O da minha esposa que chegou no dia 26/7 até agora nada. E o da minha cunhada que chegou no dia 02/08, recebeu um e-mail da srª Lurdes no dia 11/11 informando a conclusão do processo.
Realmente não dá para entender essa lógica, pois não há sequência no recebimento dos processos.
O processo do meu pai chegou em 06/08/2016, não recebi e-mail, não recebi nenhuma informação. Fiz o contatao com os correios que me confirmaram que os documentos chegaram e que o vale foi resgatado por Ovar. Após muitos de vocês falrem que processos que chegaram em setembro já foram finalizados resolvi ligar para LR hoje (17/11/2016), nossa fiquei quase 10 minutos na espera, me passaram onúmero do processo 37xxx/2016 e está para Despacho em Ovar.
Só me resta esperar, até pq só depois disso posso dar entrada no meu! zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz até lá senta e aguarda.
Boa noite, amigos! Finalmente, recebi o email dando conta de que meu pedido de atribuição de nacionalidade foi concluído e o assento de nascimento realizado! Postalizei os documentos pelos Correios no dia 09/08/2016 e chegou lá dia 29/08/2016. Recebeu o número 35.9xx/2016. Enviei as certidões de inteiro teor com selo eletrônico, legalizadas no consulado (regra antiga). O meu vale postal foi convertido para reais e não constava o valor em euros, mas não teve problema. Mandei os documentos do meu irmão em 16/08/2016 e chegou lá em 30/08/2016 (apenas um dia depois do meu). O processo dele está com número 37.1xx/2016 e ainda está sendo analisado (liguei para a linha de registros ontem). Obrigado a todos pelas dicas e trocas de experiências! Precisarei da ajuda de vocês novamente, para transcrever meu casamento e fazer as atribuições de meus filhos (menores de idade), porque pelo que tenho acompanhado as regras mudaram bastante. Boa sorte a todos!!!
Gente, só pra confirmar. A grande mudança é que agora as certidões ao invés de serem legalizadas no consulado, devem ser apostiladas (haia) em cartório, certo?
@Henrique, as legalizações não existem mais. Agora só apostilamento em cartório.
Parece que concluem os processos na ordem em que são enumerados, e não em ordem de chegada. Nos próximos dias / semanas, os processos 36xxx devem começar a sair.
Parabéns @Henrique !!!! E obrigado pelos detalhes, isso nos ajuda a entender a ordem e ter ideia dos dos processos q estão para concluir (me incluo nisso) rs
Pessoal,não é que as ordem dos processos realmente não ocorre direito em Ovar. O que acontece que os processos urgentes, com urgência comprovada, passam a frente dos demais processos, isso em qualquer Conservatória.
Matheus Pereira, tem certeza que não preciso transcrever o meu casamento para pedir a atribuição dos meus filhos (sou o declarante)? Pergunto isso porque li em algum lugar do forum que algumas conservatórias faziam sem a transcrição dos pais e outras exigiam (não sei se é o caso de Ovar). Vocês saberiam responder?
Informação da LR, os dois processos de atribuição dos meus filhos estão pra despacho, com numeração 40XX/2016, chegaram em 07.09.2016, os vales foram sacados em 26.09.2016, segundo o CTT. Então só nos resta aguardar...
M Adelaide Velloso e amigos que souberem, meu irmão tem dois filhos mas não se casou (seu estado civil é solteiro). Ele é o declarante nas certidões de nascimento dos dois filhos. Será que Ovar encrencaria com o fato de não ele não ter como fazer a transcrição de casamento (até mesmo por que ele nunca foi casado)? Alguém aí tem um caso parecido ou já viu algum?
@Henrique, ele faz por Tondela, não tem problema algum. Tondela aceita não fazer a transcrição desde que o pai seja o declarante e que consiga as certidões das crianças de inteiro teor reprografica.
Oi pessoal só para comunicar o processo de atribuição que enviei da minha tia foi concluído, ela recebeu a carta hoje, como não ligamos não sei o número do processo porém enviei em agosto quase um mês do meu... PS o meu nada ainda...
Ave Maria, @Alinebmaresch ! Parabéns pela sua tia e parabéns pela sua paciência... Mas o seu vai chegar logo. Estava na mesa para despacho já faz tempo... Realmente não dá para entender. Estive pensando o que pode ter acelerado os processos dos meus 4 sobrinhos em Ovar. Foram mandados de Portugal, os vales-postais eram portugueses. Vai ver foi isso. Mas vamos que vamos. O seu está que nem pãozinho na boca do forno pra sair... Todos esperando ansiosamente!
@cynthia nem me fale estou muito ansiosa, parece que o processo dela começa com 35 e o meu com 36 não entendi o porque...vou esperando vamos ver quando vai sair isso...kkk Obrigada!!
Para fins estatísticos, o meu irmão, cujo processo de atribuição foi enviado em meados de setembro (por volta do dia 15/9), recebeu um e-mail da Sra. Lurdes dia 17/11 informando a conclusão do processo e que a transcrição de casamento dele seria realizada em seguida. Tempo aproximado: 2 meses de tramitação. Enviamos juntos os processos de atribuição dele e da esposa (cujo pai é português) e o da filha menor de idade deles, além da transcrição do casamento dos dois. Os demais processos ainda não ficaram prontos.
Reforço mais uma vez os pedidos de não se ligar e nem mandar e-mail à conservatória, cuja funcionária Sra. Lurdes é tão competente! A melhor coisa é acordar mais cedo e telefonar pra Linha de Registos, pois as atendentes estão lá exatamente pra informar o andamento dos processos!
Estou prestes a mandar meus documentos para Ovar e queria somente conferir. Tenho a minha certidao de inteiro teor por copia repografica e com apostilamento, a certidao de transcricao de casamento da minha mae, a certidao portuguesa da minha mae e meu documento de identidade com autenticacao de cartorio brasileiro. Confere?
@Thais Rebouças, Porque vc quer enviar para Ovar? Tondela está mais rápido e vc possui documentação para enviar a Tondela. Se for enviar a tondela a diferença é que a cópia do RG tem que ser apostilada.
Para transcrição do casamento da sua mãe vc precisará:
Certidão de casamento da sua mãe apostilada e com firma reconhecida, certidão de nascimento do seu pai de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida de quem assina. RG autenticado da sua mãe requerimento da transcrição assinado pela sua mãe no cartório(assinatura presencial certidão portuguesa cópia simples
Para sua atribuição: Sua certidão de inteiro teor ou por cópia reprografica apostilada e com firma reconhecida cópia do seu RG autenticado Formulario 1C preenchido e assinado no cartório cópia simples da certidão de nascimento da sua mãe ou os dados do assento portugues dela.(preencher no formulario !C quadro 02)
Comentários
Realmente não dá para entender essa lógica, pois não há sequência no recebimento dos processos.
Fiz o contatao com os correios que me confirmaram que os documentos chegaram e que o vale foi resgatado por Ovar.
Após muitos de vocês falrem que processos que chegaram em setembro já foram finalizados resolvi ligar para LR hoje (17/11/2016), nossa fiquei quase 10 minutos na espera, me passaram onúmero do processo 37xxx/2016 e está para Despacho em Ovar.
Só me resta esperar, até pq só depois disso posso dar entrada no meu!
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz até lá senta e aguarda.
Não entendo a lógica deles. Pois inúmeros processos recebidos depois já saíram.
Vamos aguardar mais um pouco.
Parece que concluem os processos na ordem em que são enumerados, e não em ordem de chegada.
Nos próximos dias / semanas, os processos 36xxx devem começar a sair.
Bom dia
O processo encontra-se para despacho, mas sem previsão de conclusão.
Cumprimentos
Lúcia João
Aaaaaaaaaa que demora! Kkkkk desde agosto esperando!!! Kkkk
O que acontece que os processos urgentes, com urgência comprovada, passam a frente dos demais processos, isso em qualquer Conservatória.
O que seria uma urgência comprovada?
Tondela não exige, mas pra fazer por lá precisa da certidão de inteiro teor regrografica.
Obrigada!!
Para fins estatísticos, o meu irmão, cujo processo de atribuição foi enviado em meados de setembro (por volta do dia 15/9), recebeu um e-mail da Sra. Lurdes dia 17/11 informando a conclusão do processo e que a transcrição de casamento dele seria realizada em seguida. Tempo aproximado: 2 meses de tramitação.
Enviamos juntos os processos de atribuição dele e da esposa (cujo pai é português) e o da filha menor de idade deles, além da transcrição do casamento dos dois. Os demais processos ainda não ficaram prontos.
Reforço mais uma vez os pedidos de não se ligar e nem mandar e-mail à conservatória, cuja funcionária Sra. Lurdes é tão competente! A melhor coisa é acordar mais cedo e telefonar pra Linha de Registos, pois as atendentes estão lá exatamente pra informar o andamento dos processos!
Alguem poderia tirar uma duvida?
Estou prestes a mandar meus documentos para Ovar e queria somente conferir.
Tenho a minha certidao de inteiro teor por copia repografica e com apostilamento, a certidao de transcricao de casamento da minha mae, a certidao portuguesa da minha mae e meu documento de identidade com autenticacao de cartorio brasileiro. Confere?
Obrigada!
Se for enviar a tondela a diferença é que a cópia do RG tem que ser apostilada.
Para transcrição do casamento da sua mãe vc precisará:
Certidão de casamento da sua mãe apostilada e com firma reconhecida,
certidão de nascimento do seu pai de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida de quem assina.
RG autenticado da sua mãe
requerimento da transcrição assinado pela sua mãe no cartório(assinatura presencial
certidão portuguesa cópia simples
Para sua atribuição:
Sua certidão de inteiro teor ou por cópia reprografica apostilada e com firma reconhecida
cópia do seu RG autenticado
Formulario 1C preenchido e assinado no cartório
cópia simples da certidão de nascimento da sua mãe ou os dados do assento portugues dela.(preencher no formulario !C quadro 02)