Eu consegui..!!!!!! O processo de minha mãe foi assinado dia 09/11 pelo conservador!!!!!!e só falta ser feito o registo ..
Gente tô muito feliz.... 1 ano e meio de caminhada...mas deu tudo certo, graças aos anjos aqui nesse fórum...
Obrigada @Mariza Guerra, por ter me guiado nos primeiros passos, me indicando por onde seguir....e seguindo fui....
Obrigada @Marcia, por me fazer crer um dia , que eu podia sim, dar conta disso sozinha, sem nem saber passar um e-mail....Mas aprendi.
Obrigada @Thereza Lima, pelas orientações preciosas de minhas pendengas com os cartórios e mil retificações e indeferimentos de juízes...
Obrigada @Maria Adelaide por tanto apoio e sempre presente as minhas dúvidas....
Meninas de Ouro....vocês são. ..tenho uma gratidão enorme por vocês...e a maneira como nos conduz pacientemente aqui ...
Obrigada a você @caiodib, por me ouvir com tanta gentileza....
Muito obrigada, por terem me ajudado a resgatar a história de meu avô, lá em Mioma, e aos poucos , descobrir o que eu não sabia sobre ele.....
Profunda admiração a esse fórum, e a todos que o procuram..... A gente pode conseguir sim!!!!!! Basta persistir e buscar.... Agora só esperar o email da Lurdes.....mais aliviada...huhuhu
Boa tarde, pessoal. Por favor, CRC Ovar ainda aceita documento de identificação(passaporte) sem apostilar? Meu filho está na Austrália e eu farei o processo por aqui e só tem o passaporte recente(RG antigo d+). Outra dúvida: é melhor fazer a copia autenticada no Consulado Portugues na Austrália ou no Consulado Brasileiro na Austrália, inclusive autenticar a assinatura no formulário 1C. Grato
fico muito feliz com essa conquista de resgate de suas origens, da nova nacionalidade de sua mãe, que está chegando..., mas principalmente, feliz, pelas suas conquistas interiores. VOCÊ conseguiu, querida. Tudo é possível! Parabéns. Beijinhos.
Obrigada @Marcia, você nos conhece bem , mesmo à distância, pelas entrelinhas, isso mesmo.....Obrigada por tudo de bom que me fez sentir com essa cidadania...
Parabéns @TaniaRegina... pela conquista... mais uma pessoa feliz no fórum Cidadania Portuguesa.. que podia ser chamado assim.. Maternidade de Portugueses .
Pessoal, boa tarde! Parabéns a todos que conseguiram as conclusões de seus processos!!! Que maravilha! E nós que ainda estamos no aguardo ficamos mais tranquilos que tudo está sendo cuidado e conduzido pelos funcionários. Vamos aguardar chegar nos processos numerados em Junho... Se Deus quiser até dezembro espero contar aqui á vocês!
@Tania Regina, é sempre um prazer ajudar no que for possível. Resgatar a história e a nacionalidade dos parentes é de uma honra imensurável. Muitos já fizeram, ou estão fazendo este caminho, e ele certamente tem um gosto de vitória incomparável. Agora é partir para a próxima etapa.
Só pra confirmar um detalhe. Consegui a atribuição da minha mãe e ela agora é portuguesa. Agora minha irmã vai entrar com o processo. No entanto ela se casou há 8 anos e acrescentou nomes. Sendo assim, o procedimento é o mesmo, pois na própria certidão de nascimento dela consta a averbação do casamento, comprovante o motivo da diferença no nome, correto? Seria o processo de atribuição simples e direto, certo ?
Outra dúvida... Pq vcs escolheram Ovar ao invés das outras conservatórias ?
Obrigada @caiodib, minha mãe está tão feliz ela merecia se tornar portuguesa, seu grande sonho.
@Bruna Cibrao, sim sua irmã fará o processo de atribuição normal, querendo pode enviar a cópia autenticada da Certidão de casamento dela, junto aos demais documentos. Quanto a escolher a conservatória de Ovar, no meu caso, os documentos com muitos nomes e datas erradas e retificadas até 2 vezes o mesmo nome e resolvi que talvez tivesse mais flexibilidade em Ovar.
@Bruna Cibrão, se na certidão de nascimento já consta o casamento averbado basta a certidão de nascimento como vc mesma disse vai constar o porque da troca de nome. Só se acrescenta a de casamento quando não tem essa averbação. Mas a sua mãe fez a transcrição de casamento para passar a atribuição as filhas? Antes das filhas entrarem com o pedido precisa entrar com a transcrição de casamento da sua mãe, isso se ela casou legalmente.
Novidade: os processos de meus filhos deram entrada dia 05 de maio, foram numerado dia 22 e recebi o email da D. Lurdes informando o número do assento deles ontem, dia 14 de novembro. Boa sorte a todos!
Bom dia, recebi agora pela manhã o email da Sra.Lurdes com a conclusão do processo de minha mãe. Muito obrigada a todos voces com a imensa ajuda e apoio sempre presente. Sem isso jamais teria conseguido...
Como falei anteriormente aqui no fórum estive em Ovar no dia 11/10 com meu marido para dar entrada no processo de cidadania dele presencialmente e foi nos dito que ficaria pronto em 30 dias, essa semana escrevi um e-mail a Ovar devido nossa mudança de endereço e hoje me foi respondido informando que a alteração de endereço foi realizada e que o processo foi para despacho dia 24/10, bom Ovar não está mais concluindo os processos presenciais em 30 dias como antes, a demanda aumentou bastante, agora nos resta aguardar. Entrada no processo presencial dia 11/10 Foi para despacho em 24/10 Número do processo: 49xxx/17
Comentários
Processo do meu pai concluído!
Datas:
Despacho em 19/05 e
Registro de nascimento em 13/11.
Finalizado!
Abraço a todos.
quando seu processo chegou em Ovar?
Eu consegui..!!!!!!
O processo de minha mãe foi assinado dia 09/11 pelo conservador!!!!!!e só falta ser feito o registo ..
Gente tô muito feliz.... 1 ano e meio de caminhada...mas deu tudo certo, graças aos anjos aqui nesse fórum...
Obrigada @Mariza Guerra, por ter me guiado nos primeiros passos, me indicando por onde seguir....e seguindo fui....
Obrigada @Marcia, por me fazer crer um dia , que eu podia sim, dar conta disso sozinha, sem nem saber passar um e-mail....Mas aprendi.
Obrigada @Thereza Lima, pelas orientações preciosas de minhas pendengas com os cartórios e mil retificações e indeferimentos de juízes...
Obrigada @Maria Adelaide por tanto apoio e sempre presente as minhas dúvidas....
Meninas de Ouro....vocês são. ..tenho uma gratidão enorme por vocês...e a maneira como nos conduz pacientemente aqui ...
Obrigada a você @caiodib, por me ouvir com tanta gentileza....
Muito obrigada, por terem me ajudado a resgatar a história de meu avô, lá em Mioma, e aos poucos , descobrir o que eu não sabia sobre ele.....
Profunda admiração a esse fórum, e a todos que o procuram.....
A gente pode conseguir sim!!!!!! Basta persistir e buscar....
Agora só esperar o email da Lurdes.....mais aliviada...huhuhu
Outra dúvida: é melhor fazer a copia autenticada no Consulado Portugues na Austrália ou no Consulado Brasileiro na Austrália, inclusive autenticar a assinatura no formulário 1C. Grato
fico muito feliz com essa conquista de resgate de suas origens, da nova nacionalidade de sua mãe, que está chegando..., mas principalmente, feliz, pelas suas conquistas interiores.
VOCÊ conseguiu, querida. Tudo é possível!
Parabéns. Beijinhos.
Seguindo agora com a transcrição do casamento.
Agradeço muito a ajuda de todos aqui, sem vocês com certeza não conseguiríamos!
Muito obrigado!
Bom saber que conseguiu!! RsBj
@Tania Regina, é sempre um prazer ajudar no que for possível. Resgatar a história e a nacionalidade dos parentes é de uma honra imensurável.
Muitos já fizeram, ou estão fazendo este caminho, e ele certamente tem um gosto de vitória incomparável.
Agora é partir para a próxima etapa.
Só pra confirmar um detalhe.
Consegui a atribuição da minha mãe e ela agora é portuguesa. Agora minha irmã vai entrar com o processo.
No entanto ela se casou há 8 anos e acrescentou nomes. Sendo assim, o procedimento é o mesmo, pois na própria certidão de nascimento dela consta a averbação do casamento, comprovante o motivo da diferença no nome, correto? Seria o processo de atribuição simples e direto, certo ?
Outra dúvida... Pq vcs escolheram Ovar ao invés das outras conservatórias ?
@Bruna Cibrao, sim sua irmã fará o processo de atribuição normal, querendo pode enviar a cópia autenticada da Certidão de casamento dela, junto aos demais documentos.
Quanto a escolher a conservatória de Ovar, no meu caso, os documentos com muitos nomes e datas erradas e retificadas até 2 vezes o mesmo nome e resolvi que talvez tivesse mais flexibilidade em Ovar.
Mas a sua mãe fez a transcrição de casamento para passar a atribuição as filhas? Antes das filhas entrarem com o pedido precisa entrar com a transcrição de casamento da sua mãe, isso se ela casou legalmente.
É pela LR ou ligo diretamente pra conservatória?
Muito obrigada a todos voces com a imensa ajuda e apoio sempre presente.
Sem isso jamais teria conseguido...
Entrada no processo presencial dia 11/10
Foi para despacho em 24/10
Número do processo: 49xxx/17