Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

14748505253151

Comentários

• Outra dúvida @Cynthia ou @TheresaLima Como sou eu que vou dar entrada na atribuição da minha mãe pessoalmente em Ovar, em relação ao formulário 1C pensei nela mandar ( Pq moro na Irlanda) já pronto para mim e eu só preencher o local do pagamento pq iria pagar em cheque lá. Ela tem q preencher o quadro 3 com meu nome de procuradora??
    Pq a procuração que tem no site do IRN ela já vai fazer e me mandar tbm.
  • Não sei, Daniele. Veja se ela consegue mandar o 1C para você sem colocar nada no quadro 3 e lá na hora você vê. Tem uns cartórios chatos que insistem em rabiscar os quadros não usados.
  • @Daniele Santos,

se você vai apenas entregar a documentação de sua mãe (e se o 1C dela estiver preenchido, assinado e com a assinatura dela reconhecida por autenticidade), não precisa fazer procuração ou preencher nada no quadro 3.
  • Oi gente bom dia, alguém sabe onde consigo o formulário para transcrição de casamento e onde está mais rápido?
  • Após 5 meses aguardando para não sobrecarregar a conservadoria, resolvi enviar um email. E hoje recebi a noticia que o processo de transcrição de casamento da minha mãe e minha atribuição estava parado, pelo simples motivo do casamento deles ter sido celebrado em igreja e não enviamos uma "maldita" certidão paroquial e sim uma certidão inteiro teor apostilada com todos os selos brilhantes possíveis....

Moral da história jamais envie transcrição de casamento para Ovar...
  • Boa tarde pessoal. Vim ao Rio para apostilar e enviar toda a minha documentação para ovar e quando chegou nos Correios o funcionário disse q o Banco Central não permite mais o envio do Vale postal. Somente para estudantes ou pessoa física. Tendo q colocar o nome de uma pessoa, no caso funcionário de lá, que irá receber o Vale postal. Por favor poderiam me ajudar dizendo como devo proceder? Muito obrigada
  • Laura VarelaLaura Varela Member
    editado March 2017
    @maria da glória, falaram a mesma coisa pra mim e eu disse que iria colocar as iniciais do nome IRN.IP e que seria para manutenção de residentes. Ela reclamou demais, disse que se o vale voltasse eu iria ser responsabilizada, mandou eu assinar uma via do vale, porém fez.
    Fiz nos correios de Copacabana, na rua Princesa Isabel.
    E o processo já até foi concluído
  • @Alinebmaresch, Veja um requerimento de transcrição neste tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento/p1
    Pode fazer transcrições na 4ª CRC do Porto, ou em Ponta Delgada.

@Maria da Gloria, busque outra agência. Algumas não enviam, ou fazem corpo mole.
    @Laura Varela, uma saída bem interessante a sua. Fazem um terrorismo danado, mas é só pressão barata. Só uma coisa, o correto é IRN, IP . O que escreveu foi só um exemplo?
  • Hahahaha isso mesmo, acabei confundindo com as siglas do órgão emissor da identidade rs

Obrigada pela correção, @caiodib
  • Boa noite e obrigada pela ajuda, irei a outra agencia dos correios e enviarei o vale postal.
    Desculpe mas queria tirar mais três dúvidas.
    1) Envio o envelope para a Conservatória de Ovar, mas com algum nome de funcionario específico ou só coloco no envelope que é para atribuição de nacionalidade.
    2) Outra dúvida seria: devo enviar envelope com selos para o envio da documentação do processo quando concluído.
    3) A certidão de nascimento de inteiro teor deve ser apostilada e o responsavel do cartório que foi apostilado eu devo reconhecer firma da assinatura dele.
    4) Estou apostilando em outro cartório diferente do cartório que foi emitido a certidão, será que haverá algum problema sobre essa diferença.
    Muito obrigada
  • @Maria da Gloria
    1) Não precisa nomear funcionário. Só o nome da conservatória chega.
    2) não. Está incluso nos 175 euros a carta que eles mandam de volta.
    3 e 4: o cartório que apostila normalmente faz o sinal público de quem assinou a certidão. Se a sua certidão é de cidade muito pequena, valeria a pena reconhecer a firma do escrivão no próprio cartório e depois levar para apostilar em outro cartório.
  • meu processo chegou em ovar dia 05 do mes passado, até agora nenhum contato da conservatória, normal isso?
    sei que chegou por causa do correio.
  • @Joao Nalesso Teixeira, penso que sim. São tão poucos funcionários (2) recebendo 20 processos por dia. As vezes não conseguem avisar todos.
    Acompanho o processo de 2 primos, os processos chegaram juntos, mas um foi avisado, e o outro não.
  • @Victor Olivcosta
    Seria interessante botar este teu relato na discussão sobre transcrição de casamento de Ovar. Depois de ter saído a atribuição da minha mãe, estou aguardando a transcrição do casamento dela. Mas me diga uma coisa...então eles nunca entraram em contato?!?! Aparecer alguma pendência é possível de acontecer, mas não haver contato deles daí nos complica...
  • @Flavio Pires

Sim, eles nunca entraram em contato para dizer da pendência, e que pendencia! Estão rejeitando uma certidão de casamento inteiro teor com apostilamento e todos infinitos requisitos, por uma maldita declaração de uma capela militar onde foi celebrado o casamento. é muita má vontade...... Se eu n tivesse entrado em contato essa semana, provavelmente eles n retornariam a pendência....

Estou quase pedindo para retornar a transcrição para q eu possa enviar para o porto, que provavelmente o Sr. Mario n vai pedir essa "exigência apostólica romana"....
  • O problema de transcrições, é que não possuem forma de entrar em contato. As atribuições são feitas pelo 1c, o qual podem contatar no e-mail escrito no formulário, mas as transcrições não têm mesmo como.
    Lembrando que mesmo que os processos tenham chegado juntos, são desmembrados, e entregues a pessoas diferentes.

Se na certidão estiver escrito casamento religioso, exigirão certidão paroquial. Penso que isso seja para qualquer Conservatória.
  • @caiodib e @Victor Olivcosta

MUITO estranha essa exigência!

Não estou entendendo. Se foi enviada uma Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilhada, pra que uma certidão paroquial?
  • Ai, meu Deus... Eu marquei "civil"e "católico" na transcrição da minha mãe. Pelo menos botei tudo num envelope que na capa tem o email. Pode ajudar. Agora é torcer...e depois de uns 4 meses entrar em contato... Obrigado Victor pelas informaçoes.
  • @Theresa Lima, não tenho como saber, mas presumo que o casamento esteja identificado apenas como religioso.
  • @Theresa e @Caiodib, acho que no formulario foi colocado que o casamento foi religioso e claro, enviaram uma certidão de inteiro teor do casamento no civil.
    Dos meus avós aconteceu isso. Meu filho preencheu o requerimento que o casamento havia sido religioso então, solicitaram essa certidão paroquial.
    Resolvemos trocando o requerimento, pois o casamento na verdade foi somente civil.A 4ª CRC tem mais jogo de cintura para resolver essas questões, por e-mail resolvemos, ou melhor, foi dada a solução, após umas trocas de mensagens.
    Acho que foi isso que aconteceu. Vamos acompanhar pra saber como será o desenrolar.
  • Exatamente, @Adelaide.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2017
    Vejam uma Transcrição de Casamento:

Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro

FULANA DE TAL, atualmente residente a Rua XXXX, n° XXXXX, bairro YYYYY, Rio de Janeiro/RJ, Cep 99.999-999, Brasil, e Fulano de Tal, separados consensualmente (aqui colocar o estado civil atual, constante na Certidão de Casamento), vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando para efeito a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:

O Nubente:
    Nome: Fulano de Sal
    Data de nascimento: 99/99/9999
    Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
    Filiação: Beltrano de Sal e Ciclana de Sal

A Nubente:
    Nome: Fulana de Tal
    Data de nascimento: 99/99/9999
    Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
    Filiação: Beltrano de Tal e Ciclana de Tal

Declarante: A Nubente, Fulana de Tal. (pessoa que assinará o requerimento; se não for um dos nubentes, eliminar essa linha)

Estado civil dos nubentes à data do casamento
    Estado civil do nubente: solteiro
    Estado civil da nubente: solteira

Nacionalidade dos nubentes à data do casamento
    Nacionalidade do nubente: Brasileira
    Nacionalidade da nubente: Portuguesa *

Dados relativos à celebração do casamento
    Hora e data do casamento: 17 horas e 30 minutos, do dia XX de XXXXXXX de XXXX
    Lugar da celebração: Paróquia de São XXXXXXXX
    Celebrante: Rev. Pe. XXXXXXXXXXX
    Casamento: Religioso com efeito Civil
    Existência Convenção Antenupcial: Não
    Processo prévio de publicação de editais, perante autoridade Portuguesa (Sim/Não): Não
    Nome da nubente após o casamento: Fulana de Tal Sal

Se um dos nubentes for estrangeiro **
    Residência à data da celebração:
    O nubente: Rua XXXXXX, Rio de Janeiro, Brasil
    A Nubente: Rua YYYYYYY, Rio de Janeiro, Brasil

Mais declara:
    Que a nubente tem a nacionalidade portuguesa que adquiriu nos termos do artigo 1º n.º 1, da Lei nº 37/81, conforme o Assento de Nascimento nº XXXX/XX2016 da da Conservatória dos Registos Centrais;
    e que nunca promoveu a transcrição do casamento junto do Consulado de Portugal, nem em qualquer Conservatória em Portugal.

Rio de Janeiro, XX de XXXXX de XXXX

Obs.: * como a nubente adquiriu a nacionalidade portuguesa por Atribuição, era portuguesa desde o nascimento. Se fosse por Aquisição, teria que ter colocado "brasileira" (porque se tornou portuguesa a partir da naturalização)

** Quando a transcrição é de casamento de portugueses, não precisa preencher e eliminam-se essas linhas.

***O preenchimento deve conter as informações EXATAMENTE iguais a que constam na Certidão de Casamento.***
  • @M Adelaide Velloso, pode ser isso mesmo. A 4ª CRC tem como ser contatada pois ainda não está assoberbada. Antes do meio do ano passado, Ovar era bem assim também.

@Theresa Lima, bacana esse requerimento. É mais fácil e completo que o que uso.
  • @caiodib,

Acho mais completo porque discrimina o tipo de nacionalidade e o número do assento Difícil é apertar tudo para caber numa folha e ainda manter a diagramação original.
  • Se Deus quiser amanhã estou enviando a documentação da minha avó para Ovar.
    Me desculpem a dúvida tão básica, mas alguém poderia me dizer se eu tenho que escrever algo ou apenas os documentos no envelope já bastam?
    Alguém sabe tbm a média de tempo que está levando para a conclusão de atribuição de cidadania nessa conservatória?

Desde já obrigada a todos.
  • Só os documentos. Se quiser, pode mandar algo escrito. Acho simpático e gentil.
    Deve levar entre 3 e 4 meses.
  • Obrigada @Cynthia VandeKamp Washington
  • @caiodib Oi Caio, a transcrição da certidão de casamento deve ser feita mesmo se a certidão for de Portugal?
  • @Izadora Paula, Não entendi sua pergunta, queria te responder, mas não entendi a pergunta.
    Se o casamento foi em Portugal não precisa transcrever!! Era isso que vc queria saber?
    Só precisa transcrever quando:
    Dois portugueses casados no Brasil
    Quando a portuguesa é a mulher casada com brasiloeiro
    Entre outros casos.... Citei esses pra vc ter noção
  • @IZADORA PAULA, se o casamento correu em Portugal, não há nada para ser transcrito.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.