@Denise, relendo de novo seu caso percebi agora q se trata do processo da sua filha e do filho dela simultâneos . O q ocorre é q Ovar está esperando o processo da sua filha ser concluído para atribuir o filho dela.Pode ser q a conservatoria exija q seu neto seja atribuído como maior e assim ter q pagar os emolumentos. Quando vc enviou os dois processos não te informaram q teria q haver a transcrição de casamento da sua filha tb?
Bom dia! Como já relatei aqui estou com dois processos de atribuição de meus filhos menores em Ovar para despacho desde 11/07, quando recebi e-mail da Lourdes... Conclusão, estarão completando 6 meses só de fase despacho dia 11/01...Estou indo de vez p Portugal agora em Janeiro e devido a essa demora fui obrigada a comprar passagem de volta p eles! Soube que consta no estatuto da criança que o menor tem prioridade, só que não estou conseguindo localiza-lo! Poderiam me ajudar?!?!
@Denise Marinho, em seu caso, pode acontecer de pedirem para fazer um vale postal, mas espero que não precise disso. Os documentos não serão descartados.
Ontem recebi e-mail de Ovar com o número do processo da minha prima que foi enviado em junho e a informação de que seguiu pra despacho. O processo tem número de 2018! Eu já estava perdendo as esperanças e achando que tinham perdido os documentos porque ninguém tinha informação alguma. Do despacho à conclusão, quanto tempo?
Amigos, ontem finalmente recebi o e-mail da sra. Lurdes informando que o processo do meu filho menor foi numerado e saiu para despacho. Enviei a documentação pelo correio no dia 07/10/17, ou seja, demorou cerca de 90 dias. Agora falta pouco! Obrigada a todos pela ajuda. Marília.
Então agora eles enviam e-mail informando o número do processo? Antes só torcíamos pela chegada do e-mail porque o único que enviavam era o que informava que o processo tinha sido concluído...
dei entrada na atribuição da minha mãe dia 15/09 presencialmente e dia 19/10 dei entrada presencialmente no meu processo ambos com horario agendado estou até agr na espera do tão esperado email da dona Lourdes
Tem um conhecido meu que está querendo tirar a nacionalidade só que a mãe(Portuguesa) não foi casada no Civil nem no religioso e o Pai (Brasileiro), que foi declarante do nascimento.
Sei que não precisa declarar casamento em caso de não ter, mas gostaria de saber se o fato do declarante ter sido o brasileiro implica em algo do processo, iria mandar para o processo para o Porto, mas por conta disso estou pensando em Ovar, mesmo com o processo demorando mais, eles tem mais flexibilidade nas exigências.
@Yan , na certidão de nascimento deve ter o nome da mãe (portuguesa) e isso deve ser o principal para comprovar o laço de sangue com Portugal e atribuir a nacionalidade portuguesa.
Bom dia! Liguei hoje na LR e ela disse que meu processo que dei entrada em agosto ainda está em análise... como podemos saber se tem algum problema na documentação? Por outro lado, já vi algumas pessoas falarem que as informações da LR são desatualizadas... alguém pode me dar uma luz?
Alguém tem alguma notícias sobre os processos? Dei entrada pessoalmente ao processo do meu esposo no dia 11/10 e até o momento nada, segundo a Lurdes o processo está na mesa do Conservador e nada dele dar prosseguimento. Alguém foi recentemente lá para nos dizer algo?
Sei disso @Vlad pen, mas para os processos via correio, os processos presenciais eram finalizados em 30 dias, e não estão sendo mais, sei que a demanda aumentou muito, mas já estamos indo pra 90 dias da entrada e não temos notícias de finalizações. Por isso queria saber se alguém foi recentemente a Ovar e está sabendo se aconteceu algo por lá.
@ Vania Rodrigues seu processo é um dia antes da minha filha e ela recebeu e-mail que foi pra despacho favorável no dia 28/11 o seu deve está na mesma situação.
Estive em Ovar em dezembro, o problema é que está atolada... São 5 funcionárias (2 exclusivamente voltadas para o balcão da nacionalidade, que é a Lurdes e a Anabela) e um conservador rodeados por pilhas e pilhas e pilhas e pilhas de documentos e envelopes. O volume de trabalho é impressionante, fora o fluxo normal do balcão do cidadão (que emite bilhete de identidade, certidão, passaporte)... Então vai demorar mesmo.
Ovar não é mais ágil como era há 1 ano atrás, infelizmente. Sugiro aos novos integrantes que ainda não enviaram a documentação a procurar outra conservatória antes de se decidirem por Ovar, que, no momento, não tem capacidade de atender a demanda em um prazo aceitável. Isto é, se não está com pressa de resolver...
@nribeiro exatamente..não só Ovar está atolada de processos, mas todas as conservatórias. Há q ter mta paciência ,pq os prazos tendem a aumentar cada vez mais.
Fim da agonia, não sei se já aconteceu com alguém aqui, mas acabamos de receber uma ligação de Ovar informando a finalização do processo do meu esposo, e quem ligou foi o Conservador, nos forneceu o número do assento e nos disse que já podemos ir à loja do cidadão solicitar o cartão cidadão dele, uma vez que já estamos em Portugal, mas que nos próximos dias receberemos via correio o assento. Amanhã mesmo daremos entrada na transcrição do nosso casamento e posteriormente na cidadania dos nossos filhos, mas agora faremos tudo por Braga. Mais uma vez quero agradecer a todos do fórum que contribuíram para que esse momento fosse possível.
Comentários
Do despacho à conclusão, quanto tempo?
Agora falta pouco!
Obrigada a todos pela ajuda.
Marília.
dei entrada na atribuição da minha mãe dia 15/09 presencialmente e dia 19/10 dei entrada presencialmente no meu processo
ambos com horario agendado
estou até agr na espera do tão esperado email da dona Lourdes
Tem um conhecido meu que está querendo tirar a nacionalidade só que a mãe(Portuguesa) não foi casada no Civil nem no religioso e o Pai (Brasileiro), que foi declarante do nascimento.
Sei que não precisa declarar casamento em caso de não ter,
mas gostaria de saber se o fato do declarante ter sido o brasileiro implica em algo do processo,
iria mandar para o processo para o Porto, mas por conta disso estou pensando em Ovar,
mesmo com o processo demorando mais, eles tem mais flexibilidade nas exigências.
Obrigado!
Qual a data de nascimento dele?
NO QUADRO 1 QUE DIZ (IDENTIFICAÇÃO DO INTERESSADO) E NO QUADRO 2 DIZ DECLARAÇÕES.
A DUVIDA É:
MO QUADRO 1 E PRA PREENCHER OS MEUS DADOS QUE SOU FILHO DE PORTUGUÊS OU OS DADOS DE MINHA MÃE QUE E PORTUGUESA ?????
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Modelo_1C-2010.pdf?nocache=1294156951.73
Ovar não é mais ágil como era há 1 ano atrás, infelizmente. Sugiro aos novos integrantes que ainda não enviaram a documentação a procurar outra conservatória antes de se decidirem por Ovar, que, no momento, não tem capacidade de atender a demanda em um prazo aceitável. Isto é, se não está com pressa de resolver...
Mais uma vez quero agradecer a todos do fórum que contribuíram para que esse momento fosse possível.