Liguei na LR e fui informado que o número do processo de atribuição é 40...../16 em analise. O de transcrição não foi localizado o número. Os 2 chegaram em Ovar dia 09/09. Será q o processo de transcrição não foi numerado? P.s. na LR fui atendido pela Maria, que por sinal achei bem simpática..rsss
Se Sever do Vouga respondeu imediatamente dizendo que não era com eles, Aveiro nem a isso se dispõe. Vou esperar mais uma semana. Estou confuso pela leitura realizada, Gaia, Tondela ou Ovar?
Pessoal, Pelo fuso horário eu não tenho como ligar de casa para a LR, então tenho q ligar do trabalho, preciso saber quanto custo uma ligação em média para lá. Podem me ajudar? Não quero ter problemas no trab.
Saiu!! Sou portuguesa!!! Enviei via DHL meus documentos que chegaram em Ovar dia 28/07. Ontem recebi o email da Maria Lourdes informando a conclusão do processo. Sou muito grata a esse fórum aqui. Não tive que ligar nem mandar email para ninguém para perguntar nada. As respostas estavam todas aqui. Li, reli e treli centenas de postagens e tudo deu certo. Obrigada a todos.
Adelaide, o processo era de um amigo do meu pai e eu que ajudei a fazer tudo. Recebeu o email hoje com o número do assento. Inclusive, fica uma observação: o reconhecimento da paternidade dele foi por decisão judicial e não foi exigido nenhum documento a mais! Um ponto positivo para Ovar!
Aproveito aqui para agradecer ao pessoal do fórum que me garantiu as informações todas detalhadinhas e sempre se colocou disponível e pronto para tirar minhas dúvidas. De coração, vocês são demais!
@caiodib Caio do céu, você é pé quente... Um dos quatro sobrinhos (na verdade, uma sobrinha, a única menina do grupo) recebeu hoje o e-mail com a confirmação do final do processo e o número do assento. Não sabemos a numeração do processo, pois nunca perguntamos. Só vamos ficar sabendo quando chegar a carta. O número do assento começa com 47. Minha sobrinha até chorou de emoção... Ela tem uma ligação fortíssima com Portugal. Apesar de jovem, já esteve lá inúmeras vezes e fez pós lá, também.
Isso significa que Ovar está andando... No caso dela, entre Ovar receber os documentos (no final das férias deles) até ela receber o e-mail hoje. Tempo excelente, achei. Deve estar cheio de processo terminado e terminando, alguns até com cartas já enviadas, que não receberam emails confirmando. Os outros 3 sobrinhos ainda não receberam email (só o de confirmação, na chegada do processo). Chegaram todos juntos, no mesmo dia. Um deles é irmão dela, mesmo envelope. Vamos ver quanto tempo o dele vai levar.
Por fim, agradeço a ajuda do fórum. Foi tudo fácil e simples. Foi só passar umas horinhas lendo... Aliás, foi por aqui que descobri a necessidade das cópias reprográficas, coisa não informada no site do IRN. Poupou-me muita dor de cabeça. Naquele final de junho, quando as regras mudaram, passei a correr atrás dos documentos deles. Naquela época, ainda tinha que autenticar tudo no consulado, e o consulado de SP obrigava a gente a mandar tudo pelo correio. Uma colossal perda de tempo. Entrou julho, e aí tivemos que esperar o final das férias para enviar. Mas deu tudo certinho. Os documentos estavam todos corretos, não houve exigência alguma. Este fórum é o máximo!
@Cynthia, parabens para a nova portuguesinha! Parabéns pra vc que preparou toda a documentação certinha, sendo possivel o sonho da sua sobrinha.continue nos ajudando sempre que possivel!
Será que agora tem mais de umas pessoa trabalhando lá, e por isso alguns processos estão fugindo àquela "ordem cronológica" que tinha sido estabelecida? Mais um exemplo, já que no mesmo envelope havia dois processos e só um foi finalizado.
Vai saber, não é, @Matheus Pereira? Mas estou de olho e aviso assim que os outros saírem. Como disse acima, fico pensando que às vezes o processo está concluído, mas a conservatória não dá conta de mandar email. Foi assim comigo e com todas as minhas irmãs (4 delas...). Mandamos os processos. Não houve e-mail de recebimento, não houve e-mail de conclusão. Um belo dia recebemos os assentos pelo correio. Aliás, uma das irmãs nunca chegou a receber a carta. Mandamos um email explicando que 3 processos tinham sido concluídos, mas que não sabíamos nada sobre a quarta pessoa. Aí a conservatória disse que estava concluído e informou o número do assento. A carta nunca chegou. É cada coisa que acontece...
Ovar tem apenas a sra. Lurdes e o conservador. A sra. Lurdes é uma funcionária corretíssima e age dentro das regras pertinentes ao seu serviço. Mas ela é a única. Fico só imaginando o desdobramento que ela dá para atender sozinha a tantos processos que lhe chegam diariamente.
Portanto, façam como a @Cynthia. Esperem. Caso não dê para segurar a ansiedade, liguem para a LR e se informem lá. E esperem. O envio de e-mails e telefonemas só irá atrapalhar o serviço dessa gentil senhora que ajuda a tantos aqui no fórum realizando o seu trabalho.
As dúvidas que aparecerem, leiam e/ou postem no fórum, assim como a @Cynthia fez. Deixemos a sra. Lurdes fazer o seu trabalho. No final todos sairão ganhando.
Liguei na LR pra ver se tinha alguma novidade do processo... Chegou lá dia 11/08, dia 06/09 recebi e-mail da Lurdes falando que tinha recebido o documento. O processo começa com 37xxx/2016 e ainda está em DESPACHO. (A última vez que liguei estava para decisão)
Ou seja, @Marianna, está numa pilha sobre a mesa do conservador aguardando que ele assine. Não se preocupe, a pilha é grande mas a fila anda. Em breve chegará a vez do seu processo.
@Cynthia, parabéns para a nova tuga, que bom que deu certo.
Nossa, esses assentos andaram. O meu foi finalizado dia 06/09 e começa com 38xxx. Capaz de Portugal ter mais gente nascida no estrangeiro, que gente nascendo em território português neste ano kkkk.
A Sra. Lurdes Dias deve ser uma pessoal muito atarefada. Ela faz tudo lá.
Provavelmente, na próxima semana teremos muitos processos sendo finalizados em Ovar.
Mais dois processos de atribuição concluídos. Um deles é o do menino que ia fazer 18 anos. O outro de seu irmão de 20 anos. Correu tudo bem. Agora, dos 4 processos recebidos em Ovar no mesmo dia, 3 estão concluídos. Esses dois últimos assentos começam com 48. O número do processo nunca soubemos. Sabia porém que os documentos estavam absolutamente em ordem, todos com cópias reprográficas (São Paulo não tem selo digital), assinatura reconhecida e legalizados pelo Consulado de SP. Os RGs de dois processos estavam com legalização do Consulado. Mas dois deles foram feitos depois de 14 de agosto e, ao tentar apostilá-los, não consegui. Mandei apenas com assinatura reconhecida e sinal público. Não foi problema.
Ovar está trabalhando. A Sra Lourdes inclusive escreveu no e-mail que as certidões já foram enviadas pelo correio. Acredito que o quarto processo possa até estar concluído também, mas que ainda não tenha dado tempo para ela mandar e-mail. Quem sabe na segunda-feira aparece alguma novidade. Por extensão, pode haver outros processos concluídos, com cartas já enviadas, a quem os e-mails ainda não tenham sido enviados.
Para quem não leu minha mensagem anterior, esses 4 processos chegaram juntos em Ovar no final das férias deles, em setembro. Dois meses. Tempo muito bom, achei.
Comentários
Eles pedem no consulado que apresente o boleto e o comprovante de pagamento.
So nao esquece de imprimir o comprovante de pagamento pra levar junto com o boleto no dia do seu agendamento
Será q o processo de transcrição não foi numerado?
P.s. na LR fui atendido pela Maria, que por sinal achei bem simpática..rsss
Pelo fuso horário eu não tenho como ligar de casa para a LR, então tenho q ligar do trabalho, preciso saber quanto custo uma ligação em média para lá. Podem me ajudar?
Não quero ter problemas no trab.
Vc pode ligar as 6h da manha, la ja estará funcionando
Diferença de fuso em 2 horas.
Tarifas em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5248/tarifas-telefonicas-para-portugal#latest
@flora rocha
Parabéns! Mais um Tuga do fórum. Vai rolar o bacalhau em casa portuguesa...
O assento começa com 47XXX.
Chegou lá dia 26/07 e está análise ainda...
Inclusive, fica uma observação: o reconhecimento da paternidade dele foi por decisão judicial e não foi exigido nenhum documento a mais! Um ponto positivo para Ovar!
Aproveito aqui para agradecer ao pessoal do fórum que me garantiu as informações todas detalhadinhas e sempre se colocou disponível e pronto para tirar minhas dúvidas. De coração, vocês são demais!
Caio do céu, você é pé quente... Um dos quatro sobrinhos (na verdade, uma sobrinha, a única menina do grupo) recebeu hoje o e-mail com a confirmação do final do processo e o número do assento. Não sabemos a numeração do processo, pois nunca perguntamos. Só vamos ficar sabendo quando chegar a carta. O número do assento começa com 47. Minha sobrinha até chorou de emoção... Ela tem uma ligação fortíssima com Portugal. Apesar de jovem, já esteve lá inúmeras vezes e fez pós lá, também.
Isso significa que Ovar está andando... No caso dela, entre Ovar receber os documentos (no final das férias deles) até ela receber o e-mail hoje. Tempo excelente, achei. Deve estar cheio de processo terminado e terminando, alguns até com cartas já enviadas, que não receberam emails confirmando. Os outros 3 sobrinhos ainda não receberam email (só o de confirmação, na chegada do processo). Chegaram todos juntos, no mesmo dia. Um deles é irmão dela, mesmo envelope. Vamos ver quanto tempo o dele vai levar.
Por fim, agradeço a ajuda do fórum. Foi tudo fácil e simples. Foi só passar umas horinhas lendo... Aliás, foi por aqui que descobri a necessidade das cópias reprográficas, coisa não informada no site do IRN. Poupou-me muita dor de cabeça. Naquele final de junho, quando as regras mudaram, passei a correr atrás dos documentos deles. Naquela época, ainda tinha que autenticar tudo no consulado, e o consulado de SP obrigava a gente a mandar tudo pelo correio. Uma colossal perda de tempo. Entrou julho, e aí tivemos que esperar o final das férias para enviar. Mas deu tudo certinho. Os documentos estavam todos corretos, não houve exigência alguma. Este fórum é o máximo!
Obrigada! Esperemos que não aconteça com os meninos o mesmo que aconteceu com sua irmã... (risos)
Pode deixar que sempre que posso dou uma entradinha aqui para ajudar com o que sei.
Mais um exemplo, já que no mesmo envelope havia dois processos e só um foi finalizado.
Ovar tem apenas a sra. Lurdes e o conservador. A sra. Lurdes é uma funcionária corretíssima e age dentro das regras pertinentes ao seu serviço. Mas ela é a única. Fico só imaginando o desdobramento que ela dá para atender sozinha a tantos processos que lhe chegam diariamente.
Portanto, façam como a @Cynthia. Esperem. Caso não dê para segurar a ansiedade, liguem para a LR e se informem lá. E esperem. O envio de e-mails e telefonemas só irá atrapalhar o serviço dessa gentil senhora que ajuda a tantos aqui no fórum realizando o seu trabalho.
As dúvidas que aparecerem, leiam e/ou postem no fórum, assim como a @Cynthia fez. Deixemos a sra. Lurdes fazer o seu trabalho. No final todos sairão ganhando.
Nossa, esses assentos andaram. O meu foi finalizado dia 06/09 e começa com 38xxx. Capaz de Portugal ter mais gente nascida no estrangeiro, que gente nascendo em território português neste ano kkkk.
A Sra. Lurdes Dias deve ser uma pessoal muito atarefada. Ela faz tudo lá.
Provavelmente, na próxima semana teremos muitos processos sendo finalizados em Ovar.
Mais dois processos de atribuição concluídos. Um deles é o do menino que ia fazer 18 anos. O outro de seu irmão de 20 anos. Correu tudo bem. Agora, dos 4 processos recebidos em Ovar no mesmo dia, 3 estão concluídos. Esses dois últimos assentos começam com 48. O número do processo nunca soubemos. Sabia porém que os documentos estavam absolutamente em ordem, todos com cópias reprográficas (São Paulo não tem selo digital), assinatura reconhecida e legalizados pelo Consulado de SP. Os RGs de dois processos estavam com legalização do Consulado. Mas dois deles foram feitos depois de 14 de agosto e, ao tentar apostilá-los, não consegui. Mandei apenas com assinatura reconhecida e sinal público. Não foi problema.
Ovar está trabalhando. A Sra Lourdes inclusive escreveu no e-mail que as certidões já foram enviadas pelo correio. Acredito que o quarto processo possa até estar concluído também, mas que ainda não tenha dado tempo para ela mandar e-mail. Quem sabe na segunda-feira aparece alguma novidade. Por extensão, pode haver outros processos concluídos, com cartas já enviadas, a quem os e-mails ainda não tenham sido enviados.
Para quem não leu minha mensagem anterior, esses 4 processos chegaram juntos em Ovar no final das férias deles, em setembro. Dois meses. Tempo muito bom, achei.