Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

1100101103105106151

Comentários

• editado October 2017
    @Moacir Vasconcelos Junior,

"...o envio do vale postal do brasil demora cerca de 20-30 dias. "
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/112802/#Comment_112802

Gostaria de corrigir esta informação:
    o vale postal é eletrônico e não vai fisicamente para Portugal, é repassado eletronicamente.
    Logo, chega em horas.
    Pode, contudo, demorar ao ser sacado pelo trabalho acumulado das conservatórias.

O que demora é o SEDEX EMS (dias) e as cartas registradas.
  • Olá, @Maicon Roger,

"...Outra coisa ela pediu pra não enviar mais o vale postal no nome da conservatória pq isso vai atrasar o processo pois eles não podem mais receber os vales e mandam direto pra IRN."
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/114900/#Comment_114900

Apenas para melhor esclarecer, as conservatórias continuam recebendo Vales Postais normalmente.
    O que se pede é que o Vale Postal seja remetido a IRN.IP, e não à Conservatória.
    O que é remetido à Conservatória são os documentos, para o processo.
    Sobre isso, gostaria que vissem a discussão abaixo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos

Adicionalmente, lembro que confirmamos que o pagamento com cartão de crédito somente para processos realizados na CRCentrais Lisboa.
  • @felipe,

não é questão deles não receberem os vales. É que não é o procedimento padrão.
    E o caminho correto é que o vale seja endereçado ao IRN.IP, e os documentos à Conservatória.
    Foi isso que a Lurdes comentou com o @Maicon.
  • @Ana Sales,

por favor, veja a discussão abaixo e as postagens que acabei de fazer por aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
  • Pessoal,

as Conservatórias estão lotadas de processos.
    O que podemos fazer para ajudá-los, devemos, já que nos atendem sempre tão bem.
    Não adianta termos pressa e cobrarmos celeridade, se falhamos no procedimento estipulado.
  • editado October 2017
    @Marcia eu concordo com vc, a tendência do tempo de processos só esta aumentando devido a demanda que aumentou só resta esperar.
    Todos queremos terminar o quanto antes o processo ainda acho valido ligar para LR para diminuir o desespero, lembrando de ignorar maria, ontem tive uma chat desagradável com ela, meu processo é de maio e só foi enumerado em setembro. Já se encontra para despacho e a resposta da maria foi "acabou de ser numerado e esta a ser trabalhado aguarde" e eu perguntando em qual fase estava analise, despacho ou talvez registro e ela não me informou. Agora depois disso se ela atender eu desligo e ligo novamente liguei 11x ate outra pessoa me atender e descobri que ainda esta para despacho.
  • @marcia vc sabe me dizer o tempo médio entre ir para despacho e ser concluído um processo de atribuição em Ovar?
  • @ Moacir Vasconcelos Junior.. eu já li vários relatos aqui no fórum como seu, desabafos com toda razão, pelo péssimo atendimento dessa Sra. MARIA, ou outros funcionários públicos das conservatórias, a realidade é que sabemos e a cada dia mais vem aumentando milhares de brasileiros, encaminhando os processos e aguardando a conclusão para poder entrar com os demais sucessivamente da família e o que ocorre as informações é só em mais e mais prazos sem fins, pelo que pagamos as taxas para o MP analisarem nossos processos, portanto nada é de favores, até quando seremos tratados com descasos? Ou algumas outras justificativas(desculpas) de analise em atrasos, como por excesso demanda...poucos profissionais, se a realidade é muitos poucos são qualificados para esse tipo de serviços... assim nunca vai chegar a um bom senso se não exigirmos o mínimo de respeito, seriedade para esses trabalhos sejam concluídos de forma correta, em prazos, sendo óbvio a necessidade de contratação de mais profissionais competentes e que possam atender ao aumento de processos, lembrando que para isso são remunerados por todos nós.
  • Na verdade eles sao remunerados pelo contribuinte português nao por nós, esses valores que pagamos sao apenas os custos do processo, nao acho que conservatórias visem o lucro

ainda acho que os prazos sao muito bons das conservatorias, o pessoal que parece fazer planos antes mesmo de ter concluído o processo

tenho um amigo que esta fazendo o processo equivalente ao nosso da cidadania alema e vcs nao tem nem nocao da dor de cabeça

Temos que ter calma
  • @Juliana LT,

atualmente, até 2 meses.
  • @Marlo,

o desabafo do @Moacir é em relação à Linha Registos, não aos funcionários das Conservatórias.
    O atendimento da Linha Registos é um pouco rude, sim.

Mas, quanto aos funcionários das Conservatórias, não acho que temos a reclamar. São gentis e tentam ajudar a todos da melhor maneira possível. Porém, o backlog só cresce, e com isso, as cobranças de todas as partes.
    Devemos nos colocar no lugar destes funcionários, para entendermos o quanto é complicado!

O que o @Leonardo Carlos escreveu é uma realidade: não há um processo sequer que não se tenha presa.
    Todas as demais nacionalidades européias demoram muito, até anos.
    O processo de nacionalidade portuguesa é muito mais tranquilo.
  • editado October 2017
    @Marcia para o pessoal q acha q nacionalidade portuguesa é demorada e dificil ....tentem pedir a nacionalidade italiana para ver o q é sofrimento .Só a fila do consulado é de 7 anos.
  • Verdade, @Vlad Pen.
    Não só a italiana, a espanhola, a alemã, a húngara.
    Tenho conhecidos que estão há muito tempo esperando as suas.
  • Povo sem paciência!!
    Manda o processo hoje e já ficam perguntando quanto tempo demora, como fosse um ciência exata...se estão despachando processos de maio é claro que quem mandou hoje só ano que vem...relaxa.

@Vlad, queria ter a sua paciência de monge pra responder tanta pergunta banal, que na pagina anterior alguem ja perguntou...kkk
  • @Marcia @Vlad Pen... a questão da posição na constante demora em analise dos processos esta bem claro que são poucos profissionais qualificados numa enorme demanda crescente de processos e o MP não tem interesse em contratarem novos funcionários, não querem gastar, só entrada de lucros, sem preocupar com prazos, nada vai mudar além dos prazos cada dia mais sem noção... entendo sim @Vlad Pen que esta é umas das principais causas que tornam muito mais morosos os processos e que não esta focada em comparação a quanto tempo na solicitação de pedido a nacionalidade italiana ou outra que seja, vejo como descasos desses países. A realidade que nosso país sempre foi um mãe de braços abertos a todos outros povos, que somos descendentes e que na sua maioria só preocuparam em obter alguma vantagem e que ainda continuam tirando e agora alguns países acham que estão fazendo até algum tipo de favor em conceder a cidadania, com suas regras e supostamente como até uma retribuição a tudo que levaram daqui em mais de 500 anos, sabendo que todos imigrantes que entraram aqui sem quase a nada a declarar, além do seu próprio nome.
  • Hoje eu tento sempre olhar para os 2 lados. Vou aproveitar então para puxar a orelha dos ansiosos. Somando todas as conservatórias, quantos processos devem estar tramitando ? 10.000 ? 100.000 ? Não importa quantos exatos, sabemos que são muitos, e não só do Brasil. Tenho certeza que a maioria dos telefonemas e e-mails enviados para lá, atrapalhando o andamento dos seus próprios processos, são apenas por ansiedade, e não para resolver alguma pendência, fora as dúvidas que estão exaustivamente repetidas neste fórum. Talvez não encontremos alguma coisa, e podemos perguntar aos mais experientes aqui sim, mas eu vejo perguntas repetidas que foram feitas e respondidas na mesma página !!!! A pessoa nem lê um pouco. Quando você lê, você fica sabendo de coisas que você nem iria perguntar e iria se lascar, e coisas que você tinha certeza e iria perder tempo, pois não iria perguntar também.
    Obrigados à todos que nos ajudam com suas experiências !
  • @vlad el,
    Eu já recebi. Respondi ao e-mail dizendo o país e a cidade. E eles responderam a data que foi sacado
  • Você precisa informar também o seu nome
  • O processo de minha mãe está para despacho desde 22/05. Nunca mais recebi nenhum comunicado nem telefonei.
    Porém, agora tenho ficado preocupada com possível exigência. Mas não recebi nenhum e-mail.
    5 meses em despacho.
  • A conservatória de Ovar aceita atribuição para netos !?
  • @Moacir Vasconcelos Junior, vi seu relato dizendo que seu processo de maio só foi numerado agora em setembro. Como você ficou sabendo que o processo foi numerado? Eu dei entrada no processo do meu pai em julho (o vale postal foi sacado em julho) e até hoje o processo nem foi numerado. Já liguei pra LR e não encontram nas referente a ele...
  • @Tania Regina, estão trabalhando os processos de abril / maio, e seu processo deve ficar pronto nesse mês ou mês que vem.

@dayanaps, não. Atribuição para netos somente em Lisboa.

@Isabela Bessa, estão trabalhando nos processos entrados de maio para frente no momento.
    Eles fizeram o levantamento de todos os vales postais para evitar que a pessoa tenha algum transtorno com esse vale.

Essa semana um processo que acompanho foi para despacho. Sei que ele chegou a Ovar no final de maio.
  • Obrigada, @caiodib também acho que esse mês de outubro/novembro recebo uma alegria de lá !
  • @caiodib obrigada pela informação! Quando esse processo que você acompanha foi numerado eles te enviaram um e-mail avisando?
  • @Tania Regina

Estou na mesmo situação que a sua, não recebi nenhuma exigência ate o momento.
  • @Isabela Bessa, não. O único e-mail que recebi foi quando ele foi para despacho.

@fesalles, se não tem exigência, o processo está a tramitar normalmente. Só aguardar.
  • editado October 2017
    Boa tarde pessoal,
    Estou preenchendo o formulário 1C das minhas filhas para conseguir enviá-los amanhã. Poderiam me ajudar numa dúvida? No quadro 2 colocarei o X na mãe portuguesa. E no número 1 em que fala da não apresentação do registro de nascimento do progenitor (eu ainda não tenho, só tenho o número do assento que Ovar me enviou), tenho que indicar o local e data do nascimento. As perguntas são:
    a) Freguesia: coloco o quê? Lisboa?
    b) Concelho: coloco o quê?
    c) País: Portugal, certo? embora tenha nascido aqui.
    Obrigada
  • @Maria da Gloria,

preencha apenas: Data do nascimento: assento com o nº xxxx do ano de xxxx e marque
    Conservatória dos Registos Centrais
  • Boa tarde!
    Meu processo foi recebido em Ovar dia 29/06 e foi numerado ontem, 23/10, quase 4 meses depois. Recebi e-mail da Lurdes avisando. Agora torço pra que pelo menos esteja caminhando, e com um pouquinho de paciência uma hora sai.
  • Pessoal,

Estou preocupada... meus documentos foram recebidos por Lurdes em 26/06. Ela entrou em contato na época informando que a documentação estava correta e que era só ter paciência para aguardar... Pois bem, geralmente os processos são numerados em 03 meses, mas até agora sem numeração! Vi casos que os documentos estão sendo "extraviados" dentro da própria conservatória (não sei se procede). Tentei ligar para Ovar, mas a ligação não completa... e-mail sem retorno... alguma luz, senhores?!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.