Alguém poderia me informar quanto tempo em média está demorando para a conclusão do processo de atribuição via Tondela? Enviei a documentação do meu padrasto no fim de junho/16 e eles informaram o número de processo. Recentemente enviei um e-mail solicitando o andamento do processo, mas não me responderam.
@Katia Rodrigues Estava demorando cerca de duas semanas mas depois das férias em setembro esse prazo dilatou. O número de processos passou de alguns para centenas por mês. Os meus documentos chegaram em 13/9 e estão em análise ainda. O ideal é ligar para a Linha Registro e não enviar e-mail para não sobrecarregar ainda mais a Conservatória.
Enviei os documentos de minha avó para Tondela hoje, só fiquei preocupado que o recibo de meu vale postal está em Dolar e não em Euro, mas a atendente disse que isso é normal. Alguem já passou por isso?
Pessoal, gostaria de uma ajuda. depois de ler muito aqui nos tópicos consegui me orientar e reunir alguns documentos. Vou dar entrada no processo de atribuição de minha avó, depois de meu pai e finalmente o meu. Para o processo de minha avó (filha de português) ja está tudo certo. tenho todas as documentações: certidão de nascimento, certidão de casamento (comprovar a mudança de nome), tudo de inteiro teor e reprografica. Porém minha avó hoje em dia é viúva, dai surgiram algumas duvidas:
DUVIDA 1) Meu avô (falecido) é o declarante na certidão de nascimento de meu pai. Mesmo minha avó sendo viúva é necessário realizar a transcrição do casamento para depois fazer o processo de atribuição de meu pai?
DUVIDA 2) Recebi a certidão de nascimento de meu bisavô, pois seu numero de assento não esta digitalizado (mais de 100 anos), mando a certidão original junto com o formulário 1C? ou apenas cópia simples?
DUVIDA 3) Estou com a certidão de casamento de inteiro teor reprografica de minha avó. Caso seja necessário transcrever o casamento irei mandar esta certidão no envelope da transcrição. Porém para comprovar a sua mudança de nome no processo de atribuição, posso enviar apenas uma cópia simples desta certidão no envelope da atribuição??
Desculpe a quantidade de duvidas e desde ja agradeço quem puder me ajudar.
Agradeço a todos que comentaram sobre meu post, mas esclareço que vivo em Portugal e a única conservatória que não aceitou meus documentos foi Tondela, muitas outras aceitaram inclusive Lisboa onde estou a fazer o processo.
1- Se fizer por Tondela não será preciso transcrever o casamento,porém todas as certidões brasileiras terão que ser reprográficas.Seu avô era portugues e sua avó brasileira e casados aqui no Brasil?
2- Original
3- Vai depender se os seus avos eram ambos portugueses ou não e se casaram aqui ou em Portugal.
Até o presente momento estou satisfeita com Lisboa, pois de todas as conservatórias por onde passei aqui em Portugal, a central de LISBOA foi a única que deu informação pelo telefone várias vezes e se disponibilizou a analisar meus documentos enviados por email ( anexos)...
Muito boas as informações nesse fórum. Estou solicitando nacionalidade para minha vó, depois minha mãe, e por fim eu.
Estou terminando de reunir documentação para enviar para Tondela. Mas tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar:
1) Na certidão de nascimento de minha avó ocorreu o seguinte: Ela foi registrada em um cartório. Esse cartório doi "extinto", dando origem a outro. Tenho uma certidão antiga dela, onde consta que o declarante do casamento foi o pai (português). Porém, na certidão recente (do "novo" cartório) consta uma outra pessoa como declarante (minha avó não sabe quem é). Eu creio que quando o cartório foi extinto, e geraram a nova certidão, incluíram o nome do escrevente ou algo do tipo. Nesse caso, por não constar na certidão o nome do português como declarante, vou precisar averbar o casamento dele?
2) Os formulários 1C estão preenchidos. Precisa de um reconhecimento de firma presencial (semelhante ao reconhecimento de firma por autenticidade, no Brasil). Tondela não aceita o reconhecimento por autenticidade feito aqui? Nesse caso, posso ir ao consulado e um funcionário do consulado presencia a assinatura do formulário e faz o reconhecimento da firma?
Bom dia pessoal! Já to para enviar uma msg para vcs, mas com a correria não consegui. Quero agradecer a todos desse forum de direta ou indiretamente me ajudaram e muito em meu processo de atribuição e averbação, que foi realizado por Ponta Delgada e ficou pronto em 2 meses e meio e pela atribuição dos meus filhos de 5 anos.
O processo dos meus filhos foi enviado para Tondela e chegou lá no dia 13 de setembro, entrei em contato no dia 29 de Setembro e os 2 processos já estavam concluídos. Demorou apenas 16 dias para concluirem os 2 processos de atribuição.
@Beatriz Flett, ótima notícia! Você entrou em contato com a Linha de Registos ou recebeu alguma comunicação da própria Conservatória? Pergunto pois o meu processo também chegou no dia 13/09 e a informação da Linha de Registo é que ainda estava em análise no dia 03/10. Minha expectativa é que demorasse o mesmo tanto que o processo dos seus filhos (foi o que demorou pra fazer o da minha mãe por lá).
Existe alguma maneira de saber, algum lugar para consultar se os vales emitidos para tondela foram resgatados. Ninguem nos Correios souberam me informar.
1) A segunda atribuição de nacionalidade será da minha avó para minha mãe. Nesse momento, minha vó já será portuguesa. Quem registrou o nascimento de minha mãe foi meu avô (Espanhol). Porém eles não eram casados, que documento preciso apresentar? Normalmente eles pediriam a certidão de casamento para fazer a transcrição.
2) Um próximo passo será minha atribuição (de minha mãe para mim). Quem declarou meu nascimento foi meu avô (Espanhol, o mesmo que declarou o nascimento de minha mãe). Minha mãe era casada e divorciou recentemente. Nesse caso, vou ter de providenciar a certidão de casamento com a averbação do divórcio, para fazer a transcrição na certidão de nascimento portuguesa da minha mãe? Me preocupo em enviar os documentos mais completos possível, para agilizar o processo.
nenhum de meus avos são portugueses. vou fazer a atribuição de minha avó por ela ser filha de português. Minha avó hoje é viúva, e meu falecido avô(brasileiro) foi o declarante na certidão do meu pai. Por isso quero saber se vai ser necessário transcrever o casamento de minha avó para fazer a atribuição de meu pai, uma vez que minha avó não é a declarante e sim meu falecido avô.
Olá, vou entrar com processo de transcrição de casamento da minha avó + atribuição para a minha mãe. Já vi que a transcrição de casamento é obrigatória em Tondela uma vez que o declarante na certidão da minha mãe é meu avô brasileiro. Após ler as discussões ainda possuo algumas dúvidas em relação à transcrição:
- As certidões de nascimento do meu avô brasileiro e a de casamento devem ser reprográficas ou apenas de inteiro teor?
- Caso eu seja o requerente, qual formulário devo usar?
- Como requerente preciso enviar uma cópia do meu RG apostilada?
Pessoal, Enviei ontem a documentação à Tondela para dar início ao processo de atribuição da minha mãe e de sua transcrição de casamento... Também emiti o vale postal de 175 euros para a atribuição, e deixei para emitir o vale da transcrição após o primeiro processo ser concluído, conforme orientação da própria Conservatória, pois assim não corre o risco de expirar. Ontem mesmo mandei email para eles falando do envio dos documentos, inclusive colocando os dados do vale postal!
Queria saber agora quais são os próximos passos... eles mandam email quando abrirem o processo?
@Ribeiro encaminhe a pergunta para o CTT dado o numero do vale, data de emissao e em nome de quem, que eles respondem em dois ou tres dias. Preencha o formulário de contato.
Estou com toda a documentação para a atribuição do meu avô e da minha mãe prontas para enviar para Tondela. Porém ouvi dizer que Tondela está com poucos funcionários novamente e os processos se acumulando. Em Ovar também está a mesma situação e Gaia lotada com os processos de Ponta Delgada… Será que enviar para Coimbra é uma boa opção? Eu não queria mandar e-mail para a Conservatória e nem telefonar. Alguém tem alguma informação de como são tratados os processos enviados para lá?
Comentários
Estava demorando cerca de duas semanas mas depois das férias em setembro esse prazo dilatou. O número de processos passou de alguns para centenas por mês.
Os meus documentos chegaram em 13/9 e estão em análise ainda.
O ideal é ligar para a Linha Registro e não enviar e-mail para não sobrecarregar ainda mais a Conservatória.
Número do assento é o registro no livro do cartório. A indicação de onde está feito o registro (livro, página etc.).
Seu pai deve ter recebido a certidão dele pelo correio. Já viu se ele não guardou esse documento?
O processo foi concluído em 26/08, pode informar quando você enviou para Tondela?
Quanto tempo levou?
Segundo informações de hoje, 4/10, da Linha de Registos, meu processo que foi entregue em 13/9 na Conservatória de Tondela segue "em análise".
depois de ler muito aqui nos tópicos consegui me orientar e reunir alguns documentos.
Vou dar entrada no processo de atribuição de minha avó, depois de meu pai e finalmente o meu.
Para o processo de minha avó (filha de português) ja está tudo certo. tenho todas as documentações: certidão de nascimento, certidão de casamento (comprovar a mudança de nome), tudo de inteiro teor e reprografica.
Porém minha avó hoje em dia é viúva, dai surgiram algumas duvidas:
DUVIDA 1) Meu avô (falecido) é o declarante na certidão de nascimento de meu pai. Mesmo minha avó sendo viúva é necessário realizar a transcrição do casamento para depois fazer o processo de atribuição de meu pai?
DUVIDA 2) Recebi a certidão de nascimento de meu bisavô, pois seu numero de assento não esta digitalizado (mais de 100 anos), mando a certidão original junto com o formulário 1C? ou apenas cópia simples?
DUVIDA 3) Estou com a certidão de casamento de inteiro teor reprografica de minha avó. Caso seja necessário transcrever o casamento irei mandar esta certidão no envelope da transcrição. Porém para comprovar a sua mudança de nome no processo de atribuição, posso enviar apenas uma cópia simples desta certidão no envelope da atribuição??
Desculpe a quantidade de duvidas e desde ja agradeço quem puder me ajudar.
Então foi super rápido!
Demorou 5 dias apenas.
O meu processo ainda ta preso em Gaia e nada até agora.
Tondela é bem mais prática.
Foi muito rápido mesmo mas parece que depois da volta das férias acumulou muita coisa e está um pouco mais lento
1- Se fizer por Tondela não será preciso transcrever o casamento,porém todas as certidões brasileiras terão que ser reprográficas.Seu avô era portugues e sua avó brasileira e casados aqui no Brasil?
2- Original
3- Vai depender se os seus avos eram ambos portugueses ou não e se casaram aqui ou em Portugal.
Muito boas as informações nesse fórum.
Estou solicitando nacionalidade para minha vó, depois minha mãe, e por fim eu.
Estou terminando de reunir documentação para enviar para Tondela. Mas tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar:
1) Na certidão de nascimento de minha avó ocorreu o seguinte: Ela foi registrada em um cartório. Esse cartório doi "extinto", dando origem a outro. Tenho uma certidão antiga dela, onde consta que o declarante do casamento foi o pai (português). Porém, na certidão recente (do "novo" cartório) consta uma outra pessoa como declarante (minha avó não sabe quem é). Eu creio que quando o cartório foi extinto, e geraram a nova certidão, incluíram o nome do escrevente ou algo do tipo. Nesse caso, por não constar na certidão o nome do português como declarante, vou precisar averbar o casamento dele?
2) Os formulários 1C estão preenchidos. Precisa de um reconhecimento de firma presencial (semelhante ao reconhecimento de firma por autenticidade, no Brasil). Tondela não aceita o reconhecimento por autenticidade feito aqui? Nesse caso, posso ir ao consulado e um funcionário do consulado presencia a assinatura do formulário e faz o reconhecimento da firma?
Obrigado!
1- O ideal seria vc levar a certidão antiga e pedir ao novo cartório que fizesse a retificação.Sua avó foi foi registrada com que idade?
2- Pode reconhecer firma por autenticidade,Tondela aceita.O RG precisa ser autenticado e apostilado.
Já to para enviar uma msg para vcs, mas com a correria não consegui. Quero agradecer a todos desse forum de direta ou indiretamente me ajudaram e muito em meu processo de atribuição e averbação, que foi realizado por Ponta Delgada e ficou pronto em 2 meses e meio e pela atribuição dos meus filhos de 5 anos.
O processo dos meus filhos foi enviado para Tondela e chegou lá no dia 13 de setembro, entrei em contato no dia 29 de Setembro e os 2 processos já estavam concluídos. Demorou apenas 16 dias para concluirem os 2 processos de atribuição.
Muuuito obrigada!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4773/como-saber-se-o-vale-postal-foi-entregue-sem-mandar-e-mail-a-crc
@Beatriz Flett, pode ser que seja mais rápido mesmo. Vou esperar mais uns dias antes de ligar de novo lá.
Mais algumas dúvidas:
1) A segunda atribuição de nacionalidade será da minha avó para minha mãe. Nesse momento, minha vó já será portuguesa. Quem registrou o nascimento de minha mãe foi meu avô (Espanhol). Porém eles não eram casados, que documento preciso apresentar? Normalmente eles pediriam a certidão de casamento para fazer a transcrição.
2) Um próximo passo será minha atribuição (de minha mãe para mim). Quem declarou meu nascimento foi meu avô (Espanhol, o mesmo que declarou o nascimento de minha mãe). Minha mãe era casada e divorciou recentemente. Nesse caso, vou ter de providenciar a certidão de casamento com a averbação do divórcio, para fazer a transcrição na certidão de nascimento portuguesa da minha mãe? Me preocupo em enviar os documentos mais completos possível, para agilizar o processo.
Obrigado mais uma vez a todos.
SÓ PRA LEMBRAR, TONDELA NÃO ESTÃO RESPONDENDO E-MAILS, REFERENTE A PROCESSOS JÁ ENVIADOS, POIS ESTÃO MUITO ATAREFADOS...
JÁ FOI PEDIDO AQUI NO FÓRUM PARA EVITAREM E-MAILS.....
nenhum de meus avos são portugueses.
vou fazer a atribuição de minha avó por ela ser filha de português.
Minha avó hoje é viúva, e meu falecido avô(brasileiro) foi o declarante na certidão do meu pai.
Por isso quero saber se vai ser necessário transcrever o casamento de minha avó para fazer a atribuição de meu pai, uma vez que minha avó não é a declarante e sim meu falecido avô.
- As certidões de nascimento do meu avô brasileiro e a de casamento devem ser reprográficas ou apenas de inteiro teor?
- Caso eu seja o requerente, qual formulário devo usar?
- Como requerente preciso enviar uma cópia do meu RG apostilada?
Enviei ontem a documentação à Tondela para dar início ao processo de atribuição da minha mãe e de sua transcrição de casamento... Também emiti o vale postal de 175 euros para a atribuição, e deixei para emitir o vale da transcrição após o primeiro processo ser concluído, conforme orientação da própria Conservatória, pois assim não corre o risco de expirar.
Ontem mesmo mandei email para eles falando do envio dos documentos, inclusive colocando os dados do vale postal!
Queria saber agora quais são os próximos passos... eles mandam email quando abrirem o processo?
Estou com toda a documentação para a atribuição do meu avô e da minha mãe prontas para enviar para Tondela. Porém ouvi dizer que Tondela está com poucos funcionários novamente e os processos se acumulando. Em Ovar também está a mesma situação e Gaia lotada com os processos de Ponta Delgada… Será que enviar para Coimbra é uma boa opção? Eu não queria mandar e-mail para a Conservatória e nem telefonar. Alguém tem alguma informação de como são tratados os processos enviados para lá?
Obrigada