@Alinebmaresch o que acontece nesse caso é que a conservatória ainda não atualizou a informação no sistema integrado. Se você perguntar para a atendente da LR ela vai dizer que o processo está em análise do retorno de pareceres ou algo assim, quando na verdade, ela já está em fila de registro. Confie no que você recebeu da conservatória e assim que for registrado, a LR vai ser atualizada pela Conservadora com seu número de assento. É angustiante, eu sei, mas eles estão com pouco efetivo, por isso as atualizações não são tão frequentes.
Concordo com os moderadores de que não devemos ligar ou escrever para as Conservatórias, por outro lado, nos aconselham a ligar na Linha de Registro, esse canal de informações é sempre vago, ou seja, gastamos com ligações internacionais, para concluirmos que a Linha de Registro não está com as informações atualizadas ou responde como se fossem máquinas, às vezes nem esperam terminarmos de falar e já mandam ESTÁ EM ANÁLISE. O meu processo chegou em 07.09.2016, ainda não liguei e nem mandei e-mail, estou acompanhado tudo pelo Fórum. Qualquer data que sair estarei no lucro, uma vez que meu processo se fizesse pelo Consulado, teria que averbar divórcio, óbito, etc...
Quando dizem "em análise", significa que o processo já foi numerado e será (um dia) avaliado. É preciso aguardar. Não adianta telefonar ou enviar e-mail, porque isso não vai modificar o status do processo. A única coisa que fará, é fazer o funcionário parar o que está fazendo e perder tempo para atender o telefone ou para responder aos e-mails, mais nada. E isso é tudo o que não queremos que aconteça.
Ou seja, segura a ansiedade. O stress não vai fazer o processo andar, somente o trabalho dedicado dos funcionários das conservatórias. Vamos deixá-los trabalhar nos processos?
Portanto, dê-se um tempo e vai viver a vida. Para quem estiver no Rio, vá ao Guanabara namorar o bacalhau e o vinho do Porto para a festa. Se estiver na promoção de aniversário e tiver a grana pra comprar, enfrente a guerra e encare a luta: vale tudo pra comprar o bacalhau da comemoração!
@Theresa Lima, O processo de minha irmã de atribuição em Ovar , chegou em 06/07 agora foi numerado! Minha irmã ligou para LR somente hoje, 27/10 para saber e foi informado que começaram a mexer no processo em setembro e e informou numero de processo. Ela havia ligado final de agosto e não tinha nada de informação, nem aparecia no sistema. Agora acredito que comece a andar... Tem que ter paciência e guardar a ansiedade.
@M Adelaide Velloso, que bom que o processo de sua irmã começou a andar. Já estava ficando preocupado com essa situação sua. Nossos processos chegaram praticamente juntos e até foram concluídos no mesmo dia.
@Caiodib, sim!! O processo da minha irmã chegou junto com o meu 06/07 e o meu ficou pronto em 06/09, junto com o seu. Mas tem explicação pra isso! O dela não foi trabalhado antes do pessoal entrar de férias em agosto, por isso ficou atrasado. O meu caiu na mesa de alguém que foi mais rápida e logo colocou para mesa do conservador. Depois ficaram paradas agosto por conta das férias. Super normal para o período!! Ótimop! Em breve ela receberá o assento. Como ela não está com pressa, não tem nada marcado para viajar ou não tem filho como eu já morando na Europa, ela está paciente. Eu tinha mais pressa por conta do Daniel que está na Inglaterra! Já perdeu duas oportunidades de trabalho por não ter passaporte portugues. Ele tem permissão de trabalho na cidade onde mora por estar casado com uma europeia.
@Fabiano, acho que é mesmo tadinha! Mas não está com pressa, só tinha medo de estar algo errado. Ela hj me mandou o numero do processo!! Rs... Nem acreditei.
Da ultima vez que entrei em contato com a linha de registro a atendente me passou um número, minha dúvida é se esse número será o número do assento? Se é possível consultar?
Bom dia pessoal, As certidoes de nascimento em inteiro teor tem que estar atualizadas com casamento ou divorcio ??? Ou ja basta enviando a certidao de casamento com as averbaçoes atualizadas ???
Obrigado @Mariza Guerra Estou com todos os documentos as certidoes de inteiro teor apostiladas, porem tinha essa duvida . Vou solicitar a transcriçao pelo formulario enviando as certidoes de nascimento e casamento e copia do vale postal de 120 euros. Estou esperando apenas o inicia de Novembro para emitir os vales para nao correr o risco de que percam a validade.
Gente, alguém que tenha enviado o processo durante o período de férias deles, já tem alguma posição? Enviei o do meu pai e chegou lá na 2a semana de agosto, até agora não tivemos nenhuma notícia.
Boa tarde a todos! Gostaria de fazer dois processos ao mesmo tempo, minha atribuição de nacionalidade portuguesa e a minha averbação de casamento. Meu pai foi o declarante na minha certidão. Tenho lido que diferente da conservatória de Ponta Delgada, precisa mesmo sendo o pai declarante na certidão, ser preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais. No meu caso como devo proceder para fazer? É qual conservatória é melhor para o processo. Obrigado!
@Roger, Ovar mesmo o pai sendo o declarante precisa! Só Tondela que não exige fazer transcrição se o api for declarante. Mas são exigentes na certidão de nascimento exigem cópia reprografica.Se correr o bicho pega e se ficar também.
M Adelaide velloso, Já ouvi dizer que no consulado é possível retirar a certidão de nascimento do português falecido (tendo datas a informações do assentamento), pagando 140 reais. Isso resolveria? Outra dúvida que eu coloquei, foi referente a averbação do meu casamento, é o mesmo que transcrição? E posso pedir a atribuição de nacionalidade juntos? Quanto tempo está demorando aproximadamente?
@Roger, Transcrever= averbar Você só pode enviar 2 processos por vez. Se o seu pai foi o declarante e sua mãe não for portuguesa, não vai precisar transcrever o casamento em Tondela. Mas se for fazer em OVAR vai precisar transcrever o do seu pai tambem, mesmo ele sendo o declarante. Para fazer a sua atribuiçao em Tondela você vai precisar da sua certidão de nascimento por cópia reprografica. Se não conseguir esse tipo de certidão faz tudo em OVAR mas sabendo que terá que transcrever o casamento do seu pai e a sua atribuição, para depois fazer sua transcrição. Não será necessario a certidão do seu pai se vc tem os dados dela para n colocar essas informações no seu requerimento de atribuição, formulário 1C que vc vai asssinar por autenticidade Deu para entender? A diferença entre Ovar e Tondela. Ovar exige transcrição e Tondela não no caso se o pai for portugues casado com brasileira
Há mais ou menos uma semana atrás recebi um e-mail das Lurdes respondendo a documentação necessária para a Atribuição em Ovar. Um detalhe é um pouco diferente do que temos listado aqui no grupo no link de regras... Será que poderiam me ajudar?
Ela mencionou:
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
Se for por cópia reprográfica ainda assim precisa do reconhecimento da assinatura no Consulado?? Saberiam me dizer??
Érika Pitzer, Ela pegou lista antiga e colocou / apostilada pois se vc tem certidão ainda legalizada no consulado pode usar. Desde 14/08 consulado não legaliza mais, só conseguimos apostilar no cartório. Ela colocou assim caso vc tenha algum documento legalizado no inicio de agosto. Foi só isso.
Na lista consta que a certidão precisa da assinatura reconhecida no Consulado ou por Apostila, porque nem todos os países são signatários da Convenção de Haia e nem todos que fazem o processo de cidadania são brasileiros.
Mas fiquei agora com a dúvida da certidão ser somente inteiro teor ou precisar ser tb por cópia reprografica.
No email a Lurdes só fala certidão de inteiro teor (sem mencionar mais detalhes), mas no link de regras aqui do fórum fala "inteiro teor com assinatura digital etc" ou "cópia reprografica".
Afinal, inteiro teor apostilada basta ou precisa ser por cópia reprografica apostilada?
Comentários
Se você perguntar para a atendente da LR ela vai dizer que o processo está em análise do retorno de pareceres ou algo assim, quando na verdade, ela já está em fila de registro.
Confie no que você recebeu da conservatória e assim que for registrado, a LR vai ser atualizada pela Conservadora com seu número de assento.
É angustiante, eu sei, mas eles estão com pouco efetivo, por isso as atualizações não são tão frequentes.
Estou aguardando, espero que até Dezembro já tenha o número...
Ou seja, segura a ansiedade. O stress não vai fazer o processo andar, somente o trabalho dedicado dos funcionários das conservatórias. Vamos deixá-los trabalhar nos processos?
Portanto, dê-se um tempo e vai viver a vida. Para quem estiver no Rio, vá ao Guanabara namorar o bacalhau e o vinho do Porto para a festa. Se estiver na promoção de aniversário e tiver a grana pra comprar, enfrente a guerra e encare a luta: vale tudo pra comprar o bacalhau da comemoração!
Também no mesmo dia recebi essa informação que estava na mesa do conservador.
E quase 1 mês depois, recebi da Srª Lucia informando quanto a transcrição de casamento estava aguardando confirmação.
Ótimop! Em breve ela receberá o assento. Como ela não está com pressa, não tem nada marcado para viajar ou não tem filho como eu já morando na Europa, ela está paciente. Eu tinha mais pressa por conta do Daniel que está na Inglaterra! Já perdeu duas oportunidades de trabalho por não ter passaporte portugues. Ele tem permissão de trabalho na cidade onde mora por estar casado com uma europeia.
Que ótima notícia do processo da sua irmã!!!...
Acredito que o processo dela seja o mais antigo aqui no fórum. Estamos na torcida!!!
Vai dar tudo certo. E ela está bem tranquila quanto a isso pelo que você descreve e você , mais ansiosa por ela....
Logo poderão abrir um bom vinho para celebrar essa conquista.
Da ultima vez que entrei em contato com a linha de registro a atendente me passou um número, minha dúvida é se esse número será o número do assento? Se é possível consultar?
Grato,
Roberto
Trata-se do número do seu processo.
Obrigado pela resposta!
As certidoes de nascimento em inteiro teor tem que estar atualizadas com casamento ou divorcio ??? Ou ja basta enviando a certidao de casamento com as averbaçoes atualizadas ???
A de nascimento não precisa ter as averbações. Basta enviar a de casamento junto. Lembre-se que Ovar exige os casamentos transcritos.
Estou com todos os documentos as certidoes de inteiro teor apostiladas, porem tinha essa duvida . Vou solicitar a transcriçao pelo formulario enviando as certidoes de nascimento e casamento e copia do vale postal de 120 euros.
Estou esperando apenas o inicia de Novembro para emitir os vales para nao correr o risco de que percam a validade.
Enviei o do meu pai e chegou lá na 2a semana de agosto, até agora não tivemos nenhuma notícia.
Obrigada!
Gostaria de fazer dois processos ao mesmo tempo, minha atribuição de nacionalidade portuguesa e a minha averbação de casamento.
Meu pai foi o declarante na minha certidão. Tenho lido que diferente da conservatória de Ponta Delgada, precisa mesmo sendo o pai declarante na certidão, ser preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais. No meu caso como devo proceder para fazer?
É qual conservatória é melhor para o processo.
Obrigado!
Já ouvi dizer que no consulado é possível retirar a certidão de nascimento do português falecido (tendo datas a informações do assentamento), pagando 140 reais. Isso resolveria?
Outra dúvida que eu coloquei, foi referente a averbação do meu casamento, é o mesmo que transcrição?
E posso pedir a atribuição de nacionalidade juntos?
Quanto tempo está demorando aproximadamente?
Você só pode enviar 2 processos por vez. Se o seu pai foi o declarante e sua mãe não for portuguesa, não vai precisar transcrever o casamento em Tondela. Mas se for fazer em OVAR vai precisar transcrever o do seu pai tambem, mesmo ele sendo o declarante. Para fazer a sua atribuiçao em Tondela você vai precisar da sua certidão de nascimento por cópia reprografica. Se não conseguir esse tipo de certidão faz tudo em OVAR mas sabendo que terá que transcrever o casamento do seu pai e a sua atribuição, para depois fazer sua transcrição.
Não será necessario a certidão do seu pai se vc tem os dados dela para n colocar essas informações no seu requerimento de atribuição, formulário 1C que vc vai asssinar por autenticidade
Deu para entender?
A diferença entre Ovar e Tondela.
Ovar exige transcrição e Tondela não no caso se o pai for portugues casado com brasileira
Agora entendi melhor sim.
Obrigada!
Há mais ou menos uma semana atrás recebi um e-mail das Lurdes respondendo a documentação necessária para a Atribuição em Ovar. Um detalhe é um pouco diferente do que temos listado aqui no grupo no link de regras... Será que poderiam me ajudar?
Ela mencionou:
- Certidão de nascimento de inteiro teor com reconhecimento de assinatura no Consulado Português/apostilha;
Se for por cópia reprográfica ainda assim precisa do reconhecimento da assinatura no Consulado?? Saberiam me dizer??
Obrigada!!
Ela pegou lista antiga e colocou / apostilada pois se vc tem certidão ainda legalizada no consulado pode usar. Desde 14/08 consulado não legaliza mais, só conseguimos apostilar no cartório. Ela colocou assim caso vc tenha algum documento legalizado no inicio de agosto. Foi só isso.
Na lista consta que a certidão precisa da assinatura reconhecida no Consulado ou por Apostila, porque nem todos os países são signatários da Convenção de Haia e nem todos que fazem o processo de cidadania são brasileiros.
Quanto ao apostilamento estou tranquila.
Mas fiquei agora com a dúvida da certidão ser somente inteiro teor ou precisar ser tb por cópia reprografica.
No email a Lurdes só fala certidão de inteiro teor (sem mencionar mais detalhes), mas no link de regras aqui do fórum fala "inteiro teor com assinatura digital etc" ou "cópia reprografica".
Afinal, inteiro teor apostilada basta ou precisa ser por cópia reprografica apostilada?
Obrigada mais uma vez.
Ah, e devidamente apostilhadas (ou legalizadas), é claro.