje e já tenho o número de assento dela, para dar seguimento na minha atribuição visto que não quero fazer.pelo consulado e já tendo o número do assento como devo proceder? Em qual documento coloco o número de assento dá minha mãe, pem relação a documentação eu já sei, mas como ainda não tenho a certidão dela é só o número de assento gostaria de saber como dar seguimento ao meu processo.. Muito.obrigado.
@Veronica Você colocará o número do assento da sua mãe no quadro para esse fim no formulário 1C, no qual você solicita sua atribuição de nacionalidade. Você já fez a transcrição do casamento da sua mãe no assento português dela? Se não foi ela que declarou seu nascimento na sua certidão de nascimento, terá que fazer a transcrição do casamento antes de entrar com seu pedido de atribuição.
@Verônica Vieira, se o estado civil constar como solteira, e foi declarada a menos de um ano, não haverá problema algum, e também, não haverá casamento para ser transcrito. Assim, pode seguir direto com sua atribuição.
Bom dia pessoal podem.confirmar se a documentação está OK para envio? 1 -formulário modelo1C (disponível no site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura, imprimi colorido e na mesma folha frente e verso; E(o que seria esse reconhecimento presencial?) 2 -certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada. 3 cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação seu contendo a filiação; 4 - vale postal de 175E 5- como tenho o número de assento de minha mãe ele estando indicado no formulário 1c não preciso da certidão portuguesa dela? Está faltando algo? Muito.obrigado.
@Veronica Está tudo certo. O formulário você leva num cartório e pede reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE. Veja bem que esteja escrito isso na etiqueta que eles colam. Não serve por semelhança. Não precisa da certidão da sua mãe.
Cynthia, enviarei junto .Envelopes separados para fazer a transcrição de meu casamento, envio em envelopes separados? Como preencherei o formulário de transcrição de casamento com meus dados se minha atribuição estará junto? Poderia me ajudar com mais essa, muito obrigado pela atenção!
@Verônica Não pode mandar junto. Faça sua atribuição. Depois de pronta, envie sua transcrição para Ponta Delgada ou a 4a do Porto, essas conservatórias são mais ágeis para transcrição de casamento.
É necessário fazer averbação de casamento dos meus pais para depois fazer minha atribuição? O meu pai é o Português e o mesmo foi o declarante na minha certidão de nascimento. Estou pretendendo ir em maio para Portugal, para fazer a minha atribuição pessoalmente em ovar.
Ovar retornou meu email de solicitação de agendamento dizendo que estão temporariamente sem agenda, mas que possivelmente sõ haverá vagas para meados de Setembro. Alguma outras conservatória que fura a fila presencialmente?
@mjrjunior Ovar está lotada! Vc pode tentar Guimarães,cujo processo só pode ser pessoalmente,então imagino que o fluxo de pessoas seja muito menor pedindo cidadania por lá. Assim,seu processo deve sair mais rápido que por essas conservatórias que aceitam processos presencialmente e por correio.
@Fernanda99 meu medo é cair em uma CRC que só é intermediária e acabar indo para Lisboa. Procurei no forum sobre Guimarães e não achei nada. Saberia dizer se eles são intermediários?
Eles me disseram que analisam os documentos e não disseram sobre mandar pra Lisboa.Se não quiser arriscar,manda pra uma das outras conservatórias conhecidas aqui
Olá! Preciso solicitar atribuição de nacionalidade para minha vó, pois o pai dela é português e declarante na certidão. Já vi que não precisarei fazer a transcrição do casamento do meu bisavô por esse motivo.
A pergunta é: Poderei enviar o processo de atribuição da minha avó juntamente com a transcrição de casamento dela com meu avô(tbm brasileiro) ????
Estou com essa dúvida, pois será que posso enviar o pedido de transcrição de casamento junto com pedido de atribuição dela mesmo sem ela ainda não ter recebido a nacionalidade portuguesa?
Comentários
Os documentos chegaram no dia 8/11 e recebi um e-mail da conservatória avisando sobre a conclusão
Grato! Era só para eu ter uma idéia. O meu chegou lá em Ovar no dia 11/02/2017, então estou estimando que o mesmo seja concluído no final de abril/2017.
Bom, já passei da metade!
Só precisa do nº do assento de nascimento para dar continuidade aos processos.
Parabéns pelo seu avô!
Em qual documento coloco o número de assento dá minha mãe, pem relação a documentação eu já sei, mas como ainda não tenho a certidão dela é só o número de assento gostaria de saber como dar seguimento ao meu processo..
Muito.obrigado.
Você colocará o número do assento da sua mãe no quadro para esse fim no formulário 1C, no qual você solicita sua atribuição de nacionalidade. Você já fez a transcrição do casamento da sua mãe no assento português dela? Se não foi ela que declarou seu nascimento na sua certidão de nascimento, terá que fazer a transcrição do casamento antes de entrar com seu pedido de atribuição.
1 -formulário modelo1C (disponível no site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura, imprimi colorido e na mesma folha frente e verso;
E(o que seria esse reconhecimento presencial?)
2 -certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada.
3 cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação seu contendo a filiação;
4 - vale postal de 175E
5- como tenho o número de assento de minha mãe ele estando indicado no formulário 1c não preciso da certidão portuguesa dela?
Está faltando algo?
Muito.obrigado.
Está tudo certo.
O formulário você leva num cartório e pede reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE. Veja bem que esteja escrito isso na etiqueta que eles colam. Não serve por semelhança.
Não precisa da certidão da sua mãe.
Não pode mandar junto. Faça sua atribuição. Depois de pronta, envie sua transcrição para Ponta Delgada ou a 4a do Porto, essas conservatórias são mais ágeis para transcrição de casamento.
Para não transcrever,faça por Tondela ou Gaia
Alguma outras conservatória que fura a fila presencialmente?
Porém não sei se é intermediária
Preciso solicitar atribuição de nacionalidade para minha vó, pois o pai dela é português e declarante na certidão. Já vi que não precisarei fazer a transcrição do casamento do meu bisavô por esse motivo.
A pergunta é: Poderei enviar o processo de atribuição da minha avó juntamente com a transcrição de casamento dela com meu avô(tbm brasileiro) ????
Estou com essa dúvida, pois será que posso enviar o pedido de transcrição de casamento junto com pedido de atribuição dela mesmo sem ela ainda não ter recebido a nacionalidade portuguesa?
Desde já agradeço a todos!