Erika, Se você é de São Paulo, sua certidão não tem esses selos digitais. Nesse caso, faça a reprográfica. Se você é de outro estado, a certidão já vem com o tal selo digital, não é algo que se peça.
Continuo acompanhando o tópico diariamente e pelo visto mais nenhum processo foi concluído desde Setembro, certo? Continuo intrigado com essa questão de não ter passado a andar devagar, mas sim de ter simplesmente parado. Se tivesse andando devagar ainda teríamos algum 'norte', mesmo que fosse longo.
Que arrependimento de não ter tirado as repográficas e enviado a Tondela. Infelizmente, é bem provável que eu não consiga ter meu cartão do cidadão em mãos até 15 de Janeiro e todo meu trabalho dos últimos meses para conseguir ir estudar no velho continente terá sido em vão. Mas fazer o que, né? Só nos resta esperar.
Eu tinha passado meses tirando as certidões porque o cartório levou mais de um mes pra fazer as certidões que vieram com erros em quase todas, e uma em especifico ia com um erro e voltava com outro, teve que ser corrigida 3 vezes! E sempre com prazo de uma semana pra cada erro. Quando ia enviar pra Tondela, foi bem na semana que eles passaram a exigir a certidão reprográfica para processos de atribuição. Ia enviar minha atribuição e a aquisição da minha prima pra Tondela no mesmo dia, mas acabei enviando só o dela pra lá e enviei o meu pra Ovar. A aquisição dela foi concluída no dia 23 de agosto em Tondela. Eu teria tido tempo de atrasar o envio para tirar as certidões reprográficas e enviar pra Tondela, mas infelizmente enviei pra Ovar, que na época estava com os processos andando normalmente. Frustrante.
@Sollano Ramos, olha pelo tempo, até final do mês de novembro tenho certeza que vai sair!! Vamos ficar na torcida!! Com fé agora no inicio de agosto as coisas vão melhorar.
Tomara, @M Adelaide!! O problema é que ainda dependo do Consulado do Rio pra tirar o cartão do cidadão, e eles mudaram o sistema e estão agendando o mes inteiro em um dia só. Dei um chute no escuro e agendei uma data no final de novembro e paguei o boleto dentro do vencimento. Hoje entrei no site do consulado e só consta o pagamento, mas o agendamento não consta (sendo que agora voce agenda o dia primeiro e só depois paga o boleto) e não há mais datas disponiveis. Enfim, maré de azar com esse processo. Mas vamos torcer, daqui a pouco seremos todos portugueses rs
Parada a conservatória não está, mas não sei em que limbo nossos processos estão.
Dia 30/10 li um relato no grupo Cidadania Portuguesa no Facebook que um rapaz conseguiu por Ovar em 5 dias. Ele é lutador e vai competir em Portugal e disse que ligou e conversou com a Lourdes e em 5 dias saiu.
@Sollano Ramos, com certeza no fim tudo vai se encaixar!! O meu processo de atribuição chegou em 06/07 e ficou pronto em 6/09. Dei sorte de trabalharem o meu processo antes de sairem de ferias. O seu estará pronto até 15/11!!
Quando o processo está com o Conservador, quer dizer que a parte mais complicada passou. Assim que ele despachar, ele volta para a escriturária superior registar. No caso a Lurdes. Ela faz quase tudo lá. Novembro / dezembro choverão atribuições feitas em Ovar. O papai noel distribuirá vários presentes.
@Sollano Ramos, fique tranquilo que terá seu CC até 15 de janeiro, e vai dar tempo sim. Você irá estudar no “velho continente”. Vai dar certo. A minha atribuição saiu 11 dias antes de minha viagem para Portugal. Fiz meu CC lá, e deu tudo certinho. Tudo caiu como uma luva.
Essa conservatória está deixando a desejar. Acompanho dois processos de amigos que estão parados há bastante tempo lá. Até processos enviados para Ponta Delgada na mesma época e migrados para Vila Nova de Gaia foram concluídos antes. É de se estranhar toda essa demora.
Obrigado, pessoal! Sofrer por antecipação realmente não adianta nada. No meu caso eu pretendo tentar uma segunda faculdade, dessa vez na Holanda, e sendo cidadao europeu o valor da anuidade cai drasticamente. Só que o sistema deles de inscrição termina no dia 15 de Janeiro. Por isso estou nessa ansiedade toda. Viajaria apenas no meio do ano, mas preciso do numero do cc até 15 de Janeiro.
Na verdade, quando digo que os processos parecem que estão parados ao invés de estarem apenas devagar, de forma alguma eu acho que não estão trabalhando nos processos, pois como voces mesmos disseram, a Sra. Lurdes parece estar atolada com tantos processos. O estranho é eles ficarem "para despacho" por tanto tempo e de certa data até agora nenhum mais sair desse status ou ser concluido. E essa parte com certeza não é de competência da Sra. Lurdes. Acho estranho também Ovar ser a única a ainda aceitar as certidões de inteiro teor ao invés das repográficas enquanto as outras Conservatórias exigem a segunda (nao tenho acompanhado mais os outros tópicos há meses, mas me parece que é isso mesmo, certo?). Tenho medo de que essa "paralização" esteja relacionada a novas exigências que possam vir quanto a isso. É como se estivessem aguardando uma decisão para despachar ou não os processos. Mas vale reforçar que isso é teoria minha!
A conservatória de Ovar é pequena e não tem servidores suficientes para atender tanta demanda. Realmente a média é de 20 a 30 processos por dia em uma ocasião que falei com a Lurdes.
O da minha esposa enviei em 19/07 e chegou no dia 26/07. Em final setembro estava na mesa do Conservador.
Torcer para termos novidades agora em novembro.
E vamos agradecer que apesar de todo volume e pouco pessoal na realização do serviço, ainda estão recebendo pedidos pelos Correios.
Pior se remeterem a outra conservatória para ajudá-los ou suspenderem o recebimento por Correio, como ocorre em muitos balcões de nacionalidade, que só aceitam pessoalmente,
Não é de se estranhar tanta demora, tendo em vista que só uma pessoa é responsável pelos pedidos de nacionalidade e outra pelas transcrições.
Só a Lurdes trata de todos os processos de nacionalidade, ou qualquer outro que requeira algum registo. A Conservatória é minúscula. É um Concelho com menos de 30.000 habitantes, e com pouquíssimo efetivo.
Vou aguardar um pouco (mas um mês), para começar a enviar processos para Vila Nova de Gaia, que é um concelho muito maior, com muito mais efetivo. Provavelmente terão uma capacidade ainda maior que PD tinha. A única coisa que não tenho certeza, é se aceitarão IT ou se precisará de uma justificação do cartório dizendo que não fazem reprográficas.
@Sollano Ramos, no pior dos casos, faça a matrícula como estudante internacional, e pague o valor integral. Se sua cidadania sair depois, faça os documentos, solicite a troca da nacionalidade e o desconto do referido valor. Fiz dessa forma.
Ainda é bem que aceita IT, senão muita gente estaria na justiça só para conseguir as reprográficas. Algo que é garantido por lei.
@Carla Vanessa, boa tarde!! Seu pai é portugues ou brasileiro? Sua mãe casou aqui no brasil? Se sim, já transcreveu o casamento? Quando a mulher é a portuguesa casada aqui no brasil com brasileiro ou com portugues precisa transcrever. Se ela casou em Portugal o casamento já está transcrito.
Vamos lá, precisa somente reconhecer firma de quem assinou a certidão(pessoa do cartório) e apostilar sim. Esse formulario é seu requerimento de cidadania, e envie junto tambem cópia da certidão da sua mãe simples, não precisa apostilar, assinar o formulário 1C no cartório Sim, providencie a cópia autenticada do RG e apostile Envie para Tondela Não precisa entrar em contato com eles pois estão com muitos processos e sem um pessoa para responder, estão pedindo para não escrever e nem telefonar. Apos vc mandar seus documentos eles entram em contato por e-mail caso precise de algo. No formulário 1C vc vai colocar o seu endereço e e-mail. Após a certidão portuguesa ficar pronta eles enviam para seu endereço. Com o numero do seu assento portugues vc pode fazer seu CC e passatporte no consulado no estado onde mora. Em momento nenhum você precisa ir a Portugal!! Fique tranquila! Você já localizou aqui o endereço que vai pagar o vale postal referente a sua cidadania? E o endereço de envio dos documentos para Tondela?
@Carla Vanessa, então precisa aguardar a @Marcia ou @Theresa Lima lhe orientar pois o fato da sua mãe não ter sido casada com o seu pai complique um pouquinho, como não estou por dentro das coisas quando sai do convencional é melhor elas analisarem, ok?
@Carla Vanessa, você pede o sinal público de quem assinou, pode ser em qualquer cartório perto da sua casa, não tem problema se é reprografica está correto. Agora antes de fazer isso aguarde o parecer da @Theresa Lima em relação a sua mãe não ter casado com o seu pai isso é um fator que precisa de orientação.
Infelizmente você não tem direito à nacionalidade portuguesa (Atribuição). A legislação portuguesa só reconhece se o filho é fruto do casamento da portuguesa ou quando é registrado pela própria portuguesa ou ainda se é registrado por outra pessoa antes de completar 1 ano de vida (maternidade estabelecida). Fora esses casos que citei, é preciso abrir um processo em Portugal juntando documentos antigos que comprovem que a mãe portuguesa reconheceu o(a) filho ainda menor (boletins escolares assinados pela portuguesa, cartões de seguro de vida ou de saúde em que a criança era dependente da mãe no convênio, etc).
Theresa, não seria possível a Carla fazer processo de acquisição? Pula a mãe dela, puxa a nacionalidade pela avó. Não seria uma solução para o caso dela?
Infelizmente não é possível. Já tive a oportunidade de instruir outros casos semelhantes e as conservatórias se negaram pois está de fora da Lei da Nacionalidade e do Código Civil português e elas não têm competência para tal decisão. O problema é que a filiação materna não foi estabelecida. É um assombro essa situação.
Pessoal, boa notícias: dia 28 de outubro recebi um email da Lurdes dizendo que o processo de atribuição da minha avó, que chegou em Ovar dia 01/08, tinha sido concluído e que a certidão já tinha sido enviada
Se na primeira certidão consta o nome completo da portuguesa como sua mãe, em registro efetuado antes de você completar 1 ano de vida, não tem problema se você ficou sem o sobrenome dela. Melhor ainda se nessa primeira certidão constar os avós maternos. É esse o caso?
Não entendi direito. Você tem outra certidão de nascimento ou é a mesma com o acréscimo do sobrenome da sua mãe averbado na certidão anterior?
Lí no fórum que Ovar ainda recebe as certidões em inteiro teor, correto? Para fazer a atribuição de minha mãe filha de português o que preciso enviar?
1. certidão de nascimento de minha mãe 2. certidão de casamento de meu avô português com avó brasileira 3 .formulário preenchido e reconhecido firma presencial em cartório 4. vale postal 5. Cópia do RG reconhecido firma de minha mãe e 6. Assento de meu avô?
Esqueci de alguma coisa? Há a necessidade de transcrever o casamento de meus avós? O meu avô português foi o declarante da certidão da minha mãe...
@Cris Moriya, Ovar exige todas as transcrições de casamento, independentemente do declarante. Terá de fazer dois processos - Casamento de seus avós - Atribuição de sua mãe
A cópia do RG deve ser autenticada. A Certidão de casamento vai no processo de transcrição de casamento de seus avós.
Comentários
O que é o selo eletronico/ digital?
Onde isso é emitido? Junto ao cartório tb?
Ser reprografica substitui a necessidade deste selo?
Se você é de São Paulo, sua certidão não tem esses selos digitais. Nesse caso, faça a reprográfica.
Se você é de outro estado, a certidão já vem com o tal selo digital, não é algo que se peça.
A da minha esposa enviei no dia 19/07 e chegou no dia 26/7 a última informação no no fim de setembro é que estava na mesa do conservador.
A @M Adelaide Velloso enviou a da irmã dela antes de mim e também até agora nada!
Continuo intrigado com essa questão de não ter passado a andar devagar, mas sim de ter simplesmente parado. Se tivesse andando devagar ainda teríamos algum 'norte', mesmo que fosse longo.
Que arrependimento de não ter tirado as repográficas e enviado a Tondela. Infelizmente, é bem provável que eu não consiga ter meu cartão do cidadão em mãos até 15 de Janeiro e todo meu trabalho dos últimos meses para conseguir ir estudar no velho continente terá sido em vão.
Mas fazer o que, né? Só nos resta esperar.
O processo do meu filho enviado em 05/08 e nada ainda!
Eu tinha passado meses tirando as certidões porque o cartório levou mais de um mes pra fazer as certidões que vieram com erros em quase todas, e uma em especifico ia com um erro e voltava com outro, teve que ser corrigida 3 vezes! E sempre com prazo de uma semana pra cada erro. Quando ia enviar pra Tondela, foi bem na semana que eles passaram a exigir a certidão reprográfica para processos de atribuição.
Ia enviar minha atribuição e a aquisição da minha prima pra Tondela no mesmo dia, mas acabei enviando só o dela pra lá e enviei o meu pra Ovar.
A aquisição dela foi concluída no dia 23 de agosto em Tondela. Eu teria tido tempo de atrasar o envio para tirar as certidões reprográficas e enviar pra Tondela, mas infelizmente enviei pra Ovar, que na época estava com os processos andando normalmente. Frustrante.
Com fé agora no inicio de agosto as coisas vão melhorar.
O problema é que ainda dependo do Consulado do Rio pra tirar o cartão do cidadão, e eles mudaram o sistema e estão agendando o mes inteiro em um dia só. Dei um chute no escuro e agendei uma data no final de novembro e paguei o boleto dentro do vencimento. Hoje entrei no site do consulado e só consta o pagamento, mas o agendamento não consta (sendo que agora voce agenda o dia primeiro e só depois paga o boleto) e não há mais datas disponiveis. Enfim, maré de azar com esse processo. Mas vamos torcer, daqui a pouco seremos todos portugueses rs
Dia 30/10 li um relato no grupo Cidadania Portuguesa no Facebook que um rapaz conseguiu por Ovar em 5 dias. Ele é lutador e vai competir em Portugal e disse que ligou e conversou com a Lourdes e em 5 dias saiu.
O seu estará pronto até 15/11!!
Novembro / dezembro choverão atribuições feitas em Ovar. O papai noel distribuirá vários presentes.
@Sollano Ramos, fique tranquilo que terá seu CC até 15 de janeiro, e vai dar tempo sim. Você irá estudar no “velho continente”. Vai dar certo.
A minha atribuição saiu 11 dias antes de minha viagem para Portugal. Fiz meu CC lá, e deu tudo certinho. Tudo caiu como uma luva.
Até processos enviados para Ponta Delgada na mesma época e migrados para Vila Nova de Gaia foram concluídos antes.
É de se estranhar toda essa demora.
Na verdade, quando digo que os processos parecem que estão parados ao invés de estarem apenas devagar, de forma alguma eu acho que não estão trabalhando nos processos, pois como voces mesmos disseram, a Sra. Lurdes parece estar atolada com tantos processos. O estranho é eles ficarem "para despacho" por tanto tempo e de certa data até agora nenhum mais sair desse status ou ser concluido. E essa parte com certeza não é de competência da Sra. Lurdes.
Acho estranho também Ovar ser a única a ainda aceitar as certidões de inteiro teor ao invés das repográficas enquanto as outras Conservatórias exigem a segunda (nao tenho acompanhado mais os outros tópicos há meses, mas me parece que é isso mesmo, certo?). Tenho medo de que essa "paralização" esteja relacionada a novas exigências que possam vir quanto a isso. É como se estivessem aguardando uma decisão para despachar ou não os processos. Mas vale reforçar que isso é teoria minha!
Recebi informações de que o conservador de Ovar é bem idoso e metódico e só conclui apenas 2 processos por dia. Daí...
Tá difícil.
A conservatória de Ovar é pequena e não tem servidores suficientes para atender tanta demanda. Realmente a média é de 20 a 30 processos por dia em uma ocasião que falei com a Lurdes.
O da minha esposa enviei em 19/07 e chegou no dia 26/07. Em final setembro estava na mesa do Conservador.
Torcer para termos novidades agora em novembro.
E vamos agradecer que apesar de todo volume e pouco pessoal na realização do serviço, ainda estão recebendo pedidos pelos Correios.
Pior se remeterem a outra conservatória para ajudá-los ou suspenderem o recebimento por Correio, como ocorre em muitos balcões de nacionalidade, que só aceitam pessoalmente,
Não é de se estranhar tanta demora, tendo em vista que só uma pessoa é responsável pelos pedidos de nacionalidade e outra pelas transcrições.
Só a Lurdes trata de todos os processos de nacionalidade, ou qualquer outro que requeira algum registo. A Conservatória é minúscula.
É um Concelho com menos de 30.000 habitantes, e com pouquíssimo efetivo.
Vou aguardar um pouco (mas um mês), para começar a enviar processos para Vila Nova de Gaia, que é um concelho muito maior, com muito mais efetivo. Provavelmente terão uma capacidade ainda maior que PD tinha.
A única coisa que não tenho certeza, é se aceitarão IT ou se precisará de uma justificação do cartório dizendo que não fazem reprográficas.
@Sollano Ramos, no pior dos casos, faça a matrícula como estudante internacional, e pague o valor integral. Se sua cidadania sair depois, faça os documentos, solicite a troca da nacionalidade e o desconto do referido valor. Fiz dessa forma.
Ainda é bem que aceita IT, senão muita gente estaria na justiça só para conseguir as reprográficas. Algo que é garantido por lei.
Seu pai é portugues ou brasileiro? Sua mãe casou aqui no brasil? Se sim, já transcreveu o casamento?
Quando a mulher é a portuguesa casada aqui no brasil com brasileiro ou com portugues precisa transcrever. Se ela casou em Portugal o casamento já está transcrito.
Vamos lá, precisa somente reconhecer firma de quem assinou a certidão(pessoa do cartório) e apostilar sim.
Esse formulario é seu requerimento de cidadania, e envie junto tambem cópia da certidão da sua mãe simples, não precisa apostilar, assinar o formulário 1C no cartório
Sim, providencie a cópia autenticada do RG e apostile
Envie para Tondela
Não precisa entrar em contato com eles pois estão com muitos processos e sem um pessoa para responder, estão pedindo para não escrever e nem telefonar. Apos vc mandar seus documentos eles entram em contato por e-mail caso precise de algo. No formulário 1C vc vai colocar o seu endereço e e-mail. Após a certidão portuguesa ficar pronta eles enviam para seu endereço.
Com o numero do seu assento portugues vc pode fazer seu CC e passatporte no consulado no estado onde mora.
Em momento nenhum você precisa ir a Portugal!!
Fique tranquila!
Você já localizou aqui o endereço que vai pagar o vale postal referente a sua cidadania? E o endereço de envio dos documentos para Tondela?
Agora antes de fazer isso aguarde o parecer da @Theresa Lima em relação a sua mãe não ter casado com o seu pai isso é um fator que precisa de orientação.
1) Quem fez o seu registro de nascimento?
2) Com quantos anos você foi registrada?
3) Como a sua mãe obteve a nacionalidade portuguesa?
Infelizmente você não tem direito à nacionalidade portuguesa (Atribuição). A legislação portuguesa só reconhece se o filho é fruto do casamento da portuguesa ou quando é registrado pela própria portuguesa ou ainda se é registrado por outra pessoa antes de completar 1 ano de vida (maternidade estabelecida). Fora esses casos que citei, é preciso abrir um processo em Portugal juntando documentos antigos que comprovem que a mãe portuguesa reconheceu o(a) filho ainda menor (boletins escolares assinados pela portuguesa, cartões de seguro de vida ou de saúde em que a criança era dependente da mãe no convênio, etc).
Theresa, não seria possível a Carla fazer processo de acquisição? Pula a mãe dela, puxa a nacionalidade pela avó. Não seria uma solução para o caso dela?
Infelizmente não é possível. Já tive a oportunidade de instruir outros casos semelhantes e as conservatórias se negaram pois está de fora da Lei da Nacionalidade e do Código Civil português e elas não têm competência para tal decisão. O problema é que a filiação materna não foi estabelecida. É um assombro essa situação.
Se na primeira certidão consta o nome completo da portuguesa como sua mãe, em registro efetuado antes de você completar 1 ano de vida, não tem problema se você ficou sem o sobrenome dela. Melhor ainda se nessa primeira certidão constar os avós maternos. É esse o caso?
Não entendi direito. Você tem outra certidão de nascimento ou é a mesma com o acréscimo do sobrenome da sua mãe averbado na certidão anterior?
Lí no fórum que Ovar ainda recebe as certidões em inteiro teor, correto? Para fazer a atribuição de minha mãe filha de português o que preciso enviar?
1. certidão de nascimento de minha mãe
2. certidão de casamento de meu avô português com avó brasileira
3 .formulário preenchido e reconhecido firma presencial em cartório
4. vale postal
5. Cópia do RG reconhecido firma de minha mãe e
6. Assento de meu avô?
Esqueci de alguma coisa? Há a necessidade de transcrever o casamento de meus avós? O meu avô português foi o declarante da certidão da minha mãe...
Por favor me ajudem!! Obrigada
Cris
- Casamento de seus avós
- Atribuição de sua mãe
A cópia do RG deve ser autenticada.
A Certidão de casamento vai no processo de transcrição de casamento de seus avós.