Formulário 1C com assinatura presencial do pais (reconhecimento por autenticidade); - RG autenticado do menor, caso tenha mais de 14 anos de idade (sem apostilar); - RG ou CNH autenticado dos pais (sem apostilar); - Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia; - Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do progenitor português; - Uma fotocópia simples da certidão de transcrição de casamento dos pais do menor, caso seja solicitada a cidadania pela pelo progenitor que não foi o declarante no livro de nascimento, normalmente a mãe.
Boa noite a todos. Enviei a documentação da minha filha menor (8 anos) para Tondela em 21/12 e foi recebida em 09/01, só que não enviei certidão por cópia reprográfica porque na época não era necessário. Será que terei problemas? Um grande abraço.
@Vlad Pen - Eu estou em Portugal, aqui na freguesia do Porto. Eu irei pessoalmente entregar os documentos para a atribuição de minha filha. Mesmo presencialmente eu precisarei autenticar as assinaturas no formulário 1C? E voce acha que seria mais rápido o processo por Tondela, ou por ACP teria o mesmo prazo? OBS: Eu tenho a cidadania e fui o declarante na certidão de nascimento de minha filha, no entanto, já trancrevi meu meu casamento em Portugal. Obrigado pelos esclarecimentos.
@Felipe sua filha é menor ou maior? Se for maior ,precisa do reconhecimento da assinatura dela por autenticidade, se for menor ambos os pais tem que assinar o formulário 1C e a assinatura da sua esposa terá tb que ser reconhecida por autenticidade.ACP tá com prazos melhores que Tondela.
Na próxima semana uma amiga estará viajando para Portugal e vai aproveitar a ocasião para dar entrada em seu processo de atribuição de cidadania portuguesa em Tondela. Ela é filha de português originário e possui a certidão de nascimento do pai atualizada. Ela tem uma dúvida e me pediu ajuda, como não domino o assunto gostaria de estar esclarecendo essa dúvida por esse canal. O pai dela se naturalizou brasileiro alguns meses antes do seu nascimento, mais precisamente em 1975 (ela nasceu em 1976). Ele é o declarante do nascimento e o fez assim que ela nasceu. Na certidão de nascimento do pai não consta nenhuma informação sobre essa naturalização. Na cópia reprográfica da certidão de nascimento de inteiro teor dela, consta que ele (o pai) é natural de Portugal e não traz nenhuma menção sobra a naturalização.
Agora a dúvida, ela corre o risco de ter o pedido negado sobre o ponto de vista dessa naturalização, mesmo que na certidão do português e na sua certidão de inteiro teor nada conste sobre tal fato?
Agradeço antecipadamente a atenção e peço desculpas se esse não é o canal correto para esse tipo de dúvida.
Bom dia pessoal! Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência. Liguei hoje para a linha de registos e após 1h 20min de espera a atendente me informou o número do assento e do processo. Data da chegada dos documentos em Portugal: 13/08/2018. Não sei quando o processo foi numerado e finalizado. Vou atualizar a planilha. Obrigada pela ajuda do fórum, pois contratei uma consultoria que fez tudo para mim mas nessa reta final me deixaram sem informações e foi graças a vocês que tive ciência do andamento e a ideia de ligar para lá e me informar.
@Vlad Pen Minha filha é menor (3 anos), então eu e minha esposa iremos assinar o formulário, porém, como estamos aqui em Portugal, onde devemos fazer o reconhecimento das assinaturas?
Vc e sua esposa assinam o formulário na presença do funcionário da conservatória. O funcionário tem fé publica para reconhecer a legalidade da assinatura
Acredito que não terá problemas já que nada consta na certidão reprografica da filha e nem no assento de nascimento do pai Por que vai fazer por Tondela que está muito mais demorado do que no ACP?
@Marcelo Letra, no processo da minha sogra a situação era essa. O pai dela tinha se naturalizado brasileiro antes dela nascer. Eu fiz pela ACP no ano passado e não tive problema. Porém, na época me informaram aqui no fórum q se constasse alguma informação da naturalização em Portugal poderia dar problema. Resolvi arriscar e deu certo.
Muito obrigado pelos esclarecimentos @Maria Nélida e @raphaelpc. Vou repassar as informações para minha amiga e tenho certeza que ela vai ficar mais tranquila.
@Maria Nélida com relação a Tondela ao invés do Porto não sei qual foi o critério que ela utilizou mas vou repassar suas informações a ela. Muito obrigado pela dica.
Boa noite! Alguém poderia confirmar se para atribuição de menores de 14 anos Tondela está aceitando Certidão de Inteiro Teor Digitada, ou também só a Reprográfica como ACP?
@Vlad pen no processo do meu pai ,certidão de nascimento dele, aparece como avó paterna ( madastra Delfina), sendo que no nascimento do pai dele a mãe legitima é Amália. Será que irão cruzar essa informação? sendo quando meu pai nasceu o avô dele vivia com Delfina a madastra. O que me orienta. E até dificil de explicar.
@Vlad pen no processo do meu pai ,certidão de nascimento dele, aparece como avó paterna ( madastra Delfina), sendo que no nascimento do pai dele a mãe legitima é Amália. Será que irão cruzar essa informação? sendo quando meu pai nasceu o avô dele vivia com Delfina a madastra. O que me orienta. E até dificil de explicar ( No caso a mãe do meu pai recebeu a nacionalidade portuguesa por atribuição.)
-chegada Portugal = 21/08/2018 - processo finalizado = 18/02/2019 - certidão entregue = 27/02/2019
Desde Agosto de 2015 acertando documentação de minha Bisavó, Avó, Pai e fecho comigo a genealogia de minha descendência. Mto Feliz. Agora conhecer Portugal
Obrigado a todos deste excelente Fórum pelas dicas!!!!!! É só ter paciência que da certo.
@cp2000 eu coloquei meus dados lá, mas troquei a data de chegada é 12/11/2018 lá coloquei 11/12/2018, não sei se tem como corrigir, mas fica aqui o registro (Daniella Martins Rocha Pegorin)
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade/p1
Formulário 1C com assinatura presencial do pais (reconhecimento por autenticidade);
- RG autenticado do menor, caso tenha mais de 14 anos de idade (sem apostilar);
- RG ou CNH autenticado dos pais (sem apostilar);
- Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia;
- Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do progenitor português;
- Uma fotocópia simples da certidão de transcrição de casamento dos pais do menor, caso seja solicitada a cidadania pela pelo progenitor que não foi o declarante no livro de nascimento, normalmente a mãe.
`Pode enviar para Tondela ou ACP
Eu irei pessoalmente entregar os documentos para a atribuição de minha filha. Mesmo presencialmente eu precisarei autenticar as assinaturas no formulário 1C?
E voce acha que seria mais rápido o processo por Tondela, ou por ACP teria o mesmo prazo?
OBS: Eu tenho a cidadania e fui o declarante na certidão de nascimento de minha filha, no entanto, já trancrevi meu meu casamento em Portugal.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Na próxima semana uma amiga estará viajando para Portugal e vai aproveitar a ocasião para dar entrada em seu processo de atribuição de cidadania portuguesa em Tondela.
Ela é filha de português originário e possui a certidão de nascimento do pai atualizada.
Ela tem uma dúvida e me pediu ajuda, como não domino o assunto gostaria de estar esclarecendo essa dúvida por esse canal.
O pai dela se naturalizou brasileiro alguns meses antes do seu nascimento, mais precisamente em 1975 (ela nasceu em 1976).
Ele é o declarante do nascimento e o fez assim que ela nasceu.
Na certidão de nascimento do pai não consta nenhuma informação sobre essa naturalização.
Na cópia reprográfica da certidão de nascimento de inteiro teor dela, consta que ele (o pai) é natural de Portugal e não traz nenhuma menção sobra a naturalização.
Agora a dúvida, ela corre o risco de ter o pedido negado sobre o ponto de vista dessa naturalização, mesmo que na certidão do português e na sua certidão de inteiro teor nada conste sobre tal fato?
Agradeço antecipadamente a atenção e peço desculpas se esse não é o canal correto para esse tipo de dúvida.
Abraços a todos.
Minha Atribuição foi concluída em Tondela.
Envio: 14/07/2018
Recebido: 23/07/2018
Numerado: 23/01/2019
A carta chegou hoje 12/02/2019
TOTAL de 204 dias
Atualizei na planilha.
Obrigado novamente por toda ajuda!
Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência.
Liguei hoje para a linha de registos e após 1h 20min de espera a atendente me informou o número do assento e do processo.
Data da chegada dos documentos em Portugal: 13/08/2018. Não sei quando o processo foi numerado e finalizado. Vou atualizar a planilha. Obrigada pela ajuda do fórum, pois contratei uma consultoria que fez tudo para mim mas nessa reta final me deixaram sem informações e foi graças a vocês que tive ciência do andamento e a ideia de ligar para lá e me informar.
Vc e sua esposa assinam o formulário na presença do funcionário da conservatória. O funcionário tem fé publica para reconhecer a legalidade da assinatura
Acredito que não terá problemas já que nada consta na certidão reprografica da filha e nem no assento de nascimento do pai
Por que vai fazer por Tondela que está muito mais demorado do que no ACP?
Vou repassar as informações para minha amiga e tenho certeza que ela vai ficar mais tranquila.
Muito obrigado pela dica.
Alguém poderia confirmar se para atribuição de menores de 14 anos Tondela está aceitando Certidão de Inteiro Teor Digitada, ou também só a Reprográfica como ACP?
O processo de Atribuição da minha mãe foi concluído.
Documentos enviados para Tondela: Junho/2018
Conclusão: Janeiro/2019
Muitíssimo obrigada a todos pelo auxílio!
Dúvidas para envio do meu pedido:
1) Não é mais necessário enviar Certidão de Antecedentes Criminais (materializada e apostilada) ?
2) O RG ainda precisa ser autenticado e apostilado ?
1- não precisa
2- sim
Processo atribuição concluído.
-chegada Portugal = 21/08/2018
- processo finalizado = 18/02/2019
- certidão entregue = 27/02/2019
Desde Agosto de 2015 acertando documentação de minha Bisavó, Avó, Pai e fecho comigo a genealogia de minha descendência. Mto Feliz. Agora conhecer Portugal
Obrigado a todos deste excelente Fórum pelas dicas!!!!!! É só ter paciência que da certo.
Com muita alegria agradeço a todos que colaboram com este fórum.
Hoje finalizei as duas últimas atribuições da minha família.
Thiago Salgado (maior):
- Remetido: 10/08/2018
- Tondela: 20/08/2018
- Registro: 14/02/2019
- Recebido: 28/02/2019
Valentina Salgado (8 anos):
- Remetido: 21/12/2018
- Tondela: 09/01/2019
- Registro:12/02/2019
- Recebido: 28/02/2019
Agradeço de coração!!!
Um grande abraço!!!