Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

12627293132151

Comentários

• @Theresa Lima, PD está mais rápida que a 4CRC do Porto :)
  • A minha transcrição de casamento foi concluída no mesmo dia em que deu entrada em Ponta Delgada.
  • @Mariza Guerra saudades de PD...
  • O da minha esposa que chegou no dia 26/7 até agora nada. E o da minha cunhada que chegou no dia 02/08, recebeu um e-mail da srª Lurdes no dia 11/11 informando a conclusão do processo.

Realmente não dá para entender essa lógica, pois não há sequência no recebimento dos processos.
  • @caiodib Recebe uma email em setembro de Ovar falando que estava na mesa do conservador para despachar, ligo na Lr e fala que está em análise...
  • @fabiano será que fomos esquecidos??... Kkkk
  • O processo do meu pai chegou em 06/08/2016, não recebi e-mail, não recebi nenhuma informação.
    Fiz o contatao com os correios que me confirmaram que os documentos chegaram e que o vale foi resgatado por Ovar.
    Após muitos de vocês falrem que processos que chegaram em setembro já foram finalizados resolvi ligar para LR hoje (17/11/2016), nossa fiquei quase 10 minutos na espera, me passaram onúmero do processo 37xxx/2016 e está para Despacho em Ovar.

Só me resta esperar, até pq só depois disso posso dar entrada no meu!
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz até lá senta e aguarda.
  • Alguém sabe quanto tempo demora a aquisição (naturalização) em Ovar!?
  • @Alinebmaresch
    Não entendo a lógica deles. Pois inúmeros processos recebidos depois já saíram.

Vamos aguardar mais um pouco.
  • Boa noite, amigos! Finalmente, recebi o email dando conta de que meu pedido de atribuição de nacionalidade foi concluído e o assento de nascimento realizado! Postalizei os documentos pelos Correios no dia 09/08/2016 e chegou lá dia 29/08/2016. Recebeu o número 35.9xx/2016. Enviei as certidões de inteiro teor com selo eletrônico, legalizadas no consulado (regra antiga). O meu vale postal foi convertido para reais e não constava o valor em euros, mas não teve problema. Mandei os documentos do meu irmão em 16/08/2016 e chegou lá em 30/08/2016 (apenas um dia depois do meu). O processo dele está com número 37.1xx/2016 e ainda está sendo analisado (liguei para a linha de registros ontem). Obrigado a todos pelas dicas e trocas de experiências! Precisarei da ajuda de vocês novamente, para transcrever meu casamento e fazer as atribuições de meus filhos (menores de idade), porque pelo que tenho acompanhado as regras mudaram bastante. Boa sorte a todos!!!
  • Gente, só pra confirmar. A grande mudança é que agora as certidões ao invés de serem legalizadas no consulado, devem ser apostiladas (haia) em cartório, certo?
  • @Henrique, as legalizações não existem mais. Agora só apostilamento em cartório.

Parece que concluem os processos na ordem em que são enumerados, e não em ordem de chegada.
    Nos próximos dias / semanas, os processos 36xxx devem começar a sair.
  • Parabéns @Henrique !!!! E obrigado pelos detalhes, isso nos ajuda a entender a ordem e ter ideia dos dos processos q estão para concluir (me incluo nisso) rs
  • Henrique, se você é o declarante dos nascimentos dos filhos, não precisa transcrever o casamento.
  • Olá, hj recebi a resposta do e-mail que mandei a 1 semana para Ovar e a resposta foi a seguinte:

Bom dia

O processo encontra-se para despacho, mas sem previsão de conclusão.

Cumprimentos

Lúcia João

Aaaaaaaaaa que demora! Kkkkk desde agosto esperando!!! Kkkk
  • Pessoal,não é que as ordem dos processos realmente não ocorre direito em Ovar.
    O que acontece que os processos urgentes, com urgência comprovada, passam a frente dos demais processos, isso em qualquer Conservatória.
  • Matheus Pereira, tem certeza que não preciso transcrever o meu casamento para pedir a atribuição dos meus filhos (sou o declarante)? Pergunto isso porque li em algum lugar do forum que algumas conservatórias faziam sem a transcrição dos pais e outras exigiam (não sei se é o caso de Ovar). Vocês saberiam responder?
  • @Thiago M

O que seria uma urgência comprovada?
  • @Henrique, Ovar exige transcrição sim!!
    Tondela não exige, mas pra fazer por lá precisa da certidão de inteiro teor regrografica.
  • Informação da LR, os dois processos de atribuição dos meus filhos estão pra despacho, com numeração 40XX/2016, chegaram em 07.09.2016, os vales foram sacados em 26.09.2016, segundo o CTT. Então só nos resta aguardar...
  • Muito obrigada, @M Adelaide Veloso!
  • M Adelaide Velloso e amigos que souberem, meu irmão tem dois filhos mas não se casou (seu estado civil é solteiro). Ele é o declarante nas certidões de nascimento dos dois filhos. Será que Ovar encrencaria com o fato de não ele não ter como fazer a transcrição de casamento (até mesmo por que ele nunca foi casado)? Alguém aí tem um caso parecido ou já viu algum?
  • @Henrique, ele faz por Tondela, não tem problema algum. Tondela aceita não fazer a transcrição desde que o pai seja o declarante e que consiga as certidões das crianças de inteiro teor reprografica.
  • Oi pessoal só para comunicar o processo de atribuição que enviei da minha tia foi concluído, ela recebeu a carta hoje, como não ligamos não sei o número do processo porém enviei em agosto quase um mês do meu... PS o meu nada ainda...
  • Ave Maria, @Alinebmaresch ! Parabéns pela sua tia e parabéns pela sua paciência... Mas o seu vai chegar logo. Estava na mesa para despacho já faz tempo... Realmente não dá para entender. Estive pensando o que pode ter acelerado os processos dos meus 4 sobrinhos em Ovar. Foram mandados de Portugal, os vales-postais eram portugueses. Vai ver foi isso. Mas vamos que vamos. O seu está que nem pãozinho na boca do forno pra sair... Todos esperando ansiosamente!
  • @cynthia nem me fale estou muito ansiosa, parece que o processo dela começa com 35 e o meu com 36 não entendi o porque...vou esperando vamos ver quando vai sair isso...kkk
    Obrigada!!
  • Boa noite a todos,

Para fins estatísticos, o meu irmão, cujo processo de atribuição foi enviado em meados de setembro (por volta do dia 15/9), recebeu um e-mail da Sra. Lurdes dia 17/11 informando a conclusão do processo e que a transcrição de casamento dele seria realizada em seguida. Tempo aproximado: 2 meses de tramitação.
    Enviamos juntos os processos de atribuição dele e da esposa (cujo pai é português) e o da filha menor de idade deles, além da transcrição do casamento dos dois. Os demais processos ainda não ficaram prontos.

Reforço mais uma vez os pedidos de não se ligar e nem mandar e-mail à conservatória, cuja funcionária Sra. Lurdes é tão competente! A melhor coisa é acordar mais cedo e telefonar pra Linha de Registos, pois as atendentes estão lá exatamente pra informar o andamento dos processos!
  • Ola!
    Alguem poderia tirar uma duvida?

Estou prestes a mandar meus documentos para Ovar e queria somente conferir.
    Tenho a minha certidao de inteiro teor por copia repografica e com apostilamento, a certidao de transcricao de casamento da minha mae, a certidao portuguesa da minha mae e meu documento de identidade com autenticacao de cartorio brasileiro. Confere?

Obrigada!
  • @Thais Rebouças, Porque vc quer enviar para Ovar? Tondela está mais rápido e vc possui documentação para enviar a Tondela.
    Se for enviar a tondela a diferença é que a cópia do RG tem que ser apostilada.

Para transcrição do casamento da sua mãe vc precisará:

Certidão de casamento da sua mãe apostilada e com firma reconhecida,
    certidão de nascimento do seu pai de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida de quem assina.
    RG autenticado da sua mãe
    requerimento da transcrição assinado pela sua mãe no cartório(assinatura presencial
    certidão portuguesa cópia simples

Para sua atribuição:
    Sua certidão de inteiro teor ou por cópia reprografica apostilada e com firma reconhecida
    cópia do seu RG autenticado
    Formulario 1C preenchido e assinado no cartório
    cópia simples da certidão de nascimento da sua mãe ou os dados do assento portugues dela.(preencher no formulario !C quadro 02)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.