@Alinebmaresch, o seu processo deve estar para ser finalizado em breve. Já chegaram no começo dos 36xxx
Eles concluem os processos na ordem na qual eles foram enumerados. Em agosto, provavelmente muitos processos ficaram na desordem de numeração, por isso estamos vendo processos de setembro, e se brincar até de outubro serem concluídos primeiro. Estão começando a registar os processos que começam com 36xxx.
Pessoal bom dia, estou pensando em enviar meu processo para Ovar, porém pelo que venho lendo aqui, gostaria de confirmar se é a melhor opção.
Primeiro gostaria de confirmar o endereço para envio do processo para Ovar,
E quais são os dados para efetuar o pagamento do Vale postal ? Fui ao correio para pedir informação, e me foi informado da necessidade de indicar o CPF ou CNPJ de quem irá receber. Como funciona esse ponto ?
Estou pedindo cidadania pelo meu avô e estou com: - requerimento 6.4 Reconhecido por autenticidade; - cópia autenticada do documento de identidade; - cópia autenticada do histórico estolar do Brasil, inclui o histórico do segundo grau. - registro criminal do policia federal, materializado e apostilado - certidão de nascimento do meu avô (português), solteiro, emitido e autenticado pelo Arquivo Distrital; - Certidão de nascimento inteiro teor narrativa, com reconhecimento de assinatura de quem emitiu e apostilada; - Minha certidão de nascimento inteiro teor reprográfica, com reconhecimento de assinatura de quem emitiu e apostilada;
Gostaria de saber se a melhor conservatória para enviar seria a Ovar.
@ricgodinho, Bom no correio da rua 1º de março fazem tranquilamente Correio do Recreio que fica na av das americas 15.531, shopping Blue Atlantic center tambem fazem swem problemas. E tem outros que não sei mas se vc procurar no arquivo aqui vale postal o pessoa já colocou o endereço.
@ricgodinho, mande para Tondela está sendo menos demorado. Segue lista dos docs para vc conferir se tudo está ok!
Segue lista de documentos:
Nós recomendamos que se envie documentos para uma conservatória que possua balcão de nacionalidade (como Tondela ou Ovar).
Documentos necessários: - Certidão de nascimento do português - Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada - Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada - Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório - Vale postal no valor de €250 e - certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português.
Ou seja: Certidões brasileiras --> apostilar e reconhecer firma de quem as assinou Certidão de antecedentes criminais --> apostilar Cópia do histórico escolar --> autenticar Cópia do RG --> autenticar Requerimento --> reconhecer assinatura por autenticidade em cartório
Ótimo, vou mandar para eles mesmo. Só tenho mais uma dúvida. Todas as certidoes já estão reconhecidas e apostiladas. Porém a minha certidão é fotográfica e a da minha mãe é inteiro teor narrativa. Isso pode dificultar o processo ?
@ricgodinho, não sei... leia mais nos arquivos sobre aquisição de repente vc encontra respostas para sua dúvida. Aqui sempre tem algum caso parecido. Vá em aquisição e leia as resposta, duvidas...
Boa tarde pessoal, Relendo agora o fórum, fiquei preocupada com uma coisa. Li que Ovar sempre pede transcrição de casamento, o que eu não fiz antes de entrar com o meu processo de atribuição. Eu sou filha de pai português e de mãe brasileira. Meu pai é o declarante na minha certidão. Meus pais nunca se casaram, mas vivem em união estável, por isso não fiz a transcrição. Mas na minha certidão de inteiro teor não consta o estado civil dos meus pais. Será que vou ter problemas?
@mnsouza, Aqui sempre falamos que Tondela não exige transcrição desde que o pai seja o declarante e OVAR exige transcrição em todas as situações. Torce para não cair em exigencia. Se eles acharem necessário vão te escrever um e-mail pedindo a papelada da transcrição. Vamos torcer que não!!
@MAdelaideVelloso, espero que não. Meu processo já está em análise há umas três semanas e não recebi nada... Mas caso cair em exigência, como eu deveria fazer? Como transcrever um casamento que nunca ocorreu? É preciso também transcrever uniões estáveis? Além disso o meu pai é divorciado e o divórcio está transcrito, ou seja, seu status civil é divorciado, que foi o que eu marquei no formulário 1C
@mnsouza Não saberia te informar sobre seu caso já que você não possui uma certidão de casamento dos seus pais. Não sei como fazem com relação a "pais solteiros" ou, no seu caso, em união estável. Mas, se for preciso fazer essa transcrição de alguma forma, os moderadores indicaram que a Conservatória de Ponta Delgada está fazendo processos de transcrição de casamento em apenas um dia! Eles não fazem mais processos de atribuição/aquisição mas continuam fazendo os processos de transcrição. Acredito que se cair em exigência você poderia fazer a transcrição do casamento por Ponta Delgada e depois informar a Ovar quando esta transcrição fosse concluída. Pelo tempo que Ovar está levando para concluir os processos, acredito que essa seria a melhor opção, caso seu processo caia em exigência.
@Mnsouza, nesse caso não sei como funciona. Aguarde e se precisarem de algo eles vão te solicitar. Fique de olho no seu e-mail, caixa de spam, quarentena, pois as vezes ficam presos nessas caixas. Mas vamos torcer para que nada seja exigido.
Se seus pais nunca se casaram, não tem como fazer a Transcrição de Casamento. Mesmo porque os sobrenomes dos seus pais devem ser diferentes em sua Certidão de Nascimento. E como o português é o declarante na sua Certidão de Nascimento, sua situação é bem confortável. Não se preocupe.
@Mnsouza, Ovar exige a transcrição se na sua certidão estiver escrito que seus pais são casados, o que não é o caso pelo que entendi. Pelo menos foi o que disse a Sra. Lourdes em um e-mail resposta onde pedi informação para uma situação igual a sua.
@mnsouza, como a @Thereza já te te informou,vc não terá problemas. Até mesmo porque na sua certidão de nascimento não consta o estado civil dos seus pais. Fica tranquila quanto a isso
Amigos, Para registro aqui. A documentação para atribuição de minha mãe chegou a Ovar em 11/outubro. Hoje liguei na Central e a Maria (rsrsrs) me deu o número do processo 40XXX/16. Não fiz qualquer contato com a Conservatória e, se Deus quiser, não precisarei, até que saia o resultado positivo. A não ser que alguma pendência apareça. Segundo a Central, encontra-se em "análise". Saindo antes do Carnaval, dá pra comemorar na Sapucaí... Abraço a todos.
Mais um processo concluído, de numero 36xxx/2016 chegou em Ovar 07/09/2016, foi para despacho em 27/09/2016 concluído 22/11/2016. Agora vamos dar entrada pessoalmente na atribuição da filha dele, só não sabermos onde, estou ligando para as conservatórias aqui de Portugal, que fazem atribuição de nacionalidade com certidão brasileira somente em inteiro teor, e que saia rápido. Obrigado a todos.
Enviei dois processos para Ovar e chegaram lá em meados de agosto, a transcrição de casamento de meus pais e minha atribuição. Depois de todo esse tempo sem nenhuma notícia resolvi ligar na LR e fui informada que minha atribuição encontra-se para despacho (43xxx/2016). Será que eu vou ganhar esse presente de natal? rsrs
Gente estou muito feliz! Acabei de receber um e-mail da Lourdes, avisando q a transcrição de casamento da minha avó foi concluída em 16/11. O processo chegou lá em Ovar dia 13/09. Ela ainda disse q vai mandar a certidão assim q a atribuição da minha mãe estiver pronta, e acredito q a minha vai nessa leva tb Rsrs. Ovar está andando... Amém!
Meu processo chegou lá dia 21 de outubro com o número 43***/2016 é processo de aquisição (naturalização) Acho que eles estão dando um gás para acabar com tudo!!!!! Rsrs...
Comentários
Obrigada pela dica!
@Guilherme Kalb, parabéns pelo seu irmão!
@Alinebmaresch, o seu processo deve estar para ser finalizado em breve. Já chegaram no começo dos 36xxx
Eles concluem os processos na ordem na qual eles foram enumerados. Em agosto, provavelmente muitos processos ficaram na desordem de numeração, por isso estamos vendo processos de setembro, e se brincar até de outubro serem concluídos primeiro. Estão começando a registar os processos que começam com 36xxx.
estou pensando em enviar meu processo para Ovar, porém pelo que venho lendo aqui, gostaria de confirmar se é a melhor opção.
Primeiro gostaria de confirmar o endereço para envio do processo para Ovar,
E quais são os dados para efetuar o pagamento do Vale postal ? Fui ao correio para pedir informação, e me foi informado da necessidade de indicar o CPF ou CNPJ de quem irá receber.
Como funciona esse ponto ?
Estou pedindo cidadania pelo meu avô e estou com:
- requerimento 6.4 Reconhecido por autenticidade;
- cópia autenticada do documento de identidade;
- cópia autenticada do histórico estolar do Brasil, inclui o histórico do segundo grau.
- registro criminal do policia federal, materializado e apostilado
- certidão de nascimento do meu avô (português), solteiro, emitido e autenticado pelo Arquivo Distrital;
- Certidão de nascimento inteiro teor narrativa, com reconhecimento de assinatura de quem emitiu e apostilada;
- Minha certidão de nascimento inteiro teor reprográfica, com reconhecimento de assinatura de quem emitiu e apostilada;
Gostaria de saber se a melhor conservatória para enviar seria a Ovar.
Você mora onde? Pois tem alguns lugares que ficam de palhaçada para fazer o vale. ´Não tem CNPJ e nem CPF, não tem como!!
Bom no correio da rua 1º de março fazem tranquilamente
Correio do Recreio que fica na av das americas 15.531, shopping Blue Atlantic center tambem fazem swem problemas.
E tem outros que não sei mas se vc procurar no arquivo aqui vale postal o pessoa já colocou o endereço.
Segue lista de documentos:
Nós recomendamos que se envie documentos para uma conservatória que possua balcão de nacionalidade (como Tondela ou Ovar).
Documentos necessários:
- Certidão de nascimento do português
- Certidão de nascimento do pai ou mãe do requerente (filho ou filha do português), de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
- Certidão de nascimento do requerente, de inteiro teor, com firma reconhecida do notário que a assina, emitida há menos de 180 dias, apostilada
- Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório
- Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias, apostilada
- Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório
- Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues, ou por autenticidade em cartório
- Vale postal no valor de €250
e
- certidão de casamento do progenitor, quando o declarante do requerente tiver sido o cônjuge do descendente português.
Ou seja:
Certidões brasileiras --> apostilar e reconhecer firma de quem as assinou
Certidão de antecedentes criminais --> apostilar
Cópia do histórico escolar --> autenticar
Cópia do RG --> autenticar
Requerimento --> reconhecer assinatura por autenticidade em cartório
Só tenho mais uma dúvida. Todas as certidoes já estão reconhecidas e apostiladas. Porém a minha certidão é fotográfica e a da minha mãe é inteiro teor narrativa. Isso pode dificultar o processo ?
Relendo agora o fórum, fiquei preocupada com uma coisa. Li que Ovar sempre pede transcrição de casamento, o que eu não fiz antes de entrar com o meu processo de atribuição. Eu sou filha de pai português e de mãe brasileira. Meu pai é o declarante na minha certidão. Meus pais nunca se casaram, mas vivem em união estável, por isso não fiz a transcrição. Mas na minha certidão de inteiro teor não consta o estado civil dos meus pais. Será que vou ter problemas?
Torce para não cair em exigencia. Se eles acharem necessário vão te escrever um e-mail pedindo a papelada da transcrição.
Vamos torcer que não!!
Mas vamos torcer para que nada seja exigido.
Se seus pais nunca se casaram, não tem como fazer a Transcrição de Casamento. Mesmo porque os sobrenomes dos seus pais devem ser diferentes em sua Certidão de Nascimento. E como o português é o declarante na sua Certidão de Nascimento, sua situação é bem confortável. Não se preocupe.
Até mesmo porque na sua certidão de nascimento não consta o estado civil dos seus pais.
Fica tranquila quanto a isso
Para registro aqui. A documentação para atribuição de minha mãe chegou a Ovar em 11/outubro. Hoje liguei na Central e a Maria (rsrsrs) me deu o número do processo 40XXX/16. Não fiz qualquer contato com a Conservatória e, se Deus quiser, não precisarei, até que saia o resultado positivo. A não ser que alguma pendência apareça. Segundo a Central, encontra-se em "análise". Saindo antes do Carnaval, dá pra comemorar na Sapucaí... Abraço a todos.
Será que eu vou ganhar esse presente de natal? rsrs
Estamos na mesma situação....desde 26/07 aguardando....
Acho que eles estão dando um gás para acabar com tudo!!!!!
Rsrs...