Possuem validade de 180 dias, salvo engano. Você consegue descobrir o número de assento da sua mãe ligando para LR, não precisa esperar a carta chegar. Se você tem pressa, recomendo fazer a transcrição do casamento em ponta delgada, estão fazendo em menos de 1 semana e depois manda o processo de atribuição para OVAR. Ou manda tudo no mesmo dia, porque até analisarem o processo em Ovar a transcrição já estará feita.
Observando o padrão que as pessoas postam por aqui, Ovar está demorando em uma média de 4 meses, mas nada garantido.
Aí pessoal, o e-mail da conclusão foi no início do ano, 2 de janeiro, e hoje chegou a correspondência de Ovar, 15 dias mesmo. Então está tudo concluído, meu filho agora oficialmente tem a cidadania portuguesa \o/
Eu possuo o numero de assento, me deram quando eu liguei para a centrais de registro em Lisboa. Não sabia que já podia dar entrada, perfeito vou enviar assim que as certidões estiverem prontas!!!
Ovar esta demorando então, alguém sabe se existe uma conservatória mais rápida? estava pensando em Braga por minha família ser de lá, devo ir em Braga em maio, ai qualquer coisa poderia passar na conservatoria
@Yan se tem interesse em realizar processo presencialmente, leia relato dos colegas do Fórum que fizeram. leia o texto completo, principalmente as primeiras 5 pagina. Texto: Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente no Porto
Eu cheguei a ler esse tópico, eu quero realizar o processo no melhor tempo possível, como só vou em maio, pensei que seria mais rápido mandar por correio, caso não ficasse pronto até lá eu poderia pessoalmente passar na conservatória e ver o andamento do processo.
Por isso pensei em Braga, mas não sei se eles aceitam pedido via correios.
@Yan além de ver se aceitam pelos Correios precisa verificar se teem balcão de nacionalidade, caso contrário encaminham para Lisboa, e a demora é maior. De qq forma os processos estão demorando de 3 a 4 meses, em qq uma das listradas no Fórum.
@augusto Vou dar entrada em OVAR então, espero que até Maio eu tenha recebido aqui no Brasil, assim quando for a Portugal posso dar entrada em outros documentos como cartão cidadão, passaporte, NIS
Poderia me ajudar quanto a postagem, queria fazer pela DLH por ser mais rápido, mas como faço para pagar os serviços da conservatória, eu vi que tem um vale postal, eu tenho que comprar pelos correios? e depois enviar junto com os documentos pela DLH?
Bom dia grupo, Recebi no dia 12/01 email da Lourdes dizendo que meu registro já estava a ser feito Meu processo tem número 402XX/16 e chegou em Ovar dia 25/09. Obrigada a todos do fórum pela ajuda!
@Yan O valor para atribuição é 175 euros + txs cobradas pelos correios. Precisa levar em espécie, exceto se tiver conta no BB. O vale postal é enviado pelos correios, tem que ser uma agência própria dos correios, não franqueado. Há dicas aqui no Fórum sobre agência Correios do RJ, pesquise na busca, se for de SP, pode usar Ag Vila Mariana Rua Domingos de Morais 909, rápida e conhecem o processo, ou Ag Indianopolis Av Irai, 666, atendimento razoável. Deve fornecer nome e endereço completo e fone da CRC e informar como motivo da remessa Manutenção de Residentes, isso é solicitado na hora pelo funcionário dos correios. Enviar copia simples do comprovante do vale postal junto com documentos. Eu encaminhei documentação pelo EMS dos correios, aproximadamente R$ 120,00, não sei se prazo = dhl??
Também fique com uma cópia ou foto do comprovante, o documento que fornecem acaba se apagando.
Lembre que entrar em Portugal como brasileiro seguirá regras de turista, permanência maxima 3 meses, passagem ida e volta, entra e sai com passaporte brasileiro.
DLH é atransportadora que indicaram aqui nos foruns para a correspondecia chegar mais rapido, eu tenho que fazer transcrição e a atribuição, vou procurar o topico certo, moro no rj e tenho conta no BB, só não sei como proceder se a transportadora for diferente dos correios.
@Yan de qq forma o vale será feito pelos correios. Você primeiro faz o vale postal nos correios, vão fornecer comprovante do vale postal. Você providencia copia simples anexa aos documentos e envia por DHL, se é isso que prefere. Não esqueça de ficar com copia/foto do vale com você.
Há no Fórum informação de que as conservatórias não aceitam mais de um processo por vez. Se vai fazer a transcrição de casamento, no Fórum, sugerem fazer por Ponta Delgada, esta conservatória não tem mais balcão de nacionalidade mas faz transcrição de casamento bem rápido.
Amigos, ainda acrescentando sobre o relato de sexta-feira, quando comuniquei sobre a finalização do processo de atribuição de minha mãe, faltou ainda agradecer a Mariza, Cinthia, e desculpe quem mais não citei. Este fórum realmente conseguiu preencher uma lacuna que estava faltando na família. Faço uma correção, quando liguei na LR informaram que iam mandar uma correspondência para nossa casa, e não, email logicamente. Espero que chegue em cerca de 15 dias. Depois chegou o email da Lurdes confirmando tudo. Uma observação é que não tive como saber se a transcrição do casamento foi feita. Foram enviados os dois processos em dois envelopes, dentro de outro envelope. Natural seria fazer a transcrição de casamento após a atribuição. No tópico sobre transcrição de casamento não vi como descobrir sobre isso. Na LR tem como? Nunca vi uma certidão de assento, mas achei uma na internet que mostrava no final da folha as averbações. Acredito que quando o assento chegar poderei constatar isso. Mas se não tiver sido feito, aí terei um problema. Alguma sugestão de como eu saber isso (se foi feita a transcrição de casamento) sem ter que contatar Ovar? Obrigado.
@Flavio Pires, se enviou os processos juntos, aguarde a chegada das certidões. Eles informam que vão enviar, mas farão isso apenas quando terminarem a transcrição de casamento, o que demora de 1 a 2 meses.
Ola a todos, meus processos chegaram em Ovar dia 6/12/2016 transcrição de casamento dos meus pais e minha atribuição
A última informação que obtive pelo e-mail era de que o meu processo havia iniciado mais não tinha Nº porque os processos só entram a nível de contabilidade,depois disso eu nao rece
os processos só entram a nível de contabilidade.??? o que quer dizer isso
@Peter Alex, seu processo foi apenas iniciado e teve o vale postal levantado. Seu processo só terá continuidade após a finalização do processo de transcrição de casamento de seus pais, pois são processos dependentes, e não podem ser executados em simultâneo.
Eu estou com a ideia de ir para Portugual acompanhar o processo pessoalmente e tirar os documentos la pq ja vi no forum que se eu tentar fazer aqui so conseguirei isso no meio do ano ainda mais aqui no rio
Vou para Portugual pq quero ir depois para o Reino Unido ,por isso minha pressa para ter os documentos tive que fazer a transcrição de casamento por que minha minha mãe e portuguesa e meu pai e brasileiro depois eles se separaram
@Peter Alex, penso que seu processo deve ser finalizado para maio – não crie espectativas – Acompanhar pessoalmente não agilizará o processo, e terá 90 dias de permanência apenas. Só um detalhe sobre o Reino Unido: fique de olho no Brexit. As negociações devem começar em março, quando o Reino Unido acionar o mecanismo de saída do bloco (Art.º 50 Tratado de Lisboa). Acompanhe como ficará a situação de quem é cidadão Europeu.
Olá Caros Amigos e Amigas, Vou fazer processos em Ovar e tenho dúvidas apenas sobre os prazos dos documentos: 1- Para casos de Atribuição, a certidão de Nascimento do Requerente precisa ser emitida a menos de 1 ano, correto? 2-Para casos de Transcrição de Casamento, a certidão de nascimento do nubente precisa ter sido emitida a menos de 180 dias, correto? 3-Para casos de Transcrição de Casamento, a certidão de casamento precisa ter sido emitida a menos de 180 dias, correto?
Boa tarde pessoal. Desde que eu mandei meus processos pra Ovar, eu sabia que demoraria a concluir. Face férias das conservatórias e grande volume de processos lá. Eu só não imaginava que seria tão angustiante assim. 99 dias hoje e apenas a Transcrição de casamento da minha avó foi concluída. Falta a atrib da minha mãe, casamento dela e minha Atribuicao. Já vi relatos aqui de processos q chegaram no mesmo dia que o meu (11/10) e foram concluídos com sucesso. Aí vc liga na LR e hora está para despacho e hora está sendo analisado. Sei que nada posso fazer mas é realmente muito frustrante. Me desculpem pelo desabafo mas poucos podem entender esse sentimento.
@felippe Meu processo chegou em Ovar dia 09/09 e somente foi concluído em 02/01/17. Foram quase 4 meses para conclusão de uma transcrição e uma atribuição.
Valeu @M e @ ecardosofernandes só me resta aguardar mesmo. Fico muito feliz pela galera q tá conseguindo, mas dá um aflição grande em não saber nada do meu. Então vamos aguardar. Se Deus quiser em breve sai.
@Felippe, o do meu filho está lá em Ovar desde 5/08, não ficou pronto pois fizeram a minha transcrição somente em novembro e só depois disso que vão pegar na atribuição dele, entende como fuinciona? Detalhe, minha transcrição foi junto com a atribuição dele.
@Felippe Augusto e @M Adelaide Velloso, o grande problema em Ovar, é que cada processo de transcrição de casamento está levando entre 2 e 3 meses para ser feito. Se enviou transcrição + atribuição, vai demorar um bocado ainda, porque começaram a analisar o processo somente quando a transcrição de casamento foi finalizada. Tenho dois processos de meus tios que empacaram um bom tempo por causa das transcrições de casamento.
Sugiro não enviar transcrição alguma para Ovar. Usem PD ou 4ª CRC do Porto para fazer transcrições de casamento.
Comentários
Possuem validade de 180 dias, salvo engano.
Você consegue descobrir o número de assento da sua mãe ligando para LR, não precisa esperar a carta chegar.
Se você tem pressa, recomendo fazer a transcrição do casamento em ponta delgada, estão fazendo em menos de 1 semana e depois manda o processo de atribuição para OVAR. Ou manda tudo no mesmo dia, porque até analisarem o processo em Ovar a transcrição já estará feita.
Observando o padrão que as pessoas postam por aqui, Ovar está demorando em uma média de 4 meses, mas nada garantido.
O serviço postal mais rápido é o da DHL.
Eu possuo o numero de assento,
me deram quando eu liguei para a centrais de registro em Lisboa.
Não sabia que já podia dar entrada, perfeito vou enviar assim que as certidões estiverem prontas!!!
Ovar esta demorando então, alguém sabe se existe uma conservatória mais rápida?
estava pensando em Braga por minha família ser de lá,
devo ir em Braga em maio, ai qualquer coisa poderia passar na conservatoria
Texto:
Meu relato acerca do processo de atribuição pessoalmente no Porto
Eu cheguei a ler esse tópico,
eu quero realizar o processo no melhor tempo possível,
como só vou em maio, pensei que seria mais rápido mandar por correio,
caso não ficasse pronto até lá eu poderia pessoalmente passar na conservatória e ver o andamento do processo.
Por isso pensei em Braga,
mas não sei se eles aceitam pedido via correios.
De qq forma os processos estão demorando de 3 a 4 meses, em qq uma das listradas no Fórum.
Vou dar entrada em OVAR então, espero que até Maio eu tenha recebido aqui no Brasil,
assim quando for a Portugal posso dar entrada em outros documentos como cartão cidadão, passaporte, NIS
Poderia me ajudar quanto a postagem,
queria fazer pela DLH por ser mais rápido,
mas como faço para pagar os serviços da conservatória,
eu vi que tem um vale postal,
eu tenho que comprar pelos correios? e depois enviar junto com os documentos pela DLH?
Obrigado
Recebi no dia 12/01 email da Lourdes dizendo que meu registro já estava a ser feito Meu processo tem número 402XX/16 e chegou em Ovar dia 25/09.
Obrigada a todos do fórum pela ajuda!
O vale postal é enviado pelos correios, tem que ser uma agência própria dos correios, não franqueado.
Há dicas aqui no Fórum sobre agência Correios do RJ, pesquise na busca, se for de SP, pode usar Ag Vila Mariana Rua Domingos de Morais 909, rápida e conhecem o processo, ou Ag Indianopolis Av Irai, 666, atendimento razoável.
Deve fornecer nome e endereço completo e fone da CRC e informar como motivo da remessa Manutenção de Residentes, isso é solicitado na hora pelo funcionário dos correios.
Enviar copia simples do comprovante do vale postal junto com documentos.
Eu encaminhei documentação pelo EMS dos correios, aproximadamente R$ 120,00, não sei se prazo = dhl??
Também fique com uma cópia ou foto do comprovante, o documento que fornecem acaba se apagando.
Lembre que entrar em Portugal como brasileiro seguirá regras de turista, permanência maxima 3 meses, passagem ida e volta, entra e sai com passaporte brasileiro.
eu tenho que fazer transcrição e a atribuição, vou procurar o topico certo, moro no rj e tenho conta no BB, só não sei como proceder se a transportadora for diferente dos correios.
Obrigado
@augusto
Não esqueça de ficar com copia/foto do vale com você.
Há no Fórum informação de que as conservatórias não aceitam mais de um processo por vez. Se vai fazer a transcrição de casamento, no Fórum, sugerem fazer por Ponta Delgada, esta conservatória não tem mais balcão de nacionalidade mas faz transcrição de casamento bem rápido.
Faço uma correção, quando liguei na LR informaram que iam mandar uma correspondência para nossa casa, e não, email logicamente. Espero que chegue em cerca de 15 dias. Depois chegou o email da Lurdes confirmando tudo.
Uma observação é que não tive como saber se a transcrição do casamento foi feita. Foram enviados os dois processos em dois envelopes, dentro de outro envelope. Natural seria fazer a transcrição de casamento após a atribuição. No tópico sobre transcrição de casamento não vi como descobrir sobre isso. Na LR tem como?
Nunca vi uma certidão de assento, mas achei uma na internet que mostrava no final da folha as averbações. Acredito que quando o assento chegar poderei constatar isso. Mas se não tiver sido feito, aí terei um problema. Alguma sugestão de como eu saber isso (se foi feita a transcrição de casamento) sem ter que contatar Ovar?
Obrigado.
transcrição de casamento dos meus pais e minha atribuição
A última informação que obtive pelo e-mail era de que o meu processo havia iniciado mais não tinha Nº
porque os processos só entram a nível de contabilidade,depois disso eu nao rece
os processos só entram a nível de contabilidade.??? o que quer dizer isso
Aguardo a resposta fiquem com deus
Seu processo só terá continuidade após a finalização do processo de transcrição de casamento de seus pais, pois são processos dependentes, e não podem ser executados em simultâneo.
Ola tudo bem,obrigado por me responder
Eu estou com a ideia de ir para Portugual acompanhar o processo pessoalmente e tirar os documentos la pq ja vi no forum que se eu tentar fazer aqui so conseguirei isso no meio do ano ainda mais aqui no rio
Vou para Portugual pq quero ir depois para o Reino Unido ,por isso minha pressa para ter os documentos
tive que fazer a transcrição de casamento por que minha minha mãe e portuguesa e meu pai e brasileiro depois eles se separaram
Desde já, agradeço pela atenção fique com Deus
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5833/meu-relato-acerca-do-processo-de-atribuicao-pessoalmente-no-porto#latest
Só um detalhe sobre o Reino Unido: fique de olho no Brexit. As negociações devem começar em março, quando o Reino Unido acionar o mecanismo de saída do bloco (Art.º 50 Tratado de Lisboa). Acompanhe como ficará a situação de quem é cidadão Europeu.
Vou fazer processos em Ovar e tenho dúvidas apenas sobre os prazos dos documentos:
1- Para casos de Atribuição, a certidão de Nascimento do Requerente precisa ser emitida a menos de 1 ano, correto?
2-Para casos de Transcrição de Casamento, a certidão de nascimento do nubente precisa ter sido emitida a menos de 180 dias, correto?
3-Para casos de Transcrição de Casamento, a certidão de casamento precisa ter sido emitida a menos de 180 dias, correto?
Sao 3 meses a 4 para cada processo
Tenho dois processos de meus tios que empacaram um bom tempo por causa das transcrições de casamento.
Sugiro não enviar transcrição alguma para Ovar. Usem PD ou 4ª CRC do Porto para fazer transcrições de casamento.