@Tania Regina e @Vlad Pen, transcrições de casamento costumam demorar três meses em Ovar. Pelo menos foi assim com as transcrições que fiz por lá. Não sei se em seu caso, por ter sido entregue pessoalmente pode ficar pronta mais rapidamente.
Assento da minha mãe foi feito. Agora é mandar para ponta delgada para transcicao do casamento e pedir a minha nacionalidade. A pergunta é: Mais rápido ir a portugal com o numero do assento de casamento portugues com os documentos para a minha nacionalidade ou mandar para Ovar novamente? Obrigado
Pessoal, deixo aqui meu relato acerca de Ovar (Presencial): Em aprox. 25 Junho/2017, liguei na Conservatória de Ovar para fazer o agendamento afim de entregar os documentos presencialmente. Na situação, eu teria duas nacionalidades para tirar: a do meu pai e a minha. Sei que um processo depende do outro, perguntei o que poderia ser feito nesse caso..se tinha como deixar marcado os dois...enfim, aquelas dúvidas. A Sra que atendeu perguntou se o casamento havia sido transcrito (eu estava para enviar a transcrição do meu avô p/ Ponta Delgada e falei isso) ela foi muito simpática, então ela pediu nome do meu pai e o meu completos, marcou para o dia 07/11, confirmou dois agendamentos e avisou que só daria continuidade na próxima atribuição sob transcrição de casamento do português. Até aí, tudo certo! No final de Setembro enviei a documentação de transcrição para Ponta Delgada. Em 20 dias estava finalizado.
Providenciei todos os documentos da atribuição, revisei, li muitas coisas aqui no Fórum e no dia 04/11 cheguei em Portugal. Dia 07, estava eu na Conservatória de Ovar, que é bem fácil de chegar (o Google manda certinho. Como eu não conhecia nada, fui um dia antes p/ ter certeza de onde era e não me atrasar no dia seguinte, mas o Google manda sem erro). Quem me atendeu foi a Sra Anabela. Entreguei p/ ela todos os documentos (do meu pai e meu, já que tinha confirmado dois agendamentos). Assim que ela pegou disse que só ia dar entrada no processo do meu pai pelo fato de um depender do outro...Pronto!! Eu sabia disso, mas tinha confirmado por telefone, expliquei isso a ela, levei tudo o que precisava. Foi então que ela comentou que só ela e a Sra. Lurdes cuidam dos processos de Nacionalidade e as vezes outra pessoa atende o telefone e passa informação errada. Por gentileza dela, como retificação deste equívoco (e por meu avô ser declarante na certidão) ela me deu um papel liberando o processo de transcrição de casamento do meu pai. Não foi necessário fazer.
O número do processo sai na hora.
Neste dia ela também comentou que respeitam a fila dos processos entregues pessoalmente e que após 30 dias era p/ entrar em contato. Hoje foi o primeiro dia que tentei saber acerca do andamento e pelo menos na Linha de Registros não consta finalizado. Quando concluir eu comento aqui no Fórum
Pessoal, A minha certidão de nascimento diz que minha mãe tinha 22 anos quando eu nasci. Não cita a data de nascimento dela, apenas cita a idade em anos. Só que minha mãe tinha 19 anos quando eu nasci. Será que Ovar implicaria com isso? Todos os outros dados estão corretos: nomes dos avós, nomes dos pais, etc. Acabei de tirar a cidadania da minha mãe na 3 CRC do Porto.
@OVicente, não sou experiente, mas suponho que falta a assinatura do Sr. Conservador, só depois disso recebe o número e vai pro sistema...alguém me corrija. Quando vc enviou a transcrição ? Também tenho uma transcrição lá, queria ter uma ideia de tempo.
Realmente acho que agora falta apenas a assinatura do sr Conservador. Acredito que seja questão de dias. Enviei a transcrição junto com a cidadania.
Dia 22 de maio a cidadania foi numerada e entrou em despacho Dia 15/11 recebi o e-mail de conclusão da cidadania e de que dariam sequencia à transcrição do casamento. Hoje 12/12 recebi o e-mail da Sra Lurdes informando que a transcrição está feita.
Pessoal, bom dia. Pretendo viajar para dar entrada pessoalmente em 2018.
Quem fez o atendimento presencial em Ovar e agendou antes, para quanto tempo depois vocês conseguiram data? Vi uma informação antiga falando para agendar com 2 meses de antecedência, mas gostaria de atualizar esse prazo para marcar a viagem.
@gabrielpereira No meio de novembro de 2017 agendei para a data mais próxima disponível na época, que era no fim de fevereiro de 2018. Pode ser que agora só tenha agenda para março em diante.
@Pessoal o que vocês acham de colocar a informação na planilha se a entrada do processo foi presencial ou via correio? Há uma grande diferença entre as duas formas, seria melhor para o controle.
@Roy e @Vlad Pen, muito obrigado! Vou considerar em media 3 meses e meio de antecedencia para o agendamento, o prazo esta mais longo do que imaginei que seria.
@vaniaRodrigues minha filha recebeu um email de ovar o dia 28/11 dizendo que seu processo foi pra despacho o processo de vocês chegou no mesmo dia ,lembra ,?número do processo 57xx/17 ,acho que até fevereiro sai.
AAAh @simeia lobato, Deus é Pai!!!!! Continuamos na torcida!! Tô apavorada, pois nossa idéia seria nos mudar no finzinho de janeiro... não sei o que fazer... se compro passagem assim mesmo e fico torcendo pra sair antes de irmos...
Bom dia! Estive na conservatória de Ovar meiado de outubro e falei com a Lourdes sobre a demora dos processos. Ela me respondeu que da parte deles "funcionários" estão fazendo o que podem para agilizar os processos, o problema realmente está com o conservador! Lamentou dizendo que não tem como cobrar isso dele já que é seu superior! Informou também que constava cerca de 400 processos em sua mesa sem assinatura ainda. Estou com dois processos de atribuição de meus filhos menores para despacho desde 11/07 quando recebi e-mail da mesma. Estou muito preocupada!!!
@Iara reeditei aqui pq acabei de ver q o processo em questão é de menores.Para esses processos o tempo é bem curto.Tondela por ex não demora mais q 10 ou 15 dias. Alguma coisa deve ter acontecido em Ovar.
Menores são prioridades em Tondela um processo lá e finalizado no máximo em 7 dias , nunca ouvi nada a respeito das outras em relação a processo de menores.
Vlad e Simaria, questionei a Lourdes sobre a questão deles serem menores mais ela falou que não poderia ajudar devido os processos estarem dependendo do conservador. Realmente estou achando muito estranho, não sei o que fazer a não ser esperar!
@Iara realmente não é culpa da Lurdes q é uma excelente pessoa. Infelizmente as conservatórias estão abarrotadas de processos e isso tá gerando um caos.O pessoal aqui sempre recomenda enviar para Tondela processo de menores.Acho q só resta vc aguardar e ter paciência.
Vlad, a minha expectativa maior é em relação a minha ida pra lá agora em janeiro. Tinha intenção de estar com a situação deles legalizada, já que a minha terei muito que esperar pois dei entrada em início de novembro na minha aquisição por casamento na CRC de Lisboa e me deram o prazo de um ano. Agora só me resta esperar mesmo!!! Muito obrigada pelo apoio de vcs!
Verdade ,mais não confie na Lr @RenataMachado pois o processo da minha filha chegou em agosto e a própria Lurdes mandou e-mail dizendo que estava pra despacho.
Boa noite, Acho que desde de setembro que não acompanho as novidades no fórum, pois estive preparando muita documentação e mudança. Acredito que algumas pessoas conseguiram ter seus processos de nacionalidade aprovados e parabenizo aqueles que já conseguiram!
No início do mês, mais precisamente no dia 05 enviei a documentação das minhas duas filhas para OVAR, por sedex. Aconteceu um problema!!!! A documentação chegou em Portugal dia 15 e desde então não foi entregue! Contando só os dias úteis (embora sábado seja contabilizado) já se passaram 13 dias!!! Fiz uma reclamação junto aos correios daqui. Mas estou preocupada. Já aconteceu com alguém daqui do fórum uma demora na Fiscalização aduaneira em Portugal????? Em minhas experiências anteriores para Ovar chegou em 05 dias e para Ponta Delgada chegou em 7 dias e não ficaram parados tanto tempo na Fiscalização!!!
Pessoal, Estive no Consulado Português no Rio e tem um aviso de que não precisa agendar para receber o cartão cidadão. Assim que receber a carta PIN pode ir lá no consulado na parte da tarde até 15 horas e pegar o cartão.
Comentários
Não sei se em seu caso, por ter sido entregue pessoalmente pode ficar pronta mais rapidamente.
Agora é esperar...
Em aprox. 25 Junho/2017, liguei na Conservatória de Ovar para fazer o agendamento afim de entregar os documentos presencialmente. Na situação, eu teria duas nacionalidades para tirar: a do meu pai e a minha. Sei que um processo depende do outro, perguntei o que poderia ser feito nesse caso..se tinha como deixar marcado os dois...enfim, aquelas dúvidas. A Sra que atendeu perguntou se o casamento havia sido transcrito (eu estava para enviar a transcrição do meu avô p/ Ponta Delgada e falei isso) ela foi muito simpática, então ela pediu nome do meu pai e o meu completos, marcou para o dia 07/11, confirmou dois agendamentos e avisou que só daria continuidade na próxima atribuição sob transcrição de casamento do português.
Até aí, tudo certo! No final de Setembro enviei a documentação de transcrição para Ponta Delgada. Em 20 dias estava finalizado.
Providenciei todos os documentos da atribuição, revisei, li muitas coisas aqui no Fórum e no dia 04/11 cheguei em Portugal. Dia 07, estava eu na Conservatória de Ovar, que é bem fácil de chegar (o Google manda certinho. Como eu não conhecia nada, fui um dia antes p/ ter certeza de onde era e não me atrasar no dia seguinte, mas o Google manda sem erro). Quem me atendeu foi a Sra Anabela. Entreguei p/ ela todos os documentos (do meu pai e meu, já que tinha confirmado dois agendamentos). Assim que ela pegou disse que só ia dar entrada no processo do meu pai pelo fato de um depender do outro...Pronto!! Eu sabia disso, mas tinha confirmado por telefone, expliquei isso a ela, levei tudo o que precisava. Foi então que ela comentou que só ela e a Sra. Lurdes cuidam dos processos de Nacionalidade e as vezes outra pessoa atende o telefone e passa informação errada. Por gentileza dela, como retificação deste equívoco (e por meu avô ser declarante na certidão) ela me deu um papel liberando o processo de transcrição de casamento do meu pai. Não foi necessário fazer.
O número do processo sai na hora.
Neste dia ela também comentou que respeitam a fila dos processos entregues pessoalmente e que após 30 dias era p/ entrar em contato. Hoje foi o primeiro dia que tentei saber acerca do andamento e pelo menos na Linha de Registros não consta finalizado. Quando concluir eu comento aqui no Fórum
A minha certidão de nascimento diz que minha mãe tinha 22 anos quando eu nasci. Não cita a data de nascimento dela, apenas cita a idade em anos. Só que minha mãe tinha 19 anos quando eu nasci. Será que Ovar implicaria com isso? Todos os outros dados estão corretos: nomes dos avós, nomes dos pais, etc.
Acabei de tirar a cidadania da minha mãe na 3 CRC do Porto.
já te respondi em:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/123416/#Comment_123416
E vários outros colegas tb te responderam. Por favor, não multiplique suas dúvidas.
Boa tarde Sra xxx
Sua transcrição de casamento está feita. Falta a conformação do Sr Conservador.
Pergunto aos mais experientes RS.
Alguém sabe dizer o que seria "conformação do Sr Conservador" ?
Posso dar sequência ao meu processo de cidadania já considerando a transcrição da minha mãe ok?
Quando vc enviou a transcrição ? Também tenho uma transcrição lá, queria ter uma ideia de tempo.
Realmente acho que agora falta apenas a assinatura do sr Conservador.
Acredito que seja questão de dias.
Enviei a transcrição junto com a cidadania.
Dia 22 de maio a cidadania foi numerada e entrou em despacho
Dia 15/11 recebi o e-mail de conclusão da cidadania e de que dariam sequencia à transcrição do casamento.
Hoje 12/12 recebi o e-mail da Sra Lurdes informando que a transcrição está feita.
7 meses no total.
Passando a informação:
Enviei o processo do meu pai, atribuição e casamento e minha atribuição.
O processo de atribuição do meu pai, foi finalizado dia 15/11 e na data de 30/11 descobri que meu processo de atribuição já estava para despacho.
Quanto a transcrição de casamento dos meus pais, ainda não foi finalizada.
Pretendo viajar para dar entrada pessoalmente em 2018.
Quem fez o atendimento presencial em Ovar e agendou antes, para quanto tempo depois vocês conseguiram data? Vi uma informação antiga falando para agendar com 2 meses de antecedência, mas gostaria de atualizar esse prazo para marcar a viagem.
Vou considerar em media 3 meses e meio de antecedencia para o agendamento, o prazo esta mais longo do que imaginei que seria.
Estive na conservatória de Ovar meiado de outubro e falei com a Lourdes sobre a demora dos processos. Ela me respondeu que da parte deles "funcionários" estão fazendo o que podem para agilizar os processos, o problema realmente está com o conservador! Lamentou dizendo que não tem como cobrar isso dele já que é seu superior! Informou também que constava cerca de 400 processos em sua mesa sem assinatura ainda.
Estou com dois processos de atribuição de meus filhos menores para despacho desde 11/07 quando recebi e-mail da mesma. Estou muito preocupada!!!
Muito obrigada pelo apoio de vcs!
Acho que desde de setembro que não acompanho as novidades no fórum, pois estive preparando muita documentação e mudança. Acredito que algumas pessoas conseguiram ter seus processos de nacionalidade aprovados e parabenizo aqueles que já conseguiram!
No início do mês, mais precisamente no dia 05 enviei a documentação das minhas duas filhas para OVAR, por sedex. Aconteceu um problema!!!! A documentação chegou em Portugal dia 15 e desde então não foi entregue! Contando só os dias úteis (embora sábado seja contabilizado) já se passaram 13 dias!!! Fiz uma reclamação junto aos correios daqui. Mas estou preocupada. Já aconteceu com alguém daqui do fórum uma demora na Fiscalização aduaneira em Portugal????? Em minhas experiências anteriores para Ovar chegou em 05 dias e para Ponta Delgada chegou em 7 dias e não ficaram parados tanto tempo na Fiscalização!!!
Estive no Consulado Português no Rio e tem um aviso de que não precisa agendar para receber o cartão cidadão. Assim que receber a carta PIN pode ir lá no consulado na parte da tarde até 15 horas e pegar o cartão.
https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx
ou
http://globaltracktrace.ptc.post/gtt.web/Search.aspx