Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

1108109111113114151

Comentários

• Sim, sim...até 14 anos. minha filha tem 11. obg
  • @wsteles, pelo oq entendi no site do IRN até 14 anos.
  • @PAULOAUN..

"► Custos

O custo para maiores de idade é de 175 Euros.

Para menores de idade é gratuito."

Transcrito da página do Consulado Português de Sp.
  • @Pessoal, a planilha está atualizada? Acabei de incluir processo da minha avó, que foi entregue por procuração. Estou aguardando a pessoa me enviar o número.
  • @FernandaMiguel, como faz para solicitar a cidadania por procuração?
    Gostaria de fazer o processo de aquisição para minha mãe e levar pessoalmente para possível celeridade.

Você tem o modelo de procuração?
  • @Laura segue o que usei:

PROCURAÇÃO PARA FINS DE NACIONALIDADE

(nome) , Brasileira, viúva, nascida a __/__/____, titular do documento de identificação RG: _____________ Detran-RJ, com residência na ENDEREÇO, filha de ___________ e _____________, constitui sua bastante procuradora, a Sra. ______________, documento de identificação nº _________, residente na Rua _______________________– Porto – Portugal, a qual confere poderes especiais para:

Solicitar pedido de nacionalidade portuguesa e a registar como portuguesa na Conservatória dos Registos Centrais ou outra conservatória competente, ao abrigo do artigo 1º “c” da Lei de Nacionalidade.
    Proceder a transcrição do seu casamento ocorrido no estrangeiro.

Podendo ainda, para o efeito, declarar e assinar tudo o que for necessário para o aludido fim, inclusivamente, solicitar eventuais retificações a nível de documentação, podendo efetuar a declaração de seu nascimento ou atribuição de nacionalidade, ou mesmo substabelecer os poderes que aqui lhe são conferidos.

Porto, 30 de Outubro de 2017.

A informação que tive é que processos de pessoas idosas costumam ser analisados com muito mais cuidado e é bem provável que peçam prova de vida, independentemente de RG novo e procuração assinada com reconhecimento presencial. O envio da prova de vida deve ser feito apenas se cair em exigência. Por esse motivo, a previsão de conclusão está sendo de 2 meses, mas vamos torcer para que seja mais rápido!
  • Muitíssimo obrigada, amigos
  • LorenFreitasLorenFreitas Member
    editado November 2017
    Olá, boa tarde. Gostaria de confirmar uma informação que li no grupo do facebook... de que em ovar não é necessária a transcrição de casamento se o requerente foi reconhecido pelo pai português na certidão de nascimento com até um mês de nascido.
  • @LorenFreitas o que temos informação que hoje aceita sem transcrição, caso o português seja o declarante, inclusive com vários casos feitos de membros do fórum é em VNGaia e ACP Porto. ACP esta mais rápido o processo do que VNGaia.
  • Obrigada Daniel. Quando você diz rápido vc quer dizer quanto tempo? rsrs
  • @LorenFreitas VNGaia cerca de 6 meses, ACP 4 a 5 meses. Esses tempos são os verificados ultimamente para conclusão do processo mas também sabemos que Gaia esta lotada de processos.
  • Entendi.. obrigada novamente Daniel!
  • Boa noite pessoal!! Gostaria de compartilhar minha conclusão do processo!!! Antes de mais nada, queria agradecer aos idealizadores do fórum e a todos que sempre com paciência, procuram ajudar da melhor maneira possível!! Muitíssimo Obrigado
    Ordem Cronológica:
    Envio da documentação: 11/05
    Recebimento: 19/05
    Vale Postal sacado : 16/05
    Primeira ligação na LR : 23/06 Despacho
    Segunda ligação: 26/07 Análise
    Terceira ligação: 18/08. Análise
    Quarta ligaçao: 10/11. Disseram que estava na fase inicial ( vai entender )
    Quinta ligação: 17/11 Registro
    E na sexta, 24/11, recebi o email da sra Lurdes com a conclusão do processo.
    Meu número de processo era 25.4xx, senão me engano ele foi numerado em junho.
    Mais uma vez, reintero meus agradecimentos!!!
    Boa sorte a todis que estão no mesmo caminho.
  • Pessoal, bom dia!
    Será que alguém pode me ajudar a entender essas conclusões de processos.. rs
    Enviei 03 processos, que chegaram no mesmo dia, mas receberam numerações diferentes, e datas de numeração diferentes também. O meu processo inicia com a seguinte numeração: 24.7xx/2017, foi numerado em 01/06. No caso acima nosso amigo Roberto Pereira refere que o processo dele inicia com o número 25.4xx.
    Neste caso, qual a lógica? Já vi no grupo da cidadania portuguesa do Face, processos que foram numerados em 07/06 serem concluídos... e o meu do dia 01/06 nadinha...
    alguém me ajuda a entender?
  • Ah... desculpe Roberto, parabéns pela conclusão!
  • Olá pessoal, td bem?
    Alguém sabe me informar se a CRC OVAR já está agendando a entrega de documentos para o próximo ano?
    Li alguns comentários informando que só tem vaga para o próximo ano, ok, mas já podemos agendar desde agora?
    Estou ligando e ninguém atende...
    Agradeço a ajuda de vcs!! :)

• RoyRoy Member
    editado November 2017
    @Andreagf tudo bem?

Embora com razão somos encorajados a não ligar para as conservatórias, tive que ligar semana passada em Ovar para fazer o agendamento de entrega presencial de documentos. No meu caso liguei por volta do dia 22 de Novembro de 2017 (não lembro o dia exato) e consegui agenda apenas para o fim de Fevereiro.

Eu consegui ser atendido pois liguei um pouco depois do horário de fechamento da conservatória (elas fecham as 16h no horário de Portugal, ou às 14h de Brasília, mas em outras épocas a diferença de horário muda por conta do horário de verão). Não sei se eles reservam alguns minutos pra atender telefone apenas após o expediente para não atrapalhar o andamento dos processos.

Boa sorte! Se tiver outras dúvidas, poste aqui que alguém te ajuda!
  • @Roy muito obrigada pela informação!
    Vou continuar tentando.

Obrigada! :)
  • @Andreagf , pq não tenta a 3aCrc do Porto?
  • AndreagfAndreagf Member
    editado November 2017
    @Vald Pen, na verdade quero fazer por Ovar, pq tanto a certidão de nascimento da minha mãe, como a minha, não são por cópia reprográfica e pelo que li aqui no fórum, a CRC Ovar é a única que ainda aceita esse tipo de certidão, correto?
  • @Roberto Pereira PARABÉNS!!! Gostei que você se antecipou em informar todo o histórico do processo!!!
  • Aline, o meu chegou em ovar dia 26/05/2017
    a ultima informação que tive foi que estava para despacho desde o dia 15/9/2017
    com o no 39xxx, não da para entender a ordem dessa sequencia numerica.
  • Pessoal, acabei de voltar da CRC Ovar.Eles já não estão mais dando conta dos processos. São 3 funcionários e mais de 300 processos chegando por mês.
  • editado November 2017
    @Andreagf, sim , Ovar não exige certidão reprográfica,mas o tempo de espera para conclusão dos processos deve passar de 6 meses ou mais.
  • Verdade Edson! Já não faz mais sentido a numeração dos processos! Eu acompanhava pela numeração, mas já percebi que isso não é regra.
    Tô meio sem entender.
  • Pessoal, boa tarde,

O processo do meu irmão foi concluído. Recebemos o email da Lourdes na sexta (24/11).

Enviado: 12/05/17
    Numerado: 07/06/2017
    Concluído: 24/11/2017
    Processo de número: 257xx/2017
    Vou acertar a planilha.

Aproveitando, outra informação, dessa vez sobre o consulado do RJ:
    Fui no consulado do RJ para fazer o Cartão Cidadão no dia 01/11. Fiz o pedido de cartão cidadão NORMAL.
    Ontem (27/11) recebi a carta pin, ou seja, CC já está pronto para ser retirado lá. Pouco menos de 1 mes, achei bem rápido.

Abs,
  • Hoje minha filha recebeu o e-mail se ovar da senhora Lurdes informando que o processo dela foi pra despacho, chegou no final de agosto .
    E na sexta eu liguei pra LR e o luiz me informou que não tinha número de processos pois OVar estava um bocado ocupada .
  • Olá ! Meu processo e de minha irmã foram concluídos !
    Não tenho todas as datas precisas .. Mas foram 6 meses certinhos!

Enviado: 29/05/17 +-
    Numerado: Não sei
    Concluído: 28/11/2017
    Processos de número: 471xx/2017

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.