Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

14243454748151

Comentários

• Nossa, @MAdelaide! O ramo português da minha família é Pires também! Somos parentes!!!! Já devia saber, vendo aqui como você é gente boa!!! :-D
  • @Cynthia, que legal!! Rs... Obrigada!! Você também gente muito boa, não é a toa que sempre ajuda aqui tambem!! O meu avô Gomercindo Pires, o irmão do meu avô era Abel Pires. e José Pires. :)
  • @ M Adelaide Velloso, que beleza!
    Imagino sua felicidade e a deles também. Sua saga merece muito vinho e bacalhau. Agora todos tugas.
  • @M Adelaide

Finalmente!!!! Parabéns pela notícia :)
  • @caiodib meu avô era solteiro.
    Não se casou...
  • @Mayara Caetano De Oliveira, então está fácil. Não tem nada para transcrever :)
  • @M parabéns!!!!! Finalmente saiu, depois de tanta demora em Ovar!!!!
  • @Karina, @Caiodib, obrigada!! Sim, somos uma família portuguesa com certeza!!
  • @Felippe Augusto, foram 6 meses!! rs..... Obrigada!
  • @caiodib sim!! Vou dar andamento logo antes que mudem as regras rsrss
    Ia mandar para tondela, mas estou com dificuldade de conseguir cópia repografica, só com processo judicial para o juiz liberar aqui na minha cidade.. já estava desanimada.. dai descobri ovar!!
  • Olá pessoal, estou co uma grande duvida aqui! Consegui ainda a pouco achar a certidão de meu finado avô que era português para dar entrada no processo da minha mãe, mas parece que meu avô teve um casamento arranjado lá em Portugal e veio para cá e depois de quatro meses casou com a minha avó aqui, como devo fazer, será que devo transcrever o casamento deles sem saber se ele se divorciou ou anulou o de lá?
    Será que consigo achar a certidão de casamento dele em Portugal entre os anos de 1950 e 1952?
  • Boa tarde Tugas e futuros Tugas! Alguém sabe me informar quanto tempo em média se finaliza um processo que foi pra registro? Estava em análise e depois pra "registo"
  • Queridos,
    Finalmente minha atribuição, enviada a Ovar em agosto de 2016, foi concluída!!
    Recebi o email da Lurdes ontem. (Processo 43xxx/2016)
  • Parabéns @Kiane !!!! A sensação deve ser maravilhosa né?! Não vejo a hora tb.
  • Prezados boa tarde!
    Estou adiantando o pedido de certidão de nascimento do meu pai para quando for transcrever o casamento de minha mãe quando sair a atribuição dela (assim espero).
    Eu consegui localizar o cartório que fica em outra cidade e e falei com o pessoal, acerca dessa certidão.

Eu informei para ele que além da certidão ser de inteiro teor e a cópia reprográfica, ele informou sobre o selo eletrônico que é colocado na cópia, mas não entendeu sobre o reconhecimento da assinatura dele por autenticidade.
    É necessário nesse caso (certidão do pai para transcrição do casamento) a assinatura do notário, ser por autenticidade mesmo?

Grato desde já!
  • @caiado, não é assinatura por autenticidade, é só reconhecimento da firma do notário.
    Reconhecer assinatura por autenticidade é no requerimento de transcrição que seu pai vai assinar no cartório!!
    As certidões de inteiro teor para transcrição vc vai apostilar e reconher fiema do notario que assina ou sinal público da assinatura dele.
  • M Adelaide Velloso, Obrigado!

• Obrigada @Felippe
    Realmente, a sensação é muito boa, um mix de alívio com felicidade hahah
    Em breve todos passarão por ela.
  • Amigos,
    Vou enviar os documentos para atribuição de cidadania dos meus filhos MENORES. Pretendo enviar para OVARr.
    Já obtive a minha cidadania e transcrevi o meu casamento.
    Vocês poderiam confirmar para mim se a lista de documentos que devo enviar está correta?
    1 - Formulário 1 C (modelo próprio para menor de idade): Minha esposa e eu assinaremos e reconheceremos nossas assinaturas presencialmente (POR AUTENTICIDADE) no cartório. Não precisa ser apostilado, certo?
    2 - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica dos meus filhos, com a firma do notário reconhecida, e apostilada. Obs.: Em Ovar, pelo que li, não exige cópia reprográfica, mas já tinha pedido dessa forma.
    3 - Cópia simples do assento de nascimento do progenitor português que é declarante na certidão de nascimento (no caso eu, por atribuição).
    4 - Cópias do meu RG e da minha esposa autenticadas em cartório (sem apostilamento), pois nós que assinaremos o formulário 1C. Não precisa do RG dos meus filhos, pois são menores, certo?
    5 – Só tenho o número do assento da transcrição do casamento, mas ainda não recebi a carta da Conservatória em casa. Mas, pelo que entendi, não preciso me preocupar com isso porque eles já têm essa informação no sistema, certo? Mesmo assim devo informar o número do assento para eles ou não precisa?
    6 – Esqueci de algo, amigos? É só isso?
    Obrigado!
  • @Henrique, tudo perfeito!!
    Se os seus filhos tem 14 anos ou mais precisa do RG deles. Menores que 14 anos não precisam apresentar RG.
  • Valeu M Adelaide! Sempre você, amiga, para nos salvar. Bom final de semana!
  • @Henrique, pra vc também bom fim de semana!! Sempre tem alguém pra ajudar por aqui!!
  • @Maria Lindsay Fonseca Klain,

escreva para a conservatória, detentora da certidão de seu avô e pergunte se tem algum casamento averbado no assento de nascimento dele, e, com quem.

Porém, lembro a você que somente Ovar exige a transcrição de casamento, para transmitir a cidadania.
    Se seu avô foi declarante na certidão de sua mãe, não precisa transcrever o casamento com sua avó.
  • @M Adelaide Velloso eu esqueci de mandar o número do processo
    Enviei em 21/9/16
    Concluído em 6/12/17

Processo número 23632/2016
  • @Maria Lindsay
    Olhe, nesse caso é melhor não mexer com transcrição de casamento. Mas se você for enviar para Ovar, vai ter que fazer a transcrição. Por que não envia para Tondela ? Se suas certidões são reprográficas, Tondela aceita. Digo isso porque se seu avô se divorciou, você vai ser que contratar um advogado lá em Portugal para fazer o divórcio dele... Se anulou, também. Mais provável que seu avô simplesmente tenha se casado aqui sem mexer com o casamento de lá. Mas o casamento de lá vai estar transcrito, e você vai ter que desfazê-lo antes de transcrever o casamento com a sua avó.
    Portanto, se puder fazer sem transcrever, é melhor. Verifique na certidão de nascimento da sua mãe se foi seu avô que declarou o nascimento dela. Se foi, não precisa transcrever o casamento. MAS NÃO PODE mandar para Ovar.
  • M. Adelaíde Velloso

Em tempo, muita paz e iluminação para toda a sua família portuguesa.
    Você merece, mulher guerreira, altaneira, sempre disposta a ajudar aos necessitados
    com o seu coração generoso.

Abraços!
  • @Marco A Santos,

Obrigada!!! Estou com a sensação de dever cumprido, mais uma vez!! abraço
  • Boa tarde a todos. Finalmente estou com todos os documentos e irei apostilá-los na segunda-feira (13/02/2017), devendo enviá-los na quarta-feira (15/02/2017). Primeiro farei a do meu pai e depois a minha. Ainda estou com bastante dúvidas em enviar para Ovar ou Tondela, como o casamento do meu avô já está transcrito, posso optar por uma das duas conservatórias. O que vcs sugerem, qual seria a mais rápida via correio, Ovar ou Tondela? Obrigado pela ajuda e parabéns pelo fórum, ele ajuda muitas pessoas. Abs.
  • editado February 2017
    @Josue Matos,

Para você enviar a Tondela eles só aceitam certidoes de inteiro teor reprografica e o RG eles exigem que seja apostilado.
    Ja Ovar aceita inteiro teor, o RG pode ser so autenticado, mas também está lotada!!
    As duas estão quase com o mesmo tempo!! To dela uns 90 dias e Ovar de 90 a 120 dias. Esse tempo é uma media, pode ser mais ou menos dependendo da quantidade de processos chegando na CRC.
  • @M Adelaide Velloso
    Bom dia, obrigado pela resposta. Acho que será por Tondela. Existe alguma outra conservatória aceitando por correio via correio que menos lotada?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.