Pessoal bom dia!!! Alguém poderia fazer a gentileza de inserir o processo de atribuição de minha mãe na planilha, ficaria muito grato. Maria (mãe) Data de envio do processo para Ovar: 07/06/2017 Data de recebimento por Ovar: 14/06/2017 Processo numero: 50.XXX Data de abertura do processo: 25/10/2017 Data que entrou para despacho: out/2017 (não havia a informação do dia!!! Linha de Registro: atendente Sr Luiz
Obrigado e boa sorte a todos os amigos e amigas do fórum!!!
Mandei meu documentos dia 06/09/17 e ontem liguei na linha de registro e ainda não acharam o processo. Demora isso mesmo, ou houve algum problema com os documentos. Já peguei o número do vale na CTT.
Pessoal, por favor, informem na planilha se o processo de vocês teve entrada presencial ou por correios. Essa informação faz bastante diferença no controle. Conversei com um rapaz do grupo do Facebook, que ainda não teve seu processo de 31/10 concluído, ou seja, já é real que o prazo agora não é menor que dois meses. E pensar que no mês anterior estava em torno dos 30 dias
@Fernanda Miguel, E pensar que há um tempinho atrás era em dias. Tem diversos relatos aqui no forum, de pessoas que tiveram processos dados entrada no balcão de Ovar, sendo concluído 1 a 4 dias depois!
@caiodib não procede sua informação o processo da minha filha chegou no final de agosto ela já recebeu o e-mail com o números do processo e já está pra despacho segundo a própria Lurdes . O e-mail que ela enviou foi em novembro.
O que acontece nessa época, e aconteceu ano passado, foram casos em que os processos chegados nos meses de julho, agosto e setembro, não foram necessariamente enumerados na devida ordem de chegada. Devido ao grande volume, e férias do pessoal, isso talvez possa ter acontecido também. Acompanho um processo chegado em junho, e o mesmo foi para despacho em novembro, mas não sei quando foi enumerado.
Precisamos ter calma pois os processos tendem a demorar cada vez mais devido ao volume / quantidade de funcionários para trabalha-los.
Se serve de conforto, acompanho um amigo que está pelejando com o processo de cidadania italiana dele a 9 anos. Ele deu entrada em 2008 e a previsão de conclusão é 2019.
Bom dia Pessoal!!! Bem como todos sabem estou aguardando a atribuição de minha mãe que entrou em despacho em outubro de 2017, mas, já estou pensando no próximo passo que seria a transcrição do casamento dela, porém, meu pai que é o declarante em minha certidão de nascimento morreu agora em junho de 2017, sendo assim, pergunto: o que muda nesse caso, minha mãe precisa fazer a transcrição de casamento já que agora ficou viúva? Caso afirmativo, qual a conservatória está fazendo a transcrição de casamento no menor tempo possível? Desde já agradeço a quem souber me informar, pois pretendo providenciar toda a documentação já nos primeiros dias de janeiro de 2018!!! Forte abraço e aguardo notícias!!!
@Assim não muda nada a transcrição de casamento de sua mãe, se ela quiser já peça a averbação do óbito junto com a transcrição mas não é necessário para seu processo. A mais rápida para transcrição de casamento atualmente é Ponta Delgada, tem levado menos de um mês o processo.
@Daniel Henriques, primeiramente obrigado pelo retorno, talvez não tenha ficado bem explicado por mim, minha mãe está aguardando a finalização de sua atribuição pois ela é filha de pai e mãe portugueses, porém, meu pai é brasileiro e morreu em junho de 2017, seria preciso fazer a averbação do óbito dele sendo ele brasileiro? Fico no aguardo!!!
@Assis desculpe acho que não me expressei bem na mensagem anterior. Sim, sua mãe terá que fazer a transcrição de casamento quando terminar o processo de atribuição dela para você poder pedir sua atribuição, mesmo seu pai sendo falecido. Só para te dar um exemplo estou fazendo a transcrição de casamento de minha mãe para poder fazer meu processo e tanto ela com meu pai são falecidos. Se sua mãe quiser que conste o óbito dele averbado no assento português dela peça a averbação do óbito junto com o pedido de transcrição de casamento, se me recordo bem não é cobrada taxa pela averbação do óbito nas conservatórias só vai ter que mandar certidão de óbito de seu pai original, recente e apostilada e solicitar que seja feita.
@Daniel Henriques, Bom, pelo que entendi terei que solicitar depois um outro assento português de minha mãe, pois, o assento português de minha mãe sairá antes da transcrição do casamento dela!!! É isso???
@Assis, quando o processo de sua mãe for concluido ela vai receber um assento de nascimento português. De posse de uma cópia desse assento + a certidão de nascimento do seu pai + a certidão de casamento de ambos vc da entrada na transcrição de casamento de seus pais.Posterior a isso vc da entrada na sua atribuição.
@Vlad Pen Obrigado. Sim, até onde sei a sequência é essa, minha dúvida diz respeito ao fato de meu pai ter falecido agora em junho de 2017, se mudaria alguma coisa! Até onde sei também, eu não preciso esperar chegar o assento português de minha mãe né?, basta ter o numero dele, confirma? Mais uma dúvida, eu não tenho a certidão de nascimento de meu pai, ele nasceu no estado de Pernambuco, tenho 3 Certidões negativas de cartórios de lá, onde ele achava ter sido registrado!!! Alguém passou por essa dificuldade? Isso pode gerar algum problema?
@Assis sim, basta o número do assento para os próximos processos. Quanto a falta da certidão de nascimento de seu pai terá que pedir, junto com a transcrição de casamento, o processo de supressão de certidão. Leia essa discussão que explica como é feito http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro/p1. Ponta Delgada está sem conservador no momento e o processo de supressão depende de decisão do conservador. Se até terminar o processo de sua mãe não sido normalizada a situação por lá terá que mandar pra outra conservatória o processo.
Pessoal estou com um problemão caso alguem veja uma luz no fim do tunel me oriente por favor. Em 29.05 enviei para ovar os processos de atribuição da minha filha e do seu filho menor, o dele dependendo do dela porém o envio devidamente autorizado pela Lourdes, o da mãe foi numerado em meado de junho e ainda não finalizado tb percebo que não houve um processo sequer em dezembro. AGORA VAMOS AO PROBLEMA O MENOR FAZ 18 ANOS AGORA DIA 10.01.2018 E NÃO CONSIGO CONTATO COM A CONSERVATORIA, será que vou perder todos os documentos e terei de enviar novamente e pagar 175 euros? O QUE POSSO FAZER? Agradeço alguma orientação e aproveito para desejar um Otimo 2018 com saude e paz a todos.
@Denise, mesmo seu filho passando à maioridade, o processo já foi numerado como ele sendo menor, então creio não haver problema.Sobre o tempo decorrido, por eles serem menores, ja era para ter sido concluido.
@Vlad Pen Boa tarde, tenho uma dúvida, estou com processo em Ovar para cidadania do meu sogro e minha dúvida é, quando sair a cidadania dele para dar entrada na cidadania da minha esposa sendo o pai dela o declarante na certidão de nascimento, é necessário fazer a transcrição do casamento dele antes ou posso solicitar a cidadania dela sem a transcrição do casamento?
@digiel, se sua esposa der entrada no processo pela conservatória ACP não é necessária a transcrição de casamento dos pais dela nesse caso específico sendo o pai o declarante do nascimento dela.
Comentários
Acabei de consultar e apareceu que o objeto tinha sido entregue!!! Graças a Deus!!!!!
A Conservatória da Ilha da Madeira está processando atribuição de Nacionalidade?
Alguém poderia fazer a gentileza de inserir o processo de atribuição de minha mãe na planilha, ficaria muito grato.
Maria (mãe)
Data de envio do processo para Ovar: 07/06/2017
Data de recebimento por Ovar: 14/06/2017
Processo numero: 50.XXX
Data de abertura do processo: 25/10/2017
Data que entrou para despacho: out/2017 (não havia a informação do dia!!!
Linha de Registro: atendente Sr Luiz
Obrigado e boa sorte a todos os amigos e amigas do fórum!!!
A Conservatória da Ilha da Madeira não tem balcão de nacionalidade.
Conversei com um rapaz do grupo do Facebook, que ainda não teve seu processo de 31/10 concluído, ou seja, já é real que o prazo agora não é menor que dois meses. E pensar que no mês anterior estava em torno dos 30 dias
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=07765f646c744639&page=view&resid=7765F646C744639!146&parId=7765F646C744639!105&authkey=!AJfPooMrXkl1TPA&app=Excel
E pensar que há um tempinho atrás era em dias. Tem diversos relatos aqui no forum, de pessoas que tiveram processos dados entrada no balcão de Ovar, sendo concluído 1 a 4 dias depois!
O e-mail que ela enviou foi em novembro.
Acompanho um processo chegado em junho, e o mesmo foi para despacho em novembro, mas não sei quando foi enumerado.
Precisamos ter calma pois os processos tendem a demorar cada vez mais devido ao volume / quantidade de funcionários para trabalha-los.
Se serve de conforto, acompanho um amigo que está pelejando com o processo de cidadania italiana dele a 9 anos. Ele deu entrada em 2008 e a previsão de conclusão é 2019.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/notarios/trabalhadores-dos-registos-e-notariado-em-greve-para-a-semana
Ponta Delgada está sem conservador no momento e o processo de supressão depende de decisão do conservador. Se até terminar o processo de sua mãe não sido normalizada a situação por lá terá que mandar pra outra conservatória o processo.
Boa tarde, tenho uma dúvida, estou com processo em Ovar para cidadania do meu sogro e minha dúvida é, quando sair a cidadania dele para dar entrada na cidadania da minha esposa sendo o pai dela o declarante na certidão de nascimento, é necessário fazer a transcrição do casamento dele antes ou posso solicitar a cidadania dela sem a transcrição do casamento?