@Iara Cavadas a festa só acontecerá quando os meus meninos virarem Tugas de verdade!! Rs.... Ainda faltam eles. Rs... O bacalhau já está comprado, o vinho portugues tambem!!
Bom dia pessoal. Legal este fórum. Já estou com todos os documentos para dar entrada na cidadania portuguesa por ser neto de português. Ele é de Sever do Vouga. Mandei mensagem para a a Conservatória de Sever do Vouga e eles fizeram que não era com eles. Agora mandei mensagem para a Conservatória de Aveiro, que é maior. Mas ainda não responderam. Sabem se alguém tentou Aveiro? Será que é melhor enviar logo Para Ovar?
@Alberto, Você vai fazer que tipo de processo? O filho do portugues está vivo? Não são todas as conservatórias que aceitam documentos por correio!! Só sabemos essas relacionadas aqui!!
@Adelaide, todo mundo já morreu. Sou bisneto e neto de português e também neto de poloneses. Estou testando outras opções para ajudar. Mas nada ainda de Aveiro.
Boa sorte, querida! Que não só os nossos, mais também de todos os amigos do fórum saiam o mais breve possível! Tenho fé que difícilmente sobrará bacalhau a venda para o natal!!!rssss
@Iara Cavadas, kkkkkkkkkcom certeza!! se depender da minha ajuda, faço o que posso aqui, embora não entenda muito.... Mas o que sei ajudo, dedico algumas horas por dia... Na torcida por todos!!
Pessoal, venho informar que sou oficialmente mais uma tuga! Engrossando a comunidade lusitana no Rio!
Agradeço imensamente toda a ajuda que recebi de vocês, há meses atrás imaginava que não seria possível fazer sozinha, ou que seria muito custoso. Foi através desse fórum que pude fazer a atribuição da minha mãe, transcrição de casamento e a minha atribuição, tudo isso num período de 5 meses (o que considero excepcional).
Enfim, fico torcendo aqui para que os processos ainda pendentes sejam concluídos o mais rápido possível.
Ah, e a título de informação, o meu nº de assento é por 47.XXX/2016.
Como meu processo ainda está em análise e eu estou aqui morrendo de ansiedade, comecei a ler o site do IRN inteiro haha e achei a seguinte informação:
Tramitação e decisão dos pedidos 1 — A Conservatória dos Registos Centrais, no prazo de 30 dias contados a partir da data da recepção das declarações para fins de atribuição, aquisição ou perda da nacionalidade: a) Analisa sumariamente o processo e, caso o auto de declarações contenha deficiências ou não se mostre devidamente instruído com os documentos necessários, notifica o interessado para, no prazo de 20 dias, supriras deficiências existentes, bemcomo promove as diligênciasque considere necessárias para proferir a decisão; b) Analisa sumariamente as declarações que tenham sido prestadas nos termos previstos no n.o 2 do artigo 32.o e, não sendo caso de indeferimento liminar, procede de acordo com o previsto na alínea anterior.
2 — Concluída a instrução, o conservador profere decisão, no prazo de 60 dias, autorizando a feitura do registo, sendo caso disso.
@Michelle Calado, depois de entrar na UE com o passaporte, pode transitar pelos países com o cartão do cidadão. Se Portugal não for seu destino, aconselho que faça o seguro viagem.
@mnsouza, infelizmente, essas instruções servem apenas para acompanhar, mas esses prazos raramente são seguidos. Não por descaso ou desídia, mas sim por excesso de processos e falta de pessoas.
Olá., acho que sou o único que não ligou em Ovar ainda ehehheh. Galera estive na Europa esse ano, passei por 3 países e ninguém me pediu documento nenhum nem seguro viagem. Os países foram França, Holanda e Bélgica. Sendo que Paris tinha tido atentado a pouco tempo e em Bruxelas os atentados tinha acontecido a 2 semanas. E em Amsterdã um cara foi preso com bomba no aeroporto no dia em que saí de lá. Ainda acho q eu deveria ter feito o seguro, não fiz de preguiça. Más como dica sugiro que verifiquem com suas operadoras de cartão de credito. Pois tenho Mastercar e sou cliente do Santander e como comprei a passagem com ele era só ligar e pedir o seguro acho q dava 60,00 reais. Bom ainda estou no aguardo do processo desde agosto e nada. Obrigado a todos.
@Nando, que sorte a sua. Estive em Portugal duas vezes, uma no ano passado onde me foi solicitado o seguro na imigração, e outra vez esse ano, na qual não me foi solicitado, mas tive que usar pois fui internado. Mas foi tranquilo e deu tudo certo. Seu processo deve sair logo.
Imagino que o de meu irmão e de minha tia, que chegaram no início de agosto, devem sair em breve.
@Nando Não é o único, não. Mandei os processos de atribuição dos meus 4 sobrinhos para Ovar em setembro (esperei pacientemente o final das férias deles) e até hoje nem sei se foram numerados ou sequer se sacaram os vales. Não liguei pros correios, pra linha de registros e muito menos pra Ovar. Qualquer hora termina... :-D
@Cynthia, Ovar está fazendo a gentileza de sacar todos os vales para que eles não expirem. Os processos deles devem estar em análise. Infelizmente Ovar tem demorado 4 meses ou mais para concluir processos.
@Caiodib Tenho acompanhado por aqui, Caio. O que quis dizer é que tem mais gente paciente. Imaginei que se Ovar quiser algo, entraria em contato. A minha ideia é não atrapalhar o serviço. Não temos a menor pressa. A "pressinha" maior era um dos meninos, que estava perto de fazer 18 anos. Mesmo assim, nada que 175 euros não resolvam, se os processos não forem numerados a tempo... Kkkkkk Foi um presente que dei aos meus sobrinhos, para que eles tenham mais oportunidades. Fui ao Brasil em julho, fiz toda a documentação deles, de cartório em cartório. Transcrevi os casamentos das mães deles em Portugal (essa parte foi bem fácil, ficou pronto em dois dias). Enfim. Divirto-me aqui no fórum, lendo tantas estórias diferentes. Quanto a Ovar, mesmo 4 ou 5 meses, ainda acho que estamos no lucro. Poderia ser bem pior.
O fato de ver os processos sendo concluídos já dá um alívio, mesmo sabendo que o meu começa com 40 e vai demorar bastante até chegar lá ainda rs. Espero que saia até Janeiro, pelo menos rs.
Pessoal, o boleto para pagar o CC do consulado do RJ só pode ser pago na boca do caixa? Peguei agora para pagar pela internet e esta escrito: pagamento somente em especie.
Comentários
Você vai fazer que tipo de processo? O filho do portugues está vivo?
Não são todas as conservatórias que aceitam documentos por correio!! Só sabemos essas relacionadas aqui!!
Boa sorte, querida! Que não só os nossos, mais também de todos os amigos do fórum saiam o mais breve possível! Tenho fé que difícilmente sobrará bacalhau a venda para o natal!!!rssss
Agradeço imensamente toda a ajuda que recebi de vocês, há meses atrás imaginava que não seria possível fazer sozinha, ou que seria muito custoso. Foi através desse fórum que pude fazer a atribuição da minha mãe, transcrição de casamento e a minha atribuição, tudo isso num período de 5 meses (o que considero excepcional).
Enfim, fico torcendo aqui para que os processos ainda pendentes sejam concluídos o mais rápido possível.
Ah, e a título de informação, o meu nº de assento é por 47.XXX/2016.
Um grande abraço e uma boa semana a todos!
Parabéns @Beatriz!!
Parabénsss, Beatriz!!!! A comunidade lusitana do Rio está em festa!!! Mais uma comemoração!!!
Felipe, todos nós ficamos nessa apreensão! Continue rezando que está dando certo!!!kkk
Como meu processo ainda está em análise e eu estou aqui morrendo de ansiedade, comecei a ler o site do IRN inteiro haha e achei a seguinte informação:
Tramitação e decisão dos pedidos
1 — A Conservatória dos Registos Centrais, no prazo de 30 dias contados a partir da data da
recepção das declarações para fins de atribuição, aquisição ou perda da nacionalidade:
a) Analisa sumariamente o processo e, caso o auto de declarações contenha deficiências ou não se mostre devidamente instruído com os documentos necessários, notifica o interessado para, no prazo de 20 dias, supriras deficiências existentes, bemcomo promove as diligênciasque considere necessárias para proferir a decisão;
b) Analisa sumariamente as declarações que tenham sido prestadas nos termos previstos no n.o 2 do artigo 32.o e, não sendo caso de indeferimento liminar, procede de acordo com o previsto na alínea anterior.
2 — Concluída a instrução, o conservador profere decisão, no prazo de 60 dias, autorizando a
feitura do registo, sendo caso disso.
Na página 22 do arquivo do link abaixo
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/decreto-lei-237-a-2006/downloadFile/file/DL_237a-2006.pdf?nocache=1201699362.99
Ou seja.. existe uma prazo de 60 dias para o conservador chegar a uma decisão quando o processo já está em análise?
@Michelle Calado, depois de entrar na UE com o passaporte, pode transitar pelos países com o cartão do cidadão. Se Portugal não for seu destino, aconselho que faça o seguro viagem.
@mnsouza, infelizmente, essas instruções servem apenas para acompanhar, mas esses prazos raramente são seguidos. Não por descaso ou desídia, mas sim por excesso de processos e falta de pessoas.
Galera estive na Europa esse ano, passei por 3 países e ninguém me pediu documento nenhum nem seguro viagem. Os países foram França, Holanda e Bélgica. Sendo que Paris tinha tido atentado a pouco tempo e em Bruxelas os atentados tinha acontecido a 2 semanas. E em Amsterdã um cara foi preso com bomba no aeroporto no dia em que saí de lá. Ainda acho q eu deveria ter feito o seguro, não fiz de preguiça. Más como dica sugiro que verifiquem com suas operadoras de cartão de credito. Pois tenho Mastercar e sou cliente do Santander e como comprei a passagem com ele era só ligar e pedir o seguro acho q dava 60,00 reais. Bom ainda estou no aguardo do processo desde agosto e nada. Obrigado a todos.
Estive em Portugal duas vezes, uma no ano passado onde me foi solicitado o seguro na imigração, e outra vez esse ano, na qual não me foi solicitado, mas tive que usar pois fui internado. Mas foi tranquilo e deu tudo certo.
Seu processo deve sair logo.
Imagino que o de meu irmão e de minha tia, que chegaram no início de agosto, devem sair em breve.
Não é o único, não. Mandei os processos de atribuição dos meus 4 sobrinhos para Ovar em setembro (esperei pacientemente o final das férias deles) e até hoje nem sei se foram numerados ou sequer se sacaram os vales. Não liguei pros correios, pra linha de registros e muito menos pra Ovar.
Qualquer hora termina... :-D
Os processos deles devem estar em análise. Infelizmente Ovar tem demorado 4 meses ou mais para concluir processos.
Tenho acompanhado por aqui, Caio. O que quis dizer é que tem mais gente paciente. Imaginei que se Ovar quiser algo, entraria em contato. A minha ideia é não atrapalhar o serviço. Não temos a menor pressa. A "pressinha" maior era um dos meninos, que estava perto de fazer 18 anos. Mesmo assim, nada que 175 euros não resolvam, se os processos não forem numerados a tempo... Kkkkkk Foi um presente que dei aos meus sobrinhos, para que eles tenham mais oportunidades. Fui ao Brasil em julho, fiz toda a documentação deles, de cartório em cartório. Transcrevi os casamentos das mães deles em Portugal (essa parte foi bem fácil, ficou pronto em dois dias). Enfim. Divirto-me aqui no fórum, lendo tantas estórias diferentes. Quanto a Ovar, mesmo 4 ou 5 meses, ainda acho que estamos no lucro. Poderia ser bem pior.
Estive em Portugal por 25 dias para fazer a parte presencial de meu 2º ano do mestrado, mas já estou com saudades pretendo retornar logo
Parabéns aos novos portugueses!