Bom dia! Só com intuito de informação: Enviei os processos de atribuição e transcrição de casamento do meu marido junto com 2 atribuições de meus filhos menores no dia 08/12 . Sabendo do tempo que tem levado p a conclusão dos processos resolvi ligar somente hoje p a linha de registro e fui informada do número: 24XX/2017 e que estava p análise de despacho...
Karina, foram 4... Em envelopes separados... Mandei com autorização da própria conservatória; como estou dando sequência a processos anteriores e houve um erro de digitação, aproveitei p perguntar se podia enviá-los na mesma postagem e fui autorizada. Acredito que por ser tratar de menores!
@caiodib e demais, agora sou uma cidadã portuguesa. Dia 21/09/2016 meu processo chegou em Ovar, dia 23/11/2016, eles foram para despacho, e dia 14/02/2017 saiu o meu registro. Fui ao consulado português aqui em São Paulo dia 07/03/2017 esta semana, para tirar o cartão cidadão e devo voltar depois do dia 28 de março para pegar o cartão e tirar o passaporte português. Obrigado pela atenção de todos e principalmente a você @caiodib. Ainda não acabou, eu espero num futuro próximo conseguir passar para meus filhos como bisnetos. Quem sabe, né ?? Boa sorte a todos nós.
@Mey Sarafana, muitos parabéns pela nacionalidade. Espero que a nova lei seja brevemente regulamentada, e que possa passar a nacionalidade aos filhos. Boa sorte.
Amigos, bom dia. Agradeço a todos pela ajuda, recebi hoje a informação da Lurdes que meu processo foi aprovado e foi enviado o meu registro para minha residência. Porém ainda estou com algumas dúvidas. Meu processo foi por aquisição, pulando uma geração. - Ainda não recebi a minha certidão, que foi enviada para minha residência no Brasil, mesmo sem ainda ter recebido, posso solicitar meus documentos no consulado apenas com o número de registro ? - Sou casado no Brasil e tenho um filho de 8 anos, qual o processo para eu solicitar a cidadania para eles também, posso solicitar por correspondência ou somente quando estivermos em Portugal ?
Como o seu processo foi de aquisição, a nacionalidade portuguesa passou a valer a partir da data de concessão.
O seu casamento foi anterior a naturalização, sendo assim, sua esposa não poderá obter a nacionalidade por ser casada com cônjuge nacional português.
A transmissão para filhos menores, no caso, terá de comprovar o requisito da relação efetiva com Portugal.
A lei para netos que foi aprovada em julho de 2015 está aguardando regulamentação e segundo o governo português já está pronta e sendo debatida. Deram previsão para conclusão no final de março.
Meu caso é semelhante, porém minha nacionalidade será por atribuição. Como fica a situação de minha esposa, e filha de 3 anos. Posso solicitar algo pelo Brasil, ou somente por Portugal, ou não terão direito?
Como a sua nacionalidade será por atribuição, poderá transmitir para sua filha menor ( não há custas para menores de idade).
Quanto a nacionalidade para sua esposa por ser cônjuge de nacional português, além dos 3 anos mínimos de casados, terá de comprovar a relação efetiva com Portugal.
@Thereza Lima, acompanharei com certeza, obrigado.
@M Adelaide Velloso, agradeço também os esclarecimentos, como tenho um longo caminho pela frente, até que chegue este momento, vou me organizar aqui e acompanhar as mudanças.
muito obrigado por enquanto, o fórum tem me ajudado bastante...
Bom dia pessoal. Sou filha de portugueses, meus irmãos tb são, sou a única da família que nasceu aqui. Tenho os documentos dos meus pais, como passaporte, cópias de documentos portugueses para comprovar isso. Já tenho em mãos o formulario 1C e toda a documentação, inclusive a certidão de nascimento de inteiro teor. Amanhã irei ao Rio para apostilar os documentos e enviá-los. Pretendo ir morar em Portugal até o final do ano.Poderiam me ajudar informando se seria melhor mandar a documentação para Ovar ou Tondela (li que Tondela tem mais de 11.000 processos) e quais as exigências de Ovar? Meus pais são falecidos Ovar vai exigir certidão com o óbito? Muito obrigada
Galera, minha mãe é Portuguesa e viva. Já fiz a transcrição do casamento dos meus pais e minha mãe possui o cartão cidadao. Estou indo pra Portugal dia 02/06, pretendo não voltar mais, vocês aconselham eu mandar os documentos, ou esperar e ir pessoalmente? Ficarei em Sintra- Lisboa, mas pelo o que li aqui Lisboa é onde os processos demoram mais, o que faço???
@Maria da Glória O casamento dos seus pais foi feito em Portugal? Se foi, ótimo. Nesse caso, está fácil para você. Não precisa de óbito. Pegue o assento de nascimento do seu pai ou da sua mãe (cópia simples, ou mesmo apenas o número, para colocar no formulário 1C). A única exigência a mais de Ovar é a transcrição do casamento dos seus pais. Mas pelo jeito, eles se casaram em Portugal, né?
Cynthia VandeKamp Washington Muito Obrigada Sim meus pais se casaram em Portugal e quando vieram para o Brasil já tinham dois filhos (meus irmãos) mais velhos, sou a mais nova e nasci aqui. Vou colocar a lista da documentação que tenho: Certidão de inteiro teor minha apostilada (mas não é reprográfica), Copia da minha identidade (com menos de 10 anos) apostilada, Formulário 1C (que irei apostilar amanha no Rio) Também comprarei o vale Postal de 175 euros. Estou enviando também cópias normais de documentos que tenho dos meus pais, como por exemplo a certidão de nascimento e casamento. Estarei enviando para OVAR mesmo pq vi que Tondela exige a certidão reprográfica (não vi que precisava disso antes de solicitar e entendi tb que depois da apostila de Haia não seria necessário esse tipo de certidão), já que o apostilamento garantiria a veracidade. Preciso de mais alguma coisa?
@Maria da Gloria, então não precisará fazer transcrição alguma, e pode realizar diretamente sua atribuição. Como a certidão brasileira não é reprográfica, não poderá enviar para Tondela.
Vamos aos documentos: Certidão de inteiro teor minha apostilada (mas não é reprográfica), Ok Copia da minha identidade (com menos de 10 anos) apostilada, Ok Formulário 1C (que irei apostilar amanha no Rio) O 1c não é apostilado. Ele precisa ter a assinatura reconhecida por autenticidade (confira se está escrito autenticidade no selo colado pelo cartório). - Só é necessário apostilar os documentos brasileiros. Também comprarei o vale Postal de 175 euros. Ok Estou enviando também cópias normais de documentos que tenho dos meus pais, como por exemplo a certidão de nascimento e casamento. Se tiver apenas a indicação do assento de nascimento, já é o suficiente, mas não faz mal algum enviar esses documentos já que dispõe deles.
Os documentos são esses. Boa sorte com seu processo.
Muito Obrigada pelas informações e pela paciência nas respostas, pena não ter descoberto esse forum há mais tempo. Espero poder daqui há alguns meses postar que consegui minha atribuição.
@Maria da Glória O Caio já deu o serviço. Tudo bacana, a única coisa é que não precisa apostilar seu formulário 1C (documento português não se apostila). Reforçando: olhe bem para ver se a sua assinatura no 1C está reconhecida por AUTENTICIDADE. Não serve por semelhança.
Pessoal, Preciso tirar uma dúvida: Estou com data marcada pra junho dar entrada na atribuição da minha mãe em Ovar pessoalmente. Eu posso fazer isso com a procuração que tem no site do IRN assinada por ela. Ou eu preciso que um advogado faça?!? Essa procuração tem q estar reconhecida por autenticidade?? Precisa apostilar???
@Daniele Procuração simples, apenas tem que ser específica. Não precisa de advogado. Essa do IRN serve. Sua mãe assina com reconhecimento por autenticidade e pronto. Não sei se precisa apostilar.
Comentários
Só com intuito de informação: Enviei os processos de atribuição e transcrição de casamento do meu marido junto com 2 atribuições de meus filhos menores no dia 08/12 . Sabendo do tempo que tem levado p a conclusão dos processos resolvi ligar somente hoje p a linha de registro e fui informada do número: 24XX/2017 e que estava p análise de despacho...
Ao todo, quantos processos você enviou?
Pode mandar tudo isso junto mesmo?
Ah, entendi... pode ser por serem menores mesmo. Mas quando eu ligar para agendar, vou perguntar e tirar essa duvida. Obrigada querida!
Agradeço a todos pela ajuda, recebi hoje a informação da Lurdes que meu processo foi aprovado e foi enviado o meu registro para minha residência.
Porém ainda estou com algumas dúvidas.
Meu processo foi por aquisição, pulando uma geração.
- Ainda não recebi a minha certidão, que foi enviada para minha residência no Brasil, mesmo sem ainda ter recebido, posso solicitar meus documentos no consulado apenas com o número de registro ?
- Sou casado no Brasil e tenho um filho de 8 anos, qual o processo para eu solicitar a cidadania para eles também, posso solicitar por correspondência ou somente quando estivermos em Portugal ?
Como o seu processo foi de aquisição, a nacionalidade portuguesa passou a valer a partir da data de concessão.
O seu casamento foi anterior a naturalização, sendo assim, sua esposa não poderá obter a nacionalidade por ser casada com cônjuge nacional português.
A transmissão para filhos menores, no caso, terá de comprovar o requisito da relação efetiva com Portugal.
A lei para netos que foi aprovada em julho de 2015 está aguardando regulamentação e segundo o governo português já está pronta e sendo debatida. Deram previsão para conclusão no final de março.
Parabéns pela sua conquista!
A partir de agora sugiro que companhe o post abaixo para se interar das novidades relacionadas ao seu caso.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6136/atribuicao-para-netos-de-portugueses-lei-org-9-2015-e-outras-favor-nao-postar-casos-individuais/p1
Boa sorte!
Meu caso é semelhante, porém minha nacionalidade será por atribuição.
Como fica a situação de minha esposa, e filha de 3 anos.
Posso solicitar algo pelo Brasil, ou somente por Portugal, ou não terão direito?
Como a sua nacionalidade será por atribuição, poderá transmitir para sua filha menor ( não há custas para menores de idade).
Quanto a nacionalidade para sua esposa por ser cônjuge de nacional português, além dos 3 anos mínimos de casados, terá de comprovar a relação efetiva com Portugal.
Onde posso saber mais a respeito de comprovação efetiva com Portugal?
Sugiro que acompanhe as alterações na legislação no tópico http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6136/atribuicao-para-netos-de-portugueses-lei-org-9-2015-e-outras-favor-nao-postar-casos-individuais/p1
@M Adelaide Velloso, agradeço também os esclarecimentos, como tenho um longo caminho pela frente, até que chegue este momento, vou me organizar aqui e acompanhar as mudanças.
muito obrigado por enquanto, o fórum tem me ajudado bastante...
Parabéns pela sua conquista!!! Que maravilha!!!
Seu processo demorou quanto tempo para ser concluido?
Comecei o dia de hoje em festa.
Meu processo chegou em Ovar no dia 02/12/2016 e recebi a aprovação hoje pela manhã.
Não é pra menos! Merece festa a semana toda hehe!
Valeu pela informação! Só pra ter noção do tempo que está demorando
Já fiz a transcrição do casamento dos meus pais e minha mãe possui o cartão cidadao. Estou indo pra Portugal dia 02/06, pretendo não voltar mais, vocês aconselham eu mandar os documentos, ou esperar e ir pessoalmente? Ficarei em Sintra- Lisboa, mas pelo o que li aqui Lisboa é onde os processos demoram mais, o que faço???
O casamento dos seus pais foi feito em Portugal? Se foi, ótimo. Nesse caso, está fácil para você. Não precisa de óbito.
Pegue o assento de nascimento do seu pai ou da sua mãe (cópia simples, ou mesmo apenas o número, para colocar no formulário 1C).
A única exigência a mais de Ovar é a transcrição do casamento dos seus pais. Mas pelo jeito, eles se casaram em Portugal, né?
Muito Obrigada
Sim meus pais se casaram em Portugal e quando vieram para o Brasil já tinham dois filhos (meus irmãos) mais velhos, sou a mais nova e nasci aqui.
Vou colocar a lista da documentação que tenho:
Certidão de inteiro teor minha apostilada (mas não é reprográfica),
Copia da minha identidade (com menos de 10 anos) apostilada,
Formulário 1C (que irei apostilar amanha no Rio)
Também comprarei o vale Postal de 175 euros.
Estou enviando também cópias normais de documentos que tenho dos meus pais, como por exemplo a certidão de nascimento e casamento.
Estarei enviando para OVAR mesmo pq vi que Tondela exige a certidão reprográfica (não vi que precisava disso antes de solicitar e entendi tb que depois da apostila de Haia não seria necessário esse tipo de certidão), já que o apostilamento garantiria a veracidade.
Preciso de mais alguma coisa?
Não poste a mesma dúvida em mais de um tópico para não poluir o fórum. Já te respondi no outro tópico.
Como a certidão brasileira não é reprográfica, não poderá enviar para Tondela.
Vamos aos documentos:
Certidão de inteiro teor minha apostilada (mas não é reprográfica), Ok
Copia da minha identidade (com menos de 10 anos) apostilada, Ok
Formulário 1C (que irei apostilar amanha no Rio) O 1c não é apostilado. Ele precisa ter a assinatura reconhecida por autenticidade (confira se está escrito autenticidade no selo colado pelo cartório).
- Só é necessário apostilar os documentos brasileiros.
Também comprarei o vale Postal de 175 euros. Ok
Estou enviando também cópias normais de documentos que tenho dos meus pais, como por exemplo a certidão de nascimento e casamento. Se tiver apenas a indicação do assento de nascimento, já é o suficiente, mas não faz mal algum enviar esses documentos já que dispõe deles.
Os documentos são esses. Boa sorte com seu processo.
O Caio já deu o serviço. Tudo bacana, a única coisa é que não precisa apostilar seu formulário 1C (documento português não se apostila).
Reforçando: olhe bem para ver se a sua assinatura no 1C está reconhecida por AUTENTICIDADE. Não serve por semelhança.
E boa sorte. Com certeza daqui a uns meses você nos trará boas notícias.
Preciso tirar uma dúvida:
Estou com data marcada pra junho dar entrada na atribuição da minha mãe em Ovar pessoalmente.
Eu posso fazer isso com a procuração que tem no site do IRN assinada por ela.
Ou eu preciso que um advogado faça?!?
Essa procuração tem q estar reconhecida por autenticidade?? Precisa apostilar???
Procuração simples, apenas tem que ser específica. Não precisa de advogado. Essa do IRN serve. Sua mãe assina com reconhecimento por autenticidade e pronto. Não sei se precisa apostilar.