Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1321322324326327454

Comentários

• Só para constar, meu processo finalizou dia 28/02 e o assento chegou em minha casa ontem 05/04
  • editado April 2018
    Vlad Pen ou Marcia,
    A Certidão de batismo do meu avô de 1905, que foi enviada do Arquivo Distrital de Bragança, que minha tia usou para tirar a cidadania dela, poderá ser usada a copia para que minha mãe solicite a dela ? ou terei que pedir outra com a marca d água ?
    Abs
  • @SergioPacific terá q pedir uma nova certidão original certificada.
  • acabei de ligar pra LR e nao consegui ser atendido, estava tentando desde 11:30 nao atenderam
  • @Horácio,, não esqueça que em Portugal são 4 horas a mais do nosso relógio.Tente ligar entre 5:00 e 7:00
  • Eu sei vlad, mas la a LR fecha as 4 nao é? Entao é 12:00 aqui do Brasil, eu tentei ligar no final fo expediente e nao deu cerro. Vou tentar segunda como vc falou 5 da manha
  • Obrigado Vlad Pen
  • Vlad Pen
    A certidão de nada consta da Polícia Federal é só fazer a Materialização no Cartório?
    Precisa apostilar ?
    Obrigado
  • editado April 2018
    @SergioPacific imprima a certidão pela internet e faça a validação no próprio site.
  • Pessoal, sabe informar se o RG do pai, o não português, que assina o formulário 1C para menores, pode ser desatualizado “emissão ano 1986”?
  • @Sergio Pacific,

complementando o @VLad Pen, quando se imprime pela internet e valida no próprio site da PF, permite-se que a conservatória tb faça esta validação, acendendo ao site.
  • @ANTONIO VALCIR,

a princípio, pode sim. Ninguém reclamou disso até agora.
  • @Marcia,
    Obrigado.
  • Ok obrigado
    Vlad Pen
  • Marcia sempre muito solicitá
    Obrigado
  • diogosmgdiogosmg Member
    editado April 2018
    Pessoal, consegui recentemente a minha atribuição, e agora estou pesquisando sobre os procedimentos para dar entrada na atribuição dos meus filhos menores de idade (5 e 9 anos).
    Eu estava preparando os documentos para enviar a transcrição de casamento por Ponta Delgada, mas verifiquei em alguns comentários que seria possível centralizar os dois processos de uma só vez por Tondela (o meu processo de transcrição de casamento juntamente com os processos de atribuição dos meus filhos menores). Isto confere?

Neste caso, como eu devo proceder? Estou pesquisando se esta questão já foi anteriormente postada, mas são tantas mensagens que às vezes é difícil encontrar (e portanto peço desculpas por uma eventual duplicidade).

Novamente agradeço imensamente por toda a ajuda que tenho encontrado nesse fórum.
  • @diodosmg vc pode enviar os dois processos para Tondela em envelopes separados com vales postais separados.

Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
  • @diogosmg
    Sim vc pode enviar a transcricrição do casamento e a nacionalidade dos seus filhos menores para Tondela juntos, só separe em envelopes direrentes os docs de cada processo. TONDELA prioriza processos de menores, depois que chegar em 40 dias geralmente todos já estarão concluídos.
  • Algum processo de fevereiro numerado?
  • Bom dia, a certidão de nada consta é solicitada para todos os processos?
  • @Larissa..vc ta se referindo a certidão de antecedentes criminais?
  • @LarissaLobo essa certidão só é pedida para processos de Atribuição de Netos e Conversão de nacionalidade
  • anacyanacy Member
    Pessoal, eu li e li e li varios comentatios, mas quero confirmar tudo antes de mandar a correspondencia. Por que um advogado que queria me cobrar me passou uma outra informaÇao, entao quero confirmar com vcs (provavel que ele talvez quisesse mais dinheiro apenas)

Documentos necessarios para atribuição da minha mãe, filha de portugues (falecido) e uma brasileira:

- modelo 1C preenchido e sua assinatura reconhecida por autenticidade
    - sua certidão de nascimento INTEIRO TEOR, APOSTILADA E A CÓPIA REPROGRÁFICA DO LIVRO DE NASCIMENTO
    - cópia autenticada e apostilada do RG da minha mãe
    - vale postal de 175 euros na maior cotação do euro

Duvida 1) Preciso enviar o atestado de obtito apostilhado tbm?
    Duvida 2) é necessario fazer antes transcriÇao do casamento dos meus avós? Minha mãe foi registrada/declarada pelo meu avô em sua certidao.
    Duvida 3) Só juntar todos os documentos e o pagamento em um envelope e enviar para o endereço com titulo "ManutenÇão de Residente" e esperar? Quais passos depois?}

Muito obrigada pela ajuda, vcs são demais

• anacyanacy Member
    O advogado falou que apenas PORTO faz sem a transcriÇão, Tondela exige a transcriÇão do casamento dos meus avós para atribuiÇao da minha mãe.

Achei que desse pra fazer por Tondela, alguem pde me confirmar isso?

E que precisariamos da averbaÇao do atestado de obito dele tbm
  • @Anacy... ACP do Porto não exige a transcrição de casamento quando o pai foi o declarante.Se na certidão de nascimento do seu avô constar somente o primeiro nome , é necessário enviar ou a certidão de casamento ou a de óbito pra comprovar a composição de nomes. A certidão de nascimento da sua mãe é somente a por cópia reprográfica.
  • anacyanacy Member
    @Vlad Pen , Mto obrigada pela ajuda.

~Mas fiquei confusa, ok, vou ver no forum do Porto, ja que Tondela exige a trasncriçao. Sobre o nome do meu avo na certidao de nascimento, consta primeiro nome e sobrenome. Não entendi a frase"Se na certidão de nascimento do seu avô constar somente o primeiro nome , é necessário enviar ou a certidão de casamento ou a de óbito pra comprovar a composição de nomes" Ele ao casar com minha avó ou declarar minha mãe como filha nao mudou de nome.

Mas o RG da minha mae (copia que sera enviada) tera o sobrenome final do Meu pai, que ela adotou a casar-se com ele, tem algum problema?
    Tem que fazer a transcricao dela ja agora nessa fase? Ou posso esperar rpa faazer qd for tirar a minha?
  • @anacy,

o que o @Vlad Pen quis dizer é que, para aqueles que têm registos paroquiais (nascidos antes de 1911), a certidão consta apenas o primeiro nome. E aí, neste caso, tem que provar que aquele português foi quem originou aquela família, através de certidão de casamento (e se não tiver casado, através da certidão de óbito). Não é que ele tenha mudado o nome dele, ao casar com sua avó.

Não tem problema que o RG de sua mãe tenha o sobrenome de seu pai, afinal ela mudou de nome ao casar.
    Tem, contudo, que provar a mudança do nome dela, enviando a certidão de casamento.

Toda mulher, para passar a nacionalidade pros filhos, precisa transcrever o casamento.
    Depois que sua mãe for portuguesa, antes de vc pedir sua nacionalidade, terá que transcrever o casamento de seus pais.

* a propósito, vc mencionou "cópia do RG que será enviada". Para atribuição, tem que autenticar e apostilar esta cópia, ok?
  • O pessoal dos novos processos, vcs pararam de atualizar a planilha? Nao tem nenhum processo de fevereiro ou marco lançado lá, poucos de janeiro...
  • Ola pessoal sou novo aqui no Forum.
    Meu pai era português quero pedir atribuição mais ele não foi casado com minha mãe, apenas morou com minha mãe, mais não casou com ela, porque ele já era casado com outra brasileira não quis divorciar da mesma, mais ele me reconheceu a paternidade, fiquei em duvida em mandar todos esses documentos do óbito e transcrição do casamento, e dar algum problema com por ele ser casado com outra mulher que não e minha mãe.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.