@Caiodib e @Theresa Lima, infelizmente em agosto a situação era outra. Hoje com a experiencia eu faria transcriçao separado em PD ou na 4ª. Na epoca que mandei as coisas estavam bem diferentes!!!RS
@M Adelaide Velloso, eu também faria alguns processos de forma diferente, mas faz parte do aprendizado, e serve de experiência para guiar os outros membros do fórum. Alguém sempre tem de tentar e descobrir como as coisas funcionam. É assim mesmo.
Enviar transcrição de casamento para Ovar ou Tondela contribui enormemente para o atraso dos processos de pedido de cidadania. A melhor estratégia é enviar para PD ou 4a de Porto as quais não possuem balcão de nacionalidade, consequentemente concluem transcrições rapidamente. Deixar Tondela e Ovar se concentrarem nos pedidos de atribuição e aquisição é questão de bom senso.
Em tempo repito, a minha transcrição em PD foi concluída em um dia.
Verdade @Mariza .Mas quando mandei a Transcrição de Casamento da minha avó em Setembro, ninguém poderia imaginar que essa demanda de processos seria tão grande. Na época a única coisa que as pessoas comentavam aqui no fórum, era de atrasos referente às férias de meio de ano por lá. Com certeza se fosse hoje, eu teria mandado pra PD,
As circunstâncias atuais estão provocando novas alternativas para os envios. Se Tondela e Ovar estão aceitando apenas um processo por vez fica claro que a transcrição deve ser enviada para as Conservatórias indicadas acima.
@Aline, Se for fazer transcrição faça em Ponta Delgada, está muito rápido. Se fizem em Ovar ou Tondela levará 3 meses, vai perder tempo!! Sim, 3 atribuições independentes sim.
@MAdelaide Sim, eu sei, quando for da minha mãe para mim sei que será necessário e farei por lá (até pq ela trocou de nome). Mas do meu avô para minha mãe, que foi o declarante, precisaria da transcrição? Alguma conservatória não está exigindo?
Sem problemas processos independentes no envelope então, né? Quero economizar no que puder e o envio é caro, rs...
Cheguei a dar entrada ano passado, mas tive problemas com os docs do meu avô... Agora tá tudo diferente e estou perdida, rsrs!
@Aline, Tondela não exige transcrição desde que sua mãe providencia a certidão dela de inteiro teor reprografica. Você faz a da sua mãe lá em Tondela e depois faz a transcrição dela ou em Tondela mesmo ou Ponta Delgada e seria muito mais rápido, 1 semana. Isso se continuar rápido como agora!!
Boa tarde pessoal, quais os documentos a serem enviados para Ovar para: 1) transcrição de casamento 2) atribuição de nacionalidade para menor de idade? Obrigada!
@MAdelaideVelloso, finalmente encontrei alguém em situação igual ou pior a minha rs. Meus documentos chegaram em Ovar dia 17/08, em novembro quando liguei pra LR minha atribuição estava para despacho e até agora nada. Também me arrepeno de ter mandado a transcrição de casamento da minha mãe pra lá, mas infelizmente na época Ovar era a melhor opção pra documentação que eu tinha. Aguardemos... não tenho pressa rs
@Kiane, exatamente! Na epoca podia ter pensado mais um pouquinho!!! Minha atribuicao ficou pronta em 06/09 depois disso minha transcricao foi concluida em 06/11 e a atribuicao do meu filho nada ainda!! Kkkkkkk
Eu vi o pessoal dizendo que a transcrição de casamento ser mais rápida em Ponta Delgada. No meu caso são pais brasileiros, o pai que é o filho de português, mas neste caso eu preciso fazer a atribuição do pai antes . É isso? Ou pode fazer a transcrição de casamento mesmo os 2 ainda sendo brasileiros?
@M Adelaide Velloso OK Adelaide, então realmente preciso fazer a atribuição do filho brasileiro para só depois fazer a transcrição de casamento em Ponta Delgada. Vários envios... (Ahh Meu Deus, qto dinheiro em Sedex vou gastar hahaha)
Olá amigos do Fórum! Enviei meus documentos para atribuição (juntamente com os de minhas irmãs, em uma mesma remessa) para Ovar em 10/01, via EMS, e foram recebidos em 16/01. Acabo de ser informada via Linha dos Registos (em 25/01) que os processos foram numerados hoje; o meu tem a numeração mais alta e começa com 44xx. Agora é esperar! Desde já expresso meus agradecimentos a vocês pelas dicas valiosas. Um abraço!
@voyager7, com certeza!! Eles estão devolvendo os processos que as pessoas enviam juntos. Hoje mesmo um conhecido recebeu de volta com o recadonho para aguardar a atribuição ficar pronto
Venho aqui pois entrei em contato com Ovar recentemente para confirmar a documentação necessária para atribuição, aquisição e transcrição de casamento. Às vezes ainda temos muitas dúvidas e acho interessante reunir a listagem em um só local (não sei se há um post fixo sobre). Sendo assim, segue exatamente o conteúdo do e-mail.
AQUISIÇÃO
> Artigo 6.4 > Os documentos são os seguintes: > - Requerimento com reconhecimento de assinatura no Consulado Português ou num Cartório Brasileiro; > - Cópia autenticada do documento de identificação (carteira de identidade e passaporte se tiver) pode ser feita em cartório; > - Certificado de habilitações para prova de conhecimentos da língua portuguesa; > - Registo Criminal Brasileiro (Polícia Federal) e Registo Criminal de países onde tenha vivido (se for o caso) > - Certidão de nascimento com casamento averbado do ascendente português (2º grau avós); > - Certidão nascimento e casamento de inteiro teor com reconhecimento no Consulado Português do filho/a do português > - Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento/apostilha no Consulado português do neto/a interessado em ter a nacionalidade. > - Vale postal no valor de 250 euros, endereçado ao IRN, IP Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar > Estas certidões servem para fazer a relação entre os progenitores.
ATRIBUIÇÃO
Artigo 1.1 alínea c)
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha; - Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório; - Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório); - Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);
Se for menor o requerimento tem se ser assinado por ambos os pais e tem de ser enviados cópia dos documentos de identificação de ambos os pais.
Se for menor- Processo GRATUITO
Se for maior – 175,00 euros em vale postal endereçado ao IRN,IP, Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar e documentos remetidos para Conservatória do Registo Civil de Ovar cujo a morada é a mesma do vale.
TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO
- Certidão de inteiro teor de nascimento do nubente brasileiro com reconhecimento de assinatura do Consulado Português/apostilha; - Certidão de casamento de inteiro teor também com reconhecimento/apostilha; -Requerimento redigido por quem legitimidade para pedir a transcrição (filhos/netos/cônjuge), o requerimento não tem impresso próprio; -Vale Postal no valor de 120 euros endereçado ao IRN, IP Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch, 3880-240 Ovar; -Cópia autenticada dos documentos de identificação, pode ser autenticada num Cartório; - Indicação dos dados do nubente português para se poder localizar e pedir a respetiva certidão.
@Karina Barbora e pessoal, n entendi: se o declarante na certidão de nascimento for o pai e português casado com uma espanhola no Brasil precisa transcrever o casamento deles? Eu não tenho esta certidão e está muito difícil de encontrar. Tem alguma conservatória que não pede esta transcrição, no meu caso descrito acima? Obrigada
Obrigada, @Karina. Na vdd eu vou solicitar por Aquisição. Alguém sabe se preciso transcrever o casamentos dos meus bisavós: português c espanhola. Alguém tem a lista de documentos p Tondela p este caso? E se Tondela é a melhor p o meu caso? Muito obrigada. Sou nova no grupo tô meio perdida apesar de ler muitos tópicos aqui hj.. rs
@Mi Passos, Sim, são esses docs. Tempo de conclusão? Depende do volume de processos recebidos por eles. Hoje em dia está por volta de 3 meses em media. Eles não estão atendendo tel, e pedem que tirem as duvidas no fórum com a gente pois tem poucas pessoas para atender tel tirando duvidas.
Endereço de envio de documentos:
Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua: Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 código postal: 3460-584 – Tondela - Portugal Tel: 351-232619310 E-mail: civil.tondela@irn.mj.pt
Para pagamento de Vale Postal internacional no correio:
IRN. IP Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 código postal: 3460-584 – Tondela - Portugal tel: 351-232619310
Comentários
Deixar Tondela e Ovar se concentrarem nos pedidos de atribuição e aquisição é questão de bom senso.
Em tempo repito, a minha transcrição em PD foi concluída em um dia.
As circunstâncias atuais estão provocando novas alternativas para os envios. Se Tondela e Ovar estão aceitando apenas um processo por vez fica claro que a transcrição deve ser enviada para as Conservatórias indicadas acima.
Outra coisa, tem problema enviar mais de um processo independente no mesmo envelope? (seria atribuição da minha mãe e meus tios)
Desculpem, sei que essas respostas devem estar aqui, mas não estou encontrando e quero evitar enviar e-mail para a conservatória.
Obrigada!
Sim, 3 atribuições independentes sim.
Sem problemas processos independentes no envelope então, né? Quero economizar no que puder e o envio é caro, rs...
Cheguei a dar entrada ano passado, mas tive problemas com os docs do meu avô... Agora tá tudo diferente e estou perdida, rsrs!
Muito obrigada!!
quais os documentos a serem enviados para Ovar para:
1) transcrição de casamento
2) atribuição de nacionalidade para menor de idade?
Obrigada!
Aguardemos... não tenho pressa rs
Eu vi o pessoal dizendo que a transcrição de casamento ser mais rápida em Ponta Delgada. No meu caso são pais brasileiros, o pai que é o filho de português, mas neste caso eu preciso fazer a atribuição do pai antes . É isso? Ou pode fazer a transcrição de casamento mesmo os 2 ainda sendo brasileiros?
OK Adelaide, então realmente preciso fazer a atribuição do filho brasileiro para só depois fazer a transcrição de casamento em Ponta Delgada. Vários envios... (Ahh Meu Deus, qto dinheiro em Sedex vou gastar hahaha)
Venho aqui pois entrei em contato com Ovar recentemente para confirmar a documentação necessária para atribuição, aquisição e transcrição de casamento. Às vezes ainda temos muitas dúvidas e acho interessante reunir a listagem em um só local (não sei se há um post fixo sobre).
Sendo assim, segue exatamente o conteúdo do e-mail.
AQUISIÇÃO
> Artigo 6.4
> Os documentos são os seguintes:
> - Requerimento com reconhecimento de assinatura no Consulado Português ou num Cartório Brasileiro;
> - Cópia autenticada do documento de identificação (carteira de identidade e passaporte se tiver) pode ser feita em cartório;
> - Certificado de habilitações para prova de conhecimentos da língua portuguesa;
> - Registo Criminal Brasileiro (Polícia Federal) e Registo Criminal de países onde tenha vivido (se for o caso)
> - Certidão de nascimento com casamento averbado do ascendente português (2º grau avós);
> - Certidão nascimento e casamento de inteiro teor com reconhecimento no Consulado Português do filho/a do português
> - Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento/apostilha no Consulado português do neto/a interessado em ter a nacionalidade.
> - Vale postal no valor de 250 euros, endereçado ao IRN, IP Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar
> Estas certidões servem para fazer a relação entre os progenitores.
ATRIBUIÇÃO
Artigo 1.1 alínea c)
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
- Requerimento preenchido com reconhecimento de assinatura um Cartório;
- Cópia autenticada do documento de identificação- carteira de identidade- (pode ser feita num Cartório);
- Certidão de nascimento do progenitor português com o casamento transcrito para estabelecimento da filiação (obtida oficiosamente pelos serviços, pelo que no requerimentos basta informar qual o nº, ano e Conservatória onde se encontra lavrado o registo);
Se for menor o requerimento tem se ser assinado por ambos os pais e tem de ser enviados cópia dos documentos de identificação de ambos os pais.
Se for menor- Processo GRATUITO
Se for maior – 175,00 euros em vale postal endereçado ao IRN,IP, Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar e documentos remetidos para Conservatória do Registo Civil de Ovar cujo a morada é a mesma do vale.
TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO
- Certidão de inteiro teor de nascimento do nubente brasileiro com reconhecimento de assinatura do Consulado Português/apostilha;
- Certidão de casamento de inteiro teor também com reconhecimento/apostilha;
-Requerimento redigido por quem legitimidade para pedir a transcrição (filhos/netos/cônjuge), o requerimento não tem impresso próprio;
-Vale Postal no valor de 120 euros endereçado ao IRN, IP Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch, 3880-240 Ovar;
-Cópia autenticada dos documentos de identificação, pode ser autenticada num Cartório;
- Indicação dos dados do nubente português para se poder localizar e pedir a respetiva certidão.
Espero ter ajudado.
Acho que Tondela não exige. Mas vou aguardar alguém com um conhecimento maior pra te responder com mais certeza.
É a mais atualizada?
Vc tem idéia de tempo?
O contato de Tondela é:
Conservatória do Registo Civil de Tondela 12
Avª Dr António T. Cruz - Tondela
3460-522 TONDELA
Distrito: Viseu
Concelho: Tondela
Freguesia:
232819310232819319
Email: crc.tondela@dgrn.mj.pt
Muito obrigada
Sim, são esses docs.
Tempo de conclusão? Depende do volume de processos recebidos por eles. Hoje em dia está por volta de 3 meses em media.
Eles não estão atendendo tel, e pedem que tirem as duvidas no fórum com a gente pois tem poucas pessoas para atender tel tirando duvidas.
Endereço de envio de documentos:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua: Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
código postal: 3460-584 – Tondela - Portugal
Tel: 351-232619310
E-mail: civil.tondela@irn.mj.pt
Para pagamento de Vale Postal internacional no correio:
IRN. IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
código postal: 3460-584 – Tondela - Portugal
tel: 351-232619310
A minha sogra pretende dar entrada em Ovar em seu processo de atribuição como filha de portuguesa.
Acontece que devido a um erro do cartório a sua certidão de nascimento saiu com o nome de sua mãe como MARLY DA COSTA ROCHA.
Entretanto, o nome correto deveria ser MARLI COSTA DA ROCHA.
Basicamente um erro de I por Y e o "DA" posicionado errado.
Alguém já passou por processo semelhante? teve que retificar, a conservatória aceitou?