@danielalves parabéns!! Faça por Ponta Delgada ainda é a melhor. Você poderia informar qual os três primeiros números do seu processo só pra termos uma noção ?
Exatamente como o gol do Neymar...pois eu estava a ponto de ir a Ovar. Minha filha agendou pra segunda 25/6 o cartão cidadão no Consulado do Rio, e ia perder a data, eis que as 8:30 da manha horario de Lisboa recebe o tão aguardado email da Lurdes. Finalmente o processo foi concluído! Deus é bom! Processo 58xxx/17 e foi para despacho em novembro.
Amigos, preciso de uma ajuda! Estou somente esperando a transcrição de casamento da minha mãe ficar pronta para que, finalmente, eu consiga dar entrada no meu processo. Tenho uma amiga que se mudou para Portugal e está morando na região de Porto. Estava aqui pensando se existe alguma maneira de, quando eu for dar entrada no meu processo, enviar meus documentos a ela e pedir para ela dar entrada presencialmente por mim. Existe essa possibilidade? Se sim, como eu deveria proceder e qual seria a melhor conservatória naquela região?
@julianafernandes__ Ela pode dar entrada para você, mas precisa ser através de procuração. Vai precisar fazer e registrar uma procuração (no modelo aceito pela conservatória) em um cartório de ofício de notas aqui Brasil. No Fórum tem vários exemplos, só precisa dar uma pesquisada.
Recebi hoje (25/06/17) um email da Lurdes avisando sobre a conclusão do meu processo!!! Vamos às informações: Enviado junto com o da minha mãe em março/2017 Numerado em 30/10/2017 N° Processo: 51XXX/2017 Concluído em 25/06/2018
Quase 8 meses de espera! Desejo boa sorte e paciência aos que ainda aguardam!
Amigos, venho informar que acabei de receber o email da Lurdes de conclusão do processo!!!!!!! O meu foi enviado em agosto/2017 , numerado em 02/11/17, e o número era 52xxx/2017. @simeia lobato, o da sua filha deve estar bem próximo!! Obrigada a todos, o apoio de vocês é fundamental!!!! Tô tão emocionada, que nem sei o que fazer agora!! rs se alguém puder, por favor me enviem o link da planilha para atualizar!
Parabéns @ vania que bacana ,feliz por você!! Acabei de falar pra minha filha , ela esta bem desanimada kkk Mas ja é uma esperança, toda sorte do mundo pra vocês!!!!!
Bom dia pessoal, Parabéns aos novos Portugueses!!!!!!!! Estou sem acessar o fórum desde abril, mais ou menos, poderiam me adiantar em como estão os processos em Ovar? Em que mês estão despachando os processos? Estou em Portugal e fui pessoalmente em Ovar em Abril para saber sobre os processos das minhas filhas, consegui o número e a data em que foram colocados para despacho, janeiro/2018, na época a Sra. Lurdes falou que estavam sobrecarregados de processos e que não adiantaria telefonar (não estão atendendo ligações). Observei também que além de trabalhar os processos ela atendia o público (advogados com listas de processos, pessoas que vão pessoalmente dar entrada nos documentos (algumas inclusive com uma demora excessiva pq decidem tirar dúvidas de várias pessoas ao mesmo tempo) e além disso a Sra. Lurdes ainda iria atender no balcão do Cartão cidadão (visto que a funcionária do dia estava doente). Portanto, muitooooooooooooooo trabalho para uma pessoa só!!!!!!!!!!!!!!!!! Mesmo estando aqui em Portugal não tem como ir à Ovar somente para escutar "que continua na mesa do conservador" e lógico ser mais uma pessoa atrapalhando o andamento dos processos. Tenho também mais uma dúvida que os moderadores do fórum talvez possam me ajudar. Estou em Portugal como portuguesa, tenho conta bancária, NIF, morada, cheguei junto como minhas duas filhas maiores de idade (elas estão como turistas) há dois meses. Como o processo delas não tem previsão de sair (talvez setembro ou mais tempo, visto ter alguns processos que estão demorando um ano) seria melhor dar entrada no pedido de permanência no SEF? Se sim, como posso fazer? E quando a nacionalidade sair, como devemos proceder? Obrigada pela ajuda mais uma vez. Maria da Gloria
Galera consegui aqui por Ovar fazer a cidadania minha e do meu irmão gemeo, e recebi tudo no início do ano, demorou quase 1 ano. Fizemos por aqui pois só tinhamos a certidão de inteiro teor, não era cópia reprográfica.
Agora meu irmão mais velho está querendo tirar a cidadania dele também. Ele tem a certidão por cópia reprográfica. Qual conservatória está sendo mais rápido? Outra coisa é a dúvida quanto aos documentos. Quando fiz precisei levar a certidao no consulado, fazer sinal do notario que assinou, levar na embaixada pra carimbar e etc. Hoje tem essa apostilha haia, quais documentaçoes estão sendo necessárias pra poder enviar para a conservatória junto da certidão de inteiro teor? e qual seria a mais rápida? Agradeço muito a ajuda de vocês. E podem ficar tranquilos que logo logo a Lurdes envia os docs para vocês.
@Alex de Pinho Nunes conforme respondida no outro tópico, ACP, cuja média vem sendo de 30 a 60 dias. E eles aceitam somente certidão de inteiro teor por cópia reprográfica (salvo se esta não estiver legível, aí você envia uma cópia digitada junto). O sinal público é reconhecido com o apostilamento. Em todo o caso, peça que seja feito o sinal logo quando pedir a cópia da certidão. Além desta, a cópia autenticada do RG também deve ser apostilada.
Saiu minha cidadania !!!! Dei entrada em 7/12/17 presencial em Ovar , foi para despacho em 08/01/18 com o número 13XX/18. ONTEM as 12:18 recebi o Email da Sra. Lurdes com meu Nº de assento de nascimento. Obrigado a todos os membros do grupo.
Pessoal, bom dia! Conforme todos sabem, a atribuição de minha mãe foi concluída, estava aguardando a documentação vinda de Ovar, pois bem, acabo de recebe-la através do correio, eu imaginava receber a certidão de nascimento portuguesa dela, mas não é bem isso, se eu desejar a certidão de nascimento e o cartão cidadão dela posso pedir via correio a Ovar???
@Assis a certidão é um documento bem simples ,apenas com uma marca d`agua informando o numero do assento dela eu fiquei surpresa quando recebi a minha uma simples folha de papel A 4 rsrs Para você tirar o cartão cidadão você precisa ir no consulado , nao sei qual a sua cidade , mais SP e RJ tem que pagar o boleto antes e agenda pelo site,depois que tiver o cartão cidadão e a carta Pin ela faz o passaporte.
Não sei qual procedimento do Consulado de SP em relação ao pagamento para CC e PEP, mas no RJ o pagamento é feito por cartão de débito no próprio Consulado. Somente o agendamento é feito pelo site
Comentários
Faça por Ponta Delgada ainda é a melhor.
Você poderia informar qual os três primeiros números do seu processo só pra termos uma noção ?
Finalmente o processo foi concluído!
Deus é bom!
Processo 58xxx/17 e foi para despacho em novembro.
Parabéns !!!!!!!!!!!!
O da minha foi no dia 28/11 até agora nada , não consigo entender essa numeração de Ovar.
Ela pode dar entrada para você, mas precisa ser através de procuração. Vai precisar fazer e registrar uma procuração (no modelo aceito pela conservatória) em um cartório de ofício de notas aqui Brasil. No Fórum tem vários exemplos, só precisa dar uma pesquisada.
https://www.google.com.br/search?q=modelo+procuracao+site:forum.cidadaniaportuguesa.com
Vamos às informações:
Enviado junto com o da minha mãe em março/2017
Numerado em 30/10/2017
N° Processo: 51XXX/2017
Concluído em 25/06/2018
Quase 8 meses de espera!
Desejo boa sorte e paciência aos que ainda aguardam!
Mais 30 dias deve sair!
O meu foi enviado em agosto/2017 , numerado em 02/11/17, e o número era 52xxx/2017. @simeia lobato, o da sua filha deve estar bem próximo!!
Obrigada a todos, o apoio de vocês é fundamental!!!! Tô tão emocionada, que nem sei o que fazer agora!! rs se alguém puder, por favor me enviem o link da planilha para atualizar!
Acabei de falar pra minha filha , ela esta bem desanimada kkk
Mas ja é uma esperança, toda sorte do mundo pra vocês!!!!!
Enviado em: setembro/2017
Processo: 52XXX/2017
Concluído em: 27/06/2018
Agora já posso ir para próxima batalha!
Boa sorte a todos!
Parabéns aos novos Portugueses!!!!!!!!
Estou sem acessar o fórum desde abril, mais ou menos, poderiam me adiantar em como estão os processos em Ovar? Em que mês estão despachando os processos?
Estou em Portugal e fui pessoalmente em Ovar em Abril para saber sobre os processos das minhas filhas, consegui o número e a data em que foram colocados para despacho, janeiro/2018, na época a Sra. Lurdes falou que estavam sobrecarregados de processos e que não adiantaria telefonar (não estão atendendo ligações). Observei também que além de trabalhar os processos ela atendia o público (advogados com listas de processos, pessoas que vão pessoalmente dar entrada nos documentos (algumas inclusive com uma demora excessiva pq decidem tirar dúvidas de várias pessoas ao mesmo tempo) e além disso a Sra. Lurdes ainda iria atender no balcão do Cartão cidadão (visto que a funcionária do dia estava doente). Portanto, muitooooooooooooooo trabalho para uma pessoa só!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mesmo estando aqui em Portugal não tem como ir à Ovar somente para escutar "que continua na mesa do conservador" e lógico ser mais uma pessoa atrapalhando o andamento dos processos.
Tenho também mais uma dúvida que os moderadores do fórum talvez possam me ajudar. Estou em Portugal como portuguesa, tenho conta bancária, NIF, morada, cheguei junto como minhas duas filhas maiores de idade (elas estão como turistas) há dois meses. Como o processo delas não tem previsão de sair (talvez setembro ou mais tempo, visto ter alguns processos que estão demorando um ano) seria melhor dar entrada no pedido de permanência no SEF? Se sim, como posso fazer? E quando a nacionalidade sair, como devemos proceder?
Obrigada pela ajuda mais uma vez.
Maria da Gloria
Agora meu irmão mais velho está querendo tirar a cidadania dele também. Ele tem a certidão por cópia reprográfica. Qual conservatória está sendo mais rápido? Outra coisa é a dúvida quanto aos documentos. Quando fiz precisei levar a certidao no consulado, fazer sinal do notario que assinou, levar na embaixada pra carimbar e etc. Hoje tem essa apostilha haia, quais documentaçoes estão sendo necessárias pra poder enviar para a conservatória junto da certidão de inteiro teor? e qual seria a mais rápida? Agradeço muito a ajuda de vocês. E podem ficar tranquilos que logo logo a Lurdes envia os docs para vocês.
Para você tirar o cartão cidadão você precisa ir no consulado , nao sei qual a sua cidade , mais SP e RJ tem que pagar o boleto antes e agenda pelo site,depois que tiver o cartão cidadão e a carta Pin ela faz o passaporte.
Somente o agendamento é feito pelo site
http://consuladoportugalsp.org.br/passaporte-directo/