@Cynthia, que legal!! Rs... Obrigada!! Você também gente muito boa, não é a toa que sempre ajuda aqui tambem!! O meu avô Gomercindo Pires, o irmão do meu avô era Abel Pires. e José Pires.
@caiodib sim!! Vou dar andamento logo antes que mudem as regras rsrss Ia mandar para tondela, mas estou com dificuldade de conseguir cópia repografica, só com processo judicial para o juiz liberar aqui na minha cidade.. já estava desanimada.. dai descobri ovar!!
Olá pessoal, estou co uma grande duvida aqui! Consegui ainda a pouco achar a certidão de meu finado avô que era português para dar entrada no processo da minha mãe, mas parece que meu avô teve um casamento arranjado lá em Portugal e veio para cá e depois de quatro meses casou com a minha avó aqui, como devo fazer, será que devo transcrever o casamento deles sem saber se ele se divorciou ou anulou o de lá? Será que consigo achar a certidão de casamento dele em Portugal entre os anos de 1950 e 1952?
Boa tarde Tugas e futuros Tugas! Alguém sabe me informar quanto tempo em média se finaliza um processo que foi pra registro? Estava em análise e depois pra "registo"
Prezados boa tarde! Estou adiantando o pedido de certidão de nascimento do meu pai para quando for transcrever o casamento de minha mãe quando sair a atribuição dela (assim espero). Eu consegui localizar o cartório que fica em outra cidade e e falei com o pessoal, acerca dessa certidão.
Eu informei para ele que além da certidão ser de inteiro teor e a cópia reprográfica, ele informou sobre o selo eletrônico que é colocado na cópia, mas não entendeu sobre o reconhecimento da assinatura dele por autenticidade. É necessário nesse caso (certidão do pai para transcrição do casamento) a assinatura do notário, ser por autenticidade mesmo?
@caiado, não é assinatura por autenticidade, é só reconhecimento da firma do notário. Reconhecer assinatura por autenticidade é no requerimento de transcrição que seu pai vai assinar no cartório!! As certidões de inteiro teor para transcrição vc vai apostilar e reconher fiema do notario que assina ou sinal público da assinatura dele.
Amigos, Vou enviar os documentos para atribuição de cidadania dos meus filhos MENORES. Pretendo enviar para OVARr. Já obtive a minha cidadania e transcrevi o meu casamento. Vocês poderiam confirmar para mim se a lista de documentos que devo enviar está correta? 1 - Formulário 1 C (modelo próprio para menor de idade): Minha esposa e eu assinaremos e reconheceremos nossas assinaturas presencialmente (POR AUTENTICIDADE) no cartório. Não precisa ser apostilado, certo? 2 - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica dos meus filhos, com a firma do notário reconhecida, e apostilada. Obs.: Em Ovar, pelo que li, não exige cópia reprográfica, mas já tinha pedido dessa forma. 3 - Cópia simples do assento de nascimento do progenitor português que é declarante na certidão de nascimento (no caso eu, por atribuição). 4 - Cópias do meu RG e da minha esposa autenticadas em cartório (sem apostilamento), pois nós que assinaremos o formulário 1C. Não precisa do RG dos meus filhos, pois são menores, certo? 5 – Só tenho o número do assento da transcrição do casamento, mas ainda não recebi a carta da Conservatória em casa. Mas, pelo que entendi, não preciso me preocupar com isso porque eles já têm essa informação no sistema, certo? Mesmo assim devo informar o número do assento para eles ou não precisa? 6 – Esqueci de algo, amigos? É só isso? Obrigado!
escreva para a conservatória, detentora da certidão de seu avô e pergunte se tem algum casamento averbado no assento de nascimento dele, e, com quem.
Porém, lembro a você que somente Ovar exige a transcrição de casamento, para transmitir a cidadania. Se seu avô foi declarante na certidão de sua mãe, não precisa transcrever o casamento com sua avó.
@Maria Lindsay Olhe, nesse caso é melhor não mexer com transcrição de casamento. Mas se você for enviar para Ovar, vai ter que fazer a transcrição. Por que não envia para Tondela ? Se suas certidões são reprográficas, Tondela aceita. Digo isso porque se seu avô se divorciou, você vai ser que contratar um advogado lá em Portugal para fazer o divórcio dele... Se anulou, também. Mais provável que seu avô simplesmente tenha se casado aqui sem mexer com o casamento de lá. Mas o casamento de lá vai estar transcrito, e você vai ter que desfazê-lo antes de transcrever o casamento com a sua avó. Portanto, se puder fazer sem transcrever, é melhor. Verifique na certidão de nascimento da sua mãe se foi seu avô que declarou o nascimento dela. Se foi, não precisa transcrever o casamento. MAS NÃO PODE mandar para Ovar.
Em tempo, muita paz e iluminação para toda a sua família portuguesa. Você merece, mulher guerreira, altaneira, sempre disposta a ajudar aos necessitados com o seu coração generoso.
Boa tarde a todos. Finalmente estou com todos os documentos e irei apostilá-los na segunda-feira (13/02/2017), devendo enviá-los na quarta-feira (15/02/2017). Primeiro farei a do meu pai e depois a minha. Ainda estou com bastante dúvidas em enviar para Ovar ou Tondela, como o casamento do meu avô já está transcrito, posso optar por uma das duas conservatórias. O que vcs sugerem, qual seria a mais rápida via correio, Ovar ou Tondela? Obrigado pela ajuda e parabéns pelo fórum, ele ajuda muitas pessoas. Abs.
Para você enviar a Tondela eles só aceitam certidoes de inteiro teor reprografica e o RG eles exigem que seja apostilado. Ja Ovar aceita inteiro teor, o RG pode ser so autenticado, mas também está lotada!! As duas estão quase com o mesmo tempo!! To dela uns 90 dias e Ovar de 90 a 120 dias. Esse tempo é uma media, pode ser mais ou menos dependendo da quantidade de processos chegando na CRC.
@M Adelaide Velloso Bom dia, obrigado pela resposta. Acho que será por Tondela. Existe alguma outra conservatória aceitando por correio via correio que menos lotada?
Comentários
Imagino sua felicidade e a deles também. Sua saga merece muito vinho e bacalhau. Agora todos tugas.
Finalmente!!!! Parabéns pela notícia
Não se casou...
Ia mandar para tondela, mas estou com dificuldade de conseguir cópia repografica, só com processo judicial para o juiz liberar aqui na minha cidade.. já estava desanimada.. dai descobri ovar!!
Será que consigo achar a certidão de casamento dele em Portugal entre os anos de 1950 e 1952?
Finalmente minha atribuição, enviada a Ovar em agosto de 2016, foi concluída!!
Recebi o email da Lurdes ontem. (Processo 43xxx/2016)
Estou adiantando o pedido de certidão de nascimento do meu pai para quando for transcrever o casamento de minha mãe quando sair a atribuição dela (assim espero).
Eu consegui localizar o cartório que fica em outra cidade e e falei com o pessoal, acerca dessa certidão.
Eu informei para ele que além da certidão ser de inteiro teor e a cópia reprográfica, ele informou sobre o selo eletrônico que é colocado na cópia, mas não entendeu sobre o reconhecimento da assinatura dele por autenticidade.
É necessário nesse caso (certidão do pai para transcrição do casamento) a assinatura do notário, ser por autenticidade mesmo?
Grato desde já!
Reconhecer assinatura por autenticidade é no requerimento de transcrição que seu pai vai assinar no cartório!!
As certidões de inteiro teor para transcrição vc vai apostilar e reconher fiema do notario que assina ou sinal público da assinatura dele.
Realmente, a sensação é muito boa, um mix de alívio com felicidade hahah
Em breve todos passarão por ela.
Vou enviar os documentos para atribuição de cidadania dos meus filhos MENORES. Pretendo enviar para OVARr.
Já obtive a minha cidadania e transcrevi o meu casamento.
Vocês poderiam confirmar para mim se a lista de documentos que devo enviar está correta?
1 - Formulário 1 C (modelo próprio para menor de idade): Minha esposa e eu assinaremos e reconheceremos nossas assinaturas presencialmente (POR AUTENTICIDADE) no cartório. Não precisa ser apostilado, certo?
2 - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica dos meus filhos, com a firma do notário reconhecida, e apostilada. Obs.: Em Ovar, pelo que li, não exige cópia reprográfica, mas já tinha pedido dessa forma.
3 - Cópia simples do assento de nascimento do progenitor português que é declarante na certidão de nascimento (no caso eu, por atribuição).
4 - Cópias do meu RG e da minha esposa autenticadas em cartório (sem apostilamento), pois nós que assinaremos o formulário 1C. Não precisa do RG dos meus filhos, pois são menores, certo?
5 – Só tenho o número do assento da transcrição do casamento, mas ainda não recebi a carta da Conservatória em casa. Mas, pelo que entendi, não preciso me preocupar com isso porque eles já têm essa informação no sistema, certo? Mesmo assim devo informar o número do assento para eles ou não precisa?
6 – Esqueci de algo, amigos? É só isso?
Obrigado!
Se os seus filhos tem 14 anos ou mais precisa do RG deles. Menores que 14 anos não precisam apresentar RG.
escreva para a conservatória, detentora da certidão de seu avô e pergunte se tem algum casamento averbado no assento de nascimento dele, e, com quem.
Porém, lembro a você que somente Ovar exige a transcrição de casamento, para transmitir a cidadania.
Se seu avô foi declarante na certidão de sua mãe, não precisa transcrever o casamento com sua avó.
Enviei em 21/9/16
Concluído em 6/12/17
Processo número 23632/2016
Olhe, nesse caso é melhor não mexer com transcrição de casamento. Mas se você for enviar para Ovar, vai ter que fazer a transcrição. Por que não envia para Tondela ? Se suas certidões são reprográficas, Tondela aceita. Digo isso porque se seu avô se divorciou, você vai ser que contratar um advogado lá em Portugal para fazer o divórcio dele... Se anulou, também. Mais provável que seu avô simplesmente tenha se casado aqui sem mexer com o casamento de lá. Mas o casamento de lá vai estar transcrito, e você vai ter que desfazê-lo antes de transcrever o casamento com a sua avó.
Portanto, se puder fazer sem transcrever, é melhor. Verifique na certidão de nascimento da sua mãe se foi seu avô que declarou o nascimento dela. Se foi, não precisa transcrever o casamento. MAS NÃO PODE mandar para Ovar.
Em tempo, muita paz e iluminação para toda a sua família portuguesa.
Você merece, mulher guerreira, altaneira, sempre disposta a ajudar aos necessitados
com o seu coração generoso.
Abraços!
Obrigada!!! Estou com a sensação de dever cumprido, mais uma vez!! abraço
Para você enviar a Tondela eles só aceitam certidoes de inteiro teor reprografica e o RG eles exigem que seja apostilado.
Ja Ovar aceita inteiro teor, o RG pode ser so autenticado, mas também está lotada!!
As duas estão quase com o mesmo tempo!! To dela uns 90 dias e Ovar de 90 a 120 dias. Esse tempo é uma media, pode ser mais ou menos dependendo da quantidade de processos chegando na CRC.
Bom dia, obrigado pela resposta. Acho que será por Tondela. Existe alguma outra conservatória aceitando por correio via correio que menos lotada?