Você acha que posso enviar os dois processos juntos no mesmo envelope com os respectivos pagamentos?? Se eu não enviar para Ovar tenho que ter a cópia reprográfica e a apostila de haia? Qual seria minha 2ª opção de CRC?
Na primeira certidão consta "mãe desconhecida"? Você possui 2 registros de nascimento, é isso? Muito complicado. Podem alegar que são duas pessoas diferentes e com a mesma data de nascimento (irmãs gêmeas). Em seus documentos atuais constam os dados da segunda certidão?
Seria importante outros documentos onde você apareça como dependente da sua mãe. Sua mãe trabalhava de carteira assinada e recebia salário família? Acredite, consegui resgatar um registro de trabalho de 1959 dos arquivos das Lojas Americanas. Eles guardam as fichas dos funcionários até hoje.
@Cris Moriya, pode sim, separe com dois envelopes dentro. Um com cada processo e com os respetivos documentos. O apostilamento das certidões brasileiras é sempre obrigatório. Se tiver a Cópia reprográfica das certidões, pode enviar para Tondela, caso contrário, Ovar é sua única opção.
@Carla Vanessa A Varig, deve ter um fiel depositário da parte documental da empresa. Tente descobrir que é esse depositário, contador, ou advogado. Um deles vão te dar alguma informação de onde vc. pode buscar esses registros. Dá um pouquinho de trabalho, mas vc. consegue. Vc. pode até ir ao forum, que dá pra ver o processo ou mesmo obter alguma informação por lá.
Lembro que ela ainda existe, mas creio que seja somente cargo, ano passado viajando pelo Galeão no Rio pude ver uma aeronave estampada com Varig Log. Boa sorte!
@CarlaVanessa Olha, Carla, pelo que eu entendi da primeira vez que a Thereza Lima te explicou, você precisa de um advogado em Portugal para fazer um processo no qual a maternidade (sua mãe reconhecendo você como filha) seja estabelecida. E aí você faz a atribuição. Vamos aguardar a manifestação da Thereza.
Só para alimentar mais ainda o mistério da demora dos processos de atribuição em Ovar, hoje li no grupo do Facebook que um processo de _Naturalização_ que chegou em 08/09 em Ovar foi concluído ontem (03/11).
@Fabiano eu já abri o meu para comemorar a minha cidadania em 06/09. Agora estou aguardando o da minha irmã, do meu filho, sobrinha para fazer um almoço juntando todos os portugueses!! No momento só eu e papai!! Rs....
Alguém poderia me ajudar... No dia 17/10 recebi e-mail da Sra Lurdes avisando que o processo do meu pai (filho de portugueses) já estava na mesa do Conservador para despacho, no entanto, o da minha avó "só foi ainda trabalhado na 1º aplicação", não entendi isso. Eu só enviei as certidões da minha avó porque ela é portuguesa (nascimento e casamento que já está averbado lá) para iniciar o processo do meu pai. Alguém teve esse feedback também? Eu realmente não entendi o fato dos documentos da minha avó terem sido trabalhados só na 1a aplicação.
@Alline Marcelino, pelo que entendi, mandou os documentos da sua avó, que é portuguesa junto aos documentos do seu pai, requerente da cidadania certo? Se for: Os documentos de sua avó só foram usados para auxiliar a instruir o processo de seu pai. Ela se referiu a fase da análise como “1º aplicação”. Está tudo certo com o processo dele. Logo o Conservador despachará, e ele voltará para a Sra. Lurdes registar o assento.
Pessoal a Sra. Lurdes me mandou um e-mail falando sobre o processo de minha mãe.
O processo de sua mãe está na secretário do Sr. Conservador para despacho. O Sr. Conservador já estar a começar de dar despacho e já tenho na minha secretaria muito processos para concluir e fazer o respetivo registo. Ele está a dar despacho por ordem de nº de processo. Cps Lurdes Dias
@Thiago e quem mais estiver na situação "com o Sr.Conservador para despacho" poderia por favor postar os dígitos iniciais dos processos, se 38xxx ou 39xxx ou 40xxx, enfim, somente para termos uma noção de como está o andamento, obrigado!
Obrigado a todos, o do meu filho só chegou no inicio de outubro, é 40xxx e não sei ainda a situação porque nem tentei ligar para a LR por ter pouco tempo que chegou, mas é legal que a gente vai tendo uma noção
O meu chegou em 22/07 e o número é 40XXX. Enviei um processo de transcrição da minha mãe e a minha atribuição. Quem enviou depois de mim e tem números menores, enviou apenas o processo de aquisição? Seria por isso a diferença nos números?
Comentários
Você acha que posso enviar os dois processos juntos no mesmo envelope com os respectivos pagamentos??
Se eu não enviar para Ovar tenho que ter a cópia reprográfica e a apostila de haia? Qual seria minha 2ª opção de CRC?
Na primeira certidão consta "mãe desconhecida"? Você possui 2 registros de nascimento, é isso? Muito complicado. Podem alegar que são duas pessoas diferentes e com a mesma data de nascimento (irmãs gêmeas). Em seus documentos atuais constam os dados da segunda certidão?
Seria importante outros documentos onde você apareça como dependente da sua mãe. Sua mãe trabalhava de carteira assinada e recebia salário família? Acredite, consegui resgatar um registro de trabalho de 1959 dos arquivos das Lojas Americanas. Eles guardam as fichas dos funcionários até hoje.
O apostilamento das certidões brasileiras é sempre obrigatório.
Se tiver a Cópia reprográfica das certidões, pode enviar para Tondela, caso contrário, Ovar é sua única opção.
Tente também outros documentos. Você teve passaporte ou RG quando ainda era menor?
Lembro que ela ainda existe, mas creio que seja somente cargo, ano passado viajando pelo Galeão no Rio pude ver uma aeronave estampada com Varig Log. Boa sorte!
Olha, Carla, pelo que eu entendi da primeira vez que a Thereza Lima te explicou, você precisa de um advogado em Portugal para fazer um processo no qual a maternidade (sua mãe reconhecendo você como filha) seja estabelecida. E aí você faz a atribuição. Vamos aguardar a manifestação da Thereza.
Nossas paciências sendo testadas!
Aquisição está andando mais rápido que atribuição em Ovar?
O meu(minha esposa) está lá desde 26/07
O da irmã da @M Adelaide Velloso está desde antes do meu.
Possivelmente deve ser outra pessoa a realizar o serviço de aquisição.
O meu processo também é de atribuição e chegou lá no início de Agosto, estou sempre procurando notícias de Ovar para saber como andam os processos.
Deus te ouça!!! rs
Vamos abrir um vinho verde (meu preferido!) para comemorar bastante!!!!
No dia 17/10 recebi e-mail da Sra Lurdes avisando que o processo do meu pai (filho de portugueses) já estava na mesa do Conservador para despacho, no entanto, o da minha avó "só foi ainda trabalhado na 1º aplicação", não entendi isso.
Eu só enviei as certidões da minha avó porque ela é portuguesa (nascimento e casamento que já está averbado lá) para iniciar o processo do meu pai.
Alguém teve esse feedback também? Eu realmente não entendi o fato dos documentos da minha avó terem sido trabalhados só na 1a aplicação.
Obrigada!
Se for:
Os documentos de sua avó só foram usados para auxiliar a instruir o processo de seu pai. Ela se referiu a fase da análise como “1º aplicação”.
Está tudo certo com o processo dele. Logo o Conservador despachará, e ele voltará para a Sra. Lurdes registar o assento.
O processo de sua mãe está na secretário do Sr. Conservador para despacho.
O Sr. Conservador já estar a começar de dar despacho e já tenho na minha secretaria muito processos para concluir e fazer o respetivo registo. Ele está a dar despacho por ordem de nº de processo.
Cps
Lurdes Dias
Tenho a minha desde 2014....rsrs....então, haja vinho verde!!!...rs e agora aguardando pela atribuição da minha esposa para mais uma comemoração!
Sem contar ainda, do meu sobrinho menor que meu irmão irá mandar, de primos, primas, amigos! Então, haja comemoração!!! kkkkkk
Pelo que entendi no e-mail tem alguns processos que já estão na mesa da Sr. Lurdes faltando apenas registras.
O meu chegou em 22/07 e o número é 40XXX.
Enviei um processo de transcrição da minha mãe e a minha atribuição. Quem enviou depois de mim e tem números menores, enviou apenas o processo de aquisição? Seria por isso a diferença nos números?