Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

14647495152151

Comentários

• Bom dia!
    Só com intuito de informação: Enviei os processos de atribuição e transcrição de casamento do meu marido junto com 2 atribuições de meus filhos menores no dia 08/12 . Sabendo do tempo que tem levado p a conclusão dos processos resolvi ligar somente hoje p a linha de registro e fui informada do número: 24XX/2017 e que estava p análise de despacho...
  • @Iara

Ao todo, quantos processos você enviou?
    Pode mandar tudo isso junto mesmo?
  • Karina, foram 4... Em envelopes separados... Mandei com autorização da própria conservatória; como estou dando sequência a processos anteriores e houve um erro de digitação, aproveitei p perguntar se podia enviá-los na mesma postagem e fui autorizada. Acredito que por ser tratar de menores!
  • @Iara

Ah, entendi... pode ser por serem menores mesmo. Mas quando eu ligar para agendar, vou perguntar e tirar essa duvida. Obrigada querida!
  • Que nada, querida! Boa sorte!!!
  • @caiodib e demais, agora sou uma cidadã portuguesa. Dia 21/09/2016 meu processo chegou em Ovar, dia 23/11/2016, eles foram para despacho, e dia 14/02/2017 saiu o meu registro. Fui ao consulado português aqui em São Paulo dia 07/03/2017 esta semana, para tirar o cartão cidadão e devo voltar depois do dia 28 de março para pegar o cartão e tirar o passaporte português. Obrigado pela atenção de todos e principalmente a você @caiodib. Ainda não acabou, eu espero num futuro próximo conseguir passar para meus filhos como bisnetos. Quem sabe, né ?? Boa sorte a todos nós.

• @Mey Sarafana, muitos parabéns pela nacionalidade. Espero que a nova lei seja brevemente regulamentada, e que possa passar a nacionalidade aos filhos. Boa sorte.
  • Amigos, bom dia.
    Agradeço a todos pela ajuda, recebi hoje a informação da Lurdes que meu processo foi aprovado e foi enviado o meu registro para minha residência.
    Porém ainda estou com algumas dúvidas.
    Meu processo foi por aquisição, pulando uma geração.
    - Ainda não recebi a minha certidão, que foi enviada para minha residência no Brasil, mesmo sem ainda ter recebido, posso solicitar meus documentos no consulado apenas com o número de registro ?
    - Sou casado no Brasil e tenho um filho de 8 anos, qual o processo para eu solicitar a cidadania para eles também, posso solicitar por correspondência ou somente quando estivermos em Portugal ?

• @ricgodinho,

Como o seu processo foi de aquisição, a nacionalidade portuguesa passou a valer a partir da data de concessão.

O seu casamento foi anterior a naturalização, sendo assim, sua esposa não poderá obter a nacionalidade por ser casada com cônjuge nacional português.

A transmissão para filhos menores, no caso, terá de comprovar o requisito da relação efetiva com Portugal.

A lei para netos que foi aprovada em julho de 2015 está aguardando regulamentação e segundo o governo português já está pronta e sendo debatida. Deram previsão para conclusão no final de março.

• @ricgodinho,

Parabéns pela sua conquista!

A partir de agora sugiro que companhe o post abaixo para se interar das novidades relacionadas ao seu caso.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6136/atribuicao-para-netos-de-portugueses-lei-org-9-2015-e-outras-favor-nao-postar-casos-individuais/p1

Boa sorte!
  • Parabéns @ricgodinho!

Meu caso é semelhante, porém minha nacionalidade será por atribuição.
    Como fica a situação de minha esposa, e filha de 3 anos.
    Posso solicitar algo pelo Brasil, ou somente por Portugal, ou não terão direito?
  • @Murilo Silva

Como a sua nacionalidade será por atribuição, poderá transmitir para sua filha menor ( não há custas para menores de idade).

Quanto a nacionalidade para sua esposa por ser cônjuge de nacional português, além dos 3 anos mínimos de casados, terá de comprovar a relação efetiva com Portugal.
  • Entendi @Fabiano,

Onde posso saber mais a respeito de comprovação efetiva com Portugal?
  • editado March 2017
    @Murilo, essa comprovação na verdade seria morar lá por 2 anos, mas tudo pode mudar.... acompanhe as alterações...
  • @Thereza Lima, acompanharei com certeza, obrigado.

@M Adelaide Velloso, agradeço também os esclarecimentos, como tenho um longo caminho pela frente, até que chegue este momento, vou me organizar aqui e acompanhar as mudanças.

muito obrigado por enquanto, o fórum tem me ajudado bastante...
  • @ricgodinho

Parabéns pela sua conquista!!! Que maravilha!!!
    Seu processo demorou quanto tempo para ser concluido?
  • Olá Karina.

Comecei o dia de hoje em festa.
    Meu processo chegou em Ovar no dia 02/12/2016 e recebi a aprovação hoje pela manhã.
  • @ricgodinho

Não é pra menos! Merece festa a semana toda hehe!

Valeu pela informação! Só pra ter noção do tempo que está demorando :)
  • Bom dia pessoal. Sou filha de portugueses, meus irmãos tb são, sou a única da família que nasceu aqui. Tenho os documentos dos meus pais, como passaporte, cópias de documentos portugueses para comprovar isso. Já tenho em mãos o formulario 1C e toda a documentação, inclusive a certidão de nascimento de inteiro teor. Amanhã irei ao Rio para apostilar os documentos e enviá-los. Pretendo ir morar em Portugal até o final do ano.Poderiam me ajudar informando se seria melhor mandar a documentação para Ovar ou Tondela (li que Tondela tem mais de 11.000 processos) e quais as exigências de Ovar? Meus pais são falecidos Ovar vai exigir certidão com o óbito? Muito obrigada
  • Galera, minha mãe é Portuguesa e viva.
    Já fiz a transcrição do casamento dos meus pais e minha mãe possui o cartão cidadao. Estou indo pra Portugal dia 02/06, pretendo não voltar mais, vocês aconselham eu mandar os documentos, ou esperar e ir pessoalmente? Ficarei em Sintra- Lisboa, mas pelo o que li aqui Lisboa é onde os processos demoram mais, o que faço???
  • @Maria da Glória
    O casamento dos seus pais foi feito em Portugal? Se foi, ótimo. Nesse caso, está fácil para você. Não precisa de óbito.
    Pegue o assento de nascimento do seu pai ou da sua mãe (cópia simples, ou mesmo apenas o número, para colocar no formulário 1C).
    A única exigência a mais de Ovar é a transcrição do casamento dos seus pais. Mas pelo jeito, eles se casaram em Portugal, né?
  • Cynthia VandeKamp Washington
    Muito Obrigada
    Sim meus pais se casaram em Portugal e quando vieram para o Brasil já tinham dois filhos (meus irmãos) mais velhos, sou a mais nova e nasci aqui.
    Vou colocar a lista da documentação que tenho:
    Certidão de inteiro teor minha apostilada (mas não é reprográfica),
    Copia da minha identidade (com menos de 10 anos) apostilada,
    Formulário 1C (que irei apostilar amanha no Rio)
    Também comprarei o vale Postal de 175 euros.
    Estou enviando também cópias normais de documentos que tenho dos meus pais, como por exemplo a certidão de nascimento e casamento.
    Estarei enviando para OVAR mesmo pq vi que Tondela exige a certidão reprográfica (não vi que precisava disso antes de solicitar e entendi tb que depois da apostila de Haia não seria necessário esse tipo de certidão), já que o apostilamento garantiria a veracidade.
    Preciso de mais alguma coisa?
  • @Peterson,

Não poste a mesma dúvida em mais de um tópico para não poluir o fórum. Já te respondi no outro tópico.
  • @Maria da Gloria, então não precisará fazer transcrição alguma, e pode realizar diretamente sua atribuição.
    Como a certidão brasileira não é reprográfica, não poderá enviar para Tondela.

Vamos aos documentos:
    Certidão de inteiro teor minha apostilada (mas não é reprográfica), Ok
    Copia da minha identidade (com menos de 10 anos) apostilada, Ok
    Formulário 1C (que irei apostilar amanha no Rio) O 1c não é apostilado. Ele precisa ter a assinatura reconhecida por autenticidade (confira se está escrito autenticidade no selo colado pelo cartório).
    - Só é necessário apostilar os documentos brasileiros.
    Também comprarei o vale Postal de 175 euros. Ok
    Estou enviando também cópias normais de documentos que tenho dos meus pais, como por exemplo a certidão de nascimento e casamento. Se tiver apenas a indicação do assento de nascimento, já é o suficiente, mas não faz mal algum enviar esses documentos já que dispõe deles.

Os documentos são esses. Boa sorte com seu processo.
  • Muito Obrigada pelas informações e pela paciência nas respostas, pena não ter descoberto esse forum há mais tempo. Espero poder daqui há alguns meses postar que consegui minha atribuição.
  • @Maria da Glória
    O Caio já deu o serviço. Tudo bacana, a única coisa é que não precisa apostilar seu formulário 1C (documento português não se apostila).
    Reforçando: olhe bem para ver se a sua assinatura no 1C está reconhecida por AUTENTICIDADE. Não serve por semelhança.
  • Como o Caio disse, você terá que mandar para Ovar.
    E boa sorte. Com certeza daqui a uns meses você nos trará boas notícias.
  • Pessoal,
    Preciso tirar uma dúvida:
    Estou com data marcada pra junho dar entrada na atribuição da minha mãe em Ovar pessoalmente.
    Eu posso fazer isso com a procuração que tem no site do IRN assinada por ela.
    Ou eu preciso que um advogado faça?!?
    Essa procuração tem q estar reconhecida por autenticidade?? Precisa apostilar???
  • @Daniele
    Procuração simples, apenas tem que ser específica. Não precisa de advogado. Essa do IRN serve. Sua mãe assina com reconhecimento por autenticidade e pronto. Não sei se precisa apostilar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.