Olá pessoal, como faço pra entrar com o pedido de atribuição? Eu envio todos os documentos para Ovar num envelope, espero chegar pra fazer o pagamento? Ou faço o pagamento depois envio os documentos? Preciso estabelecer contato prévio pra avisar que estou entrando com o pedido? Devo escrever uma carta junto com os documentos explicando o pedido?
@Amadeu Plácido Neto. Faz o Vale Postal e envia no mesmo dia ou no dia seguinte, mas também pode enviar num dia e fazer o vale no outro. Não precisa estabelecer contato. No formulário vão seus dados e e-mail, qualquer problema eles entram em contato.Quando finalizam enviam e-mail informando numero do seu assento. Não precisa de carta, envia todos os docs pedidos e pronto.
Mas no IRN diz que uma razão de indeferimento seria: "Quando o impresso/requerimento não seja acompanhado do meio /prova de pagamento devido pelo acto". Quando eu faço meu Vale Postal, eu recebo um comprovante? Devo anexá-lo junto aos documentos?
Prezados, pretendo fazer a transcrição de casamento de minha avó portuguesa por Ovar. No mesmo envelope quero enviar a atribuição da minha mãe brasileira. Quando essa etapa estiver vencida, remeto minha atribuição. Duas dúvidas: 1) É necessário realizar a transcrição de casamento de minha mãe com meu pai (ambos brasileiros)? É obrigatório? Há alguma vantagem nisso? Meu pai poderia tirar a cidadania também, caso o fizesse? 2) Quando for enviar minha atribuição, posso também na mesma leva enviar a do meu filho menor de idade? grato
Da mesma forma que fará a transcrição do casamento da sua avó e posteriormente a atribuição da sua mãe, você terá de fazer a transcrição de casamento da sua mãe para posteriormente atribuir para você.
Não é vantagem, é obrigatório a transcrição do casamento, como no caso a sua mãe será a nacional portuguesa.
Só enviar 2 processos por vez.
A transcrição de casamento da sua avó e a atribuição da sua mãe.
Depois, a transcrição de casamento da sua mãe e sua atribuição.
Após a sua atribuição, poderá transmitir para seu filho. Porém, se for enviar para Ovar, terá de transcrever seu casamento, tendo em vista que lá só realizam atribuição obrigatoriamente fazendo transcrição de casamento.
Sendo assim, se você foi o declarante do nascimento do seu filho, poderá encaminhar o pedido do seu filho menor para Tondela após você ter a sua nacionalidade, pois não será exigida a transcrição de casamento.
Meu pai, casado desde 1975 com minha mãe, teria direito a tirar a cidadania também? Foi por isso que perguntei se teria alguma vantagem, dado que transcrever o casamento deles tem um custo relevante. Então eu só o faria se fosse para ele poder tirar ou se for obrigatório para que eu possa tirar também. No caso, somente por Ovar que é necessário transcrever o casamento de meus pais para em seguida eu tirar a minha por atribuição? Se eu optar por fazer minha atribuição por Tondela, então eu não precisaria transcrever o casamento de meus pais. É isso? Grato, Fabiano!
Da mesma forma que fará a transcrição do casamento da sua avó e posteriormente a atribuição da sua mãe, você terá de fazer a transcrição de casamento da sua mãe para posteriormente atribuir para você.
Não é vantagem, é obrigatório a transcrição do casamento, como no caso a sua mãe será a nacional portuguesa.
@leonunes, Seu pai só teria direito se morar com sua mãe lá em Portugal 2 anos direto!! Você vai precisar transcrever de qualquer forma o casamento dos seus pais. A portuguesa é sua mãe!! Não precisa transcrever em Tondela se o portugues é o pai e se for ele quem registrou o filho no cartório. Mas no seu caso não existe a possibilidade pois a portuguesa é sua mãe, quando é a mulher tem que transcrever. Para fazer atribuição em Tondela vc precisa da certidão reprografica, inteiro teor só quem aceita é Ovar.
Só não precisará transcrever quando você obtiver a nacionalidade portuguesa e for transferir para o seu filho. Isso por Tondela.
No caso mulher com a nacionalidade portuguesa, que tenha casado, será obrigatório transcrever o casamento. Seja, Tondela, Ovar ou qualquer outro balcão de nacionalidade
Entendido, Fabiano e Adelaide! Muitíssimo obrigado pela informação. Dada as dificuldades de obter as certidões pelo modo reprográfico, vou optar por Ovar mesmo, e fazer as devidas transcrições. Agradeço a atenção de vocês ao prestar tais esclarecimentos!
Uma dúvida final, tenho a impressão de ter lido em algum local, que na oportunidade de tirar a cidadania de meu filho menor por atribuição, a partir da minha, seria gratuito esse procedimento para ele... Procede?
A Srª Lurdes certa feita, havia me informado que estavam a receber em torno de 20 processos por dia.
E pelo que pudemos verificar aqui na postagem @Neula Abrantes que esteve pessoalmente essa semana na Conservatória de Ovar e constatou que somente a Srª Lurdes é a responsável pelos pedidos de nacionalidade e outra pessoa pelas transcrições de casamento.
Sugiro a todos que puderem, enviar processos para outras Conservatórias. Lá só tem a Lurdes que cuida de nacionalidade, responde e-mail, e atende no balcão na ausência de outros. Na época das férias ela atendia no balcão para atendimentos gerais CC, PEP, etc...
Antes de ir a Portugal, perguntei a ela se podia ir lá fazer o CC, e ela me recomendou ir em outra Conservatória, pois demoraria muito mais tempo, e eles estavam superlotados de processos e afazeres.
@vanessa Primeiramente, obrigada por responder ! Alguns, filhos já eram maiores e inclusive já faleceram, no caso da minha avó ela foi reconhecida com 14 anos de idade, portanto era menor de idade na época, pois ela nasceu em 1932 e foi reconhecida através deste documento em 1946. Mais, por via das dúvidas vou mandar um email pra lá, pra saber qual o posicionamento deles sobre isso. Grata !
@vanessa Esqueci, de comentar também que em todos os documentos (RG, certidão de casamento) da minha avó sempre teve o nome do pai. Na verdade, essa escritura de reconhecimento feita pelo pai dela (português), o cartório onde ela casou, considerou como certidão de nascimento, pois lá consta que tanto o pai, como a mãe reconhecem todos os filhos. Estou com todos os documentos prontos para enviar, mais primeiro preciso esclarecer isso, pra não gastar 175 euros em vão. Obrigada !
Pessoal, boa noite. O meu processo de nacionalidade também está parado lá desde julho. Já cansei de falar com a Lurdes ao telefone, e tudo o que ela faz é desabafar sobre o quão sobrecarregados estão e como não há mão de obra suficiente pra dar conta da enxurrada de processos que receberam nos últimos meses. Assim como tantos outros, enviei o meu pedido para lá em julho, que chegou em 13/07/2016 (juntamente com um pedido de transcrição de casamento da minha mãe), e só este mês o pedido de atribuição de nacionalidade foi receber um nº de assento - porém, ainda está "análise", e não há previsão para despacho do conservador. O processo da minha mãe (ok, bem mais simples e conduzido em junho deste ano) levou 10 dias entre a chegada à CRC de Tondela e o recebimento do e-mail, e mais 8 dias para a chegada da carta em casa. Não creio que Tondela esteja melhor que Ovar nesse momento, mas confesso que tô um pouquinho arrependida de ter enviado para lá. Enfim, haja paciência pra gente que está nesse limbo, e boa sorte aos futuros tugas.
@Beatriz de Oliveira, quanto mais ligar pra lá eles vão parar de fazer o que estão fazendo para atender o tel. O processo da minha irmã chegou em 06/07 e até agora nem numero tem. Fique calma, mas nao fique ligando. Precisa aguardar. Teve ferias em julho e agosto isso atrasou muito pois os processos nao pararam de chegar.
@M Adelaide Velloso, Pois é. E eu já "cansei" de pedir as pessoas que não liguem para as conservatorias. Imagine se 30 pessoas cansam de ligar todos os dias... Se cada um levar 5 minutinhos em suas ligações, são 150 minutos por dia, perdidos, so atendendo o telefone. E essa conta não é absurda, tendo em vista que chegam mais de 20 processos todos os dias.... Lembrando que a mesma pessoa que atende o telefone sobre nacionalidade é quem trabalha com os processos, quem responde email, ou seja, a esgotada Lurdes.
É impressionante porque desde que comecei a fazer meu processo (na verdade do meu filho) que acompanho diariamente o forum e em todos os tópicos que vejo é pedido exaustivamente que as pessoas não telefonem nem mandem e-mails para as conservatórias mas parece que tem pessoas que não lêem. É como a M.Adelaide falou, se receberam o processo e o vale agora é aguardar pacientemente que em algum momento vai ficar pronto!!.
Os meus documentos chegaram dia 07.09 e os vales foram sacados em 26.09, claro que todos os dias entro no fórum para ver se tem novidades, porém resisto, para não mandar email, nem ligar, pois mesmo que demore para sair, estarei no lucro, pois se tivesse feito pelo Consulado, o custo seria grande e a demora, muito mais. Paciência, é o que se pede. A Lourdes é uma fofa, muito atenciosa e com muito boa vontade, porém tem seus limites. Vamos pensar que poderia ser muito pior, ou seja, demora de 1 a 2 anos, como antes de conhecermos este fórum. Sim, porque se eu tivesse ido pelo Consulado, estaria penando com advogados, etc....
@Sheley, Verdade!! Os docs da minha irmã chegaram em 06/07 o vale sacado e ela está paciente aguardando! As vezes falo pra ela liga para LR para saber se ja tem numero de processo, mas ela está tranquila!! Ela fala uma hora vai sair!!!
As coisas já estão lentas em Ovar, e infelizmente existem pessoas que pioram a situação ligando, mandando e-mail... Já foi falado aqui tantas vezes para deixar o pessoal das conservatórias trabalhar, mas não adianta. Ovar está travada pela qtd de processos, e não duvido que daqui a pouco vão distribuir os processos para outras conservatórias.
Comentários
Eu envio todos os documentos para Ovar num envelope, espero chegar pra fazer o pagamento?
Ou faço o pagamento depois envio os documentos?
Preciso estabelecer contato prévio pra avisar que estou entrando com o pedido?
Devo escrever uma carta junto com os documentos explicando o pedido?
Muito obrigado!
Faz o Vale Postal e envia no mesmo dia ou no dia seguinte, mas também pode enviar num dia e fazer o vale no outro.
Não precisa estabelecer contato. No formulário vão seus dados e e-mail, qualquer problema eles entram em contato.Quando finalizam enviam e-mail informando numero do seu assento.
Não precisa de carta, envia todos os docs pedidos e pronto.
Mas no IRN diz que uma razão de indeferimento seria: "Quando o impresso/requerimento não seja acompanhado do meio /prova de pagamento devido pelo acto". Quando eu faço meu Vale Postal, eu recebo um comprovante? Devo anexá-lo junto aos documentos?
Obrigado!
1) É necessário realizar a transcrição de casamento de minha mãe com meu pai (ambos brasileiros)? É obrigatório? Há alguma vantagem nisso? Meu pai poderia tirar a cidadania também, caso o fizesse?
2) Quando for enviar minha atribuição, posso também na mesma leva enviar a do meu filho menor de idade?
grato
Só enviar 2 processos por vez.
A transcrição de casamento da sua avó e a atribuição da sua mãe.
Depois, a transcrição de casamento da sua mãe e sua atribuição.
Após a sua atribuição, poderá transmitir para seu filho. Porém, se for enviar para Ovar, terá de transcrever seu casamento, tendo em vista que lá só realizam atribuição obrigatoriamente fazendo transcrição de casamento.
Sendo assim, se você foi o declarante do nascimento do seu filho, poderá encaminhar o pedido do seu filho menor para Tondela após você ter a sua nacionalidade, pois não será exigida a transcrição de casamento.
Foi por isso que perguntei se teria alguma vantagem, dado que transcrever o casamento deles tem um custo relevante. Então eu só o faria se fosse para ele poder tirar ou se for obrigatório para que eu possa tirar também.
No caso, somente por Ovar que é necessário transcrever o casamento de meus pais para em seguida eu tirar a minha por atribuição? Se eu optar por fazer minha atribuição por Tondela, então eu não precisaria transcrever o casamento de meus pais. É isso?
Grato, Fabiano!
Só cônjuge mulher casada antes 01/11/1981 tem direito.
@leonunes
Repetindo o que já havia informado acima:
Seu pai só teria direito se morar com sua mãe lá em Portugal 2 anos direto!!
Você vai precisar transcrever de qualquer forma o casamento dos seus pais. A portuguesa é sua mãe!!
Não precisa transcrever em Tondela se o portugues é o pai e se for ele quem registrou o filho no cartório. Mas no seu caso não existe a possibilidade pois a portuguesa é sua mãe, quando é a mulher tem que transcrever.
Para fazer atribuição em Tondela vc precisa da certidão reprografica, inteiro teor só quem aceita é Ovar.
Só não precisará transcrever quando você obtiver a nacionalidade portuguesa e for transferir para o seu filho. Isso por Tondela.
No caso mulher com a nacionalidade portuguesa, que tenha casado, será obrigatório transcrever o casamento. Seja, Tondela, Ovar ou qualquer outro balcão de nacionalidade
A Srª Lurdes certa feita, havia me informado que estavam a receber em torno de 20 processos por dia.
E pelo que pudemos verificar aqui na postagem @Neula Abrantes que esteve pessoalmente essa semana na Conservatória de Ovar e constatou que somente a Srª Lurdes é a responsável pelos pedidos de nacionalidade e outra pessoa pelas transcrições de casamento.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4432/transcricao-e-atribuicao-juntos-em-ovar/p2
Antes de ir a Portugal, perguntei a ela se podia ir lá fazer o CC, e ela me recomendou ir em outra Conservatória, pois demoraria muito mais tempo, e eles estavam superlotados de processos e afazeres.
@M Adelaide Velloso, compartilho de seu medo.
Em enviar processos para outras conservatórias para auxiliá-los.
Primeiramente, obrigada por responder ! Alguns, filhos já eram maiores e inclusive já faleceram, no caso da minha avó ela foi reconhecida com 14 anos de idade, portanto era menor de idade na época, pois ela nasceu em 1932 e foi reconhecida através deste documento em 1946. Mais, por via das dúvidas vou mandar um email pra lá, pra saber qual o posicionamento deles sobre isso. Grata !
Esqueci, de comentar também que em todos os documentos (RG, certidão de casamento) da minha avó sempre teve o nome do pai. Na verdade, essa escritura de reconhecimento feita pelo pai dela (português), o cartório onde ela casou, considerou como certidão de nascimento, pois lá consta que tanto o pai, como a mãe reconhecem todos os filhos. Estou com todos os documentos prontos para enviar, mais primeiro preciso esclarecer isso, pra não gastar 175 euros em vão. Obrigada !
Assim como tantos outros, enviei o meu pedido para lá em julho, que chegou em 13/07/2016 (juntamente com um pedido de transcrição de casamento da minha mãe), e só este mês o pedido de atribuição de nacionalidade foi receber um nº de assento - porém, ainda está "análise", e não há previsão para despacho do conservador.
O processo da minha mãe (ok, bem mais simples e conduzido em junho deste ano) levou 10 dias entre a chegada à CRC de Tondela e o recebimento do e-mail, e mais 8 dias para a chegada da carta em casa. Não creio que Tondela esteja melhor que Ovar nesse momento, mas confesso que tô um pouquinho arrependida de ter enviado para lá.
Enfim, haja paciência pra gente que está nesse limbo, e boa sorte aos futuros tugas.
Pois é. E eu já "cansei" de pedir as pessoas que não liguem para as conservatorias. Imagine se 30 pessoas cansam de ligar todos os dias... Se cada um levar 5 minutinhos em suas ligações, são 150 minutos por dia, perdidos, so atendendo o telefone. E essa conta não é absurda, tendo em vista que chegam mais de 20 processos todos os dias....
Lembrando que a mesma pessoa que atende o telefone sobre nacionalidade é quem trabalha com os processos, quem responde email, ou seja, a esgotada Lurdes.
Verdade!!
Os docs da minha irmã chegaram em 06/07 o vale sacado e ela está paciente aguardando! As vezes falo pra ela liga para LR para saber se ja tem numero de processo, mas ela está tranquila!! Ela fala uma hora vai sair!!!
Já foi falado aqui tantas vezes para deixar o pessoal das conservatórias trabalhar, mas não adianta.
Ovar está travada pela qtd de processos, e não duvido que daqui a pouco vão distribuir os processos para outras conservatórias.