agradeço a atenção e ajuda que venho recebendo nesse fórum.
Ainda tenho algumas dúvidas:
1) A segunda atribuição de nacionalidade será da minha avó para minha mãe. Nesse momento, minha vó já será portuguesa. Quem registrou o nascimento de minha mãe foi meu avô (Espanhol). Porém eles não eram casados, que documento preciso apresentar? Normalmente eles pediriam a certidão de casamento para fazer a transcrição.
2) Um próximo passo será minha atribuição (de minha mãe para mim). Quem declarou meu nascimento foi meu avô (Espanhol, o mesmo que declarou o nascimento de minha mãe). Minha mãe era casada e divorciou recentemente. Nesse caso, vou ter de providenciar a certidão de casamento com a averbação do divórcio, para fazer a transcrição na certidão de nascimento portuguesa da minha mãe? Me preocupo em enviar os documentos mais completos possível, para agilizar o processo.
Eles não ficam nos avisando sobre o status do processo. Tente acompanhar pelo site dos Correios (ou serviço similar que você utilizou) a data em que os documentos chegam em Tondela. A partir daí espere uns 10 a 15 dias e comece a telefonar na linha de Registros Centrais (eu não tenho o telefone de cabeça, mas você acha fácil aqui no fórum) para pedir as informações.
Tondela está muito estranho. Pelo que acompanho aqui eles estão priorizando filhos diretos de Portugueses e Crianças.
Mandei o meu e do meu Pai em Agosto, sendo meu avô Português, o dele saiu em 7 dias. O meu foi concluído na primeira semana de Setembro, porém com a pendencia de registro que não fora criado até hoje.
Acho estranho, porque o registro costuma ser o mais rápido... Se alguém tenha alguma outra informação me avise.
eu também estou vendo que isso esta acontecendo, mesmo porque eu acordo todos os dias as 5h da manha, para ligar no LR, para saber alguma coisa sobre numeração de meu processo e do meu pai, e nunca consigo falar... e o pessoal liga e já é atendido, mandam e-mails, e recebem informação... estou com duvidas com relação ao atendimento da Linha de Registros, e como nossos moderadores, pediram EVITAR ENVIAR E-MAILS PARA NÃO ATRAPALHAR O ANDAMENTO DOS PROCESSOS, vejo que as pessoas não entendem e mandam mesmo assim....
estou aguardando alguma novidade deles, sem pressionar para evitar qualquer atraso....
Calma pessoal... @richardmatos, quem gera o registro é a Conservatoria de Registos Centrais de Lisboa. A conservatória de Tondela já concluiu o seu trabalho.
@Juliana, liguei as 7h aqui as 11h de lá, fui atendido em menos de 5 minutos. Tente esse horário.
Só salientando que sabendo do procedimento mandei toda documentação certa.
Eu tenho sido atendida rapidamente na linha de registros (00 XX 351 211 950 500). Liguei hj para saber do processo de minha sogra (filha de português) e continua em análise.
Olá boa tarde!, acabei de enviar a documentação para Tondela, fiz o vale postal e ao inves da atendentes escrever IRN, IP ela escreveu IRM, IP, será que tere problemas??? Pior que nao vi na hora, só quando já tinha enviado tudo
@Juliana, o pessoal que liga e escreve e-mail não entende que está prejudicando a si mesmo, porque quando mais atrasa o atendimento mais a fila aumenta.
Eu ligo 1 vez por semana para a Linha de Registros e sempre fui atendido,
Uma vez atendido por uma pessoa mais perdida que cego em tiroteio, e outras vezes um atendimento normal, vai de sorte.
Liguei acho que umas 6 vezes no total, todas recebendo o status que estava aprovado poem aguardando registro, porém hoje liguei e uma mulher na má vontade me fala, "seu processo está em Analise", haha, tive que comentar que tinha recebido outro status na semana passada, que só faltava registro, ai ela me pediu um minuto e retornou, "Sim senhor, falta registro".
Então é bom tomar cuidado com os status que recebemos por lá rs
Verifique alguns dias depois da documentação chegar em Tondela na Linha de Registos se existe nr. de processo. Se abrirem o processo é que o vale foi sacado.
Geralmente se der problema no saque do Vale Postal eles avisam.
Pessoal, quando enviamos processo de nacionalidade e transcrição de casamento juntos, os vales são sacados no mesmo momento? E quanto ao processo, seria um número para nacionalidade e outro para transcrição?
MEU MARIDO LIGOU UMA VEZ E ME DISSERAM QUE MEU PROCESSO ESTAVA CONCLUIDO, FICAMOS TODOS FELIZES, E FICAMOS AGUARDANDO UNS 20 DIAS E NADA, AI LIGAMOS NOVAMENTE E A ATENDENTE NOS DISSE QUE A PESSOA QUE NOS HAVIA PASSADO A INFORMAÇÃO, HAVIA PASSADO ERRADO. QUE ESTAVA EM ANALISE, VC ACREDITA... QUASE MORRI, AI DESISTI DO PEDIDO POR LISBOA, CANCELEI TUDO, SOLICITEI A DEVOLUÇÃO DE 50% CONFORME A LEI E IRÃO DEPOSITAR NA CONTA DE UMA PRIMA MINHA QUE MORA EM PORTUGAL. AGORA SOLICITAMOS TUDO DE NOVO POR TONDELA, POR ESTAREM MAIS RAPIDOS, DISSERAM QUE ME NO MAXIMO 20 DIAS ESTARIA O DO MEU PAI E O MEU ASSENTO PRONTOS, MAS DO JEITO QUE ESTÃO FAZENDO, DANDO PRIORIDADE AQUELES QUE SÃO GRATUITOS, DEVE DEMORAR UM POUCO MAIS QUE 20 DIAS UTEIS.
@Milla Marletta, não sei te responder quanto aos vales mas quanto aos processos, sim são números separados.
A atribuição (nascimento) é registrada na Conservatória dos Registos Centrais. O casamento vai ser um outro número, registrado na própria Conservatória (Tondela, no caso).
@Milla Marletta, não sei te dizer. Quando fiz a da minha mãe por Tondela a própria conservadora (Ana Margarida) me enviou dois e-mails: um dizendo que havia iniciado o processo e outro, um dia depois, me dizendo que havia sido concluído (enviando por e-mail o número da transcrição) e que havia enviado a certidão pelo Correio. Acredito que com o excesso de processos de agora fique inviável ela ficar fazendo isso para todos os casos.
@Robert, com certeza devem estar com muito trabalho, haja vista a "demora" na conclusão dos processos. Estou perguntando pois, farei a atribuição para meu marido, após a conclusão do processo de nacionalidade de minha sogra e precisarei estar com tudo ok! Vou esperar... quem sabe na conclusão, eles não enviem um e-mail, não é mesmo? Obrigada mais uma vez.
Quem gera o registro não é a CRC Lisboa, é a própria conservatória que tratou o processo (no caso, Tondela). A numeração é que segue um sequencial da CRC Lisboa (numeração centralizada).
@Luizhcr, é possível ainda enviar certidões em inteiro teor digitadas? Sim.
Elas devem ser apostiladas (a de casamento e a do Conjuge)? Todas as certidões brasileiras têm que ser apostiladas.
É necessário apostilar o RG também? Para a transcrição de casamento, não.
Tenho também algumas certidões e RG que foram legalizados no consulado pelo processo antigo, posso utiliza-las? Se tiverem sido emitidas em menos de 180 dias, as conservatórias ainda estão aceitando.
Como trabalho em TI e já trabalhei em orgãos públicos por aqui, esses sequenciais são realizadas por centrais. Por exemplo, para emitir um RG em SP em um poupa-tempo do interior, sua identidade é emitida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e remetida para a unidade que foi solicitada a emissão, para centralizar e entre outras coisas evitar reserva indevida de registro de ID do RG.
No caso de licenciamento de veículos é mesma coisa, emitido pelo Detran após autorzação do Sefaz.Pode perceber que se você for no Poupa Tempo da Sé o documento sai na hora, mas em outras unidades demora de meia hora a até 3 horas.
@Marcosalonso, eu enviei inteiro teor reprografica (fotocópia do livro de registro). Segue abaixo, e-mail enviado pela Conservadora de Tondela:
Ex.º Senhora: Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de certidão de nascimento por fotocópia (reprográfica) e legalizada da pessoa a registar, cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado e indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910). A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa. O formulário é o modelo1C (disponível no nosso site, www.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura. Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.
O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 3460-584 Tondela
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Espero ter ajudado. Não se esqueça que deverá reconhecer a assinatura do notário.
Comentários
agradeço a atenção e ajuda que venho recebendo nesse fórum.
Ainda tenho algumas dúvidas:
1) A segunda atribuição de nacionalidade será da minha avó para minha mãe. Nesse momento, minha vó já será portuguesa. Quem registrou o nascimento de minha mãe foi meu avô (Espanhol). Porém eles não eram casados, que documento preciso apresentar? Normalmente eles pediriam a certidão de casamento para fazer a transcrição.
2) Um próximo passo será minha atribuição (de minha mãe para mim). Quem declarou meu nascimento foi meu avô (Espanhol, o mesmo que declarou o nascimento de minha mãe). Minha mãe era casada e divorciou recentemente. Nesse caso, vou ter de providenciar a certidão de casamento com a averbação do divórcio, para fazer a transcrição na certidão de nascimento portuguesa da minha mãe? Me preocupo em enviar os documentos mais completos possível, para agilizar o processo.
Obrigado mais uma vez a todos.
Liguei agora a pouco na Linha de Registos.
Informo que o processo meu filho (menor) recepcionado em Tondela dia 28 de setembro foi concluído dia 3 de outubro.
Obrigado mais uma vez pela ajuda de todos.
Vale o reforço: Não liguem, não mandem email as conservatórias, pois estão se esforçando para dar vazão ao fluxo de processos que tem recepcionado.
Todas as informações que precisei consegui nesse fórum, o que agradeço muito. Perguntem por aqui, pois estamos para nos ajudar mutuamente.
Qualquer informação que puder ajudar estou a disposição.
Um grande abraço a todos.
Luiz.
Eles não ficam nos avisando sobre o status do processo.
Tente acompanhar pelo site dos Correios (ou serviço similar que você utilizou) a data em que os documentos chegam em Tondela. A partir daí espere uns 10 a 15 dias e comece a telefonar na linha de Registros Centrais (eu não tenho o telefone de cabeça, mas você acha fácil aqui no fórum) para pedir as informações.
Obrigada, farei isso!!
Você sabe se dá para acompanhar o status do Vale? Se já foi sacado ou não?
Tondela está muito estranho. Pelo que acompanho aqui eles estão priorizando filhos diretos de Portugueses e Crianças.
Mandei o meu e do meu Pai em Agosto, sendo meu avô Português, o dele saiu em 7 dias. O meu foi concluído na primeira semana de Setembro, porém com a pendencia de registro que não fora criado até hoje.
Acho estranho, porque o registro costuma ser o mais rápido... Se alguém tenha alguma outra informação me avise.
eu também estou vendo que isso esta acontecendo, mesmo porque eu acordo todos os dias as 5h da manha, para ligar no LR, para saber alguma coisa sobre numeração de meu processo e do meu pai, e nunca consigo falar...
e o pessoal liga e já é atendido, mandam e-mails, e recebem informação...
estou com duvidas com relação ao atendimento da Linha de Registros, e como nossos moderadores, pediram EVITAR ENVIAR E-MAILS PARA NÃO ATRAPALHAR O ANDAMENTO DOS PROCESSOS, vejo que as pessoas não entendem e mandam mesmo assim....
estou aguardando alguma novidade deles, sem pressionar para evitar qualquer atraso....
@richardmatos, quem gera o registro é a Conservatoria de Registos Centrais de Lisboa. A conservatória de Tondela já concluiu o seu trabalho.
@Juliana, liguei as 7h aqui as 11h de lá, fui atendido em menos de 5 minutos. Tente esse horário.
Só salientando que sabendo do procedimento mandei toda documentação certa.
Sim, imagino que seja isto, porém de qualquer forma é um tempo elevado, mas o que me resta é esperar rs.
Abraços
Eu ligo 1 vez por semana para a Linha de Registros e sempre fui atendido,
Uma vez atendido por uma pessoa mais perdida que cego em tiroteio, e outras vezes um atendimento normal, vai de sorte.
Liguei acho que umas 6 vezes no total, todas recebendo o status que estava aprovado poem aguardando registro, porém hoje liguei e uma mulher na má vontade me fala, "seu processo está em Analise", haha, tive que comentar que tinha recebido outro status na semana passada, que só faltava registro, ai ela me pediu um minuto e retornou, "Sim senhor, falta registro".
Então é bom tomar cuidado com os status que recebemos por lá rs
Essa você me pegou, não faço idéia.
Verifique alguns dias depois da documentação chegar em Tondela na Linha de Registos se existe nr. de processo. Se abrirem o processo é que o vale foi sacado.
Geralmente se der problema no saque do Vale Postal eles avisam.
Abs,
Obrigada.
Tenho uma dúvida com relação a transcrição de casamento em Tondela.
É possível ainda enviar certidões em inteiro teor digitadas?
Elas devem ser apostiladas (a de casasmento e a do Conjuge)?
É necessário apostilar o RG também?
Tenho também algumas certidões e RG que foram legalizados no consulado pelo processo antigo, posso utiliza-las?
Recebi essa semana as certidões via correio de PD (processos finalizados em 30/08) agora vou tocar o resto.
Muito obrigado!
MEU MARIDO LIGOU UMA VEZ E ME DISSERAM QUE MEU PROCESSO ESTAVA CONCLUIDO, FICAMOS TODOS FELIZES, E FICAMOS AGUARDANDO UNS 20 DIAS E NADA, AI LIGAMOS NOVAMENTE E A ATENDENTE NOS DISSE QUE A PESSOA QUE NOS HAVIA PASSADO A INFORMAÇÃO, HAVIA PASSADO ERRADO.
QUE ESTAVA EM ANALISE, VC ACREDITA...
QUASE MORRI, AI DESISTI DO PEDIDO POR LISBOA, CANCELEI TUDO, SOLICITEI A DEVOLUÇÃO DE 50% CONFORME A LEI E IRÃO DEPOSITAR NA CONTA DE UMA PRIMA MINHA QUE MORA EM PORTUGAL.
AGORA SOLICITAMOS TUDO DE NOVO POR TONDELA, POR ESTAREM MAIS RAPIDOS, DISSERAM QUE ME NO MAXIMO 20 DIAS ESTARIA O DO MEU PAI E O MEU ASSENTO PRONTOS, MAS DO JEITO QUE ESTÃO FAZENDO, DANDO PRIORIDADE AQUELES QUE SÃO GRATUITOS, DEVE DEMORAR UM POUCO MAIS QUE 20 DIAS UTEIS.
O JEITO É AGUARDAR...
A atribuição (nascimento) é registrada na Conservatória dos Registos Centrais. O casamento vai ser um outro número, registrado na própria Conservatória (Tondela, no caso).
Obrigada.
Vou esperar... quem sabe na conclusão, eles não enviem um e-mail, não é mesmo? Obrigada mais uma vez.
Em Tondela a única exigência para a cópia reprográfica é no processo de atribuição.
Como no seu caso é a transcrição de casamento, poderá realizar por lá com as certidões de inteiro teor.
Tondela exige que o RG seja cópia autenticada e apostilada
sobre
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/60311/#Comment_60311
Quem gera o registro não é a CRC Lisboa, é a própria conservatória que tratou o processo (no caso, Tondela).
A numeração é que segue um sequencial da CRC Lisboa (numeração centralizada).
é possível ainda enviar certidões em inteiro teor digitadas?
Sim.
Elas devem ser apostiladas (a de casamento e a do Conjuge)?
Todas as certidões brasileiras têm que ser apostiladas.
É necessário apostilar o RG também?
Para a transcrição de casamento, não.
Tenho também algumas certidões e RG que foram legalizados no consulado pelo processo antigo, posso utiliza-las? Se tiverem sido emitidas em menos de 180 dias, as conservatórias ainda estão aceitando.
Para Tondela não precisa apostilar a cópia autenticada do RG para o processo de transcrição de casamento?
E exigência por Tondela de cópia autenticada e apostilada do RG só para atribuição?
@Luizhrc,
Pedroe-me na informação acima. Pois informei que precisaria de apostilar o RG para a transcrição e muito obrigado @Marcia pela correção.
não. Só precisa apostilar a cópia autenticada do RG para processo de atribuição, em Tondela.
Não sabia, obrigado por esclarecer,
Como trabalho em TI e já trabalhei em orgãos públicos por aqui, esses sequenciais são realizadas por centrais. Por exemplo, para emitir um RG em SP em um poupa-tempo do interior, sua identidade é emitida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e remetida para a unidade que foi solicitada a emissão, para centralizar e entre outras coisas evitar reserva indevida de registro de ID do RG.
No caso de licenciamento de veículos é mesma coisa, emitido pelo Detran após autorzação do Sefaz.Pode perceber que se você for no Poupa Tempo da Sé o documento sai na hora, mas em outras unidades demora de meia hora a até 3 horas.
Imaginei que seguisse a mesma linha...
@Fabiano
Vi seu comentário e fiquei na dúvida:
Para processo de atribuição é preciso cópia reprográfia apenas? Ou as duas: reprográfica e inteiro teor?
Estou finalizando meu processo.
Grato
Ex.º Senhora:
Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de certidão de nascimento por fotocópia (reprográfica) e legalizada da pessoa a registar, cópia autenticada (legalizada)do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado e indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
O formulário é o modelo1C (disponível no nosso site, www.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura.
Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.
O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Com os melhores cumprimentos,
A Conservadora,
Ana Margarida Borges da Silva León
Espero ter ajudado. Não se esqueça que deverá reconhecer a assinatura do notário.
Vc vai com o formulário 1C e assina na frente do funcionário do cartório. Peça que seja reconhecido por Autenticidade.