Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

15455575960454

Comentários

  • O endereço para o envio do vale postal e os documentos é o mesmo?

    em favor do IRN,IP (MANUTENÇAO DE RESIDENTE)
    CONSERVATORIA DO REGISTRO CIVIL DE TONDELA
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela

    Um vale de 120 para transcrição e outro de 175 para atribuição, colocar uma copia dos vales no envelope dos documentos.

    Quem deve assinar o vale nos correios a minha mãe, pois o processo e dela ou nao tem nada haver eu posso fazer o vale no nome dela?
  • Ribeiro,
    O vale postal e o sedex tem o mesmo endereçamento porém, destinatários diferentes: IRN, IP para o vale e Conservatória para os documentos.

    Faça o vale em nome da requerente e leve a identidade da pessoa que vai assinar.
  • @Paulo, tem como consultar o andamento através da linha de registros (211 950 500).
    Lembrando que o código do país é 351
  • @Milla,

    Obrigado por mais está informação!!
  • @mariza guerra,

    Pelo que eu entendi eu faço o vale no nome da minha mãe com os dados dela (identidade) e eu posso assinar por ela? Ela é idosa não pod ficar se locomovendo
  • Ribeiro,

    O vale precisa ser em nome do requerente, no caso da sua mãe. Leve uma cópia da identidade dela e você assina. Junte uma cópia do vale ao processo. Alguns atendentes emitem uma segunda via, peça antes da conclusão do vale.
  • @Ribeiro,vc leva o RG e o numero do CPF(caso não conte no RG dela).Faz o vale com nome e todos os dados da sua mãe.
  • Muito obrigado. :)
  • @Ribeiro

    Complementando a Mariza e a Maria Nelida, tire uma xerox do Vale Postal (boleto com a numeração), se não te derem a segunda via, e coloque no seu processo. Guarde o boleto original com você e anexe a segunda via (ou a xerox do boleto) junto com os documentos.
  • PESSOAL, bom dia!

    Preciso que me ajudem a esclarecer uma dúvida importante. Meu pai tirou a cidadania dele por atribuição do meu avô que é português nativo, e agora eu quero iniciar meu processo de atribuição pelo meu pai, que já tem cidadania, cartão cidadão, tudo certo.

    Porém, Tondela me informou que eu precisava da "certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa, ou indicação de seu assento", mas meu pai é nascido no Brasil logo não possui certidão portuguesa. Outra observação, ele foi o meu declarante na minha certidão de nascimento.

    A dúvida é, eu teria que transcrever o casamento dele com minha mãe (brasileira)??? E que certidão de nascimento dele eu tenho que enviar (ou envio o cartão cidadão), visto que ele não tem a certidão portuguesa?

    MUITO OBRIGADA
  • @Natalia, se seu pai tirou cidadania, ele tem sim certidao de nascimento portuguesa.
  • @MendesNatalia, se seu pai é atribuído o Assento de Nascimento dele deve estar registrado na Conservatória dos Registros Centrais. Você pode tentar enviar um e-mail para eles pedindo o número do Assento e Ano (é suficiente para incluir no formulário) crcentrais@dgrn.mj.pt.
    Outras opções seriam a Linha de Registos e, acredito que em último caso, recorrer ao Consulado para conseguir uma cópia do Assento.
  • @Robert Obrigada!! Vou mandar o email para la e ver como se solicitar a certidão que seja enviada a mim... Uma pergunta, o que seria o numero de assento?
  • @Emerson obrigada, eu nao sabia que ao tirar cidadania por atribuicao, era criada uma certidao de nascimento portuguesa mesmo que o cidadao tenha nascido no estrangeiro.
  • Boa noite,
    Postei outro dia aqui nesta discussao mais apagaram meu post, acabei enviado um email para Tondela, onde desejo fazer meu processo, mas me responderam que nao podiam analisar meu caso devido ao grande volume de processos entao vou voltar novamente a solicitar ajuda aqui.
    Segui todas as instrucoes que li aqui.
    Quero fazer a atribuicao de minha avó, filha de pai portugues, declarante na sua certidao de nascimento. Ja apostilei a certidao de inteiro teor com copia reprografica do nascimento de minha avó, copia do rg apostilada, copia da certidao de casamento autenticada (mudanca de nome de casada para solteira), formulario 1c preenchido e assinado e autenticado por autenticidade.
    Minhas duvidas sao:
    1- Na certidao de nascimento de minha avo, diz que o pai dela (que foi o declarante) é portugues e "casado", neste caso preciso averbar o casamento dele antes de atribuir minha avo? Ou Tondela aceita assim?
    2 - O estado civil dela é viuva, conforma coloquei no 1c, precisa alem da certidao de casamento para atestar a mudanca de nome, preciso enviar certidao de obito do marido dela para comprovar o estado civil?
    Obrigado.
  • Boa noite pessoal,
    Depois de muitas dicas coletadas aki no fórum, fui buscar todas as certidões necessárias para iniciar o processo de aquisição da minha avó (transcrição do casamento do bisavô; aquisição e transcrição do casamento da minha avó).
    Depois de juntar tudo, voltei aki no fórum e me deparei com essad novas regras (da necessidade da cópia reprográfica das certidões. Todas as certidões que fiz foram de inteiro teor mas não cópias reprográficas.
    Vi que Tondela aceita estas certidões desde que alegado a impossibilidade da certidão por cópia reprográfica. Como alegar isso? Envio um email para eles falando da impossibilidade dessas certidões e a cópia dad que eu possuo? Goataria de tentar de alguma forma usar estas certidões que já possuo (já gastei um bom dinheiro nelas né....).
    Outra dúvida, consigo mandar todos esse processos no mesmo envelope (transcrição do casamento do bisavô; aquisição da minha avó e transcrição do casamento da minha avó)?

    Muito obrigado!!!
  • editado October 2016
    @bsanches, quem justifica a impossibilidade é o cartorio que fez as certidoes. Eles emitem um oficio ou algo parecido informando qie o cartorio nao emite copia reprografica e o motivo.
    A sua opção é fazer por Ovar que aceita certidoes de inteiro teor, vc tem que reconhecer firma de quem assinou as certidoes e apostilar num cartorio. Se o cartório que emitiu nao fizer, vc pode apostilar em outro. Algumas conservatorias aceitam 2 processos por vez.
    O processo é de aquisicao ou atribuiçao?
  • Pessoal, apenas para constar, hoje dia 1 de Outubro, consegui fazer o vale postal para Tondela sem nenhum problema na agência do Shopping Morumbi em São Paulo.
  • O processo é por aquisição. Queria fazer por Tondela pq vi que ovar esta demorando mais tempo. Acho que vou fazer este primeiro processo por Ovar pois, já tenho as certidões sem a cópia reprográfica e as outras eu mando para Tondela.
  • @ bsanches, aquisicao nao passa de geracao para geracao, está ciente disso?
  • @bsanches é aquisição ou atribuição?
    Avô > neto = aquisição/Naturalizaçao
    Pais > filhos = atribuição
  • Pessoal, por Tondela precisa da certidao de obito do conjuge para provar que a pessoal é viuva? Precisa averbar o casamento quando o declante portugues na certidao de nascimento, na mesma certidao se declara Casado?
  • @mjrjunior,
    não precisa transcrever o casamento, se o pai português tiver sido o declarante e se a mãe do requerente não for portuguesa.

    Não precisa da certidão de óbito do cônjuge, para provar que a pessoa é viúva. Imagino que você esteja se referindo ao português que ficou viúvo. É esse o caso?
  • Obrigado @Marcia , na verdade não, li aqui em como preencher o formulário 1c, e diz que deve colocar o estado civil atualizado. Minha avó, na qual estou fazendo o processo é viúva e fiquei preocupado por não ter nada provando que ela é viúva.
  • Bom dia a todos.

    Liguei na Linha de Registos e meu processo (34XXX/2016) ainda está em análise. A documentação foi entregue em Tondela em 13/09. Pelo visto está demorando um pouco mais do que o processo da minha mãe que fiz em agosto.
  • Bom dia a todos :)

    Fiz o processo de Atribuição do meu tio por Tondela e este foi concluído dia 26/08/2016.
    Ele recebeu o e-mail da conservatória passando a informação e o nº do assento.
    Porém até hoje não chegou a carta que eles mandam por correio.
    Meu tio está preocupado com isso.
    Sei que apenas com o nº do assento ele pode retirar o passaporte, porém ele gostaria muito de ter em mãos essa carta com o assento dele.

    Acham que deveria mandar um e-mail para Tondela, perguntando sobre o envio do assento em carta não registrada?
  • Marcos,

    Pode pedir uma copia do assento no consulado quando for fazer o cartao do cidadao.
  • @Marcos Crelier,
    Sim, com o número do assento é suficiente. Até porque eles pesquisam na hora no sistema...
  • @mendesnatalia

    número de assento, é o registro de nascimento emitido no ato de seu registro em Portugal.
    Seria certidão de nascimento do solicitante....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.