Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

14142444647151

Comentários

• @Rafael Rocha Lima, penso que terá de retificar a certidão dela, não pelo Marli com “I” ou “Y”, mas pela troca do “da” de lugar. Tudo que não altera a fonética do nome, não precisa ser retificado, mas no seu caso, como o “da” está trocado de lugar, provavelmente será necessário.

O problema de entrar em contato, é que muito provavelmente ficará sem respostas. Não estão fazendo análise alguma de documentos, e já houveram até casos em que a orientação por e-mail foi uma, mas quando o processo chegou na Conservatória, a informação dada foi outra.

Tente ver no cartório se eles arrumam isso sem ter de entrar com algum processo administrativo ou ir na defensoria.
  • Obrigado Caio!
  • Boa noite pessoal,
    Lendo os comentários fiquei na dúvida se Ovar ainda aceita o envio de mais de um processo de uma só vez, poderiam me ajudar?
    No final de julho de 2016 enviei o processo de atribuição e transcrição de casamento da minha avó, no final de novembro, 4 meses após o envio recebi o n de assento da minha avó. No entanto, ainda estou no aguardo da conclusão do processo de transcrição do casamento.
    Já estou com documentos do meu pai e o meu prontos há algum tempo, só faltando o vale postal. Acreditam que valha a pena enviar logo nossos processos de atribuição para Ovar?
  • @Bianca Ferreira Gomes, se houver casamento de seu pai, terá que transcrevê-lo se for fazer por Ovar, antes de sua atribuição.
    Sinceramente, nem vale apena enviar mais de um processo para lá. Estão demorando 3-4 meses para fazer uma transcrição de casamento, que pode ser feita em uma semana por PD.

Se já enviar a atribuição de seu pai, ela só será iniciada após a conclusão da transcrição de casamento de sua avó.
  • Obrigada @caiodib ! No caso da minha atribuição, meu pai consta na certidão como solteiro, não sendo necessário nesse caso a atribuição, na minha opinião. O que acham?
    Você sabe se posso enviar nossos processos juntos? As vezes fico pensando ser melhor enviar logo antes que as regras mudem e eu tenha que gastar mais dinheiro para obter novos documentos. Imagino que como o processo de transcrição de casamento da minha vó já está em andamento por mais de 2 meses em breve eles poderão iniciar o do meu pai.
  • Gente, para quem é de São Paulo e achar útil:

QUANTO À RETIFICAÇÕES:
    Desde o ano passado estou para enviar minha cidadania, porém minha vó portuguesa tem um nome na certidão de nascimento e outro diferente na de casamento, e meu avô brasileiro casado com ela a mesma coisa. Então meu processo esta demorando por conta das retificações.
    O cartório se recusou e enviar ao MP a retificação da minha vó, alegando que ela apresentou o modelo 19 e que se alguém errou, foi no modelo 19.
    Fui na Vara de Registros Públicos no Forum João Mendes na Sé, para me informar se ele estava certo, lá no fórum eles disseram que o Tabelião poderia sim decidir em enviar ou não, mas que se eu quisesse eu poderia abrir uma denuncia contra ele e o juiz analisaria, porém como eu estava sem od documentos da retificação, eu fiquei de voltar outro dia para concluir a denuncia. Voltando para casa, resolvi passar no cartório, e ao alegar que ia denuncia-lo, o tabelião na mesma hora pegou meus documentos para abrir o processo de retificação kkkkk.
    Se alguem estiver passando pelo mesmo problema, e a conversa singela e formal não resolver, tenta alegar que ira abrir uma denuncia no fórum, eles acatarão sem duvidas.
    Agora estou no aguardo do MP decidir se deferi o pedido.

QUANTO AOS APOSTILAMENTOS
    Como tenho que fazer a transcrição do casamento da minha vó, antes da minha cidadania, eu tenho no total 9 apostilamentos para fazer.
    Aqui em SP passará a custar em torno de R$114,00 cada, um total de R$1026,00
    Em BH custa R$25,09, um total de R$225,81
    Uma diferença absurda.
    Estou enviando para o Cartório de Jaguarão em BH, assim que estiver apostilado, eu transfiro o dinheiro e eles enviam de volta por sedex.

Espero ter ajudado a quem tiver passando pelo mesmo.
  • @Bianca Ferreira Gomes, se seu pai consta como solteiro, não existe casamento para transcrever antes que possa “nascer” em Portugal.
    Pode tentar enviar os dois, mas será por conta e risco. Nada garantido.
  • Boa noite pessoal, sou nova no fórum e estou com dúvidas, se puderem me ajudar...
    Meu pai é filho de português e já está com a documentação toda certa (de acordo com o site do consulado do rj) inclusive com o apostilamento de haia na certidão de nascimento de inteiro teor, identidade e cpf.
    Estou a mais de 48H tentando agendar pelo consulado e não consigo, foi quando entrei aqui e vi que o OVAR é mais rápido.
    Como faço para enviar pelo Ovar?
    Outra dúvida, meu avó é casado com uma brasileira, porém o nome continuou o mesmo, no caso deles, teríamos que fazer a transcrição da certidão do casamento?
    Preciso correr com a documentação dele para tirar a minha com urgência.

Obrigada!
  • @Marcella Oliveira, primeiramente, veja este link, e dependendo de como conseguir seus documentos, terá opções de conservatórias: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest

Sim. Ovar exige toda e qualquer transcrição de casamento.

Os dados para enviar para Ovar estão no primeiro post da primeira página deste tópico.
  • Amigos boa tarde!
    Alguma novidade sobre conclusão de processos? O meu chegou em 21 de outubro de 2016, já está para despacho, só que já está assim tem 2 meses e nada ainda
    :(
    O meu processo tem numeração iniciando com 42xxx.
    Obrigado a todos
  • Boa tarde amigos

Estou com dúvida:

Encaminhar meus documentos para atribuição para Tondela (pois não precisa transcrever o casamento do meu pai) e correr o risco de enviar para Ovar e esperar eles informarem que não tem a transcrição do casamento.

O que vcs acham?

Só agora consegui apostilar os documentos, tive que mandar para Curitiba/PR pois na minha cidade não faz ainda.

Obrigada
  • @Aline, Ovar exige transcrição!! Vc conseguiu certidão reprografica, Tondela exige essa certidão!
  • @M Adelaine Velloso

Então...

Eu tenho certidão de nascimento de Inteiro Teor com o SELO DIGITAL, Reconhecimento da assinatura do cartorário que assinou, LEGALIZADA no consulado e APOSTILADA

Mas... não é a cópia reprográfica

Será que adianta mandar para Tondela?
  • @Aline, dificilmente vão aceitar!! Eles estão pedindo de um tempo pra cá reprográfica.
    Eu tinha certidão do meu filho com selo e não arrisquei, mandei para Ovar. Já o outro que tinha reprográfica mandei para Tondela. Mas como sou a portuguesa e precisa mesmo transcrever, pra mim não fez muita diferença. Na verdade a diferença foi a certidão de cada filho.
  • @M Adelaide Velloso

Entendi!

Obrigada

Vou transcrever o casamento então e mandar para OVAR.

Eu cheguei a solicitar a reprográfica no cartório onde está lavrada a minha certidão, mas é no "interior do interior" e o cartorário diz que não faz. Eu sei que não é bem assim, mas ... talvez ele ainda não tenha conhecimento que seja possível emitir esse tipo de documento.

Obrigada
  • Olá!
    Gostaria de saber se a data da expedição do RG precisa ser posterior á algum ano? Precisa estar dentro dos 10anos!?
    Estou fazendo primeiro o processo de atribuição da minha mãe (mesmo ela não tendo interesse algum) para assim que sair o assento dela enviar o meu.
    O RG dela é de 1995.
    Obrigada!!!
  • @Mayara. Quem é o português da familia?
  • Oii,
    O português é meu avô!
  • @Mayara Caetano De Oliveira, ainda não vi Ovar questionar validade do RG, apenas Tondela está o fazendo por enquanto (validade de 10 anos).

Só um detalhe caso tenha passado desapercebido: Ovar exige todos casamentos, então terá de transcrever o casamento de seu avô, caso ele ainda não esteja transcrito.
  • Pessoal apenas para compartilhar com vocês.

Hoje recebi um email de Ovar informando q meu processo foi concluído e me enviaram o numero do assento de nascimento.

Eu enviei em outubro o meu processo e da minha irmã, correu tudo bem e enfim finalizei a primeira parte do trabalho agora preciso transcrever meu casamento. Quando enciei a atribuiçao a Dona Lurdes me informou q eu poderia enviar os dois, fiz isso e agora tenho q esperar essa segunda parte.

Esta demorando mais ou uns 4 meses em Ovar. Fiz o da minha mae e em 3 meses estava pronto.

Alguem sabe quanto tempo demora para transcrever o casamento para portugal ?
  • @Carlos Belette, parabéns pelo seu processo!

Quando comecei a ler, já ia digitando para enviar sua transcrição para Ponta Delgada, mas como já enviou junto com sua atribuição, terá de aguardar uns 3-4 meses (não faço ideia do motivo de Ovar estar demorando tanto para fazer transcrições).

Só para ter ideia de dois processos de tios meus que fizeram por Ovar
    1º processo: atribuição finalizada em 15 de julho e casamento finalizado fim de outubro (não lembro a data certinha)
    2º processo: atribuição finalizada no início de novembro e transcrição ainda pendente.
  • @caiodib obrigada!!!
    Sim tenho conhecimento, mas meu vô não se casou nem aqui nem em portugual, e declarou minha mãe como filha.
  • Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida. Meu pai é português e estou fazendo o processo de atribuição. Minha mãe é brasileira, meu pai e minha mãe não se casaram em papel, entretanto meu pai já foi casado com outra mulher antes de conhecer minha mãe, mas se separaram judicialmente. Ele nunca fez averbação de casamento em portugal. Nem de separação ( se é que precisa, não sei ainda ). A minha pergunta é: Minha certidão de nascimento esta escrito que o declarante meu pai (separado judicialmente ) e minha mãe (solteira) são minha filiação.

O nome dele nunca mudou, e consta na minha certidão ele como pai. Eu preciso fazer algum procedimento de averbação de casamento ou separação dele antes de fazer a atribuição da nacionalidade?
  • @Mayara Caetano De Oliveira, não entendi: seus avós não eram oficialmente casados, ou casaram-se em outro país?

@Alex Nunes, Ovar sempre exige todas transcrições de casamento, mas penso que não precisaria transcrever o casamento de seu pai para realizar seu processo de atribuição, mesmo porque seus pais não eram casados à data de seu nascimento.
    Seu pai terá de transcrever o casamento e homologar o divórcio (através de advogado português), mas no caso de ele querer viver em Portugal para atualizar o estado civil.
  • Encaminhei pra ovar quarta feira passada, no aguardo agora pelo numero do processo.
  • Obrigado @caiodib.

Outra Dúvida, Eu comecei a fazer meu processo em 2016. Peguei minha certidão e reconheci firmas todas em 2016 , em julho/agosto. Ainda posso usar esses mesmos docs em 2017 e somente colocar a apostilha haia?

O processo todo de atribuição da nacionalidade demora muito a ser concluido em ovar?
  • editado February 2017
    @Alex Nunes, vai depender de quem apostilar. Os cartórios não costumam aceitar documentos emitidos a mais de 180 dias.

Ovar demora uns 4-5 meses para fazer um processo de atribuição.

-----
    Um detalhe: se os documentos já tiverem sido legalizados, não será necessário apostilar.
  • @caiodib, o processo do meu filho enviado em agosto de 2016, foi concluido ontem. Processo 43xxx/2016.Agora é uma casa portuguesa com certeza!!
    Abril ele e a esposa(portuguesa) passarão em Portugal para fazer o CC e passaporte e depois seguirão para as férias.
  • Afffe! Desencantou, heim, @MAdelaide? Parabéns. Como demorou essa atribuição! Parabéns pra toda a família Velloso!
  • @Cyntia, obrigada!! Muito suada essa atribuição! Muito feliz pelos meus "meninos" . É a familia Pires!! Esse Velloso é do meu segundo casamento.
    Mais uma vez obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.