Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

14546485051151

Comentários

• Laura VarelaLaura Varela Member
    editado March 2017
    eduardofranco1979, muito obrigada,
    Os documentos chegaram no dia 8/11 e recebi um e-mail da conservatória avisando sobre a conclusão
  • @Laura Varela,

Grato! Era só para eu ter uma idéia. O meu chegou lá em Ovar no dia 11/02/2017, então estou estimando que o mesmo seja concluído no final de abril/2017.
    Bom, já passei da metade!
  • O processo de atribuição de meu tio foi concluído esta semana em Ovar. Chegou lá no início de novembro.
  • Só retificando, o meu processo chegou em Ovar no dia 11/01/2017. Daí cálculo que será concluído no final de abril ou início de maio, com base na média dos processos que estão sendo analisados naquela CRC.
  • Boa tarde a todos! O processo do meu avô foi concluído tem cerca de 1 mês, me passaram o número do assento por email e disseram que enviaram o documento. Mas eu nunca recebi nada, demora assim mesmo?
  • @Diogo Utest, as vezes demora um pouco. Enviou transcrição de casamento junto a atribuição? Se sim, vão enviar só quando tudo ficar pronto.
    Só precisa do nº do assento de nascimento para dar continuidade aos processos.
    Parabéns pelo seu avô!
  • Boa noite pessoal, estou muito feliz pois minha mãe acaba de virar portuguesa, como não conhecia esse fórum entrei pelo consulado do RJ, liguei hoje e já tenho o número de assento dela, para dar seguimento na minha atribuição visto que não quero fazer.pelo consulado e já tendo o número do assento como devo proceder?
    Em qual documento coloco o número de assento dá minha mãe, pem relação a documentação eu já sei, mas como ainda não tenho a certidão dela é só o número de assento gostaria de saber como dar seguimento ao meu processo..
    Muito.obrigado.
  • @Veronica
    Você colocará o número do assento da sua mãe no quadro para esse fim no formulário 1C, no qual você solicita sua atribuição de nacionalidade. Você já fez a transcrição do casamento da sua mãe no assento português dela? Se não foi ela que declarou seu nascimento na sua certidão de nascimento, terá que fazer a transcrição do casamento antes de entrar com seu pedido de atribuição.
  • Obrigado Cynthia, ela não eh casada com meu pai e ele foi o declarante, minha certidão foi emitida com me os de um ano, teria algum problema?
  • @Verônica Vieira, se o estado civil constar como solteira, e foi declarada a menos de um ano, não haverá problema algum, e também, não haverá casamento para ser transcrito. Assim, pode seguir direto com sua atribuição.
  • Muito obrigada, caiodib , vou juntar apostilar os documentos e mandar pra Ovar, abcs
  • Bom dia pessoal podem.confirmar se a documentação está OK para envio?
    1 -formulário modelo1C (disponível no site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura, imprimi colorido e na mesma folha frente e verso;
    E(o que seria esse reconhecimento presencial?)
    2 -certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada.
    3 cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação seu contendo a filiação;
    4 - vale postal de 175E
    5- como tenho o número de assento de minha mãe ele estando indicado no formulário 1c não preciso da certidão portuguesa dela?
    Está faltando algo?
    Muito.obrigado.
  • @Veronica
    Está tudo certo.
    O formulário você leva num cartório e pede reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE. Veja bem que esteja escrito isso na etiqueta que eles colam. Não serve por semelhança.
    Não precisa da certidão da sua mãe.
  • Cynthia, enviarei junto .Envelopes separados para fazer a transcrição de meu casamento, envio em envelopes separados? Como preencherei o formulário de transcrição de casamento com meus dados se minha atribuição estará junto? Poderia me ajudar com mais essa, muito obrigado pela atenção!
  • @Verônica
    Não pode mandar junto. Faça sua atribuição. Depois de pronta, envie sua transcrição para Ponta Delgada ou a 4a do Porto, essas conservatórias são mais ágeis para transcrição de casamento.
  • É necessário fazer averbação de casamento dos meus pais para depois fazer minha atribuição? O meu pai é o Português e o mesmo foi o declarante na minha certidão de nascimento. Estou pretendendo ir em maio para Portugal, para fazer a minha atribuição pessoalmente em ovar.
  • @Fernando Fonseca,Ovar exige transcrição de casamento

Para não transcrever,faça por Tondela ou Gaia
  • Obrigada Cynthia pela resposta
  • Ovar retornou meu email de solicitação de agendamento dizendo que estão temporariamente sem agenda, mas que possivelmente sõ haverá vagas para meados de Setembro.
    Alguma outras conservatória que fura a fila presencialmente?
  • @mjrjunior Ovar está lotada! Vc pode tentar Guimarães,cujo processo só pode ser pessoalmente,então imagino que o fluxo de pessoas seja muito menor pedindo cidadania por lá. Assim,seu processo deve sair mais rápido que por essas conservatórias que aceitam processos presencialmente e por correio.
  • @Fernanda99 meu medo é cair em uma CRC que só é intermediária e acabar indo para Lisboa. Procurei no forum sobre Guimarães e não achei nada. Saberia dizer se eles são intermediários?
  • @mjrjjunior, esse é o problema, quando é intermediaria, ela manda para Lisboa!! Cuidado!!
  • @mjrjunior Eles tinham me dito em fevereiro que tem balcão de nacionalidade.
  • Ter balcão de nacionalidade não significa que não mandam para Lisboa (CRCentrais)
  • Eles me disseram que analisam os documentos e não disseram sobre mandar pra Lisboa.Se não quiser arriscar,manda pra uma das outras conservatórias conhecidas aqui
  • Vc poderia tentar por Mangualde.Não sei o tempo que eles demoram,mas é menos conhecida e tem testemunhos aqui de pessoas que já fizeram por lá.
  • Minha amiga fez por Barcelos presencialmente, ficou pronta rapidamente.
    Porém não sei se é intermediária
  • Olá!
    Preciso solicitar atribuição de nacionalidade para minha vó, pois o pai dela é português e declarante na certidão. Já vi que não precisarei fazer a transcrição do casamento do meu bisavô por esse motivo.

A pergunta é: Poderei enviar o processo de atribuição da minha avó juntamente com a transcrição de casamento dela com meu avô(tbm brasileiro) ????

Estou com essa dúvida, pois será que posso enviar o pedido de transcrição de casamento junto com pedido de atribuição dela mesmo sem ela ainda não ter recebido a nacionalidade portuguesa?

Desde já agradeço a todos!
  • Não, agora não pode mais. Você correrá o risco de ter os documentos devolvidos através de carta comum.
  • Muito obrigado, Theresa!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.