@Maria Nélida Já tentei no cartório onde meus pais casaram, mas, fui informado que toda a documentação foi destruída, eu moro no Rio de Janeiro e meu pai nasceu em Recife, não conheço os colégios onde ele estudou e o órgão emissor do RG consta a certidão de casamento, depois que ele casou tirou uma segunda via da RG, não sei se fica arquivado os documentos anteriores de quando ele era solteiro!
@Vlad Pen Qual conservatória aceita transcrição de casamento sem a certidão de nascimento do brasileiro, já que ele foi o declarante em minha certidão de nascimento? Não tenho contato com familiares dele, já que veio sozinho para o Rio de Janeiro quando jovem, e a certidão de óbito dele não consta essa informação!
Se vcs tiverem mais alguma ideia, favor informar!!!
Prezados, @Vlad Pen e demais amigos do fórum! Deixo aqui mais uma pergunta: A certidão de nascimento a princípio, serve para provar a existência de uma pessoa no processo de transcrição de casamento, sendo assim, pergunto: A certidão de óbito não teria o mesmo valor? Já que comprova que tal pessoa existiu de verdade?
@jorge soares balzana meu processo deu entrada em 10/10/2017 e somente foi numerado em janeiro de 2018, sob o número 12xx/2017. Processos presenciais em Ovar tem preferência sobre os enviados pelos Correios....
@jorge soares balzana, vi no passado alguns muito rápidos (cerca de 30 dias). Hoje, minha percepção é bem mais que isso. Posso chutar? Acho que 6 meses, em média, presencialmente.
- certidão de casamento por inteiro teor e apostilada - certidão de nascimento de inteiro teor do nubente estrangeiro apostilada - cópia simples do assento de nascimento (se não tiver,imprima esse e-mail que vc recebeu e envie junto) - Xerox do RG autenticado - Taxa de 120 euros - Requerimento preenchido e assinado por autenticidade
Boa tarde, gostaria de informa-los que o processo do meu pai foi concluido foi recebido 16 de junho 2017, numerado em outubro
Agradeço a todos que me ajudaram principalmente aos moderadores que possuem uma paciencia enorme respondendo diversas vezes as mesmas questoes, muito obrigado a todos de vdd
Agora uma dica minha pra quem tem a copia reprográfica nao acho que vale a pena manda por aqui a demora é exagerada e vc fica meio que sem informação
@Simeia... Bem que a Anabela ( Responsavel pelos processos de Ovar) disse que sobre a mesa do conservador só haviam processos de Outubro. A nossa filhas o remédio é esperar ...
Olá, Boa noite a todos!!! Primeiro queria parabenizar a todos pelo fórum!!! Muito bem organizado e cheio de pessoas dispostas a ajudar. Sou novo por aqui, estou a uns dias acompanhando mas não consegui sanar minhas dúvidas, talvez não soube procurar rsrsrsrs.
Seguinte, sou neto de português (avó falecida por parte de pai), a uns anos atrás minha sobrinha estava morando em Portugal e com interesse em tirar a cidadania correu atrás de tudo até que conseguiu tirar a cidadania do meu pai, e junto com a documentação dele mandou tb a documentação do meu irmão (pai dela). Essa ultima foi negada por conta da transcrição de casamento.
Ela acabou voltando para o Brasil e acabou dando uma pausa. Nesse tempo quem decidiu sair do país fui eu rsrsrs, então passei o dinheiro que precisava para fazer a transcrição de casamento e ela fez tudo novamente (na verdade era um amigo dela que conhecia bastante e a ajudou), isso foi em outubro de 2017 e entre março ou abril desse ano chegou no endereço do meu irmão a carta com sua cidadania. Graças a Deus deu tudo certo!!!
Agora quero tirar a minha, novamente pedi ajuda a minha sobrinha mas o amigo dela que a ajudava foi embora para Irlanda e as únicas informações que ela me passou foi que tudo que ela fez foi por Ovar, me passou o email que usava para se comunicar com eles mas que dessa ultima vez não respondiam (quando respondiam era uma tal de Dona Lurdes Dias), e a outra informação que ela me passou foi um email de resposta dessa Dona Lurdes Dias com os dizeres...
"Para os outros filhos do Sr. Walter (meu pai), eles que juntem um certidão de casamento dos pais (não precisa apostilhar, só autenticada em Cartório) para provar o casamento.
Cps
Lurdes Dias"
Diante disso, gostaria de saber,...
1- Quais os documentos que preciso enviar?
2- É melhor tirar por Ovar por já ter feito do resto da família ou não tem nada haver? Senão qual indicam?
OBS: meu pai só tem com ele a carta que veio informando sobre a cidadania, ele não tirou o cartão cidadão e nem o passaporte.
OBS II: sou casado e tenho duas filhas menores, pretendo tirar delas tb mas vou fazer isso depois que estiver em Portugal, por conta disso preciso juntar algo a mais nesse momento?
Copia do assento de nascimento português do seu pai ou o Nr do registro Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada Cópia do RG apostilado Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade Vale postal de €175 euros Envie para ACP .( Ovar está sobrecarregada)O endereço vc encontra no topo da pag.principal do fórum.
Obrigado pelo retorno!!! Só mais uma dúvida, duas na verdade rsrrs.
Primeiro, esse assento de nascimento do meu pai não seria só se ele fosse português nascido em Portugal? Ele tirou através da mãe dele por atribuição, ou não tem nada haver. Se mesmo por atribuição ele tiver esse assento, onde eu consigo? Precisa apostilar ele ou é só uma cópia simples? Caso ele não tenha esse assento, precisa juntar algum outro documento?
Segundo, como eu disse na mensagem anterior, toda a documentação da minha família foi feita por Ovar, é melhor mandar por lá mesmo sobrecarregada ou não tem nada haver, posso mandar por outra que esteja mais rápida? Se puder mandar por outra, qual vc me indicaria hoje?
@Daniel..sobre o assento do seu pai..como vc não disse se ele é português nascido em Portugal ou por atribuição, eu indiquei a cópia do assento.( ele deve ter ou pelo menos o Nr do Registro de nacionalidade).Esse documento não precisa apostilar pq é um documento português.Vc pode enviar para ACP do Porto..mais rápida que Ovar.
Vlad uma duvida, eu vi que pra tirar o cartao do cidadao e o passaporte precisa atualizar o estado civil(no caso fazer a transcrição) porem eu posso fazer a minha atribuição agora via acp sem a transcrição né?
Bom dia a todos! Como qualquer notícia de Ovar já nos alegra, tenho uma breve, mas boa! Mandei e-mail para a conservatória para alterar meu endereço, já que já estou morando em Lisboa, e como resposta D. Lurdes me avisou que só tem mais 11 processos na frente do meu, portanto, quase a sair! Meu processo foi enviado em 24/8 e numerado no começo de novembro, para informação de todos, e tem numero 521XX-2017. Espero logo ter mais boas notícias!!
Pessoal, bom dia. É com alegria que informo que recebi um e-mail da Lurdes às 5:57 de hoje informando que meu assento saiu. Enviei para Ovar no dia 01/06/2017, 1 ano e 21 dias de espera, estava pensando em como ia ligar pois até hoje não consegui, ainda bem que nem precisou.
Agora preciso dar entrada no processo de transcrição do meu casamento, sabem me dizer qual a melhor opção de conservatória hoje em dia?
Comentários
@Maria Nélida Já tentei no cartório onde meus pais casaram, mas, fui informado que toda a documentação foi destruída, eu moro no Rio de Janeiro e meu pai nasceu em Recife, não conheço os colégios onde ele estudou e o órgão emissor do RG consta a certidão de casamento, depois que ele casou tirou uma segunda via da RG, não sei se fica arquivado os documentos anteriores de quando ele era solteiro!
@Vlad Pen Qual conservatória aceita transcrição de casamento sem a certidão de nascimento do brasileiro, já que ele foi o declarante em minha certidão de nascimento? Não tenho contato com familiares dele, já que veio sozinho para o Rio de Janeiro quando jovem, e a certidão de óbito dele não consta essa informação!
Se vcs tiverem mais alguma ideia, favor informar!!!
Obrigado pela ajuda!!!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro/p1
OBS: Ponta Delgada não aceita certidão negativa.Tente a 4CrC do Porto.
Acabo de receber o tão esperado e-mail.
Datas: Chegou lá em 21 de junho, foi pra despacho em 26 de outubro e hoje 19 de junho foi concluído.
Nº 32xxx/2018
Agora preciso da minha transcrição de casamento. Vocês podem me ajudar com as instruções?
Muito obrigada por toda a ajuda de sempre!
Documentos para transcrever o casamento
- certidão de casamento por inteiro teor e apostilada
- certidão de nascimento de inteiro teor do nubente estrangeiro apostilada
- cópia simples do assento de nascimento (se não tiver,imprima esse e-mail que vc recebeu e envie junto)
- Xerox do RG autenticado
- Taxa de 120 euros
- Requerimento preenchido e assinado por autenticidade
Modelo de requerimento
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Como preencher o modelo de requerimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
* IRN, IP
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 – Ponta Delgada
* Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
• CRC de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 – Ponta Delgada
( Telefone: 296 302 170|
E-mail: civil.pdelgada@irn.mj.pt) esses dados geralmente pedem para serem colocados no envelope para o envio dos documentos
Eu não acredito que ovar ainda esta em outubro dois meses pra finalizar processos que foram pra despacho em outubro .
Agradeço a todos que me ajudaram principalmente aos moderadores que possuem uma paciencia enorme respondendo diversas vezes as mesmas questoes, muito obrigado a todos de vdd
Agora uma dica minha pra quem tem a copia reprográfica nao acho que vale a pena manda por aqui a demora é exagerada e vc fica meio que sem informação
Uma dúvida: as certidões tem validade? Tenho uma certidade de inteiro teor de casamento que tem um ano. Ela tem validade?
Que agonia 1 ano de espera .
E olha que nesse 1 ano de espera eu só liguei duas vezes, boa sorte no processo de sua filha Simeia!
Ao Daniel acho que qualquer outra conservatória recomendada aqui no fórum é mais rápida que ovar, a minha pretendo fazer pela ACP Porto
Bem que a Anabela ( Responsavel pelos processos de Ovar) disse que sobre a mesa do conservador só haviam processos de Outubro.
A nossa filhas o remédio é esperar ...
Seguinte, sou neto de português (avó falecida por parte de pai), a uns anos atrás minha sobrinha estava morando em Portugal e com interesse em tirar a cidadania correu atrás de tudo até que conseguiu tirar a cidadania do meu pai, e junto com a documentação dele mandou tb a documentação do meu irmão (pai dela). Essa ultima foi negada por conta da transcrição de casamento.
Ela acabou voltando para o Brasil e acabou dando uma pausa. Nesse tempo quem decidiu sair do país fui eu rsrsrs, então passei o dinheiro que precisava para fazer a transcrição de casamento e ela fez tudo novamente (na verdade era um amigo dela que conhecia bastante e a ajudou), isso foi em outubro de 2017 e entre março ou abril desse ano chegou no endereço do meu irmão a carta com sua cidadania. Graças a Deus deu tudo certo!!!
Agora quero tirar a minha, novamente pedi ajuda a minha sobrinha mas o amigo dela que a ajudava foi embora para Irlanda e as únicas informações que ela me passou foi que tudo que ela fez foi por Ovar, me passou o email que usava para se comunicar com eles mas que dessa ultima vez não respondiam (quando respondiam era uma tal de Dona Lurdes Dias), e a outra informação que ela me passou foi um email de resposta dessa Dona Lurdes Dias com os dizeres...
"Para os outros filhos do Sr. Walter (meu pai), eles que juntem um certidão de casamento dos pais (não precisa apostilhar, só autenticada em Cartório) para provar o casamento.
Cps
Lurdes Dias"
Diante disso, gostaria de saber,...
1- Quais os documentos que preciso enviar?
2- É melhor tirar por Ovar por já ter feito do resto da família ou não tem nada haver? Senão qual indicam?
OBS: meu pai só tem com ele a carta que veio informando sobre a cidadania, ele não tirou o cartão cidadão e nem o passaporte.
OBS II: sou casado e tenho duas filhas menores, pretendo tirar delas tb mas vou fazer isso depois que estiver em Portugal, por conta disso preciso juntar algo a mais nesse momento?
Desde já, muitíssimo obrigado!!!
Abs
Daniel
Copia do assento de nascimento português do seu pai ou o Nr do registro
Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
Cópia do RG apostilado
Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
Vale postal de €175 euros
Envie para ACP .( Ovar está sobrecarregada)O endereço vc encontra no topo da pag.principal do fórum.
Obrigado pelo retorno!!! Só mais uma dúvida, duas na verdade rsrrs.
Primeiro, esse assento de nascimento do meu pai não seria só se ele fosse português nascido em Portugal? Ele tirou através da mãe dele por atribuição, ou não tem nada haver. Se mesmo por atribuição ele tiver esse assento, onde eu consigo? Precisa apostilar ele ou é só uma cópia simples? Caso ele não tenha esse assento, precisa juntar algum outro documento?
Segundo, como eu disse na mensagem anterior, toda a documentação da minha família foi feita por Ovar, é melhor mandar por lá mesmo sobrecarregada ou não tem nada haver, posso mandar por outra que esteja mais rápida? Se puder mandar por outra, qual vc me indicaria hoje?
Mais uma vez obrigado!!! Grande abraço!!!
Daniel Duarte
Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento,pode enviar a sua atribuição sem necessidade de transcrever o casamento do seu pai
Mandei e-mail para a conservatória para alterar meu endereço, já que já estou morando em Lisboa, e como resposta D. Lurdes me avisou que só tem mais 11 processos na frente do meu, portanto, quase a sair! Meu processo foi enviado em 24/8 e numerado no começo de novembro, para informação de todos, e tem numero 521XX-2017. Espero logo ter mais boas notícias!!
Agora preciso dar entrada no processo de transcrição do meu casamento, sabem me dizer qual a melhor opção de conservatória hoje em dia?