Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

15758606263151

Comentários

• Boa noite! Só a título de informação, postei na segunda-feira (08/05), às 16 horas, via EMS, para Ovar e os documentos já foram recepcionados em Portugal hoje mesmo.
    Tb paguei o VP sem nenhum problema.
    O funcionário me informou que o serviço internacional não foi afetado pela greve, esta que está prejudicando somente as entregas de porta em porta aqui no Brasil.
  • A transcrição do casamento de minha avó em OVAR levou 5 meses ...
  • AssisAssis Member
    Eu gostaria de saber como funciona a dinâmica da transcrição de casamento de meus avós, minha avó está registrada no concelho de Penafiel e meu avô, seu registro se encontra no arquivo distrital do Porto. Enviei os
    documentos para a conservatória de OVAR, onde será feito a transcrição do casamento??? Mandei também a certidão de óbito tanto de minha avó como de meu avô, onde seria registrado o casamento e os óbitos deles???
  • @Assis, não era necessário fazer a Transcriçao de Óbito.ATranscriçao é feita na Conservatória onde vc enviou os documentos, e passa a constar no sistema do IRN .
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado May 2017
    @Assis,

Ovar realizará as transcrições que serão registradas no sistema dos Registros Centrais. E daí serão averbadas nos respectivos Registros de Nascimento dos seus avós, cujos livros estão localizados no Porto e em Penafiel.

Assim quando alguém for consultar o Registro de Nascimento de um dos dois verá que se casou com o outro e que faleceu/ficou viúvo.

Só para ilustrar um averbamento, veja esse registro de nascimento brasileiro (similar ao português):
    http://s1193.photobucket.com/user/anubis_21/media/JPEG.jpg.html
    Nele há 2 averbações: um casamento e a dissolução do casamento.
  • @Theresa Lima
    Atente para o detalhe que o Danilo estava se referindo a formulário de transcrição de casamento, não do 1C. Mas o link do 1C é excelente de qualquer forma. Muito útil.
  • editado May 2017
    @Thereza Lima, @Cynthia VandeKamp.. , uma pergunta.. em um Processo de Aquisiçao ou Atribuiçao de nacionalidade, quando a Conservatória for verificar se houve a Transcrição de Casamento no Sistema Informatizado do Arquivo Central, ela terá apenas a informaçao RESUMIDA de que fulano tal casou com fulana tal em data tal, ou terá tb o acesso ao nome dos pais dos nubentes,local onde casaram ,etc?,l .,@Thereza ,vc teria uma uma reproduçao igual a essa q vc postou ,mas de um assento de casamento q Portugal envia para a residencia do requerente?

Obrigado.
  • Estou p... da vida com os Correios. Enviei o meu processo no dia 02/05 e até agora a correspondência encontra-se em: "03/05/2017 13:23 CENTRAL DE LOGISTICA INTERNACIONAL /"

Absurdo, até por que a atendente me convenceu a enviar por SEDEX MUNDI visto que, seria "muito mais rápido". E até agora nada.

Ai leio o relato do @eduardofranco1979 que enviou via EMS no dia 08 e já chegou lá.

Eu nunca tive nada o que reclamar dos Correios, mas dessa vez, é sacanagem.
  • Oi Jandira, já tinha tentado isso.

Acabei de abrir uma reclamação junto aos Correios. Não sabem o que houve. Vão verificar e irão me retornar em 5 dias úteis. Ai ai, complicado.

E o pior é que, a atendente disse que o serviço de Sedex Mundi é operado pela DHL!!! Já o Sedex EMS é o serviço todo feito pelos Correios. Se é verdade, não sei.

Bom, dei azar, posto aqui quando tiver a resolução do caso.
  • Para acompanhamento:

Processo de minha mãe chegou em Ovar dia 07/04, foi atribuído o nº 167xx/2017 e está para despacho.
  • Nunca vi tanta agilidade numa resposta. Pelo menos o desfecho foi positivo.

Acabei de receber a resposta dos Correios acerca do chamado que abri há exatos 23 minutos atrás:

"Prezado Sr. Fabio Malta Montanha,
    Informamos que a sua remessa foi recebida em OVAR por LURDES DIAS às 12:42h. (horário local de destino) no dia 08/05/2017."
  • @Karina Barbosa.. Já está para despacho o processo da sua mãe?
    O processo da minha avó chegou em Ovar no dia 27/03 e quando liguei na linha de registos falaram que ainda estava sob análise dos documentos.
    Será que aconteceu alguma coisa?

Muito obrigado
  • @RodolfoSantander o meu tá em análise desde fevereiro :/ to mega ansioso, sei que é aquisição, mas mesmo assim
  • Ei @Rodolfo

Está sim, liguei hoje para a linha registos e o funcionário me informou o número do processo, dizendo que já está para despacho!

Tem muito tempo que você ligou para a linha registos? De repente de lá para cá já mudou alguma coisa!

@Sandro

Processo de aquisição demora mais a ser analisado mesmo, né? Já ouvi falar isso aqui. O processo de minha mãe é por atribuição.
  • @Sandro von Borell nem me fala.. é muita ansiedade mesmo.

@Karina Barbosa
    Eu liguei uma vez na LR um tempo atrás e a moça me informou que o processo da minha avó estava para despacho. Eu não acreditei muito na informação que ela havia me passado e questionei. Ela me disse que estava para despacho assim como todos os outros processos que chegam nas conservatorias.

Ai eu liguei de novo para tentar falar com outra atendente e a moça falou que os documentos ainda estavam sob analise.
    Não sei se é o seu caso, mas por ser recente o processo também, pode ter acontecido a mesma coisa.

Eles são meio enrolados.. cada hora falam uma coisa hahaha.

Qualquer novidade avise a gente, por favor. :)
  • RebeloRebelo Member
    @RodolfoSantander, @Sandro e @Karina. A única informação que podemos confiar da linha de registro é : Despacho favorável da conservadora. Em análise, ou despacho todos os processo ficam assim +/- 90 dias.
  • @Rebelo

Muito obrigado pela informação.
  • @Rodolfo

É mesmo? Vou até ligar de novo para lá então, meu maior medo era ter entrado em alguma exigência ou algo assim, e eles não terem avisado, como já vi acontecendo aqui no grupo. Obrigada por avisar.

@Rebelo

Imagino, as coisas demoram mesmo né, mas meu maior medo era ter caído em alguma exigência! Aí fiquei mais tranquila com este status.

Neste exemplo que vc citou, Quando dizem que o despacho está favorável da conservadora, significa dizer que falta só o registro mesmo?
  • @rabelo brigado pela informação. Como o vale foi sacado dia 8 de faveiro eu liguei esses dias e agora aguardo até 8 de junho pra poder ligar de novo e saber em qual estágio se encontra
  • @Fábio, meu processo de cidadania chegou em Ovar no mesmo dia que o seu. Desisti de ir pessoalmente, já que não tenho urgência. Mesmo assim, espero que não leve muito mais de 4 meses, rs.
  • @Karina Barbosa

Então.. eu também estou preocupado com as exigências ainda mais que há divergencia de sobrenomes na certidão de nascimento da minha avó. Ovar deu o "aceite" nas divergencias para uma amiga que perguntou pessoalmente, mas eles nunca responderam o e-mail que eu mandei perguntando.
    Espero que eles mantenham o que falaram para a minha amiga, se não com certeza vai cair em exigência.
  • @Rodolfo

Imagino seu receio! Vai chegar uma hora que será necessário entregar em contato mesmo!
  • AssisAssis Member
    OVAR não responde aos meus e-mails, não me resta outra alternativa se não ligar, esperei o que foi possível, mas estou muito preocupado, não penso em dar continuidade em OVAR para a atribuição de minha mãe, essa demora e sem notícias é de matar!!! Alguém tem alguma dica??? Grato.
  • augusto1370augusto1370 Member
    editado May 2017
    @Theresa Lima oi theresa tudo bem ? Eu tive uma duvida hoje para o formulário 1C preenchido com o nome de casada da minha mãe você disse que no tópico referente ao formulário que era preciso anexar a certidão de casamento. MInha dúvida é: a certidão precisa ser com menos de 180 dias, ou preciso tirar a de inteiro teor ou só a xerox autenticada basta ? A certidão da minha mãe é de 1989, a carteira de identidade dela ( segunda via) foi expedida em janeiro desse ano, e todos os dados contidos na carteira de identidade é o mesmo da certidão, (livro, folhas, termo). Fico no aguardo obrigado
  • Boa tarde, @augusto1370.

Entendo sua ansiedade e senso de urgência em obter respostas para suas duvidas, entretanto, publicar a mesma pergunta em diversos tópicos contribui grandiosamente para a poluição dos mesmos.

Faça suas perguntas apenas uma vez e, em um único tópico. Você fez essa mesma pergunta em 3 tópicos, e não será assim que conseguirá a resposta mais rápido.

Sucesso em seu processo!

Abraço.
    editado May 2017
    @RIBEIRORDRG Obrigado, desculpe pelo erro.
  • @augusto1370, não há razão para se desculpar, é comum ficarmos aflitos e demasiadamente ansiosos com nossas duvidas, mudanças nos processos e dificuldades em encontrar documentos... normal.

Grande abraço.
  • augusto1370,

Se a sua mãe tiver mais de 50 anos não irão aceitar o RG dela sendo tão antigo. Algumas CRC nem aceitam RG com mais de 10 anos. Se esse for o caso, será necessário tirar uma nova RG. Sei que Tondela aceitaria uma CNH recente mas não sei se Ovar aceita também. @ALLguém aí poderia responder?

Quanto à Certidão de Casamento, essa servirá. Basta que envie uma xerox autenticada. Não precisará de outra. Mas lembre-se que a Atribuição dela só poderá ser nviada após a conclusão da Transcrição do Casamento dos seus pais. Quanto a Certidão de Nascimento de sua mãe precisará ser IT e recente (Ovar aceita IT comum e Tondela só IT Reprográfica). apostilada. Esse recente pode ter sido emitida até há uns 18 meses no máximo mas o importante é que o cartório aceite apostilar.
  • @Theresa Lima Mas a transcrição não é depois que a certidão de nascimento dela portuguesa for emitida ? Transcrição no caso com meu pai Brasileiro? Agora fiquei confuso. A certidão de nascimento da minha mãe é de inteiro teor e está apostilada. Obrigado
    editado May 2017
    @Theresa A certidão de nascimento da minha avó Portuguesa está com o casamento dela com meu avô em Portugal transcrito, com o numero do assento, termo, e o conselho. "Dos seus pais" que você fala é os pais da minha mãe certo ?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.