Boa noite, gostaria de saber como é feito o vale-postal no caso de menor. Eles emitem algum VP ou só preciso enviar os documentos? E depois é só ligar dando os dados do requerente para acompanhar?
@Maria a documentação como o formulário 1C já está ok, minha dúvida era somente em relação ao envio. Acredito que como o processo de menor é gratuito não é necessário fazer o vale-postal, somente o envio mesmo (sedex internacional). Mesmo assim, agradeço o seu retorno.
@Daniellexrei, o processo é gratuito, não tem vale postal pois não tem taxa a ser paga. Apenas junte a documentação e envie para conservatória da maneira que você achar mais conveniente (EMS, DHL, etc...)
Solicitei no cartório a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro da minha filha (menor), porem ao receber a certidão percebi que ela não foi feita como a minha e da minha mãe (solicitei para tirar a cidadania também). A minha e da minha mãe, veio com as informações da certidão na parte da frente (parte amarela com selo da República Federativa) e a da minha filha veio com a parte onde contém os dados da certidão na parte de trás, junto com o selo do apostilamento e na parte da frente (parte amarela) contém uma informação falando que foi solicitada a certidão e que a mesma se encontra no verso. Alguém já passou por isso? Posso enviar para Tondela dessa forma ou será que teria problemas? Obs: Estou querendo enviar para Tondela pois o prazo para conclusão da cidadania de menores é mais rápido.
São esses os pontos importantes... Enviar o tipo de Certidão exigida para o processo em questão...Nesse caso...Como trata-se da Atribuição de sua filha tem que ser uma Via Reprográfica... Se for possível a leitura das informações referentes ao registro da menina...Basta Apostilar e enviar...Não haverá problemas... Além do que um processo de menor de idade enviado para Tondela tem prioridade para análise e despacho... Vai dar tudo certo...!!!
Boa noite, vou mandar a minha transcricao de casamento, junto com a atribuicao do meu filho menor, estou com algumas duvidas: 1- Quanto tempo esta demorando esses processos? 2- Qual endereco envio? 3- Qual o valor do vale para a transcricao do casamento? Menor é gratuito. 4- Transcricao de casamento: quais documentos? Obrigada
@maira... Salvo engano...Nenhuma Conservatória está aceitando mais o envio de processos dessa forma...(Transcrição + Atribuição)... Antes de enviar é melhor você confirmar com os moderadores...
**A certidão de Nascimento do cônjuge Brasileiro deve ser REPROGRÁFICA APOSTILADA... A Certidão de Casamento pode ser Inteiro Teor DIGITADA e APOSTILADA A Certidão do cônjuge Português será cópia simples (Registo com menos de 100 Anos) Ou Certificada (Registo com mais de 100 Anos)...
@maira... Se for confirmado que não estão aceitando dessa forma...Você envia a Transcrição para Ponta Delgada e na sequência despacha a Atribuição de seu filho para Tondela... **Vamos aguardar a confirmação sobre se estão ou não aceitando que envie junto...!!!
@maira lima, @Nilton Hessel, para transcrição + processos de menores Tondela estava aceitando normalmente, tem foristas que enviaram há pouco tempo e não temos notícias de que forma devolvidos. Para transcrição + processo de maiores de idade quer até pouco tempo Tondela aceitava, começaram a devolver os processos de atribuição de maiores de idade enviados em conjunto.
@maira lima, não sei se eles respondem e-mail mas, no seu caso, acredito que seja válido sim. Se eles te responderem posta aqui no fórum pra atualizar as informações da gente também.
@maira lima, @ daniel henriques, ajudei meu irmão a enviar os processos dos meus sobrinhos menores e deu tudo certo. Tondela aceitou normalmente. Enviamos as certidões de inteiro teor digitadas + a transcrição do casamento do meu irmão para Tondela no final de abril e dia 25/6 já tinha saído o número dos assentos. Graças a Deus e a ajuda do fórum, agora conseguimos terminar todos de nossa casa. Boa noite!
Boa noite. No meu caso preciso enviar atribuição do meu filho menor (9 anos )+ transcrição do meu casamento + atribuição da minha irmã. Posso mandar todos no mesmo envelope? Minha atribuição fiz pela ACP do Porto e demorou 4 meses.
@maira... Creio que vão aceitar sim...Afinal eles tem dado tanta prioridade aos processos de menores que não tem cabimento devolverem o processo de seu filho só por que você mandou junto a Transcrição de seu Casamento...
@Fabio... Não sei não...Apesar de que a Atribuição de sua Irmã não depende dos outros processos...Eu não mandaria dessa maneira... Até porque os prazos para conclusão de Atribuição de maior de idade por Tondela são o dobro...(Ou mais)...Do que pelo ACP...
O meu foi pela ACP do Porto e demorou 4 meses. Vou enviar o processo da minha irmã para ACP do Porto e a atribuição e transcrição do meu casamento para Tondela.
Comentários
Se seus documentos estiverem redigidos em língua portuguesa não...
Se estiverem em língua estrangeira sim...
Processo de menor é gratuito
Use esse formulário 1 C
https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Alguém sabe informar como andam os processos de atribuição ? Tondela está analisando processos de 01/2019 já ?
Obrigado.
Parece que estão em dezembro 2018 ainda
Solicitei no cartório a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro da minha filha (menor), porem ao receber a certidão percebi que ela não foi feita como a minha e da minha mãe (solicitei para tirar a cidadania também).
A minha e da minha mãe, veio com as informações da certidão na parte da frente (parte amarela com selo da República Federativa) e a da minha filha veio com a parte onde contém os dados da certidão na parte de trás, junto com o selo do apostilamento e na parte da frente (parte amarela) contém uma informação falando que foi solicitada a certidão e que a mesma se encontra no verso.
Alguém já passou por isso? Posso enviar para Tondela dessa forma ou será que teria problemas?
Obs: Estou querendo enviar para Tondela pois o prazo para conclusão da cidadania de menores é mais rápido.
Se o registro de Nascimento obtido por processo Reprográfico está compondo a Certidão e o documento está Apostilado não vai ter problema...
PS...Verifique se esse registro Reprográfico está 100% Legível...
Muito obrigada
São esses os pontos importantes...
Enviar o tipo de Certidão exigida para o processo em questão...Nesse caso...Como trata-se da Atribuição de sua filha tem que ser uma Via Reprográfica...
Se for possível a leitura das informações referentes ao registro da menina...Basta Apostilar e enviar...Não haverá problemas...
Além do que um processo de menor de idade enviado para Tondela tem prioridade para análise e despacho...
Vai dar tudo certo...!!!
1- Quanto tempo esta demorando esses processos?
2- Qual endereco envio?
3- Qual o valor do vale para a transcricao do casamento? Menor é gratuito.
4- Transcricao de casamento: quais documentos?
Obrigada
Salvo engano...Nenhuma Conservatória está aceitando mais o envio de processos dessa forma...(Transcrição + Atribuição)...
Antes de enviar é melhor você confirmar com os moderadores...
1 - Começando período de férias na Europa...Impossível prever...
2 - http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1
3 - 120,00 euros
4 - http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
**A certidão de Nascimento do cônjuge Brasileiro deve ser REPROGRÁFICA APOSTILADA...
A Certidão de Casamento pode ser Inteiro Teor DIGITADA e APOSTILADA
A Certidão do cônjuge Português será cópia simples (Registo com menos de 100 Anos) Ou Certificada (Registo com mais de 100 Anos)...
Se for confirmado que não estão aceitando dessa forma...Você envia a Transcrição para Ponta Delgada e na sequência despacha a Atribuição de seu filho para Tondela...
**Vamos aguardar a confirmação sobre se estão ou não aceitando que envie junto...!!!
Enviamos as certidões de inteiro teor digitadas + a transcrição do casamento do meu irmão para Tondela no final de abril e dia 25/6 já tinha saído o número dos assentos. Graças a Deus e a ajuda do fórum, agora conseguimos terminar todos de nossa casa. Boa noite!
Creio que vão aceitar sim...Afinal eles tem dado tanta prioridade aos processos de menores que não tem cabimento devolverem o processo de seu filho só por que você mandou junto a Transcrição de seu Casamento...
Não sei não...Apesar de que a Atribuição de sua Irmã não depende dos outros processos...Eu não mandaria dessa maneira...
Até porque os prazos para conclusão de Atribuição de maior de idade por Tondela são o dobro...(Ou mais)...Do que pelo ACP...