Ola pessoal, os processos de aquisicao de nacionalidade dos meo filhos ainda nao concluideu, ja 15 meses, que entregui em CR Lisboa via CANAI registos, algum sabe como posso re-pedir or posso fazer ourtra processo em tondela ? muito obrigado.
Transcrição do meu casamento + atribuição da filha menor por Tondela: Envio pela DHL: 01/02/19 Chegada:. 04/02/19 Email avisando da conclusão da transcrição de casamento e atribuição da minha filha, já com o número do assento: 04/03/19. Exatamente 1 mês! Mt rápido! Obrigada a todos!
Tenho nacionalidade portuguesa por atribuição, que tirei há pouco mais de 1 ano, pois meu pai é português.
Agora, quero tirar a nacionalidade para o meu filho, que nascerá em breve.
Sou casado e ainda não averbei o casamento em Portugal.
Para registrar meu filho precisarei averbar ou apenas é necessário ser o declarante em sua certidão de nascimento?
Pretendo enviar tudo para Tondela pois parece ser o mais rápido. Confirmando, são esses os documentos para declaranete na certião do menor?
Formulário 1C com assinatura presencial do pais (reconhecimento por autenticidade); - RG autenticado do menor, caso tenha mais de 14 anos de idade (sem apostilar); - RG ou CNH autenticado dos pais (sem apostilar); - Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia; - Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do progenitor português;
@pedrorosas sendo vc o declarante do nascimento do filho , por enquanto não é necessário transcrever o casamento se fizer por ACP do Porto, mas recomendo que faça, pq transcrever casamento é um ato obrigatório em Portugal.
Boa Tarde! Estou ajudando minha irmã que tem a nacionalidade portuguesa e já foi transcrito o casamento dela, pelo consulado de SP.
Agora, iremos fazer os processo dos meus dois sobrinhos de 2 anos e 6 anos, vi no fórum e fiquei meio confuso com as questões:
1- O melhor e mais rápido processo é por Tondela (continua sendo?) - para menores?; 1.1- Endereço ainda é: Dados para Envio: Conservatória do Registo Civil de Tondela MENORES DE IDADE Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
2- O pedido é gratuito? vi pessoas falando que encaminhou vale postal de 175 euros;
3- Os documentos são: - Certidao de nascimento inteiro teor, repografica e apostilada; - RG do pai e da mae, e da criança, copia e autenticada; (precisa apostilar?) - Formulario 1C para menos com firma reconhecida pelo pai e a mae (precisa apostilar?) - Assento da mãe portuguesa.
@Vlad, agora olhando este último comentário fiquei em dúvida, enviamos o pedido de atribuição da minha esposa para Tondela, o pai dela é português por atribuição e é o declarante do nascimento dela, e a mãe dela é apenas é brasileira, os pais dela são casados no Brasil, porém ainda não foi transcrito o casamento dos pais da minha esposa em portugal.
Eu enviei os documentos da minha esposa para tondela, está tudo certo, ela precisaria transcrever o casamento dos pais dela?
Ola pessoal, Eu estou preparando o processo da minha mae (filha de portuguesa). Gostaria de mandar pela CRC de Tondela porque posso enviar o processo de atribuicao e processo de transcricao juntos (envelopes diferentes dentro de um envelope). Pro primeiro "sub-envelope" contem: (1) certidao de nascimento da minha mae inteiro teor apostilada (copia reprografica) (2) numero de assento da minha avo portuguesa (3) copia autenticada do RG da minha mae (4) formulario 1c preenchido conforme os instrucoes do forum (minha mae ainda ira ao cartorio assinar e reconhecer por autenticidade) (5) copia do e-mail da CRC Ovar confirmando o assento da minha avo portuguesa (li essa recomendacao na ajuda de preenchimento do formulario) *Falta pagar o vale postal e colocar a copia simples do recibo de 175 euros. Pro segundo "sub-envelope" contem: (1) certidao de nascimento do meu pai inteiro teor apostilada (copia reprografica) (2) certidao de casamento dos meus pais inteiro teor apostilada (copia reprografica) (3) copia autenticada do RG da minha mae (4) formulario de transcricao do casamento (minha mae ainda ira ao cartorio assinar e reconhecer por autenticidade) *Falta pagar o vale postal e colocar a copia simples do recibo de 120 euros.
E preciso pegar outra certidao de nascimento da minha mae pra colocar no "sub-envelope" da transcricao do casamento? Voces tem mais alguma dica our informacoes que eu preciso saber pra enviar os documentos pra Tondela? Muito obrigado a todos!
Estou auxiliando o meu irmão a tirar a cidadania por atribuição. Gostaria de confirmar algumas informações:
Saberiam informar se Tondela continua sendo a conservatória com o menor prazo?
E com relação aos documentos, são só estes? -cópia do RG/CPF autenticada e apostilada - cópia do passaporte autenticada e apostilada - certidão de nascimento (cópia reprográfica) apostilada - número do assento português (do pai e da mãe) - modelo 1C apostilado (com reconhecimento de assinatura no cartório)
Estou com a documentação do meu filho pronta, postei la no tópico de ACP mas me recomendaram este por ter preferencia para menores.
Ele tem 15 anos, o numero de assento é meu e o pai, brasileiro, foi o declarante.
RG - MÃE ( autenticado ) RG - PAI ( autenticado ) RG - REQUERENTE, Menos de 15 anos ( autenticado e apostilado ) Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada - REQUERENTE, Menos de 15 anos Assento de nascimento português; MÃE Formulário 1C colorido firma reconhecida por autenticidade
Farei também uma: Declaração de Maternidade firma reconhecida por autenticidade + Apostilamento, é necessário?
Tenho o documento original da maternidade, vale a pena enviar? Está tudo ok para enviar para Toneleda?
Obrigada!
Endereço ainda é: Dados para Envio: Conservatória do Registo Civil de Tondela MENORES DE IDADE Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57 3460-584 TONDELA email: civil.tondela@irn.mj.pt
Saberiam informar se eu preciso enviar a Transcrição de casamento dos meus pais? E no preenchimento do formulário 1C, posso colocar como documento de identificação o passaporte? Nesse caso, não enviaria o RG e CPF.
@Mariana para atribuição dos filhos vc não precisa enviar a cópia da transcrição de casamento dos seu pais.Me parece q Tondela aceita tb CNH ao invés de R.G..ou passaporte se este conter a filiação.
Fiz hoje, no cartório, o reconhecimento por autenticidade do formulário 1C. Mas surgiu outra dúvida..só conseguirei fazer o vale postal e enviar a documentação amanhã. Tem problema isso, de constar datas diferentes no formulário e no vale?
Sendo processo de menor,envie para Tondela que,apesar de não estar tão prioritária a conclusão,está melhor do que o ACP A declaração de maternidade não precisa enviar a original,basta uma cópia autenticada,mas tem que apostilar
Comentários
muito obrigado.
- Remetido: 21/12/2018
- Entregue: 15/01/2019
- Registro: 20/02/2019
- Recebido: 01/03/2019
Envio pela DHL: 01/02/19
Chegada:. 04/02/19
Email avisando da conclusão da transcrição de casamento e atribuição da minha filha, já com o número do assento: 04/03/19. Exatamente 1 mês! Mt rápido!
Obrigada a todos!
JA ESTA CORRIGIDO....
Tenho nacionalidade portuguesa por atribuição, que tirei há pouco mais de 1 ano, pois meu pai é português.
Agora, quero tirar a nacionalidade para o meu filho, que nascerá em breve.
Sou casado e ainda não averbei o casamento em Portugal.
Para registrar meu filho precisarei averbar ou apenas é necessário ser o declarante em sua certidão de nascimento?
Pretendo enviar tudo para Tondela pois parece ser o mais rápido.
Confirmando, são esses os documentos para declaranete na certião do menor?
Formulário 1C com assinatura presencial do pais (reconhecimento por autenticidade);
- RG autenticado do menor, caso tenha mais de 14 anos de idade (sem apostilar);
- RG ou CNH autenticado dos pais (sem apostilar);
- Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia;
- Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do progenitor português;
Obrigado.
Estou ajudando minha irmã que tem a nacionalidade portuguesa e já foi transcrito o casamento dela, pelo consulado de SP.
Agora, iremos fazer os processo dos meus dois sobrinhos de 2 anos e 6 anos, vi no fórum e fiquei meio confuso com as questões:
1- O melhor e mais rápido processo é por Tondela (continua sendo?) - para menores?;
1.1- Endereço ainda é:
Dados para Envio:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
MENORES DE IDADE
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
2- O pedido é gratuito? vi pessoas falando que encaminhou vale postal de 175 euros;
3- Os documentos são:
- Certidao de nascimento inteiro teor, repografica e apostilada;
- RG do pai e da mae, e da criança, copia e autenticada; (precisa apostilar?)
- Formulario 1C para menos com firma reconhecida pelo pai e a mae (precisa apostilar?)
- Assento da mãe portuguesa.
4- Faltou alguma coisa?
Obrigado!
Eu enviei os documentos da minha esposa para tondela, está tudo certo, ela precisaria transcrever o casamento dos pais dela?
Eu estou preparando o processo da minha mae (filha de portuguesa). Gostaria de mandar pela CRC de Tondela porque posso enviar o processo de atribuicao e processo de transcricao juntos (envelopes diferentes dentro de um envelope).
Pro primeiro "sub-envelope" contem:
(1) certidao de nascimento da minha mae inteiro teor apostilada (copia reprografica)
(2) numero de assento da minha avo portuguesa
(3) copia autenticada do RG da minha mae
(4) formulario 1c preenchido conforme os instrucoes do forum (minha mae ainda ira ao cartorio assinar e reconhecer por autenticidade)
(5) copia do e-mail da CRC Ovar confirmando o assento da minha avo portuguesa (li essa recomendacao na ajuda de preenchimento do formulario)
*Falta pagar o vale postal e colocar a copia simples do recibo de 175 euros.
Pro segundo "sub-envelope" contem:
(1) certidao de nascimento do meu pai inteiro teor apostilada (copia reprografica)
(2) certidao de casamento dos meus pais inteiro teor apostilada (copia reprografica)
(3) copia autenticada do RG da minha mae
(4) formulario de transcricao do casamento (minha mae ainda ira ao cartorio assinar e reconhecer por autenticidade)
*Falta pagar o vale postal e colocar a copia simples do recibo de 120 euros.
E preciso pegar outra certidao de nascimento da minha mae pra colocar no "sub-envelope" da transcricao do casamento?
Voces tem mais alguma dica our informacoes que eu preciso saber pra enviar os documentos pra Tondela?
Muito obrigado a todos!
Ainda está empacada nos processos de agosto de 2018?
Estou auxiliando o meu irmão a tirar a cidadania por atribuição. Gostaria de confirmar algumas informações:
Saberiam informar se Tondela continua sendo a conservatória com o menor prazo?
E com relação aos documentos, são só estes?
-cópia do RG/CPF autenticada e apostilada
- cópia do passaporte autenticada e apostilada
- certidão de nascimento (cópia reprográfica) apostilada
- número do assento português (do pai e da mãe)
- modelo 1C apostilado (com reconhecimento de assinatura no cartório)
Desde já, obrigada.
Estou com a documentação do meu filho pronta, postei la no tópico de ACP mas me recomendaram este por ter preferencia para menores.
Ele tem 15 anos, o numero de assento é meu e o pai, brasileiro, foi o declarante.
RG - MÃE ( autenticado )
RG - PAI ( autenticado )
RG - REQUERENTE, Menos de 15 anos ( autenticado e apostilado )
Certidão de Nascimento em Inteiro Teor por Cópia Reprográfica apostilada - REQUERENTE, Menos de 15 anos
Assento de nascimento português; MÃE
Formulário 1C colorido firma reconhecida por autenticidade
Farei também uma:
Declaração de Maternidade firma reconhecida por autenticidade + Apostilamento, é necessário?
Tenho o documento original da maternidade, vale a pena enviar?
Está tudo ok para enviar para Toneleda?
Obrigada!
Endereço ainda é:
Dados para Envio:
Conservatória do Registo Civil de Tondela
MENORES DE IDADE
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 TONDELA
email: civil.tondela@irn.mj.pt
Sem problemas
Alguém sabe informar se ainda está tendo prioridade para menores em Tondela? Estou com a documentação pronta e na duvida pra onde enviar.
Aconselha o envio amanhã para ACP ou Tondela?
Fiz a minha e do meu pai pelo ACP e deu tudo certo, to com receio de mudar.
Sendo processo de menor,envie para Tondela que,apesar de não estar tão prioritária a conclusão,está melhor do que o ACP
A declaração de maternidade não precisa enviar a original,basta uma cópia autenticada,mas tem que apostilar