Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

15051535556151

Comentários

• @Pollyanna Fernandes eles pararam de agendar no fim de fevereiro
  • @Joao Teixeira
    Como obteve essa informação de que o seu processo já foi para despacho?
  • Processo de atribuição da minha mãe ficou pronto hoje.
    Foi enviado 05/12/2016, chegou lá 16/12/2016.
    O processo recebeu a numeração 16XX/2017, mas não sei em que data, imagino que no começo de janeiro.
    Em 04/04 ficou pronto - assento 13XXX/2017
    Demorou 3 meses e pouco desde que foi recebido.
  • Por favor ... Alguém pode me dizer se Ovar aceita a certidão de nascimento de Inteiro Teor apostilada, sem o selo digital, com uma nota explicativa dizendo que não pode emitir uma Fotocópia por estar ilegível no livro??? E se Ovar pede a transcrição de casamento ?? Muito obrigado
  • @Bruno Marques Viana, se não for por fotocópia, a certidão de inteiro teor tem de ter os selos digitais.
    Ovar exige todas as transcrições de casamento.
  • Muito obrigado @caiodib !
  • @Mei, Os pais da sua mãe casaram em Portugal?
    Ovar exige transcrição dos pais de quem você está fazendo atribuição.
  • editado April 2017
    @Mei, entendi!! Então será necessário fazer a transcrição do casamento da sua mãe para depois fazer a sua.
  • @Mei, não precisa se preocupar com a transcrição de casamento de seus avós, apenas com o da sua mãe.
  • Liguei pra linha de registros e consegui o meu número de processo. No meu caso é naturalização.
    Mandei dia 11/01/2017 chegou lá dia 18/01/2017.
    O vale foi sacado deia 08/02/2017 processo com número 89xx/2017.

Alguém também enviou no mesmo período que eu já teve alguma conclusão?
  • yanyan Member
    Acabei de Ligar para Ovar, me informaram que estão despachando os processos de Janeiro no momento,
  • @sandro von Borell como você verificou o status do saque do vale?
  • Os Processos de naturalizaçao por Aquisiçao e Atribuiçao estao demorando em media de 4 a 5 meses para serem concluidos!l
  • @Familya Machado

Provavelmente foi na própria ligação que o colega fez na linha registros.
    Mas, se você seja obter apenas o status do vale, sem ter que fazer ligações, preencha o formulário de contato no site abaixo com essas informações, solicitando status do seu vale:

Nº do vale:
    Valor:
    Data de emissão:
    Loja emissora (nome é cidade da agência que o vale foi gerado):

https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
  • @Karina Barbosa
    Obrigada minha querida.
  • isso ai @familyamachado desculpa a demora, estava dando erro aqui para logar. eu fiz esse processo que a karina lhe informou, porque ai dá pra ter uma noção. Algumas pessoas falam que começam a contar os dias quando sacam o vale, dai quis saber melhor
  • Imagina, @Familya

@Sandro

É mesmo? Não sabia dessa probabilidade na contagem de dias.
    Acompanhei meu vale quando fui fazer a transcrição de casamentos dos meus avos com medo de vencer e eles não sacarem! Foi um desespero, eles sacaram no dia no vencimento! Rs
  • editado April 2017
    Pessoal, estou pensando em dar entrada por Ovar ou Toledo mas estou com uma dúvida.

Sou filha de pai português com toda a documentação pronta, minha mãe é brasileira e meu pai que me registrou.
    No entanto, quando eu nasci eles ainda não eram casados e, portanto, constam como solteiros na minha certidão.

Eles se casaram 3 anos depois e meu pai não se recorda se fez a transcrição ou não (acredito que sim, pois ele possui uma espécie de protocolo nos documentos deles, mas não tem qualquer comprovante que foi realizado). Tentei entrar em contato pelo que o Consulado me orientou para confirmar mas estou tendo dificuldades pois estão num "empurra-empurra" para quem consegue me confirmar ou não.

Então minha dúvida é: considerando que meus pais eram solteiros no momento do meu registro de nascimento, ainda assim precisaria da transcrição para a entrada por Ovar ou Toledo (tendo sido registrada pelo português)? O CRC considera a documentação referente ao momento de nascimento?

Nota: toda a minha documentação - inclusive RG - está com o nome de solteira da minha mãe já que em minha certidão consta desta forma e meu pai, claramente, não teve qualquer alteração de nome. Tenho essa dúvida pois havendo qualquer atualização com o nome de casada da minha mãe nos registros de Portugal, este seria diferente do que tenho em meus documentos e talvez pudesse configurar como uma outra pessoa?
  • editado April 2017
    @Nathalia B C Campos, se eram solteiros a época de seu nascimento, e se em sua certidão não consta o estado civil dele como casado, não há casamento para ser transcrito, e poderá realizar diretamente sua atribuição. A CRCs adotam a documentação a época em que o registro foi feito.

Caso seus pais queiram viver em Portugal, ele terá de transcrever o casamento, para que sua mãe possa viver lá, através do reagrupamento familiar.
    Para saber se o casamento foi transcrito, sugiro entrar em contato com a Conservatória onde seu pai foi registrado.
    Qualquer Consulado poderia verificar isso em questão de segundos, bastando boa vontade.
  • Obrigada, @caiodib, estou aguardando a reemissão da minha certidão e poderei dar entrada em breve. Grata pela ajuda.
  • Galera, boa tarde. Divórcio e união estável também precisam ser transcritos?
  • Boa Tarde Pessoal!
    Sou neto de português e estou na saga juntando os documentos para requerer a nacionalidade por atribuição do meu pai. Já tenho o número do assento do meu vô em Portugal e vou tirar e autenticar a cópia dos outros documentos faltam. Neste processo surgem algumas dúvidas: (algumas só pra confirmar msm..rsrsrs)

Somente meu avô era português e casou-se com minha vó no Brasil tiveram meu pai, que foi devidamente registrado sendo meu vô declarante da paternidade. Eles se separaram, meu vô casou de novo teve outras duas filhas então faleceu ainda muito jovem com 54 anos...

1º - é necessária cópia de certidão de casamento averbando divórcio? ou transcrição do casamento dos meus avós? ou Certidão de óbito do meu avô? tem algum registro da conservatória de Ovar pedir esses Documentos ?

2º Por Ovar consigo enviar 3 processos juntos o de atribuição do meu pai e meu e do meu irmão? ou tenho que esperar sair o número do assento do meu pai em Portugal?

3º Nessa situação os documentos necessário seriam:

- Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do meu avô ( no primeiro processo) e do meu pai no processo meu e do meu irmão, apostilada
    - Formulário 1C preenchido (um de cada) e assinado em cartório com assinatura reconhecida por autenticidade
    - RG de todos autenticados em cartório
    - E-mail da CRC de Portimão informando o número do assento do meu vô
    - Cópia do recibo do vale postal

Já li muita coisa aqui que me ajudou muiiito, porém sempre fico com aquela impressão que pode faltar alguma coisa...rsrsrs Desde já gradeço o grupo! Show de bola! haha
  • Sobre a transcrição de casamento para realização de atribuição por Ovar:
    Dei entrada em Ponta Delgada dia 21/03 e foi feita transcrição em 03/04. O tempo foi de 13 dias corridos desde a entrada na conservatória. Fui informado por telefone que está a caminho de minha residência.

• Pois bem, feita a transcrição de meu casamento conforme acima, pergunto:
    Posso enviar a solicitação de atribuição para meus filhos menores com a cópia do assento de nascimento que possuo (nela não consta a transcrição recentemente realizada); devo esperar a chegada de PD e enviá-la (cópia) junto; ou terei que solicitar outro assento de nascimento em Portugal, já com a transcrição registrada nele?
  • @Paulo Benith, caso precise transcrever divórcios, ou união estável, o processo funciona de forma diferente. Terá de contratar advogado português para homologar a sentença em Portugal.

@Andrevelhodacosta,
    1 - Terá de averbar todos casamentos, porque Ovar assim exige.
    2 – Não. Terá de fazer um processo por vez. Ovar até aceita receber dois processos, mas demoram tanto para fazer uma transcrição de casamento, que vale mais fazer por Ponta Delgada, ou pela 4ª CRC do Porto.
    3 – O único documento necessário do português, é o assento de nascimento (certidão de nascimento portuguesa).

- Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do meu avô ( no primeiro processo) e do meu pai no processo meu e do meu irmão, apostilada – Não. Apenas o assento de nascimento do português.
    - Formulário 1C preenchido (um de cada) e assinado em cartório com assinatura reconhecida por autenticidade – Ok.
    - RG de todos autenticados em cartório – Ok.
    - E-mail da CRC de Portimão informando o número do assento do meu vô – Se ele nasceu antes de 1911, terá de enviar uma cópia do documento.
    - Cópia do recibo do vale postal – Ok.

@Otavio Thiago, não precisa esperar chegar. Pode enviar apenas a cópia do seu assento de nascimento, ou só o número dele, que a CRC obtém o registo de casamento de forma oficiosa. Tudo fica registado no sistema, e é possível localizar estas informações através do nº do assento de nascimento. Já pode enviar os processos de atribuição de seus filhos.
  • É o que pensei, mas no grupo do Face me disseram que Ovar exigia o registro original com a transcrição do casamento. Muito obrigado!
  • Boa tarde, pessoal.
    Eu assinei o formulário 1C no dia 06/02 e por causa de alguns contratempos ainda não consegui enviar o processo. Vou enviar agora no dia 20. Acham que eu terei problema por já ter quase 3 meses?
    Obrigada
  • Não terá, @Mariana. Fique tranquila.
  • Obrigada, querida! :)
  • Pessoal,

Alguém sabe me dizer quanto tempo demora, normalmente, para um processo já numerado em Ovar receber o Ok da análise dos documentos e registo e ir para despacho?
    Enviei um processo para Ovar, chegou lá no dia 29/03. Ontem liguei na linha de registos e me informaram que o processo já havia sido numerado.

Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.