@Dayanaps nem todas Conservatórias numeram os processos na hora e quase todas tem q agendar a visita .As q são conhecidas do fórum, nenhuma está concluindo o processo em menos de 4 meses.
É preciso ter cuidado com o que se ouve e o que se fala, existem pessoas interessadas em desestimular que enviemos nossos processos diretamente para as conservatórias, vamos ficar atentos a essas informações!!! Fica o alerta!!!
@monique, precisa fazer agendamento e para esse ano parece q está lotada.Os processos presenciais tem a vantagem sobre os processos enviados pelo correio pq são numerado na hora.Prazo 6 a 7 meses.
Os processos entregues pessoalmente em Ovar tem prioridade sim. São numerados na hora e concluídos em menos de um mês. O razo de 5 meses para ser concluído são somente para processos enviados por correios...
O problema de Ovar é conseguir data para agendar. Mas existem conservatórias que só aceitam pessoalmente, estas são mais vazias e mais fáceis para agendar. Tbm são co fluidos
Os processos presenciais em Ovar devem ser agendados, são mais rápidos, mas abrirão o agendamento apenas ano que vem.
O único caso que ouvi de extravio (que nem foi de extravio), ocorreu em Vila Nova de Gaia, e foi postado há um tempo no fórum. No final não passou de um mal-entendido, e o processo só estava na grande pilha para ser enumerado.
Algumas conservatórias estão realmente demorando para enumerar, mas isso não significa extravio.
@luannamatieli, estão começando a trabalhar os processos de junho, então deve aguardar mais um pouco. Ele deve ser enumerado em breve.
@vlad pen o do meu avô. Entrada pessoalmente dia 26/abril e concluído dia 19/maio.
Inclusive já li vários comentários aqui sobre a diferença grande no tempo de conclusão entre processos pessoalmente e processos entregues por correios.
Fui lá na conservatória em Agosto, falei com a Lourdes e ela me explicou que quando entregamos pessoalmente, o formulários 1C é preenchido no computador e na hora já se tem o número do processo. E em alguns dias úteis é concluído.
Oi pessoal, me ajudem estou um pouco perdida. Uma pessoa deu entrada pra mim pessoalmente em Ovar a 1 mês. Na hora não recebeu número nenhum, e voltou lá a pouco tempo perguntar e lançaram no sistema. Ele me mandou uma foto do recibo, mas to meia perdida, não acho o tal numero. O meu processo é por atribuição, será que é muito demorado? Foi dado entrada dia 19/09. Obrigado
@Emly ligue na Linha de Registro 00xx 351 211950500, opção 1 depois 1 novamente entre 6:30 e 7:30. e diga q quer saber o número do seu processo. (xx é o código da operadora)
Como tenho agendamento em Ovar mês que vem, tenho acompanhado o pessoal que entregou documentação em setembro e outubro, e realmente está rondando os 30 dias para conclusão mesmo.
@vlad eu já liguei, e as meninas falam que Não tem nada no sistema. Estou bem preocupada, email, ninguém responde também. Porque seria ótimo se saísse em 1 mês mesmo. Alguem em Portugal para poder me ajudar?
@emily, como foi entregue teus documentos ? O quê eu entendo é: se você fez do jeito que enviamos pelo correio, inclusive com o documento 1C com assinatura presencial, e entregar pessoalmente, isto é a mesma coisa que enviar pelo Correios. A forma presencial, você tem que entregar pessoalmente, ou alguém com uma procuração em teu nome, e os dois não precisam levar o 1C.
@Juliana LT e @caiodib enviei ontem um e-mail para OVAR para confirmar essa informação q os processos presenciais são concluidos em 30 dias e Ovar me respondeu Hoje.
Bom Dia Essa informação não está correta, pois depende do serviço. Nos processos por inscrição (agendamento pessoal), os registos são exclusivamente feitos pelo Sr. Conservador e o tempo de demora depende do serviço que ele tem, que neste momento é imenso. Nos processos de transcrição (vindo pelo correio ou entrados ao balcão por requerimentos), os registos são todos feitos por mim, mas dependem sempre do despacho do Sr. Conservador. Neste momento o serviço de nacionalidade é imenso e não conseguimos chegar a toda a gente ao mesmo tempo, fazemos o melhor que podemos. Peço que tranquilize as pessoas porque não temos só processos das pessoas do forum e entram em média cerca de 150 processos por mês sendo humanamente impossível responder a email também que nos solicitam em que ponto estão os processos delas. Quando analisamos os documentos, se algo for necessário entraremos em contacto imediato com as pessoas, se não trabalhamos normalmente e só damos noticias no final dos processos. Eu sei que é deseperante para as pessoas mas também o é para nós que não conseguimos chegar a todos ao mesmo tempo. Concluindo aumentando o volume de processos, aumenta o tempo de conclusão dos mesmos. Cps Lurdes Dias
O processo "extraviado" foi um comentário no grupo do whats onde um conhecido tinha ido ate ovar e não achou nada sobre, no dia seguinte a mesma conseguiu contato com ovar e descobriu número e que estava para despacho.Sendo assim não se perdeu nada, o processo da pessoa esta para despacho e é de maio. Em outras palavras só criaram pânico e as ligações e emails para ovar aumentaram. Se alguém souber de alguma conclusão informar, tem algum tempo que não aparece nenhuma. Preocupado com prazos.
Como disse em outro tópico, o pessoal é muito ansioso, cidadania é algo complexo, temos muita sorte desses prazos que temos com Portugal... em outros países é infinitamente mais burocrático, caro e demorado. O pior é que a pressa quase nunca é justificada, procuram ter o processo o mais rápido possível, mas só vão usar a nacionalidade portuguesa daqui a 2,3, 10 anos... enfim... voltando ao tópico: Enviei por correio o processo do meu irmão (Fernando no dia 19/10/2017, chegou hoje em Ovar 25/10/2017. Atribuição. Farei o próximo contato com o CTT daqui a 20 dias para saber a situação do vale postal. Vou atualizando aqui conforme receber novas informações.
Olha a necessidade faz o gato pular, acredito que processos presenciais devem e tem que possuir um tratamento diferente, o indivíduo tem 3 meses para ficar legal em Portugal. Acredito quem da entrada pessoalmente possa estar vivendo no local ou de férias. Lembrando que todos podemos ir ate Portugal dar entrada.
@vlad eu dei entrada no processo da minha mãe dia 15 de setembro presencialmente cm dia agendado e no dia 19/10 já estava pronto qd dei entrada no meu processo Como a @karina disse eles realmente não estipulam prazos mais os processos presencialmente cm dia agendado São sim finalizados mais rápido
Gente, obviamente que a Lurdes não iria falar que concluem os processos presenciais em até 30 dias, por mais que o façam... Imaginem o número de pessoas que iriam optar "aparecer" por lá, a coitada ia surtar, rs. Com certeza a prioridade é maior para quem agenda um horário e está lá, mas eles também não podem honrar um prazo tão curto se o número de processos requeridos presencialmente aumentasse drasticamente. Paciência, amigos... E olha que é uma pessoa extremamente ansiosa escrevendo esta mensagem... rs.
Comentários
Poderia divulgar a fonte dessa informação: "Vi casos que os documentos estão sendo "extraviados" dentro da própria conservatória (não sei se procede)"
Isto está me soando conversa de advogado. Acompanho o forum há 1 ano e meio e nunca li um caso do tipo. Em nenhuma dos tópicos que acompanho!
Obrigado!
Fica o alerta!!!
Os processos entregues pessoalmente em Ovar tem prioridade sim. São numerados na hora e concluídos em menos de um mês. O razo de 5 meses para ser concluído são somente para processos enviados por correios...
O problema de Ovar é conseguir data para agendar.
Mas existem conservatórias que só aceitam pessoalmente, estas são mais vazias e mais fáceis para agendar. Tbm são co fluidos
O único caso que ouvi de extravio (que nem foi de extravio), ocorreu em Vila Nova de Gaia, e foi postado há um tempo no fórum. No final não passou de um mal-entendido, e o processo só estava na grande pilha para ser enumerado.
Algumas conservatórias estão realmente demorando para enumerar, mas isso não significa extravio.
@luannamatieli, estão começando a trabalhar os processos de junho, então deve aguardar mais um pouco. Ele deve ser enumerado em breve.
Entrada pessoalmente dia 26/abril e concluído dia 19/maio.
Inclusive já li vários comentários aqui sobre a diferença grande no tempo de conclusão entre processos pessoalmente e processos entregues por correios.
Fui lá na conservatória em Agosto, falei com a Lourdes e ela me explicou que quando entregamos pessoalmente, o formulários 1C é preenchido no computador e na hora já se tem o número do processo. E em alguns dias úteis é concluído.
A forma presencial, você tem que entregar pessoalmente, ou alguém com uma procuração em teu nome, e os dois não precisam levar o 1C.
Bom Dia
Essa informação não está correta, pois depende do serviço. Nos processos por inscrição (agendamento pessoal), os registos são exclusivamente feitos pelo Sr. Conservador e o tempo de demora depende do serviço que ele tem, que neste momento é imenso. Nos processos de transcrição (vindo pelo correio ou entrados ao balcão por requerimentos), os registos são todos feitos por mim, mas dependem sempre do despacho do Sr. Conservador. Neste momento o serviço de nacionalidade é imenso e não conseguimos chegar a toda a gente ao mesmo tempo, fazemos o melhor que podemos. Peço que tranquilize as pessoas porque não temos só processos das pessoas do forum e entram em média cerca de 150 processos por mês sendo humanamente impossível responder a email também que nos solicitam em que ponto estão os processos delas. Quando analisamos os documentos, se algo for necessário entraremos em contacto imediato com as pessoas, se não trabalhamos normalmente e só damos noticias no final dos processos. Eu sei que é deseperante para as pessoas mas também o é para nós que não conseguimos chegar a todos ao mesmo tempo.
Concluindo aumentando o volume de processos, aumenta o tempo de conclusão dos mesmos.
Cps
Lurdes Dias
Conservatória do Registo Civil de Ovar
www.irn.mj.pt
Rua Luís de Camões, nº 15, r/ch 3880-240 Ovar
Voip: 723191 Telefone: 256580980 Fax: 256580989
E-mail: civil.ovar@irn.mj.pt
Se alguém souber de alguma conclusão informar, tem algum tempo que não aparece nenhuma. Preocupado com prazos.
Mas, na prática, no dia a dia, o que eu tenho visto são os 30 dias. Pelo menos nesses casos que comentei, e são processos normais de atribuição.
O pior é que a pressa quase nunca é justificada, procuram ter o processo o mais rápido possível, mas só vão usar a nacionalidade portuguesa daqui a 2,3, 10 anos... enfim...
voltando ao tópico:
Enviei por correio o processo do meu irmão (Fernando no dia 19/10/2017, chegou hoje em Ovar 25/10/2017. Atribuição.
Farei o próximo contato com o CTT daqui a 20 dias para saber a situação do vale postal. Vou atualizando aqui conforme receber novas informações.
Como a @karina disse eles realmente não estipulam prazos mais os processos presencialmente cm dia agendado São sim finalizados mais rápido
Com certeza a prioridade é maior para quem agenda um horário e está lá, mas eles também não podem honrar um prazo tão curto se o número de processos requeridos presencialmente aumentasse drasticamente.
Paciência, amigos... E olha que é uma pessoa extremamente ansiosa escrevendo esta mensagem... rs.